Estudo da Sentinela, "Felizes os que são retos" aos olhos de Jeová, Semana de 12 a 18 de dezembro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, 12 a 18 de dezembro de 2022, "Felizes os que são retos" aos olhos de Jeová, Respostas.

“Felizes os que são retos [...], os que andam segundo a lei de Jeová” (SAL. 119:1, nota).

1, 2. (a) O que alguns governos fizeram contra os servos de Jeová, e como nossos irmãos reagiram?

O que eles fizeram foi proibir ou restringir o trabalho, eles até prenderam muitos de nossos irmãos. Mas, apesar disso, eles mantiveram sua integridade, permaneceram leais, demonstraram devoção inabalável e estão felizes por sua lealdade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles prenderam os irmãos, mas a única coisa ruim que fizeram a eles é que eles estão falando sobre Jeová e cumprindo as regras de Jeová, mas na realidade eles não estão fazendo nada de mal contra ninguém.

Sua forma de reagir é manter-se íntegro e leal a Jeová e à sua soberania em todos os momentos, mesmo nos momentos em que estão passando pela mesma situação.

Sim, apesar de nossa obra ser restrita ou proibida em mais de 30 países e territórios, os irmãos têm demonstrado devoção inabalável a Jeová e têm prazer em fazer isso. 

1, 2. b) Por que podemos ser felizes mesmo quando somos perseguidos? (Comente nas fotos da capa também.)

Podemos ser felizes mesmo quando somos perseguidos, porque sabemos que estamos ganhando o sorriso de aprovação de nosso Deus. Além disso, como o próprio Jesus disse, os perseguidos ficaram felizes porque sabiam que sua recompensa era grande.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, porque sabemos que, como diz Primeira Crônicas 29:17, Jeová examina nossos corações e gosta da integridade que encontra neles, portanto, se permanecermos fiéis diante das provações, Jeová ficará muito feliz com isso e isso ajudará enfrentamos dificuldades, inclusive perseguimos com alegria.

Sim, Jesus também disse isso em Mateus 5:10 a 12, ele disse que felizes são os perseguidos por causa da justiça e que por isso temos que ficar felizes e radiantes de alegria porque sabemos que mais tarde teremos uma grande recompensa .

ILUSTRAÇÃO

Todos os irmãos e irmãs da imagem, apesar de perseguidos e presos, estão felizes, e mostram isso com seus sorrisos e a expressão em seus rostos. Eles sabem que as palavras de Jesus registradas em Mateus 5:10-12 estão sendo cumpridas neles. A partir daí, sua felicidade não depende de sua liberdade física. 

Alguns de nossos bravos irmãos e irmãs que foram ou estão presos por serem leais à Soberania de Jeová. (Ver parágrafos 1 e 2).

 UM EXEMPLO PARA NÓS

3. De acordo com Atos 4:19, 20, o que os apóstolos fizeram diante da perseguição, e por quê?

Quando foram perseguidos, pelo contrário, enfrentaram a oposição com coragem e defenderam a sua fé, porque foi o próprio Deus quem lhes ordenou que dessem testemunho do seu filho. E esses governantes de forma alguma tinham mais autoridade do que Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, com coragem disseram aos governantes que iam obedecer a Deus que não iam obedecer a eles e também que não podiam deixar de falar de Jesus não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido.

E quando se diz com coragem, é que era preciso coragem porque o tribunal supremo era como agora aqui, não se podia ir a outro lugar, um tribunal que tinha condenado Jesus à morte, o que significava que era preciso examinar bem essas situações porque vemos que realmente tinham muito valor.

4. Conforme mostrado em Atos 5:27-29, que exemplo os apóstolos deram a todos os cristãos verdadeiros, e como podemos segui-lo?

Eles nos deram um excelente exemplo, ou seja, apesar de todos os maus-tratos que nos fizeram passar, temos que obedecer a Deus como governante e não aos homens, e justamente na Ilustração podemos ver a coragem demonstrada pelos servos de Deus do passado, e como seu exemplo é imitado por nossos irmãos que enfrentam perseguição hoje.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O texto mostra muitos detalhes que nos fazem ver na situação em que eles se encontravam, mostra como já haviam sido ordenados a não pregar e não falar nada sobre Jesus, eles estão dizendo a todos os judeus e nós temos autoridade para fazer o o mesmo que fizemos com Jesus, porém eles permaneceram firmes em uma posição muito delicada.

O fato que o parágrafo mostra e também a Bíblia em atos 5:40 a 42, ou seja, não só eles permaneceram em pé, mas também estavam felizes, obviamente felizes, não porque bateram nele, então eles não se sentiram felizes, mas eles se sentiram felizes porque Deus os considerou dignos, Jeová estava feliz e eles, apesar de espancados, estavam felizes também.

ILUSTRAÇÃO

Bem, o que a fotografia parece é muito claro, lá eu vejo o apóstolo Paulo quando eles foram proibidos de pregar e a outra fotografia é vista no tempo de hoje nesses momentos que estamos vivendo, por isso é importante entendermos que eles foram perseguidos como naquela época, os cristãos de hoje também estão experimentando isso em muitos países.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E por que eles fizeram isso, embora seja verdade que o tribunal supremo ordenou que parassem de pregar, mas havia outra autoridade superior que lhes disse que eles tinham que fazer isso, então eles obedeceram a Jeová em vez do tribunal naquela época.

Na fotografia da esquerda vemos aquela calma, aquela coragem de dizer como se explicam e não transmitem medo ou temor mas uma forte fé de que continuarão a fazer a vontade de Jeová e nos deixaram um bom exemplo para os cristãos atuais.

Devemos levar em consideração que o que envolve essa cena não é um advogado amigo ou um ambiente favorável, mas sim hostil e ver essa cara de calma que mostra coragem e convicção é algo que nos faz também meditar no grande testemunho que eles estão dando ali. na frente desses juízes demonstrando esse valor.

Série de imagens: 1. Os apóstolos Pedro e João falam perante o Sinédrio. 2. No tribunal, um irmão fala perante o juiz.

Pedro e João deram um bom exemplo para os cristãos de hoje que precisam defender sua fé no tribunal. (Ver parágrafos 3 e 4).

5. Que perguntas temos que responder?

Temos que responder a duas perguntas: como sua decisão de obedecer a Deus em vez de ao homem se encaixa no mandamento bíblico de se submeter às “autoridades superiores”? . E como podemos ser “obedientes a governos e autoridades”, como disse o apóstolo Paulo, e ao mesmo tempo sermos retos aos olhos de Deus, que é nosso governante supremo?

“AS AUTORIDADES SUPERIORES”

6. (a) Quem são as “autoridades superiores” mencionadas em Romanos 13:1, e que obrigação temos para com elas? 

Essas autoridades superiores são governos humanos, e nós, de nossa parte, devemos obedecê-los, pois eles mantêm a ordem pública, fazem cumprir a lei e, às vezes, saem a favor do povo de Deus, por isso devemos dar a eles os impostos que eles pedem. pois e também devemos ser obedientes, só deixamos de obedecer se nos pedem coisas que vão contra as leis de Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, essas autoridades são os governantes humanos e é que eles têm poder e autoridade e nós reconhecemos isso, nós reconhecemos porque, como lemos em Romanos 13, é Jeová quem deu essa autoridade. de Jeová e então temos que reconhecer que recebemos muitos benefícios desses governos, é verdade que podemos ter certos confortos e manter um certo grau de paz porque eles marcam certas leis que nos beneficiam, é por isso que também queremos entender que quando nos pedem impostos ou que nos pedem certa honra porque temos que dar a eles porque Jeová reconhece que temos que fazer.

6. b) Qual é a verdade sobre todos os governantes humanos?

A verdade é que sua autoridade é limitada porque sua autoridade é apenas porque Jeová permite que eles o façam, então eles não têm autoridade além de Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque a autoridade que eles têm é limitada porque Jeová deu a eles e isso Jesus deixou claro para Pôncio Pilatos e vemos isso em João 19:11 onde ele diz que não teria autoridade se não a tivesse dado a ele acima. 

7. Em que situações não devemos obedecer a governantes humanos, e o que eles precisam saber?

Por exemplo, se nos pedem para fazer algo que Jeová proibiu, ou pelo contrário, nos proíbem de fazer algo que Jeová nos pede para fazer, nestes casos não o obedeceremos, e o parágrafo dá alguns exemplos, como como o fato de que os governos ordenam que os jovens sirvam nas forças armadas, ou talvez proíbam a Bíblia, nossas publicações e até mesmo a pregação ou reunião.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, se nos pedem para fazer algo que Jeová proibiu, ou pelo contrário, nos proíbem de fazer algo que Jeová nos pede para fazer, nestes casos não o obedeceremos, e o parágrafo dá alguns exemplos, como como o fato de que os governos ordenam que os jovens sirvam nas forças armadas, ou talvez proíbam a Bíblia, nossas publicações e até mesmo a pregação ou reunião.

E o que eles têm que saber é o que Eclesiastes 5:8 diz que o funcionário é vigiado por alguém que é superior a ele e acima deles existem outros que estão em uma posição ainda mais elevada, então eles têm que saber que o que estão fazendo hoje eles terão de prestar contas a Jeová no futuro.

Sim, esse artigo muito interessante explica que Jeová em sua autoridade decide quando deve haver uma guerra e quando não, quando o ser humano decide iniciar uma guerra ele está extrapolando seus direitos de suas funções, então Jeová decidiu quando tinha que ver uma guerras e guerras sempre foram controladas e havia justiça nelas.

8. Qual é a diferença entre superior e supremo, e o que isso importa?

A diferença é que superior é algo maior que outra coisa, ou que está acima de muitas coisas, mas supremo é algo maior, com mais poder e que está acima de tudo, e isso é muito importante porque na Bíblia as autoridades são Ele diz a eles superiores, mas somente Jeová é quem tem a autoridade suprema. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, porque embora os governos humanos sejam chamados de autoridades superiores, existem outras autoridades que estão acima de tudo na Bíblia e ela diz que Jeová é supremo em quatro ocasiões.

Se a palavra superior diz que transmite a ideia de que é melhor ou maior do que algo que está acima de algo, mas isso não significa que é o mais alto ou o melhor e que se refere às autoridades superiores, mas acima das autoridades superiores está o que é supremo.

E os textos do Profeta Daniel atestam isso, eles falam de Jeová sentado no trono, o supremo, eles falam dos santos do supremo, tudo isso indica que existem muito acima das autoridades, o que é verdade, eles são superior, e assim os reconhecemos, mas muito acima está a autoridade de Jeová.

O SUPREMO

9. O que o profeta Daniel viu em visões?

A Bíblia diz que Daniel vê quatro bestas gigantescas que representam as potências mundiais que existiram e existem, como Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, e por fim a potência formada pelo Reino Unido Estados Unidos, que é a que está governando atualmente, e então veremos Jeová sentado em um trono na corte celestial.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Em Daniel capítulo 7 versículos de 1 a 3 e versículo 17 está mostrando como uma visão viu quatro reis que representam aquelas quatro potências mundiais que eram Babilônia Medo Pérsia Grécia e Roma e a que estamos vivendo hoje o que é o Reino Unido e Reino Unido Estados.

10. De acordo com Daniel 7:13, 14, 27, a quem Jeová dá autoridade na Terra, e o que isso nos diz sobre ele?

Jeová tira a autoridade dos governos humanos e a dá a Jesus Cristo e aos 144.000 cristãos ungidos, e isso nos mostra claramente que Jeová é supremo, ou seja, somente ele tem autoridade para fazer isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová tira a autoridade dos governos humanos e a dá a Jesus Cristo e aos 144.000 cristãos ungidos, e isso nos mostra claramente que Jeová é supremo, ou seja, somente ele tem autoridade para fazer isso.

Sim, em Daniel 7:13 e 14, falando deste governo, ele diz que aquele que é semelhante a um filho do homem que é Jesus Cristo que recebe domínio, honra e um reino para que pessoas de todos os povos e nações o sirvam e então ele fala sobre esse domínio é eterno que nunca vai acabar e que seu reino não será destruído.

Essa transferência de poderes exemplifica ou ratifica o que vimos no parágrafo anterior de que Jeová é supremo e pode dar essa autoridade a quem ele quiser. 

11. O que mais Daniel escreveu que mostra que Jeová está muito acima das nações?

Daniel deixou claro que Jeová remove reis e estabelece reis. Ou seja, Ele tem toda a autoridade para ver a quem ele dá o reino da humanidade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, ele escreveu que Jeová remove e estabelece reis de acordo com sua vontade, que ele é o mais alto e governante no reino da humanidade e que o dá a quem ele quer, porque ele é supremo. 

12. Dê um exemplo de como Jeová removeu reis no passado. (Ver desenho).

Temos vários exemplos, para citar um deles, o coração e as unhas do povo de Deus e muitas vezes se recusou a libertá-los, então Jeová o Ibero e Faraó se afogaram no Mar Vermelho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos também o caso do rei Belsazar, que desafiou a Jeová e passou a adorar falsos deuses, por isso Deus o humilhou, como vemos na Ilustração, e disse a ele que seu reino seria entregue aos medos e persas e assim por diante .aconteceu.

Bem, a primeira que é mencionada é do faraó que, apesar de receber contínuas pragas de Jeová, recusou-se a tirar o povo do Egito e no final, quando teve que deixá-lo, afogou-se com todo o seu exército no rio Vermelho. Mar.

Bem, o rei Belsazar da Babilônia com certeza todos nos lembramos do filme de Daniel, então se ele viu a escrita na parede e então lhe disseram que ele iria morrer naquela mesma noite e Deus humilhou aquele homem arrogante e, portanto, com tudo o que ele acreditava ser poderosos e que também desafiaram a Jeová bebendo dos vasos do templo, etc., e louvando seus deuses, pois se via claramente quem era o supremo.

O último mencionado é o rei Herodes Agripa que matou os servos de Jeová o apóstolo Tiago e também prendeu o apóstolo Pedro e ainda assim como diz o relato dos fatos 21, Jeová o impediu de realizar este plano e o que ele fez é que imediatamente o deixou doente e morreu de uma doença repugnante.

ILUSTRAÇÃO

Sim, você pode ver exatamente aquele momento em que Jeová proferiu a sentença contra Belsasar que estava escrita na parede e foi dada a sentença de que foi destruída naquela mesma noite e foi o que aconteceu com um império como a Babilônia que parecia inexpugnável a cidade naquela mesma noite os portões foram deixados abertos e os medos e persas entraram e destruíram todo um período em uma noite.

O rei Belsazar e seus convidados ficam maravilhados com o que está escrito na parede.

Jeová tirou o reino de Belsazar e o deu aos medos e persas. (Ver parágrafo 12).

13. Dê um exemplo de como Jeová derrotou coalizões inteiras de governantes.

Um exemplo é o mencionado em Josué 11:4-6 e depois no versículo 24, onde diz que Jeová ajudou Israel a acabar com 31 reis cananeus e assim eles conseguiram conquistar grande parte da terra prometida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outro exemplo é o mencionado no capítulo 20 de 1 Reis, onde diz que Israel conseguiu derrotar o rei sírio ben-Hadad e outros 32 reis, pois no versículo 29 diz que Israel em um único dia pode matar 100.000 soldados sírios. de um pé.

Bem, sabemos a jornada que a nação de Israel teve que percorrer para chegar à Terra Prometida e esta foi uma aliança de 31 reis cananeus e Jeová apoiou os israelitas para que eles derrotassem esta coalizão.

Bem, em outra ocasião foi quando o rei da Síria reuniu outros 32 reis com seus exércitos para ir contra Israel e Jeová acabou com todos aqueles reis. 

14, 15. (a) O que o rei Nabucodonosor e o rei Dario disseram sobre a soberania de Jeová?

O rei Nabucodonosor, após ver o poder de Jeová, o elogiou e reconheceu que o domínio de Deus é eterno, disse também que não havia ninguém que pudesse impedir os atos de Deus, no caso do rei Dario após ver a integridade de Daniel, ele reconheceu que o Deus de Daniel era um Deus vivo, que sua soberania é eterna e que é um Reino que jamais será destruído.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, bem, no caso de Nabucodonosor no capítulo 4 de Daniel de 33 a 35, o que ele reconhece depois desse período de loucura que ele teve é ​​muito interessante, ele diz que olhou para o céu e recuperou o juízo, ele diz e louvar o Altíssimo, ele diz que o louvou deu glória àquele que vive para sempre e agora ele reconheceu que seu domínio é um domínio eterno e seu reino dura geração após geração e então ele ainda disse que sua própria vontade sempre seria cumprido, ele diz que não há ninguém que possa impedi-lo ou dizer a ele o que você fez, então ele reconheceu a autoridade suprema de Jeová.

Sim, sobre Darío esta situação ocorre depois que o Profeta Daniel permanece fiel e o resgata da cova dos leões Jeová, Darío expressa que pessoas de todos os cantos do meu reino devem tremer de medo diante do Deus de Daniel porque ele é o Deus vivo e permanece para sempre seu reino nunca será destruído e sua soberania é eterna, expressões onde Darío reconhece que Jeová é supremo.

Bem, vimos que no final Jeová é supremo e é verdade que os governos humanos têm governos superiores, mas quem está acima deles é Jeová. 

14, 15. (b) O que um escritor de salmos disse sobre Jeová e sua nação?

Este escritor de salmos disse que Jeová fez os planos dos iníquos falharem. E que a nação que o tem por Deus e que foi escolhida por ele, é uma nação ou um povo feliz.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Sim, vimos quantos governantes são vaidosos e acreditam que ninguém pode vencê-los, mas Jeová não lhe custa nada para fazê-los aprender quem é supremo, então no Salmo 33:10 é dito que Jeová fez os projetos malignos das nações falham Ele atrapalha os planos dos povos e a nação que tem Jeová como Deus o povo que ele escolheu como sua propriedade também se diz feliz.

O CONFRONTO FINAL

ILUSTRAÇÃO

Sim, pode parecer que as armas usadas pelos seres humanos lá embaixo são mais poderosas, mais poderosas, mais eficazes, mas quando vemos em um museu os equipamentos militares de civilizações antigas que já foram muito poderosas e vemos que agora estão enferrujados, peças arqueológicas quebradas, é claro quem é a autoridade suprema, no caso das armas daqueles seres humanos de Gog de Magog nem vão ser expostas num museu vão ser transformadas em arados e podadeiras diz a Bíblia.

Os exércitos celestiais de Jeová montados em cavalos brancos atacam homens armados na Terra.

A coalizão de nações não será páreo para os exércitos celestiais de Jeová. (Ver parágrafos 16 e 17).

16. De que podemos ter certeza, e por quê? (Ver desenho).

Podemos ter certeza de que Jeová salvará todos os seus servos fiéis durante a grande tribulação. Assim, todo esse grupo de Nações que atacam o povo de Deus é formado por 193 membros das Nações Unidas, e não poderá ser rival de Jeová e seus exércitos, pois ele mesmo disse que se dará a conhecer. às nações e virá o conhecimento de que ele é Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos ter certeza de que Jeová salvará todos os seus servos fiéis durante a grande tribulação. Assim, todo esse grupo de Nações que atacam o povo de Deus é formado por 193 membros das Nações Unidas, e não poderá ser rival de Jeová e seus exércitos, pois ele mesmo disse que se dará a conhecer. às nações e virá o conhecimento de que ele é Jeová.

Podemos ter certeza porque no passado Jeová já fez isso Jeová derrotou Reis atualizações de Reis para muitas nações e durante a grande tribulação como Daniel também diz que será o tempo de angústia que não se repetiu antes que foi quando esta coalizão de Gog Nations Magog, como diz a Bíblia, atacará o povo de Jeová e como menciona o parágrafo interessante, diz que esta coalizão não importa se houver apenas 193 membros das Nações Unidas, eles não serão rivais de Jeová porque Jeová é supremo.

Se outra razão for porque Jeová, como diz o versículo 23 capítulo 38, diz que ele sem falta deve engrandecer-se, santificar-se e dar-se a conhecer a todas as nações, então uma razão que não importa o número de nações ou qualquer coalizão que é uma razão principal. 

17. O que espera os reis da Terra, e o que acontecerá com aqueles que são justos?

Os reis da terra serão destruídos, mas os justos poderão continuar servindo na terra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, diz que eles serão destruídos na batalha do Armagedom e as pessoas que são integradas como provérbios 2:21 diz serão capazes de viver na terra para sempre.

Bem, diz que eles vão se encontrar na guerra do Armagedom, que é a guerra de Deus, a única guerra justa em que só morrerá quem Jeová vê que merece.

CONTINUEMOS A SER INTEGRADOS

18. O que muitos cristãos verdadeiros estão dispostos a fazer, e por quê? (Daniel 3:28).

Assim como os três jovens hebreus, muitos cristãos arriscaram a vida por causa do grande amor que têm a Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Sim Bem, assim como vimos aqui no texto dos três hebreus, eles estiveram dispostos a morrer no fogo ao longo da história, também muitos verdadeiros cristãos arriscaram suas vidas e também sua liberdade pelo amor de Jeová e foram integrados e dessa forma porque eles também permaneceram felizes.

19. Em que base Jeová julgará seus servos, e o que devemos fazer agora?

Pois Jeová confiará se mostramos justiça e integridade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová confiará em nossa integridade e em nosso modo de vida. Portanto, o que devemos fazer agora é permanecer leais, mantendo nossa lealdade aconteça o que acontecer.

Bem, esforce-se para permanecer leal a Jeová em meio a provações e também obedecer a todos os seus regulamentos.

O Salmo 25:21 fala de integridade e retidão me protegendo, então também é uma proteção ser honesto com Jeová.

E a citação do Salmo 7:8 em que o salmista pede a Jeová que me julgue segundo a minha retidão e segundo a minha integridade também é muito bonita. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que exemplo os apóstolos nos deixaram?

Eles nos deixaram um excelente exemplo, que apesar de todos os maus-tratos que nos fizeram sofrer, temos que obedecer a Deus como governante antes que aos homens, e devemos manter essa integridade mesmo que nossas vidas estejam em perigo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um exemplo de manter a integridade porque obedeceram a Jeová acima das ordens que receberam dos homens do Sinédrio.

Se fossem proibidos de pregar, eram perseguidos e espancados, mas reconheciam que alguém com uma autoridade suprema, como Jeová, havia ordenado que continuassem pregando e lhes fizessem conhecer a verdade de Cristo, e é isso que eles o fizeram, deixando-nos um estupendo exemplo de obediência. 

De que depende nossa obediência às “autoridades superiores”?

Isso dependerá se suas leis não contradizem as leis de Jeová. Por exemplo, se eles nos pedem para fazer algo que é proibido, ou pelo contrário, eles nos proíbem de fazer algo que Jeová nos pede para fazer, nestes casos não vamos obedecer.Isso dependerá se suas leis não contradizem as leis de Jeová. Por exemplo, se eles nos pedem para fazer algo que é proibido, ou pelo contrário, eles nos proíbem de fazer algo que Jeová nos pede para fazer, nestes casos não vamos obedecer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, sabemos que as autoridades superiores são colocadas por Jeová e têm sua função, sempre as obedecemos até certos limites desde que sua autoridade não esteja acima das ordens de Jeová, caso em que sempre colocaremos Jeová em primeiro lugar.

Se as autoridades superiores se referem aos governantes e a autoridade suprema se refere a Jeová. 

Como Jeová mostrou que é Supremo?

Porque Jeová é o único que pode tirar a autoridade que já deu e dar a outros, assim como fez no passado quando tirou e colocou Reis. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, como o ser supremo lemos no salmo que Jeová fez fracassar os projetos malignos das nações, descarrilou os planos dos povos, por isso só ele pode ser o supremo.

Também quando ele tomou uma nação supostamente a mais poderosa do mundo que parece que não há nada acima dela e ele mostrou que é supremo porque foi capaz de remover reis até mesmo colocar outro osso, ele conseguiu tudo isso como ele quis o Ele achou adequado porque ele é o ser supremo e os seres humanos não puderam fazer nada a respeito e não apenas Reyes, mas também as coalizões não colocam nada à frente dele nesse sentido.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários