Estudo de A Sentinela, semana de 12 a 18 de dezembro de 2022, "Felizes os que são retos" aos olhos de Jeová, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 12-18 de dezembro de 2022, "Felizes os que são retos" aos olhos de Jeová, Respostas sublinhadas.
“Felizes os que são retos [...], os que andam segundo a lei de Jeová” (SAL. 119:1, nota).
Amarelo: Resposta direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
1, 2. (a) O que alguns governos fizeram contra os servos de Jeová, e como nossos irmãos reagiram? b) Por que podemos ser felizes mesmo quando somos perseguidos? (Comente nas fotos da capa também.)
Nosso trabalho está atualmente restrito ou proibido em mais de 30 países e territórios. a). Em alguns desses lugares, as autoridades prenderam nossos irmãos e irmãs. Por que razão? Para Jeová, eles não fizeram nada de errado. Tudo o que eles fizeram foi ler e estudar a Bíblia, contar a outros sobre suas crenças e assistir às reuniões com seus irmãos cristãos. Eles também se recusaram a tomar partido em questões políticas. Mas, apesar da forte oposição, a). Esses fiéis servos de Deus têm sido justos e têm demonstrado devoção inabalável a Jeová, e estão felizes com isso.
2 Com certeza você já viu fotos de algumas dessas corajosas Testemunhas e notou o sorriso delas. Eles estão felizes porque sabem que Jeová se agrada deles por manterem sua integridade (1 Crônicas 29:17a). Jesus disse: “Felizes os perseguidos por causa da justiça […]. b). Alegrem-se e exultem de alegria, porque grande é a vossa recompensa” (Mt 5:10-12).
ILUSTRAÇÃO
Alguns de nossos bravos irmãos e irmãs que foram ou estão presos por serem leais à Soberania de Jeová. (Ver parágrafos 1 e 2).
UM EXEMPLO PARA NÓS
3. De acordo com Atos 4:19, 20, o que os apóstolos fizeram diante da perseguição, e por quê?
3 Nossos irmãos estão passando por uma situação semelhante à vivida pelos apóstolos no primeiro século, quando foram perseguidos por pregar sobre Jesus. Em várias ocasiões, os juízes do supremo tribunal judaico “ordenaram que parassem de falar em nome de Jesus” (Atos 4:18; 5:27, 28, 40). O que os apóstolos fizeram? (Leia Atos 4:19, 20.) Eles sabiam que alguém com mais autoridade os havia ordenado a pregar ao povo e dar um testemunho completo sobre o Cristo (Atos 10:42). Então Pedro e João, falando por todos os apóstolos, corajosamente disseram-lhes que não os obedeceriam, mas a Deus, e afirmaram que não parariam de falar de Jesus. Era como se eles estivessem perguntando àqueles juízes: “Como você ousa? Você realmente acha que tem mais autoridade do que Deus?
4. Conforme mostrado em Atos 5:27-29, que exemplo os apóstolos deram a todos os cristãos verdadeiros, e como podemos segui-lo?
4 Os apóstolos deram um excelente exemplo que todos os verdadeiros cristãos têm seguido desde então: “Obedeçam a Deus como governante antes que aos homens” (leia Atos 5:27-29). Depois de serem espancados por sua integridade, eles saíram do tribunal judaico “felizes porque Deus os considerou dignos de sofrer desonra pelo nome de Jesus” e continuaram a pregar (Atos 5:40-42).
ILUSTRAÇÕES
Série de imagens: 1. Os apóstolos Pedro e João falam perante o Sinédrio. 2. No tribunal, um irmão fala perante o juiz.
Pedro e João deram um bom exemplo para os cristãos de hoje que precisam defender sua fé no tribunal. (Ver parágrafos 3 e 4).
5. Que perguntas temos que responder?
5 O modelo que os apóstolos nos deixaram levanta algumas questões. Por exemplo, como sua decisão de obedecer a Deus em vez de ao homem se encaixa no mandamento bíblico de se submeter às “autoridades superiores”? (Romanos 13:1). E como podemos ser “obedientes a governos e autoridades”, como disse o apóstolo Paulo, e ao mesmo tempo sermos retos aos olhos de Deus, que é nosso governante supremo? (Tito 3:1).
“AS AUTORIDADES SUPERIORES”
6. (a) Quem são as “autoridades superiores” mencionadas em Romanos 13:1, e que obrigação temos para com elas? b) Qual é a verdade sobre todos os governantes humanos?
6 (Leia Romanos 13:1). Neste versículo, a expressão “as autoridades superiores” a). refere-se a governantes humanos que têm poder e autoridade sobre outras pessoas. Os cristãos devem obedecer a esses governantes. Eles mantêm a ordem pública, cumprem a lei e, às vezes, até defendem o povo de Jeová (Ap 12:16). É por isso que somos ordenados a dar-lhes os impostos, tributos, medo e honra que eles pedem (Rm 13:7). b). Agora, esses governos só têm autoridade porque Jeová permite.Jesus deixou esta verdade clara quando o governador romano Pôncio Pilatos o questionou. Quando Pilatos lhe disse que tinha autoridade para poupar sua vida ou executá-lo, Jesus respondeu: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada" (João 19:11). Como Pilatos, todos os governantes e políticos hoje têm autoridade limitada.
7. Em que situações não devemos obedecer a governantes humanos, e o que eles precisam saber?
7 Os cristãos obedecem aos governantes quando suas leis não contradizem as leis de Jeová. Mas quando eles nos pedem para fazer algo que Deus proíbe ou nos proíbe de fazer algo que Deus quer que façamos, não os obedecemos. Por exemplo, eles podem exigir que os jovens ingressem nas forças armadas de seu país. Ou podem proibir nossa Bíblia e nossas publicações, bem como a pregação e as reuniões. Quando os governantes abusam de sua autoridade, por exemplo, perseguindo os discípulos de Cristo, eles devem prestar contas a Deus. Jeová está de olho em você! (Ecl. 5:8).
8. Qual é a diferença entre superior e supremo, e o que isso importa?
8 A palavra superior transmite a ideia de algo que é melhor ou maior que outra coisa, ou que está acima dela. Mas isso não significa que este seja o melhor, o maior ou o que está acima de tudo. Esta última ideia relaciona-se antes com outra palavra: supremo . Embora os governos humanos sejam chamados de “autoridades superiores”, existe outra autoridade que é suprema, ou seja, está acima de tudo. Na Bíblia é dito quatro vezes que Jeová é o Supremo (Dan. 7:18, 22, 25, 27).
O SUPREMO
9. O que o profeta Daniel viu em visões?
9 O profeta Daniel teve visões que deixaram claro que Jeová está muito acima de todas as outras autoridades. Ele viu pela primeira vez quatro enormes bestas representando as potências mundiais do passado e do presente: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, e o poder do Reino Unido-Estados Unidos que governa hoje (Dan. 7: 1-3, 17). Mais tarde, Daniel viu Jeová sentado em um trono na corte celestial (Dan. 7:9, 10). O que aquele fiel profeta viu a seguir é uma advertência aos governantes de nossos dias.
10. De acordo com Daniel 7:13, 14, 27, a quem Jeová dá autoridade na Terra, e o que isso nos diz sobre ele?
10 (Leia Daniel 7:13, 14, 27). Daniel vê que Deus tira toda a autoridade dos governos humanos e a dá aos que são mais merecedores e poderosos. A quem? Para “alguém como um filho do homem”, Jesus Cristo, e para “os santos do Supremo”, os 144.000, que governarão “para todo o sempre” (Dan. 7:18). É claro que Jeová é o Supremo, pois só ele tem autoridade para fazer algo assim.
11. O que mais Daniel escreveu que mostra que Jeová está muito acima das nações?
11 O que Daniel viu naquela visão confirma algo que ele já havia dito antes. O profeta disse que o “Deus do céu (…) remove reis e estabelece reis”. E acrescentou que “o Altíssimo é Governante no reino dos homens e o dá a quem quer” (Dan. 2:19-21; 4:17). Jeová já removeu ou estabeleceu reis? Claro que sim.
12. Dê um exemplo de como Jeová removeu reis no passado. (Ver desenho).
12 Jeová demonstrou claramente que está muito acima das “autoridades superiores”. Vejamos três exemplos. O Faraó do Egito escravizou o povo de Jeová, recusando-se repetidas vezes a libertá-los. Mas Deus os livrou e afogou Faraó no Mar Vermelho (Ex. 14:26-28; Sl. 136:15). O rei Belsazar da Babilônia ofereceu um banquete e desafiou “o Senhor dos céus” e louvou “deuses de prata e ouro” em vez de Jeová (Dan. 5:22, 23). Mas Deus humilhou aquele homem arrogante. "Naquela mesma noite" Belsazar foi morto, e seu reino foi dado aos medos e persas (Dan. 5:28, 30, 31).O rei Herodes Agripa I da Palestina matou o apóstolo Tiago e depois aprisionou o apóstolo Pedro com a intenção de eliminá-lo. Mas Deus o impediu de realizar seu plano. “O anjo do Senhor o fez enfermar,” e Herodes morreu (Atos 12:1-5, 21-23).
ILUSTRAÇÃO
O rei Belsazar e seus convidados ficam maravilhados com o que está escrito na parede.
Jeová tirou o reino de Belsazar e o deu aos medos e persas. (Ver parágrafo 12).
13. Dê um exemplo de como Jeová derrotou coalizões inteiras de governantes.
13 Jeová também mostrou que está muito acima de coalizões inteiras de governantes. Ele lutou pelos israelitas e os ajudou a quebrar uma aliança de 31 reis cananeus e conquistar grande parte da Terra Prometida (Josué 11:4-6, 20; 12:1, 7, 24). Ele também deu um golpe fatal no rei Ben-Hadade e em 32 outros reis sírios que foram lutar contra Israel (1 Reis 20:1, 26-29).
14, 15. (a) O que o rei Nabucodonosor e o rei Dario disseram sobre a soberania de Jeová? (b) O que o escritor de um salmo disse sobre Jeová e sua nação?
14 Jeová tem mostrado repetidas vezes que ele é o Supremo. Quando outro rei babilônico, Nabucodonosor, se gabou de sua própria força e poder e da glória de sua majestade, em vez de reconhecer humildemente que somente Jeová merece louvor, Deus o levou à loucura. Depois de cair em si, a). Nabucodonosor louvou o Altíssimo e reconheceu que o domínio de Jeová é eterno. E acrescentou que não há quem o impeça de agir (Dan. 4:30, 33-35).Depois que a integridade de Daniel foi testada e Jeová o resgatou da cova dos leões, o Rei Dario emitiu a seguinte ordem: “As pessoas em todos os cantos do meu reino devem tremer de medo diante do Deus de Daniel. Porque ele é o Deus vivo e permanece para sempre. Seu reino jamais será destruído e sua soberania é eterna” (Dan. 6:7-10, 19-22, 26, nota, 27).
15 Um escritor de salmos disse: “Jeová fez fracassar os projetos iníquos das nações; descarrilou os planos dos povos”. E acrescentou: “Feliz a nação que tem a Jeová por Deus, o povo que ele escolheu como sua propriedade!” (Sl 33:10, 12). Que bom motivo para ser reto aos olhos de Jeová!
O CONFRONTO FINAL
16. De que podemos ter certeza, e por quê? (Ver desenho).
16 Já vimos o que Jeová fez no passado. Então, o que esperamos que aconteça em um futuro próximo? Podemos ter certeza de que Jeová salvará seus servos leais durante a “grande tribulação” (Mateus 24:21; Dan. 12:1). Isso acontecerá quando uma coalizão mundial ou um grupo de nações — Gogue de Magogue — lançar um ataque violento contra os servos fiéis de Jeová. Mesmo que essa coalizão seja composta por todos os 193 membros das Nações Unidas, não será páreo para o Supremo e seus exércitos celestiais. Jeová promete: “Sem falta me magnificarei, me santificarei e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e eles terão de saber que eu sou Jeová” (Ezequiel 38:14-16, 23; Salmos 46:10).
ILUSTRAÇÃO
Os exércitos celestiais de Jeová montados em cavalos brancos atacam homens armados na Terra.
A coalizão de nações não será páreo para os exércitos celestiais de Jeová. (Ver parágrafos 16 e 17).
17. O que espera os reis da Terra, e o que acontecerá com aqueles que são justos?
17 O ataque de Gog desencadeará o confronto final do Armagedom, no qual Jeová destruirá “os reis de toda a terra habitada ” (Ap 16:14, 16; 19:19-21). Em vez disso, “somente os retos viverão na terra e somente os retos permanecerão nela ” (Provérbios 2:21, nota).
CONTINUEMOS A SER INTEGRADOS
18. O que muitos cristãos verdadeiros estão dispostos a fazer, e por quê? (Daniel 3:28).
18 Ao longo da história, muitos cristãos verdadeiros arriscaram sua liberdade e até mesmo suas vidas por causa de Jeová , seu Rei Soberano. Eles estão tão determinados a serem justos quanto os três hebreus que foram salvos da morte na fornalha ardente por permanecerem fiéis ao Supremo (leia Daniel 3:28).
19. Em que base Jeová julgará seus servos, e o que devemos fazer agora?
19 O salmista Davi sabia como é importante ser reto aos olhos de Deus. Ele escreveu: “Jeová sentenciará os povos. Julga-me, ó Jeová, segundo a minha justiça, segundo a minha integridade ”(Sl 7:8). E ele também disse: “ Que a integridade e a justiça me protejam ” (Sl 25:21). A melhor maneira de viver é ser fiel a Jeová, sem violar nossa lealdade, aconteça o que acontecer. Assim, nos sentiremos como o salmista que escreveu: “Felizes os que são retos [...], os que andam segundo a lei de Jeová” (Sl 119:1, nota).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Que exemplo os apóstolos nos deixaram?
Eles nos deixaram um excelente exemplo, que apesar de todos os maus-tratos que nos fizeram sofrer, temos que obedecer a Deus como governante antes que aos homens, e devemos manter essa integridade mesmo que nossas vidas estejam em perigo.
De que depende nossa obediência às “autoridades superiores”?
Isso dependerá se suas leis não contradizem as leis de Jeová. Por exemplo, se eles nos pedem para fazer algo que é proibido, ou pelo contrário, eles nos proíbem de fazer algo que Jeová nos pede para fazer, nestes casos não vamos obedecer.
Como Jeová mostrou que é Supremo?
Porque Jeová é o único que pode tirar a autoridade que já deu e dar a outros, assim como fez no passado quando tirou e colocou Reis.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário