Estudo de A Sentinela, Semana de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2023, Mantenhamos nossa esperança forte, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2023, vamos manter nossa esperança forte, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

"Põe a tua esperança no Senhor" (Salmos 27:14).

1. Que esperança Jeová nos deu?

JEOVÁ nos deu a preciosa esperança de vida eterna. Alguns de seus servos esperam viver para sempre no céu como seres espirituais imortais (1 Coríntios 15:50, 53). Mas a maioria espera viver para sempre na terra e desfrutar de felicidade e saúde perfeita (Ap 21:3, 4). Todos nós acalentamos de coração nossa esperança, seja viver para sempre nos céus ou na Terra.

2. Em que se baseia a nossa esperança, e por quê?

2 Quando a Bíblia fala sobre esperança, pode transmitir a ideia de saber que coisas boas acontecerão. Temos certeza de que nossa esperança se concretizará porque vem de Jeová (Rm 15:13). Conhecemos suas promessas e sabemos que ele sempre as cumpre (Números 23:19). Estamos convencidos de que Jeová quer e pode realizar tudo o que diz que fará. Portanto, nossa esperança não se baseia em ilusões ou simples desejos, mas em evidências e realidade.

3. O que veremos neste artigo? (Salmo 27:14).

3 Nosso Pai celestial nos ama e quer que confiemos nele (leia Salmos 27:14). Se nossa esperança em Jeová for forte, poderemos suportar provações e olhar para o futuro com coragem e alegria. Neste artigo veremos como a esperança nos protege. Vejamos primeiro por que dizemos que a esperança é como uma âncora e como um capacete. E então vamos discutir como podemos fortalecê-lo.

NOSSA ESPERANÇA É COMO UMA ÂNCORA

4. Por que a esperança é uma âncora? (Hebreus 6:19).

4 Em sua Carta aos Hebreus, o apóstolo Paulo comparou nossa esperança a uma âncora (leia Hebreus 6:19). Ele costumava fazer viagens marítimas, então sabia que as âncoras evitam que o navio fique à deriva. Certa vez, durante uma viagem de navio, surgiu uma violenta tempestade. Naquela ocasião, ele viu os marinheiros lançarem as âncoras na água para que o navio não se chocasse contra as rochas (Atos 27:29, 39-41). Assim como uma âncora firma um navio, nossa esperança nos firma para que não nos desviemos de Jeová quando passamos por problemas como tempestades. Ter a firme esperança de que tempos melhores logo virão nos ajuda a enfrentar as tempestades da vida. Lembre-se que Jesus disse que seríamos perseguidos (João 15:20).Portanto, meditar na recompensa que Jeová nos prometeu nos ajuda a manter o rumo em nossa vida cristã.

5. Como a esperança sustentou Jesus quando ele se deparou com a morte?

5 Vejamos como a esperança ajudou Jesus a permanecer fiel mesmo sabendo que uma morte cruel o aguardava. No dia de Pentecostes do ano 33, o apóstolo Pedro citou uma profecia dos Salmos que descreve lindamente a calma e a confiança que Jesus tinha: "Viverei na esperança, porque não me deixarás na sepultura, nem permita que seu servo leal sofra corrupção. […] Tu me encherás de grande alegria na tua presença” (Atos 2:25-28; Salmos 16:8-11). Embora Jesus soubesse que iria morrer, ele tinha a firme esperança de que Deus o ressuscitaria e que ele teria a alegria de voltar para o céu com seu Pai (Hb 12:2, 3).

6. O que um irmão disse sobre esperança?

6 Graças à esperança cristã, muitos irmãos conseguiram suportar as provações. Considere o exemplo de Leonard Chinn, um irmão fiel que morava na Inglaterra. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi preso porque se recusou a entrar para o exército. Ele foi mantido incomunicável por dois meses e depois submetido a trabalhos forçados. Algum tempo depois, ele escreveu: “Aquela experiência me ensinou que, para perseverar, a esperança é muito importante. Tanto o exemplo de Jesus, dos apóstolos e dos profetas quanto as valiosas promessas da Bíblia nos dão grande esperança para o futuro e força para perseverar. A esperança foi como uma âncora para Leonard e pode ser para nós também.

7. Como nossa esperança é fortalecida ao passarmos por provações? (Romanos 5:3-5; Tiago 1:12).

7 Nossa esperança é fortalecida quando suportamos provações e vemos Jeová nos ajudar e nos dar sua aprovação. — Leia Romanos 5:3-5 e Tiago 1:12. Portanto, agora nossa esperança é mais forte do que quando aprendemos a verdade. Satanás quer que as dificuldades nos sobrecarreguem, mas com a ajuda de Jeová podemos enfrentá-las.

NOSSA ESPERANÇA É COMO UM CAPACETE

8. Por que a esperança é como um capacete? (1 Tessalonicenses 5:8).

8 A Bíblia também diz que nossa esperança é como um capacete (leia 1 Tessalonicenses 5:8). Um soldado usa um capacete para proteger a cabeça dos golpes do inimigo. Em nossa guerra espiritual, devemos proteger nossa mente dos ataques de Satanás. Ele nos bombardeia com tentações e idéias prejudiciais à mente. Assim como o capacete protege a cabeça do soldado, a esperança protege nossa mente para que permaneçamos fiéis a Jeová.

9. O que acontece quando as pessoas não têm esperança?

9 A esperança da vida eterna nos ajudará a tomar boas decisões. Mas, se pensarmos apenas em nossos próprios desejos, essa esperança pode ser enfraquecida. Vamos pensar no que aconteceu com alguns cristãos na antiga cidade de Corinto. Eles haviam perdido a fé em uma promessa muito importante de Deus, a da ressurreição (1 Coríntios 15:12). Paulo disse que aqueles que não criam neste ensino viviam apenas para o presente (1 Coríntios 15:32). Hoje, existem muitas pessoas que não confiam nas promessas de Deus e, portanto, vivem apenas para o presente e desfrutam dos prazeres.Em vez disso, confiamos no futuro que Deus nos promete. A esperança cristã é como um capacete que protege nossa mente e nos ajuda a não levar uma vida de auto-indulgência, que arruína nossa amizade com Jeová (1 Coríntios 15:33, 34).

10. Como a esperança nos ajuda a combater ideias falsas?

10 O capacete da esperança também nos protege da ideia de que não vale a pena tentar agradar a Jeová. Por exemplo, alguém pode pensar: “Eu nunca vou receber a vida eterna. Eu não sou tão bom. Jamais estarei à altura do que Deus espera de seus servos." Lembremos que Elifaz, um dos falsos amigos de Jó, disse-lhe algo semelhante: "Como pode o homem mortal ser puro [...]?" . Depois acrescentou: “Eis que Deus não confia nos seus santos, e nem mesmo os céus são puros aos seus olhos” (Jó 15:14, 15). Que grande mentira! Vamos lembrar o que éSatanás é aquele que quer que pensemos assim. Ele sabe que, se continuarmos pensando nessa ideia, perderemos a esperança. Portanto, vamos lutar contra essa mentira e focar nas promessas de Jeová. Nunca duvidemos de que ele deseja que todos os seus servos vivam para sempre e que nos ajudará a alcançar esse objetivo (1 Tm 2:3, 4).

COMO MANTER A ESPERANÇA FORTE

11. Por que devemos ser pacientes até que chegue o dia em que nossa esperança se tornará realidade?

11 Nem sempre é fácil manter nossa esperança forte. Às vezes, podemos ficar impacientes enquanto esperamos que Deus cumpra suas promessas. Mas Jeová é eterno e não vê o tempo como nós (2 Pe 3:8, 9). Ele vai cumprir da melhor forma possível o que se propôs, mas pode não fazer na hora que queremos. O que nos ajudará a manter forte a esperança e a ser pacientes quando chegar o dia em que Deus cumprirá o que prometeu? (Tiago 5:7, 8).

12. De acordo com Hebreus 11:1, 6, qual é a relação entre esperança e fé?

12 Nossa esperança permanecerá forte se estivermos achegados a Jeová, porque é ele quem garante que isso se cumprirá. Na verdade, a Bíblia associa esperança com fé na existência de Jeová e de que ele “recompensa os que seriamente o buscam”. — Leia Hebreus 11:1, 6. Quanto mais real Jeová for para nós, mais confiaremos nele para cumprir todas as suas promessas. Vejamos o que podemos fazer para aprofundar nossa amizade com ele e assim manter forte nossa esperança.

13. Como podemos ser amigos de Deus?

 13 Oremos a Jeová e leiamos sua Palavra. É verdade que não podemos ver a Jeová, mas podemos ser seus amigos. Podemos falar com ele quando oramos, confiantes de que ele nos ouve (Jr 29:11, 12). E temos a oportunidade de ouvi-lo quando lemos a sua Palavra e nela meditamos. Ao lermos como Jeová cuidou de seus servos leais no passado, nossa esperança fica cada vez mais forte. Todas as coisas na Palavra de Deus “foram escritas para o nosso ensino, para que pela nossa perseverança e pela consolação das Escrituras tenhamos esperança” (Rom. 15:4).

ILUSTRAÇÃO

Orar e meditar mantém nossa esperança forte. (Ver parágrafos 13 a 15). 

14. Por que é bom refletirmos no que Jeová fez por outros?

14 Vamos refletir em como Jeová tem cumprido suas promessas. Vamos pensar no que ele fez por Abraão e Sara . Por causa da idade, eles não podiam mais ter filhos , mas Deus prometeu que eles teriam (Gn 18:10). Como Abraão reagiu? A Bíblia responde: "Ele tinha fé que ele seria o pai de muitas nações" (Rom. 4:18). Para um ser humano, pode parecer que não há esperança, mas Abraão tinha certeza de que Jeová cumpriria sua promessa. Este fiel servo de Deus não ficou desapontado (Rm 4:19-21). Histórias como essa nos ensinam que sempre podemos confiar que Jeová cumprirá sua palavra, por mais difícil que a situação nos pareça.

15. Por que devemos refletir sobre o que Deus já fez por nós?

15 Vamos pensar no que Jeová fez por nós. Já paramos para pensar como algumas promessas da Palavra de Deus já se cumpriram no nosso caso? Por exemplo, Jesus prometeu que seu Pai nos daria o que precisamos para viver (Mt 6:32, 33). Jesus também disse que Jeová nos dará espírito santo se pedirmos a ele (Lucas 11:13). Jeová cumpriu essas promessas. E muito provavelmente, outras promessas que ele cumpriu em nosso caso vêm à mente, como nos perdoar, nos consolar e nos dar alimento espiritual (Mateus 6:14; 24:45; 2 Cor. 1:3) . Se meditarmos no que Deus já fez por nós, nossa esperança será fortalecida no que ele fará no futuro.

ALEGRE-SE PELA ESPERANÇA

16. Por que a esperança é uma dádiva valiosa?

16 A esperança da vida eterna é um dom precioso de Deus. Estamos ansiosos por esse futuro maravilhoso e não temos dúvidas de que isso acontecerá. A esperança é como uma âncora porque nos ajuda a enfrentar provações, perseguições e até mesmo a morte. Também é como um capacete porque protege nossa mente e nos ajuda a rejeitar o que é ruim e nos apegar ao que é bom. A esperança que a Bíblia nos dá nos aproxima de Deus e é a prova do profundo amor que Ele tem por nós. Manter nossa esperança forte e brilhante nos faz muito bem.

17. Por que nossa esperança nos deixa felizes?

17 Na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Roma, ele disse a eles para “regozijar-se na esperança” (Rom. 12:12). Paulo podia se alegrar porque tinha certeza de que teria vida eterna no céu se permanecesse fiel a Jeová. Nós também podemos nos alegrar com a esperança porque temos certeza de que Jeová cumprirá suas promessas. Como disse um salmista: “Feliz aquele que… põe a sua esperança em Jeová, seu Deus,… que é sempre fiel” (Salmos 146:5, 6).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que podemos ter certeza de que nossa esperança se concretizará?

Temos certeza de que nossa esperança se concretizará porque vem de Jeová.

Estamos convencidos de que Jeová quer e pode realizar tudo o que diz que fará. Portanto, nossa esperança não se baseia em ilusões ou simples desejos, mas em evidências e realidade.

Por que dizemos que a esperança é como uma âncora e como um capacete?

Assim como uma âncora firma um navio, nossa esperança nos firma para que não nos desviemos de Jeová quando passamos por problemas como tempestades.

Assim como o capacete protege a cabeça do soldado, a esperança protege nossa mente para que permaneçamos fiéis a Jeová.

O capacete da esperança nos protege da ideia de que não vale a pena o esforço para agradar a Jeová. 

O que nos ajudará a manter forte nossa esperança?

Vamos refletir em como Jeová tem cumprido suas promessas.

Vamos pensar no que Jeová fez por nós.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários