O estudo A Sentinela, «Artigo 43», Semana de 19 a 25 de dezembro, “A verdadeira sabedoria grita pelas ruas”, Respostas.

O estudo A Sentinela, «Artigo 43», 19-25 de dezembro de 2022, “A verdadeira sabedoria grita pelas ruas”, Respostas.

"A verdadeira sabedoria grita nas ruas, anda levantando a voz nas praças" (Prov. 1:20).

1. Como muitos reagem à voz da sabedoria hoje? (Provérbios 1:20, 21).

Provérbios: 1:20,21, Mostra que a sabedoria de Jeová, que contém a Bíblia e Nossas publicações cristãs, grita pelas ruas, e levanta a voz nas praças, clama nas esquinas movimentadas e fala nas entradas do portas, e que se cumpre quando os publicadores da Boa Nova fazem a pregação, mas infelizmente hoje nem todos aceitam a mensagem do Reino. Alguns riem de nós se acham que a Bíblia está desatualizada.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Entre os que hoje não aceitam a mensagem do reino que trazemos por meio da pregação estão os que criticam as normas morais da Bíblia e os que afirmam que aqueles de nós que as aceitamos e respeitamos o fazemos porque somos rígidos ou intolerantes. Isso é lamentável, porque se Jeová fez esta sabedoria clamar em público, é porque ela contém os conselhos e as informações de que todos precisamos para alcançar o caminho da vida eterna.

Provérbios 10:20 e 21 Sair pelas ruas e dar a conhecer a mensagem é uma grande alegria, quando vemos que tem muitos irmãos que vão como formigas trabalhando fielmente para Jeová, isso nos ajuda porque estão divulgando a Bíblia e as publicações que contém a verdadeira sabedoria de Jeová, embora haja muitas pessoas que não aceitam a publicação e ficamos muito felizes quando alguém o faz, ao contrário, há outras que zombam de nós porque acham que a Bíblia está muito desatualizada, e há aqueles que criticam nossas normas morais e pensam que se as respeitamos somos intoleráveis ​​e rígidos.

E outras pessoas ainda nos dizem que não confiam na Bíblia porque foi escrita por seres humanos, portanto logicamente não aceitam sua sabedoria e não se beneficiam dela.

2. Como podemos encontrar a verdadeira sabedoria hoje, mas o que a maioria das pessoas escolhe fazer?

A verdadeira sabedoria é encontrada na Bíblia e Jeová a tornou disponível para todos hoje, bem como nossas publicações baseadas na Bíblia disponíveis em mais de 1.000 idiomas, que ouvem e leem a Bíblia e as publicações se beneficiam e aprendem. Mas, infelizmente, a grande maioria das pessoas decide ignorar a verdadeira voz da sabedoria, preferindo confiar em si mesmas. Mesmo a grande maioria confiando em outros seres humanos para tomar decisões mais importantes, e há pessoas que nos desprezam porque obedecemos ao que a Bíblia ensina.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Podemos encontrar na Bíblia e a Bíblia está disponível para quase todos e também em nossas publicações que são baseadas na Bíblia, estão disponíveis em mais de 1000 idiomas e o que eu gosto dessa disponibilidade é que também está disponível disponível para aqueles que são surdos ou cegos está disponível em braile ou áudio, mas decidi fazer a maioria das pessoas confiar em si mesmas ou ouvir outras pessoas em vez da Bíblia e então ignorar a voz da verdadeira sabedoria.

O CONHECIMENTO DE JEOVÁ NOS DÁ SABEDORIA

3. O que devemos fazer para ser verdadeiramente sábios?

A pessoa que realmente sabia mostra isso por temer a Deus e adquirir conhecimento exato da Bíblia e assim obter entendimento, pois isso lhe permitirá tomar boas decisões. Portanto, para ser realmente sábio, a pessoa precisa imitar o modo de pensar de Jeová, conforme mostrado em Provérbios 2:5-7.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Provérbios 9:10 deixa claro para nós que as pessoas verdadeiramente sábias sabem que nenhum assunto de importância pode ser plenamente compreendido, a menos que todos os fatores sejam vistos do ponto de vista de Jeová e vistos em relação aos seus padrões, qualidades e propósito. Portanto, para ser verdadeiramente sábio, é preciso entender bem a Bíblia.

E é interessante que nos provérbios é mencionado que o temor de Jeová é o princípio da sabedoria e isso tem a ver com o fato de que só Jeová é sábio, não há outra fonte de sabedoria que não venha através dele, então se reconhecemos isso, realmente seremos capazes de tomar boas decisões.

Provérbios 2:6 menciona porque Jeová é quem dá sabedoria da sua boca vem o conhecimento e diz mentira, por isso é importante consultarmos a palavra de Deus as publicações e assim estaremos demonstrando que somos ou que estamos agindo com a verdade e a sabedoria de Jeová. 

4. Por que Jeová é a única fonte de verdadeira sabedoria?

Jeová é a única fonte de verdadeira sabedoria porque primeiro ele é nosso criador e tem conhecimento ilimitado de sua criação, segundo porque todas as suas ações refletem sabedoria e terceiro porque são conselhos sábios que são sempre benéficos para quem os aplica.

COMENTÁRIO ADICIONAL

No livro de Romanos 16:27 diz que Jeová é o único sábio e o primeiro ponto é porque Jeová foi e é nosso criador e tem conhecimento ilimitado de sua criação, e aqui no Salmo 104:24 ele diz que tem criou todas as coisas. as coisas com sabedoria é o segundo ponto porque ele diz que todas as suas ações refletem sua sabedoria e o terceiro é porque seus sábios conselhos sempre nos beneficiarão e acima de tudo é importante quando os aplicamos, então se queremos ser verdadeiramente sábios, devemos nos esforçar para aceitar essas dicas bíblicas e deixar que elas nos ajudem a tomar decisões sábias e boas.

5. Como as pessoas têm se saído por não reconhecer que Jeová é a fonte da verdadeira sabedoria?

As pessoas deste mundo têm feito mal porque confiam em sua própria sabedoria e não na sabedoria de Deus. E a consequência é que eles são infelizes e carecem de esperança real para o futuro. Desta forma, cumpre-se neles Provérbios 21:30, que diz "Contra o Senhor não há sabedoria e discernimento vale o meu conselho."

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos que o mundo não está melhorando porque as pessoas estão confiando na sua própria sabedoria e não na de Jeová, também não vemos que as pessoas sejam verdadeiramente felizes ou tenham uma esperança real no futuro, pelo contrário vemos que ela se cumpre plenamente what provérbios 21:30 diz que contra Jeová não há sabedoria e discernimento ou conselho que valha.

Estamos vendo o que acontece com as pessoas que não seguem a sabedoria de Jeová, isso deve nos motivar ou deve me motivar a continuar pedindo a Jeová que me dê a verdadeira sabedoria.

POR QUE AS PESSOAS REJEITAM A VERDADEIRA SABEDORIA

6. De acordo com Provérbios 1:22-25, quem é surdo para ouvir a voz da verdadeira sabedoria?

A Bíblia aponta três grupos que ficam surdos quando não gritam sabedoria nas ruas através da pregação são: Os inexperientes, os escarnecedores e os tolos. Todos insistem em rejeitar a mão que Jeová lhes estende vez após vez, também não dão atenção e também ignoram seus conselhos e correções.

7. Por que alguns optam por permanecer “inexperientes”?

Embora alguns sejam inexperientes porque devido à sua ingenuidade são facilmente enganados e persuadidos por seus líderes religiosos ou políticos, há pessoas que decidem permanecer inexperientes porque gostam de fazer o que querem e por que não querem aprender da Bíblia para obedecer à lei de Jeová. É como se eles decidissem ser ignorantes de propósito. A esse respeito, Provérbios 1:32 diz que essa conduta e atitude levará as pessoas à morte.

COMETÁRIOS ADICIONAIS

Os inexperientes são os ingênuos que são facilmente persuadidos ou enganados, no mundo existem milhões de pessoas que são enganadas por líderes religiosos ou políticos apóstatas porque preferem ou decidem permanecer inexperientes e continuar assim, gostam de fazer o que querem e Eles não querem aprender o que a Bíblia diz ou obedecer às suas leis.

Provérbios 1:22 diz que eles gostam, este ponto é muito importante porque na realidade eles não são ingênuos eles decidem ser ingênuos e é muito perigoso pensar assim porque como vimos na experiência desta pessoa de Quebec não é prudentes é perigoso arriscam a vida não querem visualizar ou ver que alguém é o culpado por ser ingênuo de propósito.

8. O que nos ajudará a adquirir sabedoria?

O que pode nos ajudar é colocar os princípios bíblicos em prática em nossas vidas, desta forma pouco a pouco iremos subindo com os nossos próprios olhos que estes princípios nos ajudam a tomar boas decisões e evitar problemas. Daí a importância de fazer um autoexame regularmente para ver como está o nosso progresso.

Aqueles que já estudam a Bíblia há muito tempo e ainda não decidiram ser batizados também podem fazer perguntas como as seguintes: Quanto progresso foi feito na obra de pregar e ensinar as boas novas do Reino? Mostra minhas decisões que me deixo guiar pelos princípios bíblicos? Trato os outros como Jesus trataria? Esse auto-exame pode nos ajudar a ver em quais aspectos podemos melhorar para deixar de ser inexperientes.

Se lá em 1 Coríntios 14:21 nos dá a diretriz, diz que é como se tornar adulto, quando crescemos aos poucos e pela experiência, então se colocarmos os conselhos e princípios bíblicos em prática em nossas vidas iremos ver pouco a pouco os resultados e poderemos ser sábios através da boa experiência que nos dá a prática dos seus conselhos.

Se um deles é, por exemplo, se alguém não foi batizado, vem nas reuniões que está estudando, deve fazer um autoexame, deve meditar em como pode atingir essa meta de servir a Jeová, isso ajudará para não serem inexperientes, no caso de já sermos batizados, também poderíamos ter essa atitude de inexperientes se não fizermos um auto-exame, mencionar que devemos pensar em quanto progresso foi feito no trabalho de pregação, como estou indo nas minhas decisões, estou aceitando e colocando em prática os princípios bíblicos, essas coisas vão nos ajudar a melhorar e deixar de ser inexperientes.

9. Como “os escarnecedores” mostram que rejeitam a sabedoria?

Bem, a forma como eles mostram isso é quando não dão atenção às advertências de Jeová e se deixam levar por seus próprios desejos irreverentes, como mostra Judas 17:18, e também quando riem daqueles que vivem de acordo com os princípios bíblicos. .

COMENTÁRIO ADICIONAL

Algo que foi predito que na parte final haveriam escarnecedores conforme a segunda carta de Pedro 3:3 e 4 e nós vemos, não precisamos ver suas caretas ou ouvir risadas mas basta ouvir comentários e em alguns casos eles podem nos dizer e O que seu Jeová ou seu Deus diz sobre este assunto, ou o que sua Bíblia diz de forma sarcástica e todas essas evidências de que eles são contra a sabedoria divina, portanto, o aviso é que fiquemos longe desse tipo de pessoas.

10. De acordo com o Salmo 1:1, o que podemos fazer para evitar cair no erro dos escarnecedores?

Uma coisa que podemos fazer é não nos associar com aqueles que reclamam o tempo todo. Isso significa que não devemos ouvir nem ler nada que vem de apóstatas, porque, se formos descuidados, podemos facilmente desenvolver um espírito crítico e começar a duvidar de Jeová e das instruções que recebemos por meio de sua organização. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Nesse ponto também seria bom nos examinarmos com perguntas como como vai você: Tenho o hábito de dizer algo negativo sempre que recebemos novas explicações e instruções? Costumo procurar defeitos na liderança dos irmãos? Fazer este auto-exame nos ajudará a corrigir rapidamente quaisquer más tendências que possamos estar desenvolvendo, o que nos levaria a cair no erro dos escarnecedores.

11. Como os “tolos” encaram os padrões de moral de Jeová?

Os tolos não apenas rejeitam a sabedoria de Jeová, mas também criticam duramente aqueles que respeitam os padrões bíblicos. Portanto, Jeová abre para nós em Provérbios 14:3 que devemos ficar longe do homem tolo.

Se esse tipo de pessoa em sua verdade absurda ao rejeitar os padrões de Jeová faz o que eles acreditam ser bom e o que é melhor e o que acontece porque eles vão direto para o desastre, então provérbios 24:7 diz que a verdadeira Sabedoria está fora de seu alcance, então não podemos criticá-los tanto porque Jeová não está dando a eles essa sabedoria justamente porque ele percebe que em seus corações eles são tolos.

Eles rejeitam a Jeová, que é a fonte da sabedoria, e quando não nos encontramos pregando, muitas vezes nos criticam duramente porque respeitamos as normas bíblicas, mas eles não têm nada melhor para oferecer a Jeová; a Bíblia nos diz que a verdadeira sabedoria ele está fora do alcance dos tolos ele não tem nada a dizer no portão da cidade eles não têm nada verdadeiramente sábio a dizer então Jeová nos adverte para ficar longe do homem tolo.

12. O que nos ajudará a não ser como tolos?

O que nos ajudará é amar a Jeová e seus padrões. Além disso, devemos comparar os resultados de ser obedientes com aqueles que não o são, assim perceberemos que aqueles que rejeitam a sabedoria de Jeová têm muitos problemas e dores, mas aqueles que confiam em Jeová estão cercados por seu amor leal.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Salmo 32:10 que muitas são as dores dos ímpios, mas aqueles que confiam em Jeová estão cercados por seu amor leal, então atualmente também vemos os benefícios que temos em nossas vidas por obedecer a Jeová e vemos a diferença com todos os problemas que têm pessoas nossos vizinhos ou familiares que não são testemunhas então vemos que realmente é tolice rejeitar a sabedoria de Jeová.

Se nos ajudar ouvir a Jeová como vimos no texto do Salmo 32:8 Jeová nos faz perspicazes e nos ensina o caminho que devemos seguir porque nos avisa quando põe os olhos em nós, ou seja, porque quer o melhor para nós e em 10 nos diz que muitas são as dores do ímpio mas aquele que confia em Jeová está rodeado de seu amor leal, então se não confiarmos em Jeová vai dar errado para nós.

13. Jeová nos obriga a seguir seus sábios conselhos?

Não, embora Jeová ofereça sabedoria a todos, ele não obriga ninguém a aceitá-la. Claro, explica o que acontecerá com aqueles que não prestam atenção à sua sabedoria. Provérbios 1: 29-32 diz sobre essas pessoas que elas arcarão com as consequências de seu comportamento e que sua rebelião inexperiente os matará e seu descuido tolo acabará com eles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Provérbios 1:29-32 e Provérbios 1:33 fazem um forte contraste entre os que optam por não seguir o conselho sábio de Jeová e os que o farão se decidirem segui-lo. Os primeiros sofrerão angústia e problemas e, no final, serão destruídos. Enquanto não houver segundos, eles viverão em segurança, o terror da calamidade não roubará sua paz e no final eles terão a vida eterna. Portanto, ninguém ficará na minha ignorância sobre quais foram as consequências.

Não, Jeová não nos obriga, Jeová é muito generoso em dar conhecimento e sabedoria mas não obriga ninguém a aceitá-lo, porém isso não isenta das consequências que a rejeição representa Provérbios 1:31 diz que eles arcarão com as consequências de sua conduta, no entanto, se eles abraçarem o conhecimento de Jeová, o versículo 33 diz que eles viverão em segurança.


E o tempo nos dirá se essa decisão foi correta, porque quem decidiu não obedecer a Jeová, bom, vai ter uma consequência no seu modo de vida, porque isso vai se refletir, vai ter problemas, vai ter angústia e bem , como diz o parágrafo, uma destruição, mas aqueles que, por outro lado, ouvem a sabedoria de Jeová ouvem seus sábios conselhos, como diz Provérbios 1:33, viverão seguros.

Vemos que Jeová é muito amoroso em não nos obrigar a seguir seus conselhos, porém podemos ver como através de sua palavra ele nos deixa muitos exemplos de irmãos que foram infiéis e quais foram as consequências e em nossos dias podemos ver irmãos que me afastei de Jeová, então tudo isso nos ensina que Jeová não me obriga, mas é melhor andar no caminho de Jeová.

Bem, aqui estamos aprendendo conselhos sábios, embora Jeová não nos obrigue a aceitar suas regras sem nos explicar as consequências e por isso em Provérbios 13:1-33 ele menciona que quer que ouçamos, é por isso que ele explica essas consequências para nós. 

A VERDADEIRA SABEDORIA NOS BENEFICIA

14, 15. O que aprendemos de Provérbios 4:23?

Aprendemos que devemos proteger nosso coração como nada mais, por causa do próton as fontes da vida. Portanto, devemos alimentar-nos todos os dias da palavra de Deus, preparar-nos para as reuniões cristãs, frequentá-las e participar. Da mesma forma, devemos permanecer muito ativos no serviço. Devemos também evitar os maus hábitos ficando longe de tudo que possa contaminar nossa mente, como entretenimento imoral e más companhias.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová nos dá o conselho de resguardar o coração mais do que qualquer outra coisa, porque ninguém melhor do que ele sabe que o coração é traiçoeiro. Daí a importância de nos mantermos em constante vigilância e de enchê-la com alimento espiritual vivificante, conforme explicado no parágrafo 15.

ILUSTRAÇÃO

Sim, bem, podemos ver claramente como os irmãos estão preparados e, além de estarem preparados e atentos, vemos que estão participando da reunião, então é algo que podemos colocar em prática para poder participe, pois como já dissemos é necessário que haja um preparo prévio, então é uma forma de como também podemos manter nossos corações limpos.

Um irmão comenta na reunião.

A participação nas reuniões nos fortalece espiritualmente. (Ver parágrafo 15).

16. Por que o conselho de Provérbios 23:4, 5 é tão prático hoje?

É prático porque nos alerta oportunamente sobre não nos desviarmos para conseguir riquezas, pois estas são temporárias e podem desaparecer da noite para o dia. Além do fato de que a preocupação em obter coisas materiais pode levar o cristão a se comportar de maneira que prejudique sua reputação, seus relacionamentos e até mesmo sua saúde.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Daí a importância e a praticidade desse conselho, pois nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado sobre o dinheiro e os bens materiais. Desta forma, protege-nos da ganância e ajuda-nos a ser felizes com o que temos, como podemos ver na imagem do parágrafo 16.

Como a maioria das pessoas está obcecada em ganhar dinheiro e isso prejudica sua reputação, seus relacionamentos com os outros e até sua saúde, é por isso que o conselho de Provérbios é tão prático que nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado sobre o dinheiro dessa maneira. podemos nos proteger da ganância e nos contentar com o que temos.

ILUSTRAÇÃO

E aqui temos um exemplo de como quando você tem uma opinião equilibrada sobre dinheiro, isso nos ajuda a ser felizes com o que temos. Essa família certamente tem necessidades à vista, mas o irmão está cuidando dos assuntos espirituais com as meninas, a irmã está tendo problemas físicos, como está a comida e em tudo dá pra ver um rostinho feliz.

Por isso é muito importante o conselho que Eclesiastes 7:12 nos dá, pois menciona que embora o dinheiro seja uma proteção, porém, a sabedoria preserva a vida do seu dono, ter dinheiro não garante a nossa vida nem nada, como diz a Bíblia. Eles criam asas e voam, porém, ter o conhecimento de Jeová é o que vai nos ajudar e nos dar vida no futuro.

Uma família está fora de sua humilde casa. Todos parecem felizes. A mãe cozinha uma refeição simples no fogo. O pai estuda o livro "Lições que aprendo com a Bíblia" com seus dois filhos.

Ter uma opinião equilibrada sobre o dinheiro nos ajuda a ser felizes com o que temos. (Ver parágrafo 16).

17. Como podemos adquirir “a língua dos sábios”, mencionada em Provérbios 12:18?

A linguagem dos sábios pode ser adquirida evitando fofocas, mantendo boas relações com os outros e adquirindo e meditando nos conselhos bíblicos e, claro, aplicando-os. Assim, ao invés de ferir os outros com palavras ditas sem pensar, nossas palavras vão curar suas feridas como diz Provérbios 12:18.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O sábio pensa antes de falar porque sabe que as palavras têm muito poder. Por isso, pense no que vai dizer, quando e como vai dizer e para quem vai dizer. O homem sábio não quer se parecer com a mulher da imagem deste parágrafo. A lição é quando somos tentados a falar mal de alguém, vamos lembrar o que diz Provérbios 12:18.

Devemos pensar antes de falar e como menciona o parágrafo, devemos também encher nossos corações com o conhecimento da palavra de Deus. Devemos evitar fofocas e usar nossas palavras com a intenção de ferir os outros. Devemos lembrar que o que pensamos e sentimos mostra o que pensamos e sentimos.

Sim, os provérbios também mencionam que a língua dos sábios cura as feridas, portanto devemos manter boas relações com os outros, não ser fofoqueiros ou ferir outras pessoas com nossas palavras, devo ser uma fonte de sabedoria e edificação para outras pessoas. 

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã conta uma fofoca para outras irmãs na congregação. Duas das irmãs ouvem com interesse enquanto outra pensa no que está ouvindo.

Pensar antes de falar nos ajuda a não ferir os outros com nossas palavras. (Ver parágrafo 17).

18. Como Provérbios 24:6 nos ajuda a ser bem-sucedidos no ministério?

Isso nos ajuda porque nos dá conselhos sábios de que devemos usar todas as ferramentas que Jeová coloca à nossa disposição. Ele também nos aconselha a seguir as instruções da Organização de Jeová se quisermos ter sucesso no Ministério. Então, em vez de pregar e ensinar a verdade bíblica do nosso jeito. Devemos aceitar a orientação que Jeová nos dá por meio de reuniões cristãs, publicações e vídeos divulgados por nossa organização, além de apresentações e discursos feitos por nossos irmãos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Também nos ajuda a sermos bons editores porque temos as ferramentas temos os conselhos temos a escola então porque é uma tarefa tão importante para nós se usarmos as instruções usarmos as ferramentas teremos sucesso em pelo menos atrair a atenção de a pessoa e conseguindo nos ouvir ou iniciar uma conversa qual é o propósito.

ILUSTRAÇÃO

Quando vemos a atitude do 4, podemos notar uma diferença, uma das irmãs está pensando no que está sendo dito e isso é importante porque alguém pode nos acontecer e falar sobre algo e é bom pensarmos antes falando Melhor ao ouvir pensar em como podemos mudar a conversa ou podemos dizer algo positivo e isso é o que a irmã está fazendo.

E também fala muito sobre nós mesmos, porque se nos lembrarmos do que diz Lucas 6:45 porque uma boca fala do que abunda em seu coração, então o que estamos expressando fala do que está em nosso coração. 

Vemos a un hermano que se está esforzando por aplicar en su predicación las ideas para conversar que se presentan en el sitio, sin duda los hermanos del esclavo piensan detenidamente las necesidades que hay en este tiempo para que nosotros podamos ser eficientes en nuestro servicio y aún más porque hemos analizado que las personas actúan con tontedad con burla con inexperiencia, por lo tanto Jehová nos capacita para que logremos llegar a despertar ese interés por la sabiduría que Jehová ofrece porque Jehová al igual que nosotros deseamos ver qué las personas se benefician en su vida diária.

Uma irmã faz algumas anotações enquanto assiste a um vídeo de um exemplo de conversa da reunião do meio da semana. Ao lado de seu caderno estão alguns folhetos e o telefone com o aplicativo JW Library aberto.

Seguir as instruções da organização nos ajuda a melhorar nosso ministério. (Ver parágrafo 18).

19. O que você acha da sabedoria que Jeová dá? (Provérbios 3:13-18).

Acho que devemos ser muito gratos a Jeová pelos bons conselhos encontrados na Bíblia. Embora hoje tenhamos revisado apenas alguns conselhos práticos do livro de Provérbios, sabemos que toda a Bíblia é pura sabedoria que vem de Jeová e é por isso que ela pode nos fazer felizes agora e nos conduzir à vida eterna. Portanto, não nos importamos com o que o mundo pensa dessa sabedoria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eu acho que a pessoa que tem sabedoria foi Jeová é feliz, desde que tenha discernimento, e isso é uma riqueza maior que não a mesma e mais preciosa que qualquer outro deleite. Portanto, a sabedoria é um tesouro. Quem decidiu aceitar esta sabedoria pode desenvolver a capacidade de usar o discernimento e a compreensão de Jeová o que ele dá através da Bíblia para resolver ou evitar problemas, alcançar seus objetivos e ajudar outras pessoas. Portanto, é a melhor coisa que pode acontecer a uma pessoa.

Bem, aqui você pode ver tudo o que analisamos, o dinheiro não traz felicidade para fazer menos coisas ruins, então aqui eles nos dizem que a verdadeira felicidade é obtida adquirindo sabedoria, é mais valiosa do que muitas coisas do que corais preciosos porque dar-nos muito tempo a vida vai dar-nos bons conselhos sobre como na nossa vida então vemos que não é necessário seguir a sabedoria deste mundo.

Sim, isso me parece instrutivo que Jeová nos deixou para que possamos ser realmente felizes, infelizmente muitas pessoas no mundo atualmente pensam que são felizes, mas embora possam se divertir e sentir um sentimento semelhante à felicidade por um momento no final eles voltam para a amargura de suas vidas e temos a oportunidade de não ser felizes apenas por um tempo, mas de ser felizes hoje e no futuro para sempre. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como obtemos a verdadeira sabedoria?

Em primeiro lugar, reconhecendo Jeová como a única fonte da verdadeira sabedoria, então a partir daí, então, usamos tudo o que viemos a saber com o conhecimento do Santíssimo e fazemos isso com base ou buscando tudo o que Jeová nos deixou, que é a Bíblia e todas as informações que temos a organização e temos um fluxo impressionante por isso devemos ler, meditar e colocar em prática.

Visto que Jeová é a única fonte de sabedoria, podemos obtê-la consultando a Bíblia e as publicações nela baseadas.

Sim, ao tomar decisões importantes, a verdade é o que devemos fazer com base no conhecimento de Jeová. 

Por que muitos tornam surdos ao ouvir a voz da sabedoria, e quais são as conseqüências disso?

Alguns fazem isso porque preferem permanecer inexperientes, outros porque zombam e se deixam levar por seus próprios desejos irreverentes, e outros ainda porque são tolos, acham que seu caminho é o certo e rejeitam a Jeová e seus padrões. Quem decidir desobedecer a Jeová arcará com as consequências de seu comportamento, isso trará angústia, problemas e, por fim, destruição. Por outro lado, os que ouvem os sábios conselhos de Jeová viverão seguros, e o terror da calamidade não roubará a Paz

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Muitos fazem ouvidos moucos e preferem rejeitar a Jeová para viver a vida com tudo, porém, como aprendemos, essas pessoas devem arcar com as consequências de seu comportamento e mais cedo ou mais tarde terão problemas, angústias e destruição se não ficarem do lado deles. Jeová .

Por assim dizer, seus olhos estão cegos, eles se cobrem, não querem ouvir e ver, e muitas vezes é porque pensam que a sabedoria da Bíblia é ultrapassada ou muito restritiva, e às vezes até o orgulho é o que os torna pensem como vão se deixar guiar, por ditos tão antigos, preferem viver suas vidas como pensam ser mais moderno, por assim dizer, mas como se fala, porque as consequências estão aí.

Bem, porque preferem levar uma vida confortável, gostam de fazer o que querem, não querem aprender com a sabedoria de Jeová, alguns até vivem enganados por suas religiões ou políticos que não querem fazer mudanças e o que vai acontecer com suas consequências porque suas más decisões e seu mau comportamento e não ouvir a sabedoria de Deus trarão angústia, problemas e, por fim, destruição. 

Que conselho do livro de Provérbios você acha particularmente útil?

O livro de Provérbios nos dá conselhos que são válidos em todos os momentos e que melhoram nossas vidas se os aplicarmos, mas pessoalmente gosto muito de Provérbios 4:23 para proteger nosso coração, porque se queremos protegê-lo, devemos alimentá-lo bem inventando-nos todos os dias da palavra de Jeová e exercitando-a regularmente, colocando em prática o que aprendemos dela.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Provérbios 23:4 e 5 me ajudou a ter um ponto de vista equilibrado em relação à riqueza, a não desejar mais, porque também percebi que os bens materiais são facilmente perdidos, portanto, contente-se com o que tenho.

Provérbio 4:23 nos exorta a proteger nosso coração simbólico porque diz que dele brotam as fontes da vida e no parágrafo 15 vimos exatamente como, assim como cuidamos de um coração literal comendo de forma saudável, fazendo exercícios e evitando maus hábitos , também podemos, da mesma forma, cuidar do nosso coração simbólico.

Provérbios 24:6 me ajuda a lembrar da orientação que eu sabia que recebemos de Jeová e como é importante seguir as instruções da organização, especialmente no campo de nossa obra de pregação e ensino da verdade, porque com isso posso lembrar que meu caminho para liderar o ministério não é o que eu quero, mas seguir as instruções que vêm de Jeová por uma razão. Jeová se esforça para nos dar essas instruções para que possamos colocá-las em prática e depois sermos bem-sucedidos. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.


Comentários