TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 28 de dezembro, Jesus lhes disse: "Nem todos podem guardar estas palavras, somente aqueles que têm o dom" (Mateus 19:11).
TEXTO DIÁRIO, Jesus lhes disse: “Nem todos podem guardar estas palavras, somente aqueles que têm o dom” (Mateus 19:11).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
Quarta-feira, 28 de dezembro
Jesus lhes disse: “Nem todos podem guardar estas palavras, somente aqueles que têm o dom” (Mateus 19:11).
Em nossas congregações não há apenas casais e famílias com filhos, mas também muitos irmãos e irmãs que não são casados. Como devemos ver esses irmãos solteiros? Vamos rever o que Jesus pensava sobre ser solteiro. Quando ele estava na Terra, ele permaneceu solteiro e dedicou todo o seu tempo e atenção ao seu ministério. Ele nunca ensinou que era obrigatório que os cristãos se casassem ou permanecessem solteiros. Mas ele disse que alguns cristãos escolheriam não se casar (Mateus 19:12). Ele respeitava os que não eram casados e não achava que eram inferiores ou que faltava algo em suas vidas. Assim como Jesus, o apóstolo Paulo era um único ministro de Deus. Ele nunca ensinou que era errado casar. Eu sabia que era um assunto pessoal. w20.08 35:7-8.
O que podemos dizer sobre o casamento e a solteirice?
Nem Jesus nem Paulo ensinaram que era obrigatório casar ou permanecer solteiro. Então, o que podemos dizer sobre casamento e solteirice? A Sentinela de 1º de outubro de 2012 expressou bem: “Na verdade, ambos os estados podem ser considerados uma dádiva de Deus. […] Quanto ao estado de solteiro, Jeová não vê esse estado como fonte de dor e vergonha.” É claro que devemos respeitar o lugar dos solteiros na congregação.
Como podemos mostrar que respeitamos irmãos solteiros?
Como podemos mostrar que respeitamos os sentimentos e as circunstâncias dos irmãos solteiros? Devemos lembrar que alguns cristãos são solteiros por escolha pessoal. Outros gostariam de se casar, mas não encontraram a pessoa certa. Outros podem ter ficado viúvos. Seja qual for o caso, não devemos perguntar por que eles não são casados ou oferecer ajuda para encontrar um parceiro. Claro, alguns podem nos pedir ajuda. Mas, se não, antes de nos oferecer, pensemos em como os faríamos sentir (1 Ts 4:11; 1 Tm 5:13). Vamos ver o que alguns deles disseram.
Como poderíamos desencorajar inadvertidamente os solteiros?
Um superintendente de circuito solteiro que cuida muito bem de sua designação descobre que ser solteiro tem muitas vantagens. Mas ele diz que às vezes fica desanimado quando alguns irmãos lhe perguntam por que ele não se casou, mesmo que tenham boas intenções. Um irmão solteiro que serve em um ramo relata: “Às vezes tenho a sensação de que alguns irmãos sentem pena dos solteiros, como se ser solteiro fosse um fardo e não uma dádiva.”
Uma irmã solteira que serve em Betel explica: “Alguns irmãos acham que todos os solteiros querem se casar ou que veem cada reunião social como uma oportunidade de encontrar um cônjuge. Em uma ocasião, eles me enviaram para fazer um trabalho em outra parte do país e cheguei uma noite quando havia uma reunião. A irmã com quem eu iria ficar me disse que havia dois irmãos da minha idade em sua congregação. Ele me garantiu que não estava tentando arranjar um namorado para mim, mas assim que entramos no Salão do Reino ele me agarrou e me levou até onde os dois irmãos estavam para apresentá-los a mim. Que vergonha para nós três!"
O que encorajou uma irmã solteira?
Outro solteiro que serve em Betel diz: “Conheço pioneiros solteiros de certa idade que são bem-formados e abnegados, que se concentram e são felizes em seu serviço e que contribuem muito para sua congregação. Não vão a extremos: não se sentem superiores por serem solteiros ou inferiores por não serem casados ou não terem filhos. Como é bom estar em uma congregação onde alguém é respeitado e valorizado, onde ninguém tem pena ou inveja, e onde ninguém é ignorado ou colocado em um pedestal. Todos se sentem amados.
Como mostramos que respeitamos os solteiros?
Nossos irmãos solteiros reconhecem que, em vez de julgá-los por sua situação, nós os valorizamos por suas boas qualidades. Não tenhamos pena deles. Em vez disso, vamos valorizar sua fidelidade. Se o fizermos, eles nunca sentirão como se estivéssemos dizendo “não preciso de você” (1 Coríntios 12:21). Em vez disso, eles saberão que os respeitamos e valorizamos seu lugar na congregação.
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário