Estudo da Sentinela, "A verdadeira sabedoria grita pelas ruas" Semana de 19 a 25 de dezembro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, 19-25 de dezembro de 2022, “A verdadeira sabedoria grita pelas ruas”, Comentários e respostas.
"A verdadeira sabedoria grita nas ruas, anda levantando a voz nas praças" (Prov. 1:20).
1. Como muitos reagem à voz da sabedoria hoje? (Provérbios 1:20, 21).
Alguns preferem não saber o que a Bíblia diz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová oferece a todos nós a "Verdadeira Sabedoria" e então ele o faz através de sua palavra a Bíblia e publicações, mas sabemos que existem diferentes versões sobre aceitá-las ou não. Por exemplo, algumas pessoas aceitam de bom grado a sabedoria da Bíblia, enquanto outras preferem não saber o que ela diz. Outros riem de nós porque acreditam que ficou ultrapassado e também há quem critique as normas morais que nele constam e afirmem que quem o respeita é rígido e intolerante.
E se começarmos a comparar, é precisamente o que dizem os provérbios porque não querem prestar atenção, não escutam, zombam, riem, precisamente do que dizem, e outros param sem saber de nada e seguem os seus trajetória, o que dizem os provérbios é um espelho do que está acontecendo.
E neste mundo onde se fala tanto em tolerância que muitos comportamentos já são tolerados, todo tipo de comportamento é considerado intolerante para aqueles de nós que querem respeitar as normas morais.
Mesmo assim, Jeová continua oferecendo a verdadeira sabedoria a todos igualmente, visto que ainda há pessoas que aceitam nossas publicações e, assim como Jeová, isso nos dá alegria.
Conforme diz o capítulo 1:20,21 de Provérbios, a verdadeira sabedoria está ao alcance de todos, porque não é algo que se esconde, mas sim que sai em busca de pessoas.
2. Como podemos encontrar a verdadeira sabedoria hoje, mas o que a maioria das pessoas escolhe fazer?
A verdadeira sabedoria nos é deixada por Jeová e deixada em sua palavra na Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos encontrá-lo na Bíblia e nas publicações. Embora a maioria das pessoas, bem, elas decidam não ouvi-lo, se não ouvirem outras pessoas ou não confiarem em si mesmas.
O fato de não quererem aceitar que não ouvem a voz da Bíblia não significa que ela não esteja ao seu alcance, está ao seu alcance em mais de 1000 idiomas, significa que hoje ela está tão perto de nós e com tanta facilidade que não há desculpa para não buscar essa verdadeira sabedoria.
Nós que lemos a Bíblia e as publicações da Organização de Jeová e a colocamos em prática, sabemos dos benefícios que ela nos traz, porém, a maioria das pessoas opta por ignorar a sabedoria encontrada na Bíblia e, na hora de tomar decisões, prefere confiar em si mesma ou ouvir a outros seres humanos. Na verdade, eles desprezam aqueles de nós que se esforçam para obedecer o que a Bíblia ensina.
O CONHECIMENTO DE JEOVÁ NOS DÁ SABEDORIA
3. O que devemos fazer para ser verdadeiramente sábios?
O que devemos fazer é sempre tomar nossas decisões com base no modo de pensar de Jeová, assim sempre poderemos consultar a Bíblia e as publicações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Dizem que sabedoria é colocar o conhecimento em prática, então para sermos sábios aos olhos de Jeová, devemos tomar decisões em nossas vidas com base em sua palavra.
Para ser verdadeiramente sábio, devemos fazer o que Provérbios 9:10 diz, basear-nos no "conhecimento do Altíssimo", ou, por assim dizer, no modo de pensar de Jeová. Para isso, é necessário que consultemos a Bíblia e as publicações que nela se baseiam.
E no final do texto em provérbios 2:5 a 7 diz que é um escudo para os que vivem com integridade, então realmente pertence ao sábio temer a Jeová.
4. Por que Jeová é a única fonte de verdadeira sabedoria?
Primeiro, porque ele é nosso criador e tem conhecimento ilimitado de sua criação, segundo, porque todas as suas ações refletem sabedoria e terceiro, porque seus sábios conselhos sempre beneficiam aqueles que os aplicam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, eu queria comentar sobre as palavras do Salmo 104:24 onde mostra que tudo na Terra foi feito por Jeová e ele o fez com sabedoria, por isso é importante que seja a ele que devemos recorrer se quisermos quer ter sabedoria prática.
Sim, Romanos 16:27 nos diz que Jeová é o único que é sábio e é por isso que ele é a fonte da verdadeira sabedoria.
5. Como as pessoas têm se saído por não reconhecer que Jeová é a fonte da verdadeira sabedoria?
Todos nós somos testemunhas de como o mundo está, vai de mal a pior a cada dia e não melhorou nada, e além do mais, as pessoas estão infelizes e vivem uma vida sem esperança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As pessoas que vivem segundo os seus próprios princípios ou confiam na sua própria sabedoria, não reconhecem a Jeová como a fonte da verdadeira sabedoria, são pessoas que vivem infelizes, descontentes, que não têm nenhuma esperança real para o futuro. Este resultado não deve reconhecer, o que Provérbios 21:30 diz, que "qualquer conselho, sabedoria e discernimento aos quais Jeová se opõe é completamente inútil", então é melhor continuar pedindo a Jeová que nos dê sua verdadeira sabedoria.
Bem, podemos verificar pelo que diz Provérbios 21:30 que é totalmente verdade que contra Jeová não há sabedoria nem discernimento ou conselho que valha a pena e é verdade que neste mundo não vemos que as coisas estão melhorando ou que as pessoas são mais felizes, mas muito pelo contrário e nem sequer têm esperança.
POR QUE AS PESSOAS REJEITAM A VERDADEIRA SABEDORIA
6. De acordo com Provérbios 1:22-25, quem é surdo para ouvir a voz da verdadeira sabedoria?
Existem três classes de pessoas que rejeitam a verdadeira sabedoria: "Os inexperientes", "Os zombadores" e "Os tolos".
7. Por que alguns optam por permanecer “inexperientes”?
A razão é porque eles têm preferido ficar assim, gostam de fazer o que querem e não querem aprender o que a Bíblia ensina e pior ainda obedecer às suas leis. Como diz Provérbios 27:12: "Os inexperientes veem o perigo e avançam", eles se tornam ignorantes de propósito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitos pensam o mesmo da pessoa mencionada no parágrafo, que chegou a dizer que praticamente não se importava se o padre a estava traindo, pois acreditava que a culpa era inteiramente dos padres e não dos paroquianos. .
Bem, porque é mais confortável para eles, eles gostam de fazer o que querem e não querem aprender o que a Bíblia diz ou obedecer às suas leis, mas o provérbio diz que essa rebeldia do espírito inexperiente acabará por matá-los.
O provérbio menciona fala de ingenuidade, aquele que é ingênuo acredita em tudo o que eles dizem, então é o caminho que os leva a serem facilmente enganados.
Jeremias 5:31 diz que os profetas profetizam mentiras e os sacerdotes usam sua autoridade para dominar os outros e vemos o que as pessoas normalmente fazem seguindo os ensinamentos dos homens mas não os ensinamentos de Jeová que são os que tem verdadeiro valor.
8. O que nos ajudará a adquirir sabedoria?
O que nos ajudará a obter sabedoria é colocar em prática os princípios bíblicos em nossa vida, pois eles nos ajudam a tomar boas decisões e a evitar problemas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Salmos 19:7 diz que a lei de Jeová é perfeita, ela torna os inexperientes sábios, então Jeová nos deu suas leis para nos ajudar a agir com sabedoria, mas se as aceitamos e aplicamos depende de nós.
E uma vez que tenhamos conhecimento e entendimento, se quisermos adquirir sabedoria, o que devemos fazer é colocar em prática o que sabemos e entendemos.
Se estamos falando de prática, conhecimento, é por isso que quando tomamos nossas decisões, devemos nos perguntar de antemão por que as tomamos, porque quando chegamos a entender algo que Jeová quer nos dizer, o que nos move a colocá-lo na prática são as nossas decisões, por isso quando vou dizer algo é baseado no que a sabedoria já me aplicou na minha vida para que eu possa tomar essa decisão e ficar feliz com essa decisão que tomei, também é importante para levar este assunto em consideração.
Se o Salmo 19:7 diz que as advertências de Jeová são confiáveis e tornam os inexperientes sábios, então quanto mais colocarmos em prática os princípios bíblicos que ele nos dá em sua palavra, fica claro que mais sabedoria obteremos e deixaremos de ser inexperiente.
Também podemos fazer um autoexame de vez em quando e assim ver se estamos progredindo ou melhorando.
9. Como “os escarnecedores” mostram que rejeitam a sabedoria?
Eles o demonstram com sua atitude e com a rejeição aos avisos divinos, como o apóstolo Pedro predisse, em 2 Pedro 3:3,4, esses escarnecedores agem de acordo com seus próprios desejos e afirmam que todas as coisas continuam exatamente como desde o início da criação. . Portanto, esta descrição se encaixa com apóstatas e pessoas que rejeitam a sabedoria de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, é verdade quantas vezes nos encontramos em nosso serviço ou pregando esse tipo de zombadores nos chamando de ignorantes ou outros palavrões e é frequente, mas a Bíblia adverte que nos últimos dias haveria esse tipo de zombadores .
E além das pessoas que podemos encontrar no território, também devemos levar em consideração que essas palavras de escárnio se encaixam bem na atitude de apóstatas e pessoas que rejeitam a Jeová, portanto, devemos ter cuidado com isso.
Eles o fazem rejeitando as advertências que Jeová lhes dá e muitos até riem daqueles que vivem segundo os princípios de Jeová, pois vivem suas vidas deixando-se levar por seus próprios desejos.
10. De acordo com o Salmo 1:1, o que podemos fazer para evitar cair no erro dos escarnecedores?
O que devemos fazer é seguir o conselho deste Salmo: "Não devemos nos sentar com os escarnecedores", ou por assim dizer, evitar aqueles que reclamam de tudo. Não devemos ouvir nem ler nada dos apóstatas porque corremos o risco de desenvolver um espírito crítico e começar a duvidar de Jeová e das instruções que recebemos por meio de sua organização.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, como já lemos, feliz é o homem que não se senta na roda dos escarnecedores e fazemos isso não os associando aos que reclamam de tudo e ouvindo ou lendo qualquer coisa que possa vir dos apóstatas, pois isso podem fazer com que comecemos a desenvolver um espírito crítico e a duvidar de Jeová e de sua organização.
E o parágrafo nos ajuda a fazer um auto-exame, diz para nos perguntarmos se temos o hábito de dizer algo negativo sempre que recebo novas explicações ou instruções e para corrigir essa tendência poderíamos nos fazer essas perguntas de forma positiva, por exemplo Tenho o hábito de dizer algo positivo sempre que recebo uma nova explicação ou instrução, tendo a procurar virtudes ou boas qualidades nos irmãos que nos orientam, então corrigiremos essa tendência de ser negativo e Jeová ficará muito feliz com nosso serviço.
E é verdade porque às vezes se quisermos procurar defeitos na organização vamos encontrá-los porque ela é dirigida por pessoas imperfeitas, por isso vamos procurar isso, vamos encontrar, porém se temos o hábito de buscar as qualidades e os esforços que os irmãos fazem para nos dar o que precisamos não vamos ouvir os apóstatas nem na televisão nem na internet nem em qualquer outra mídia.
Não devemos nos associar a este tipo de pessoas, portanto não devemos ouvir ou ler nada que venha dos apóstatas. Hoje em dia, porque a tecnologia avançou, agora podemos encontrar muita informação com apenas um clique, por isso devemos ter cuidado com o que vemos, porque se virmos algo com conteúdo apóstata é como se estivéssemos sentados nos bancos de escarnecedores como mencionado no Salmo citado no parágrafo.
11. Como os “tolos” encaram os padrões de moral de Jeová?
Eles se recusam a viver de acordo com os padrões de Deus, confiam apenas em si mesmos e em seus critérios pessoais, por isso rejeitam a Jeová e chegam a criticar duramente aqueles que respeitam os padrões bíblicos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, eles se recusam a viver de acordo com as leis morais de Deus e fazer o que acham certo e muitas vezes nos criticam por respeitarmos as normas bíblicas, mas depois não têm nada verdadeiramente sábio a dizer.
Os tolos não respeitam, criticam duramente e se recusam a viver de acordo com os padrões morais de Deus, como diz Provérbios 12:15 "Parece-lhes que o seu caminho é correto", mas a verdade é que, como a Bíblia "A verdadeira sabedoria está além do alcance do tolo."
Provérbios 24:7 a verdadeira sabedoria está fora deles porque não ouvem acham que é perda de tempo e por isso não conhecem a fonte da sabedoria.
Importante são as palavras de Provérbios 14:7 diz que devemos ficar longe do homem tolo porque Jeová estamos vendo três qualidades ou três classes diferentes de pessoas onde Jeová não as aceita e o que está claro é que o conselho que Jeová está nos dando em cada uma dessas aulas é muito claro e a ideia principal é que não aceitamos estar com essas pessoas, também não aprovamos, e também que nos afastamos.
Muito bom de Provérbios 12:15 quando diz ao tolo que parece que seu caminho está correto, os tolos pensam que têm o poder de decidir se vai bem ou mal para eles, mas, no entanto, a Bíblia diz, mas os sábios aceitam seus conselhos, sabemos que aceitar os conselhos de nosso criador é quando somos sábios e colocá-los em prática fará bem na vida.
E eles não apenas rejeitam a sabedoria de Jeová, mas rejeitam o próprio Jeová porque não pode ir bem para eles. Salmo 53:1 menciona que o tolo diz em seu coração que não há Jeová, então eles estão rejeitando a ele e sua sabedoria.
12. O que nos ajudará a não ser como tolos?
O que nos ajudará é fortalecer o amor que sentimos por Jeová e suas leis todos os dias, por exemplo, podemos fazer isso se compararmos os resultados de ser obediente com ser desobediente e poderemos ver todos os problemas que são causados por rejeitando o conselho de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se nos ajudar ouvir a Jeová como vimos no texto do Salmo 32:8 Jeová nos faz perspicazes e nos ensina o caminho que devemos seguir porque nos avisa quando põe os olhos em nós, ou seja, porque quer o melhor para nós e em 10 nos diz que muitas são as dores do ímpio mas aquele que confia em Jeová está rodeado de seu amor leal, então se não confiarmos em Jeová vai dar errado para nós.
E faremos muito melhor se aprendermos a amar suas regras e sua maneira de pensar e isso também fortalecerá nosso amor por ele e faremos melhor na vida.
Devemos também olhar para todos os problemas que procuram aqueles que cometem a tolice de rejeitar os sábios conselhos de Jeová e pensar que se nossa vida está melhor é porque somos obedientes a Jeová, pensar nisso fortalecerá nossa resolução de obedecer a todos o conselho que Jeová nos dá por meio de sua Organização.
13. Jeová nos obriga a seguir seus sábios conselhos?
Não, mas se ele perceber tudo o que acontecerá com aqueles que não o ouvirem, pois terão que arcar com as consequências de suas ações, pois com o tempo seu modo de viver só lhes trará problemas e, em última instância, quem o ouvir a Jeová poderão viver em segurança.
Bem, embora ofereça essa sabedoria a todos nós, o que não faz é nos obrigar a aceitá-los, mas se eles nos explicarem que, se não os aceitarmos, vamos como dizem os provérbios, suportaremos as consequências da conduta, se desobedecermos, no final teremos problemas e aqueles que a ouvimos e aplicamos porque, como dizem os provérbios, também viveremos em segurança.
E como já foi muito bem comentado, Jeová não nos obriga mas é uma decisão pessoal que nós tomamos, seguir o que a sabedoria de Jeová está clamando nas ruas ou querer fazer as coisas do nosso jeito, isso é uma decisão pessoal .
Provérbios 1:31 diz que estes "sofrerão as conseqüências de sua conduta". Por outro lado, para aqueles que ouvem e obedecem aos seus sábios conselhos, Provérbios 1:33 diz que "Ele viverá seguro, e o terror da calamidade não lhe roubará a paz", o que nos encoraja muito a seguir seus sábios conselhos.
A VERDADEIRA SABEDORIA NOS BENEFICIA
14, 15. O que aprendemos de Provérbios 4:23?
Em Provérbios, ele nos encoraja a “Proteger nossos corações. Assim como é preciso seguir alguns passos para manter um bom coração físico, o mesmo acontece com o nosso coração espiritual, por isso devemos analisar diariamente a palavra de Jeová, nos preparar para as reuniões, comparece-las e dar nossos comentários, também ser constantes em pregando e permanecendo ativo no Ministério.
Bem, aprendemos que temos que proteger nosso coração e como fazemos isso nosso coração literal podemos cuidar dele comendo alimentos saudáveis, exercitando-nos e evitando maus hábitos, cuidaremos de nosso coração simbólico alimentando-nos da palavra de Jeová nos preparando por assistir bem às reuniões e participar no ministério de campo por ser o mais ativo possível em servir a Jeová.
Sim, o parágrafo também menciona que, além de levar uma vida saudável com exercícios e alimentação saudável, fala sobre evitar maus hábitos e o parágrafo final também menciona isso, que devemos evitar tudo o que pode contaminar nossas mentes, como entretenimento imoral e má companhia, seja física ou pelo que vemos e ouvimos.
E devemos evitar maus hábitos que poluem nossa mente, como entretenimento imoral e más companhias.
ILUSTRAÇÃO
O que vemos nesta ilustração é o hábito de frequentar regularmente as reuniões e também participar delas.
Bom, esse irmão já estava preparado anteriormente, ele estudou as informações e agora pode participar e com seu comentário também fortalecer os outros irmãos e com a preparação que ele fez em casa ele também se fortaleceu.
Um irmão comenta na reunião.
A participação nas reuniões nos fortalece espiritualmente. (Ver parágrafo 15).
16. Por que o conselho de Provérbios 23:4, 5 é tão prático hoje?
Como a riqueza material desaparece de um momento para o outro, ela é facilmente perdida. como este Provérbios diz "Para as riquezas, asas como as da águia saem e elas voarão pelo céu". Ao contrário disso, a verdadeira sabedoria nos ajuda a ter um conceito equilibrado sobre o dinheiro, a não nos preocuparmos demais e a nos contentarmos com o que temos.
Os bens materiais hoje podem ser facilmente perdidos, estamos vendo a instabilidade que existe a nível econômico em todo o mundo e mesmo assim a sabedoria de Jeová nos ajuda a ter um ponto de vista equilibrado sobre o dinheiro para conseguir o necessário para viver mas não ficar obcecado em ganhar isso e se preocupar demais ou gastar muito tempo com isso.
Porque hoje, mais do que nunca, a maioria das pessoas parece obcecada em ganhar dinheiro, independentemente de prejudicar coisas mais importantes, como sua reputação ou seu relacionamento com os outros. Portanto, este texto nos lembra que o dinheiro pode ser perdido facilmente, portanto, isso é uma armadilha e pode nos levar à ganância.
E é interessante que o parágrafo diz que tanto o rico quanto o pobre estão obcecados em ganhar dinheiro porque às vezes pensamos que é o rico que pode ter problemas com dinheiro, mas quem não tem também pode, o problema está em ficar obcecado ou, como diz o Provérbio 23, em sair do seu caminho por dinheiro para obter riquezas.
O provérbio 28:20 que diz que o homem fiel receberá muitas bênçãos, isso me lembra Mateus 6:33 mas vem a parte onde podemos ver como é isso, lá diz que quem quer ficar rico de repente não vai ser capaz de manter sua inocência, Se estivermos obcecados em obter o favor de Jeová, isso é bom, mas se estivermos obcecados em ser ricos, chegará um momento em que não conseguiremos manter nossa fidelidade a Jeová.
Você pode ver uma família muito humilde, mas vemos que eles estão vestidos, eles têm comida, eles têm uma casa e acima de tudo vemos que eles são felizes, eles são felizes porque podem ser vistos adorando a Jeová, eles estão olhando para a Bíblia livro de lições.
ILUSTRAÇÃO
Uma família está fora de sua humilde casa. Todos parecem felizes. A mãe cozinha uma refeição simples no fogo. O pai estuda o livro "Lições que aprendo com a Bíblia" com seus dois filhos.
Ter uma opinião equilibrada sobre o dinheiro nos ajuda a ser felizes com o que temos. (Ver parágrafo 16).
17. Como podemos adquirir “a língua dos sábios”, mencionada em Provérbios 12:18?
Por exemplo, evitar fofocar sobre os erros dos outros, pois devemos fazer com que o que dizemos cure em vez de ferir, mas para isso devemos encher o coração com o conhecimento da palavra de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos adquirir "A língua dos sábios" enchendo nossos corações com o conhecimento da palavra de Deus. É por isso que devemos ter em mente que nossas palavras afetam os outros, é por isso que queremos evitar fofocar sobre os defeitos dos outros, mas queremos que nossas palavras curem um coração ferido, consertem amizades e, em geral, sejam revigorantes para os outros. .
Também é interessante o que diz Provérbios 20:19, não é só a fofoca mas também quando nos reunimos com quem gosta de fofoca, então temos que levar em conta até dois aspectos.
É um caminho que cura as feridas dos irmãos, claro, não vem de conversas de fofocas ou críticas de outros irmãos, mas de um coração cheio de conhecimento da palavra do Senhor, como diz Lucas 6:45 , pessoas boas trazem coisas boas do seu coração, então conhecer a sabedoria de Jeová vai encher esse nosso coração de coisas que mais tarde quando conversarmos com os irmãos pode curá-los.
ILUSTRAÇÃO
É perceptível para esse grupo de irmãs que as 4 estão ouvindo porque não é mais uma questão de fofocar e sim de quem escuta, e aí parece que existe um conglomerado que Jeová desaprova, não devemos fofocar sobre o nosso irmãos e nossas irmãs, mas também de não ouvir o que eles dizem.
Agradeço também a irmã que está levando a fofoca, tem irmãs com duas caras super surpresas, ou seja, estão dando ânimo pra ela continuar, mas tem irmã que tá pensando mesmo com cara de séria que provavelmente não é concordando com.
Uma irmã conta uma fofoca para outras irmãs na congregação. Duas das irmãs ouvem com interesse enquanto outra pensa no que está ouvindo.
Pensar antes de falar nos ajuda a não ferir os outros com nossas palavras. (Ver parágrafo 17).
18. Como Provérbios 24:6 nos ajuda a ser bem-sucedidos no ministério?
Este texto nos ajuda porque nos encoraja a seguir os conselhos da organização em relação ao ministério, pois é a única maneira de obter sucesso, por isso recebemos guias sábios nas reuniões cristãs onde você pode aprender muito com as palestras e demonstrações o que os irmãos fazem para nos ajudar a ser mais habilidosos na pregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, ao invés de realizarmos o ministério do nosso jeito, devemos tentar seguir as sugestões que nos são dadas e recebemos esse guia nas reuniões através das palestras e demonstrações que nossos irmãos apresentam com base na Bíblia e nas publicações e vídeos. que recebemos. dá a organização
Além disso, a organização também nos fornece ferramentas como publicações e vídeos que ajudam as pessoas a entender a Bíblia.
ILUSTRAÇÃO
Bem, vemos como este irmão estava assistindo a um vídeo de uma apresentação para fazê-lo e não apenas está assistindo, mas também fazendo anotações para poder colocar em prática no ministério e não está pensando bem, pois tenho um muita experiência tenho pregado há muitos anos bem faço do meu jeito ou como sempre fiz deu certo para mim, ele quer estar atualizado com as diretrizes que a organização lhe dá e porque isso é a verdadeira sabedoria , também queremos imitá-lo.
Uma irmã faz algumas anotações enquanto assiste a um vídeo de um exemplo de conversa da reunião do meio da semana. Ao lado de seu caderno estão alguns folhetos e o telefone com o aplicativo JW Library aberto.
Seguir as instruções da organização nos ajuda a melhorar nosso ministério. (Ver parágrafo 18).
19. O que você acha da sabedoria que Jeová dá? (Provérbios 3:13-18).
Bem, é o único tipo de sabedoria que pode nos trazer felicidade e é o único que é duradouro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A sabedoria que Jeová nos dá é imensamente Superior, por isso Provérbios 3:13-18 ao descrever "A sabedoria de Jeová" destaca que ela resulta em felicidade, um tesouro que todos desejamos. Isso me faz sentir admiração por Jeová e apreço por seus sábios conselhos.
A verdade é que é como diz o provérbio, é árvore de vida para quem a ela se apega, então podemos nos sentir muito felizes e gratos por Jeová ter nos dado essa sabedoria que não serve para nada no mundo ou ignora ou ri dela, mas para nós é a vida.
Ajudou-nos a saber que a sabedoria de Jeová é a única que pode nos trazer felicidade por mais que o mundo diga, além disso já vimos as consequências ela não traz nenhum benefício mas o que está nos dizendo nos conselhos dos provérbios sobre outras coisas, mas hoje falamos da sabedoria de Jeová que é a única que pode nos trazer felicidade e nos aproximar dele também.
Bem, pessoalmente somos muito gratos a Jeová por esse conhecimento porque, a princípio, estamos fazendo o que ele quer e também tirou muito sofrimento de muitas coisas negativas no mundo, por isso somos gratos por esse presente que Jeová nos deu, aqueles de nós que realmente querem fazer a sua vontade.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como obtemos a verdadeira sabedoria?
Nós a obtemos estudando a Bíblia, as publicações nela baseadas e, acima de tudo, baseando-nos nelas e consultando-nos na hora de tomar decisões.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, porque a obtemos através da Bíblia e das publicações que nela se baseiam e como vimos em provérbio 9:10 Jeová é o princípio da sabedoria e o conhecimento do santíssimo é o entendimento.
Também ganhamos sabedoria por colocar em prática o que aprendemos da Bíblia.
Por que muitos tornam surdos ao ouvir a voz da sabedoria, e quais são as conseqüências disso?
Porque muitos ficam surdos ao ouvir a voz da sabedoria e quais são as consequências, porque gostam de fazer o que querem e não querem aprender o que Deus fala sobre isso, e as consequências é que continuam enganados e acabam tendo muitos problemas em sua vida pessoal, que podem causar-lhes muita angústia e até mesmo a total desaprovação de Deus, o que significaria destruição.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Bem, porque preferem levar uma vida confortável, gostam de fazer o que querem, não querem aprender com a sabedoria de Jeová, alguns até vivem enganados por suas religiões ou políticos que não querem fazer mudanças e o que vai acontecer com suas consequências porque suas más decisões e seu mau comportamento e não ouvir a sabedoria de Deus trarão angústia, problemas e, por fim, destruição.
Que conselho do livro de Provérbios você acha particularmente útil?
O conselho de Provérbios 23:4-5 onde nos lembra de ir atrás das coisas materiais, pois é um erro grave já que são coisas que podem desaparecer facilmente. Então, ao invés de nos esforçarmos para alcançar coisas temporárias neste mundo, vamos nos esforçar para alcançar o que realmente vale a pena.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sim, Provérbios 4:23 parece muito importante para mim quando diz que, mais do que qualquer outra coisa, protege seu coração porque as fontes da vida fluem dele e é que protegemos nosso coração simbólico comendo bem fazendo exercícios porque estamos fisicamente bem, igualmente se comermos com a palavra de Deus e seguirmos as instruções da organização as publicações seremos fortes espiritualmente assim protegemos nosso coração simbólico.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário