TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 30 de dezembro, Deus dá perseverança (Rm 15:5).

TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 30 de dezembro,  Deus dá perseverança (Rm 15:5).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

sexta-feira, 30 de dezembro

Deus dá perseverança (Romanos 15:5).

A vida neste mundo controlado por Satanás pode ser difícil e, às vezes, não sabemos o que fazer (2 Tm 3:1). Mas não precisamos nos preocupar ou ter medo. Jeová sabe o que estamos passando. Quando precisamos de ajuda, ele promete nos apoiar com sua poderosa mão direita (Is. 41:10, 13). Temos certeza de que Jeová nos ajudará, e a Bíblia nos dará forças para superar qualquer dificuldade. Vídeos, reproduções de áudio e artigos na seção “Exemplos de fé” dão vida às histórias da Bíblia. Antes de ver, ouvir ou ler essas informações, peçamos a Jeová que nos ajude a encontrar lições práticas para nossa vida. Vamos nos imaginar no lugar do personagem principal. Veja o que ele fez e como Jeová ajudou esse servo fiel a lidar com seus problemas. A seguir, Vamos aplicar o que aprendemos à nossa situação. Por fim, agradeçamos a Jeová pela ajuda que ele já nos deu e mostremos nossa gratidão por procurar oportunidades para encorajar e apoiar outros. w21.03 19 pars. 22, 23.

Em que situações a leitura de 2 Timóteo 1:12-16 e 4:6-11, 17-22 pode nos encorajar?

Nossa família se opõe a que sirvamos a Jeová? Ou vivemos em um país onde nosso trabalho é altamente restrito ou mesmo proibido? Nesse caso, podemos ser encorajados ao ler 2 Timóteo 1:12-16 e 4:6-11, 17-22.c Paulo escreveu esta parte da Escritura enquanto estava na prisão.

O que podemos pedir a Jeová?

Rezar. Antes de lermos esses versículos, vamos contar a Jeová sobre nosso problema e como nos sentimos. Sejamos específicos. Então, peçamos a Jeová que nos ajude a encontrar nos relatos das provações de Paulo princípios que nos orientem em nosso caso.

Qual era a situação de Paulo?

Imagine. Vamos nos ver na situação de Paulo. Ele está preso em Roma. Embora já tivesse estado na prisão antes, desta vez tem a certeza de que vai ser executado. Alguns de seus companheiros o abandonaram e ele está totalmente exausto (2 Tm 1:15).

O que Paulo poderia ter feito?

Pablo poderia ter se concentrado no passado e pensado que se tivesse tomado outras decisões, poderia não ter sido preso. Ele pode ter se ressentido com os homens da Província da Ásia que o abandonaram e passaram a desconfiar de seus outros amigos. Mas ele não fez nada disso. Por que ele continuou a confiar em seus amigos e em Jeová?

Que atitude Paulo teve?

Para meditar. Podemos nos perguntar: “O que Paulo fez para ajudar a si mesmo?” Mesmo sabendo que logo morreria, não perdeu de vista que o mais importante era dar glória a Jeová. Além disso, ele continuou a procurar maneiras de encorajar outros e orar a Jeová com confiança. — 2 Tim. 1:3. Ele não insistiu na ideia de que alguns o haviam abandonado, mas em vez disso expressou sua profunda gratidão pelo amor e ajuda de seus amigos leais. Ele também continuou a estudar a Palavra de Deus (2 Tm 3:16, 17; 4:13). E, o mais importante, ele estava plenamente convencido de que Jeová e Jesus o amavam, não o haviam abandonado e recompensariam sua lealdade.

Como Jeová ajudou Paulo?

Jeová havia avisado a Paulo que ele seria perseguido por ser cristão (Atos 21:11-13). Como Jeová ajudou Paulo? Ele respondeu às suas orações e lhe deu forças (2 Tm 4:17). Ele também garantiu que receberia a recompensa pela qual havia trabalhado tanto e encorajou os amigos leais de Pablo a dar-lhe ajuda prática.

Como podemos imitar a fé que Paulo expressou em Romanos 8:38, 39?

Aplicar. Perguntemo-nos: «Como posso imitar Paulo?». Como Paulo, sabemos que seremos perseguidos por causa de nossa fé (Marcos 10:29, 30). Para sermos leais em meio a provações, precisamos orar a Jeová com confiança e ter bons hábitos de estudo. Não devemos esquecer que uma das coisas mais importantes que podemos fazer é dar glória a Jeová. Podemos ter certeza de que ele nunca nos deixará e que nada pode ser feito para impedi-lo de nos amar (ver Romanos 8:38, 39; Hebreus 13:5, 6).

O que ajudou Aya e Hector a superar seus problemas?

Quaisquer que sejam nossas circunstâncias, os exemplos bíblicos podem nos fortalecer. Por exemplo, Aya, uma pioneira do Japão, diz que a história de Jonah a ajudou a superar seu medo de participar do testemunho público. Hector, um jovem indonésio que serve a Jeová embora seus pais não sejam Testemunhas de Jeová, diz que o exemplo de Ruth o ajuda a querer aprender mais sobre Jeová e a servi-lo.

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente JUDATJ.COM.

Comentários