TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 27 de dezembro, lancem sobre ele todas as suas preocupações, porque ele se preocupa com vocês (1 Pe 5:7).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 27 de dezembro Lancem sobre ele todas as suas preocupações, pois ele tem cuidado de vocês (1 Pe 5:7).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
terça-feira, 27 de dezembro
Lance sobre ele todas as suas preocupações, porque ele se preocupa com você (1 Pe 5:7).
Você ficará muito aliviado se orar sinceramente a Jeová quando os problemas o dominarem. Em resposta às suas orações, você receberá “a paz de Deus, que vai além do que nenhum ser humano pode entender” (Fp 4:6, 7). Jeová usa seu poderoso espírito santo para acalmar nossas preocupações (Gálatas 5:22). Ao orar a Jeová, abra bem o seu coração. Seja específico: diga a ele qual é o problema e como você se sente. Se ele tiver uma solução, peça-lhe sabedoria para encontrá-la e força para colocá-la em prática. Se não houver nada que você possa fazer para resolver o problema, peça a Jeová para ajudá-lo a não se preocupar demais. Se suas orações forem específicas, com o tempo você verá com mais clareza como Jeová as respondeu. Se a resposta não for imediata, não se canse. Jeová quer que suas orações sejam constantes e específicas (Lucas 11:8-10). w21.01 3 pars. 6, 7.
O que devemos incluir em nossas orações?
Ao orar a Jeová para desabafar, é importante que você também pense em todas as coisas boas que tem apesar dos seus problemas e agradeça a ele por elas. Haverá momentos em que você terá dificuldade em encontrar as palavras certas para expressar suas emoções intensas. Mas lembre-se de que Jeová pode responder a você se apenas disser: “Ajude-me, por favor!” (2 Crônicas 18:31; Romanos 8:26).
Como podemos encontrar proteção autêntica?
Confie em Jeová, não em si mesmo. No século VIII aC, o povo de Judá tinha tanto medo do ataque dos assírios e de se tornar seus escravos que pediu ajuda ao Egito (Isaías 30:1, 2). Jeová os advertiu que esse caminho levaria ao desastre (Is. 30:7, 12, 13). Por meio de Isaías, Jeová disse a seu povo como encontrar proteção genuína. Isaías disse: “Sua força dependerá de você permanecer calmo e mostrar confiança” em Jeová (Is. 30:15b).
Cite algumas situações em que podemos mostrar confiança em Jeová.
Vejamos algumas situações em que podemos mostrar que confiamos em Jeová. Imagine que lhe seja oferecido um emprego altamente remunerado que tomará muito do seu tempo e afetará suas atividades espirituais. Ou talvez um colega de trabalho mostre interesse romântico, mas não seja uma Testemunha batizada. Pode até ser que um familiar que você ama muito lhe dê este ultimato: "Escolha: ou seu Deus ou eu." Enfrentar essas situações não é fácil, mas em cada caso Jeová nos dá a orientação de que precisamos (Mt 6:33; 10:37; 1 Co 7:39). Agora, vamos mostrar confiança nele e seguir sua orientação?
Que exemplos bíblicos podemos estudar para manter a calma diante da oposição?
Tire lições de exemplos anteriores. Na Bíblia encontramos muitos exemplos, tanto bons como ruins, que destacam o valor de manter a calma e confiar em Jeová. Ao estudar bons exemplos, identifique o que ajudou os servos de Deus a manter a calma ao enfrentar forte oposição. Por exemplo, os apóstolos não se intimidaram quando o supremo tribunal judaico os proibiu de continuar a pregar. Em vez disso, eles corajosamente disseram: “Importa obedecer a Deus como governante antes que aos homens” (Atos 5:29). Eles não tiveram medo mesmo depois de serem espancados. Porque? Porque sabiam que Jeová estava do lado deles e que tinham a aprovação dele. Então eles continuaram pregando as boas novas (Atos 5:40-42). Da mesma forma, quando o discípulo Estêvão enfrentou a morte, ele estava tão calmo e sereno que “seu rosto parecia o de um anjo” (Atos 6:12-15). Porque? Porque ele estava convencido de que tinha a aprovação de Jeová.
De acordo com 1 Pedro 3:14 e 4:14, por que podemos ser felizes quando somos perseguidos?
Os apóstolos tinham evidências claras de que Jeová estava com eles, pois lhes dera poder para fazer milagres (Atos 5:12-16; 6:8). Embora esse não seja o caso hoje, Jeová, por meio de sua Palavra, nos assegura amorosamente que nos dará sua aprovação e seu espírito se sofrermos por causa da justiça. — Leia 1 Pedro 3:14; 4:14. Portanto, em vez de ficar pensando em como reagiremos no futuro se formos perseguidos, é melhor nos concentrarmos no que podemos fazer agora para aumentar nossa confiança de que Jeová pode nos ajudar e nos salvar. Como aqueles discípulos, devemos nos lembrar da promessa de Jesus: "Eu darei a vocês palavras e sabedoria que todos os seus adversários juntos não poderão refutar ou contradizer." Além disso, temos esta garantia: "Pela sua perseverança salvarão as suas vidas" (Lucas 21:12-19). E não vamos esquecer Ele sabe que quando um servo seu morre fielmente, Jeová se lembra de cada detalhe dele e o traz de volta à vida.
Como podemos nos beneficiar de estudar os maus exemplos daqueles que não mantiveram a calma e não confiaram em Jeová?
Também podemos tirar lições dos maus exemplos daqueles que não mantiveram a calma e não confiaram em Jeová. Estudar esses exemplos nos ajudará a não tropeçar na mesma pedra que eles. Por exemplo, no início de seu reinado, o rei Asa de Judá confiou em Jeová ao enfrentar um enorme exército e o abençoou com a vitória (2 Crônicas 14:9-12). Mas o que aconteceu depois, quando ele teve que enfrentar o rei Baasa de Israel, que tinha um exército bem menor? Em vez de se voltar para Jeová como havia feito no passado, ele pagou aos sírios para ajudá-lo (2 Crônicas 16:1-3). E, quando ficou gravemente doente e sua morte estava próxima, ele não pediu ajuda a Jeová (2 Crônicas 16:12).
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJCOM.
Comentários
Postar um comentário