TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 19 a 25 de dezembro, Como nossos inimigos tentam nos enfraquecer, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 19-25 de dezembro de 2022, Como nossos inimigos tentam nos enfraquecer, Discurso Preparado.


“Como nossos inimigos tentam nos enfraquecer” (10 min.)

Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo disse que o cristão tem uma batalha corpo a corpo. Claro, nossa guerra não é física, mas espiritual, nossos inimigos são Satanás e seus demônios, embora não possamos vê-los. Eles usam as pessoas que podemos observar, então suas estratégias são muito reais e eles têm muita habilidade e experiência em combate. Então, podemos pensar que a vitória pode parecer impossível, mas na verdade é possível. Como podemos obtê-lo?

Estudando bem o inimigo e vejamos como podemos nos preparar neste momento, bem como para o que nos espera no futuro. E é o que vamos rever nesta ocasião em nossa seção Tesouros da Bíblia, com o título : «Como Nossos inimigos estão tentando nos enfraquecer." Agora, é verdade que podemos conhecer as táticas que eles usam, mas também devemos lembrar que eles também nos observam de perto quais são nossos pontos fortes e quais são nossas fraquezas.

Graças a Jeová temos a palavra de Deus que nos ajuda a evitar o medo, o medo de pensar que são seres sobrenaturais pode nos conquistar. Ou no caso de seres humanos que se opõem à verdade, que têm muita autoridade e também tentam nos assustar. E nós, porque quando sentimos esse medo podemos ceder à pressão.

Vamos revisar com a história da Bíblia Como podemos nos preparar e quais são os métodos usados ​​por nossos inimigos espirituais. O primeiro ponto é que eles tentam nos desanimar contando mentiras sobre quem nos lidera dentro da organização. Vejamos o caso apresentado aqui em 2 Reis 18:19-21.

VAMOS LER 2 REIS 18:19-21.

Então o Rabshaq disse a eles: “Por favor, digam a Ezequias: ‘Assim diz o grande rei, o rei da Assíria: “Por que vocês estão tão confiantes? 20 Você diz 'eu tenho uma estratégia e tenho forças militares para a guerra', mas são palavras vazias. Em quem você confia, para ousar se rebelar contra mim? 21 Veja! Você confia no apoio do Egito, essa cana quebrada que, se alguém se apoiar nela, ela se espeta e fura sua mão. Assim é Faraó, rei do Egito, com todos os que nele confiam.

Estas palavras foram ditas pelo enviado do rei Senaqueribe, rei da Assíria. Este era um homem que estava conquistando nação após nação, então ele tinha muita confiança no povo de Jeová e em sua capital, por isso eles pensaram que seria muito fácil acabar com eles. Então este rei envia a seu porta-voz um Rabsack, que não é o nome, mas aparentemente um título, com a exigência de que a cidade se renda imediatamente. E qual é a estratégia?, falam mal do rei. Ele disse que o que o rei estava dizendo eram palavras vazias. E ele lhes pergunta: em quem vocês confiam para que ousem se rebelar contra mim?

Aplicá-lo a nós pode nos desmoralizar e desencorajar. Pois é muito fácil a estratégia de Satanás e seus demônios falarem mal dos irmãos que lideram a congregação ou organização de Jeová. Quantas vezes você disse coisas contra o Corpo Governante, ou contra os Irmãos que dirigem a organização? É muito fácil falar das coisas, e talvez se possa duvidar que isso seja verdade. Possivelmente se essas palavras viessem de autoridades políticas, talvez não nos afetassem muito.

Mas se essas palavras vierem de outras pessoas que estiveram dentro da organização, elas podem nos fazer pensar duas vezes. Essa é a estratégia do diabo para nos desencorajar pensando que nossos irmãos são nossos inimigos. É por isso que devemos ter muito cuidado com o que ouvimos ou lemos. Só porque alguém diz coisas relacionadas à organização de Jeová não significa que precisamos acreditar nelas.

É como se em certa ocasião um colunista dissesse o seguinte: "Nem todos os que usam roupas de trabalho manchadas de graxa são mecânicos, mesmo que pareçam ser, mesmo que digam que somos mecânicos." Às vezes, há irmãos ou pessoas que foram testemunhas que falam mal da organização e acredita-se que eles, como foram testemunhas ou afirmam ser testemunhas, estão dizendo a verdade e é por isso que isso nos leva ao segundo.

Nossos inimigos tentam nos enganar espalhando informações falsas sobre Jeová e sua organização. E foi isso que aconteceu aqui em 2 Reis 18:22-25 também.

VAMOS LER 2 REIS 18:22-25.

E se me disseres: 'Confiamos em Jeová, nosso Deus', não foram os seus altos e altares que Ezequias removeu, dizendo a Judá e a Jerusalém: 'É diante deste altar em Jerusalém que vocês devem se curvar'?”.

Com estas palavras este Rabsaqué estava dando a entender que Jeová não iria defender seus servos, o que mais ele estava se vingando por ter removido os altos que eram usados ​​em seu nome quando não eram autorizados. Esta é realmente uma estratégia que os apóstatas também realizam hoje, ou também as autoridades que perseguem os servos de Deus. Semeando dúvidas de que Jeová simplesmente não vai nos sustentar, de qual organização ele está lucrando sei o que ele está tirando dinheiro de pessoas que se deixam enganar.

Lembre-se, nem todo mundo que está manchado de graxa é mecânico, ou seja, nem todo mundo que diz ser testemunha ou já foi, e usa palavras enganosas pode nos prejudicar se não permitirmos. Qual é a sua outra estratégia inimiga para nos enfraquecer? Eles tentam induzir-nos a desobedecer a Jeová por meio de falsas promessas. Vejamos agora 2 Reis 18:31, 32.

VAMOS LER 2 REIS 18:31,32.

Não dê ouvidos a Ezequias, pois assim diz o rei da Assíria: “Faça as pazes comigo e entregue-se. Assim, todos vocês poderão comer da sua própria videira e da sua própria figueira, e beber da sua própria cisterna, 32 até que eu venha e os leve para uma terra como a sua, para uma terra de trigo e vinho novo, uma terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel. Então eles podem continuar vivendo, eles não vão morrer. Não dê ouvidos a Ezequias, porque ele os engana quando diz 'Jeová nos salvará'.

Este Rei oferecia-lhes maravilhas, mas os assírios não tinham essa fama de serem Condescendentes ou de tratar bem os seus cativos. Eles os mataram cruelmente. Eles os torturaram. No anuário do ano de 1974, página 177, parágrafo 1, é indicado como esses famosos soldados da SS enganaram os cristãos para que assinassem uma carta de renúncia à fidelidade. Alguns se entregaram e o que lhes foi oferecido maravilhas não era verdade. Eles os prenderam e os fizeram parecer ridículos. Assim, os inimigos sempre farão falsas promessas.

Então, queridos irmãos, como podemos nos preparar para as possíveis perseguições que podem surgir? Examinar as estratégias do inimigo e estar ciente delas. Mas outra coisa, devemos também nos examinar. Temos o problema de nos exaltar, queremos ser sempre os primeiros, escondemos nosso orgulho? Temos ciúme, inveja ou amor pelo dinheiro? Ficamos facilmente irritados quando somos aconselhados?

A batalha está dada. Os inimigos estão lá. Mas temos mais apoio do que qualquer outro exército espiritual humano. Temos Jeová, Jesus e seus anjos. Aproveitemos esse apoio, mas também examinemos e fiquemos atentos às estratégias que os inimigos manifestam para tentar nos enfraquecer. Vamos permanecer leais. Podemos vencer essa batalha com a ajuda de Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários