TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 16 de dezembro, Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a constantemente a Deus (Sant. 1:5).

TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 16 de dezembro, Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a constantemente a Deus (Tiago 1:5).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

sexta-feira, 16 de dezembro

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a constantemente a Deus (Tiago 1:5).

Como devemos reagir se nos parecer que Jeová não está respondendo às nossas orações no momento? Tiago diz para continuar orando "constantemente a Deus". Jeová não vai ficar chateado ou zangado conosco porque pedimos repetidamente a ele sabedoria para suportar as provações. Pelo contrário, nosso Pai celestial no-la dará generosamente (Sl 25:12, 13). Ele conhece nossas provações, tem pena de nós e quer nos ajudar. Isso não nos deixa felizes? Agora, como Jeová nos dá sabedoria? Por meio de sua Palavra (Pv 2:6). Para obtê-la, temos de estudar a Bíblia e as publicações nela baseadas. No entanto, não basta acumular conhecimento. Temos que seguir o conselho de Jeová em nossas vidas. Tiago disse: "Coloque a palavra em prática e não apenas a ouça" (Tiago 1:22). Quando aplicamos o conselho de Deus, nos tornamos pessoas mais pacíficas, razoáveis ​​e misericordiosas (Tiago 3:17). Essas qualidades nos ajudam a enfrentar qualquer prova sem perder a alegria. w21.02 8:10, 11.

O que aconteceu logo depois que Tiago se tornou discípulo de Jesus?

Pouco depois de Tiago, meio-irmão de Jesus, se tornar um discípulo, uma onda de oposição irrompeu contra os cristãos em Jerusalém (Atos 1:14; 5:17, 18). E, quando o discípulo Estêvão foi morto, muitos cristãos fugiram da cidade e “foram espalhados pelas regiões da Judéia e Samaria”. Alguns deles chegaram até Chipre e Antioquia (Atos 7:58-8:1; 11:19). Não podemos nem imaginar as dificuldades que esses discípulos enfrentaram. Mesmo assim, eles continuaram a pregar as boas novas com entusiasmo onde quer que fossem, e congregações foram formadas em todo o Império Romano (1 Pedro 1:1). Mas os problemas dos primeiros cristãos estavam apenas começando.

Que outros problemas os primeiros cristãos tiveram de enfrentar?

Os primeiros cristãos tiveram que enfrentar problemas diferentes. Por exemplo, por volta do ano 50, o imperador romano Cláudio ordenou que todos os judeus deixassem Roma. Isso forçou os judeus que se tornaram cristãos a deixar suas casas e se mudar para outros lugares (Atos 18:1-3). Por volta do ano 61, o apóstolo Paulo escreveu que seus irmãos haviam sido expostos publicamente a insultos, lançados na prisão e privados de suas propriedades (Hb 10:32-34). E, como outras pessoas, os cristãos foram vítimas da pobreza e da doença (Rm 15:26; Fp 2:25-27).

De acordo com Lucas 6:22, 23, por que o cristão pode sentir-se feliz quando enfrenta provações?

Muitas pessoas pensam que só podem ser felizes se tiverem boa saúde, muito dinheiro e uma família feliz. Mas a felicidade a que Tiago se referia faz parte do fruto do espírito de Deus e não depende das circunstâncias da vida (Gl 5:22). Nós, cristãos, ficamos muito felizes em saber que temos a aprovação de Jeová e seguir o exemplo de Jesus (ver Lucas 6:22, 23; Col. 1:10, 11). Como a chama de uma lanterna, protegida da chuva e do vento, a felicidade está protegida dentro de nossos corações. Não se apaga quando o dinheiro ou a saúde falham. E nem o ridículo ou a oposição da família ou de outros o extingue. Seu brilho não diminui, mas aumenta, quando um inimigo tenta fazê-lo desaparecer. Os testes de fé que enfrentamos confirmam que somos verdadeiros discípulos de Cristo (Mateus 10:22; 24:9; João 15:20). Com boa razão, Tiago podia dizer: “Quando passarem por várias provações, considerem isso motivo de absoluta felicidade” (Tiago 1:2).

Que efeito as provações têm sobre nossa fé?

Tiago dá outra razão pela qual os cristãos estão dispostos a passar pelos testes mais difíceis. Diz: “A tua fé provada produz perseverança” (Tiago 1:3). Os testes podem ser comparados ao fogo usado para forjar uma espada de aço. À medida que a espada esquenta e depois esfria, o aço fica mais forte. Da mesma forma, quando passamos por provações, nossa fé é fortalecida. Por esta razão, Tiago podia dizer: “Que a perseverança cumpra a sua obra, para que sejais inteiros e íntegros em tudo” (Tiago 1:4). Vendo que as provações fortalecem nossa fé, podemos suportá-las com alegria.

Em sua carta, Santiago identifica alguns dos problemas que podem nos roubar a felicidade. Quais são esses problemas e como podemos resolvê-los?

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são exclusivamente para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários