ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2023, 2 Reis 20 a 21, Respostas.
ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2023, 2 Reis 20 a 21, Respostas.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.).
2Rs 21:13. Em que sentido Jeová usaria um nível para medir Jerusalém? (it-2 492).
Jeová usaria um nível para medir Jerusalém no sentido de que verificaria seu grau de moralidade perversa, ou seja, Jeová julgaria Jerusalém e seus governantes para expor sua iniquidade. E então ele causaria a destruição deles, assim como havia feito antes com Samaria e a casa de Acabe.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No sentido de que Deus julgaria Jerusalém e seus governantes, e o faria expondo sua iniqüidade e causando a destruição daquela cidade, como aconteceu no ano 607 antes da era comum.
O Instrumento de Nivelamento serviu de base para posteriormente verificar se uma estrutura estava bem feita. Quando Jeová disse que usaria seu padrão, ele queria dizer que usaria seus padrões justos como um padrão para ele ver como Jerusalém havia se saído por seguir esses padrões justos. E vemos que Jerusalém não estava no seu auge, pois expunha a iniqüidade e a má conduta de seus governantes.
Assim como bons construtores usam um instrumento de nível para verificar a construção de um edifício e sua estrutura subseqüente. Jeová predisse que usaria com Jerusalém e seus governantes o mesmo cordel que aplicou a Samaria e à casa de Acabe. Essa advertência foi recebida por meio do profeta Isaías e seu cumprimento revelaria quem eram os verdadeiros servos de Deus, pois resultariam em vida, enquanto aqueles que não o fossem resultariam em destruição.
Por meio de Isaías, os governantes iníquos e jactanciosos do povo, que estavam em Jerusalém, receberam um aviso da calamidade vindoura e a declaração de Jeová. Os padrões da lei verdadeira e da justiça genuína revelariam quem realmente eram os servos de Deus e quem não eram, resultando em vida ou destruição. Isso não era apenas para o antigo povo de Deus, mas também para os tempos modernos, visto que Jeová avalia seus servos como um grupo e individualmente para ver se eles estão à altura de seus padrões, isso revela o que está em nosso coração.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Reis 21:37. Isso mostra que Manassés colocou na casa de Jeová a imagem esculpida no poste sagrado que ele havia feito, em vez de obedecer às advertências dos profetas de Deus. Manassés inundou Jerusalém com idolatria, esse relato nos alerta que devemos ter muito cuidado para não cair na idolatria a fim de manter nossa adoração pura para que Jeová a aprove.
2 Reis 21:9. Vemos que o erro de Manassés teve consequências para os outros e afetou o povo, levando-o a se entregar mais à adoração de falsos deuses, o que nos ensina que quando fazemos o mal, o fruto disso não afeta apenas a nós, mas também a outras pessoas.
No texto de 2 Reis 20:9-14. Vemos como Ezequias se vangloriava da riqueza que tinha, mas isso lhe custou caro, pois a Babilônia acabou levando todo o tesouro que Ezequias lhe havia mostrado. O que ela nos ensina é que não devemos ficar ostentando o que conquistamos ou obtivemos, por exemplo: Designações, privilégios ou responsabilidades na congregação, pois tudo o que temos é graças à benção que Jeová nos dá e não ao nosso próprio talento. ou habilidade, visto que sem Jeová nada poderíamos alcançar.
2 Reis 21:3. Isso mostra que Ezequias deu um bom exemplo a seu filho, mas ele não seguiu seus passos, o que mostra aos pais que mesmo que demos um bom exemplo para nossos filhos servirem a Jeová, eles podem escolher uma decisão diferente daquela que incutimos. neles, Portanto, não devemos nos sentir desanimados, porque Jeová sabe que fizemos todo o possível para ensinar a nossos filhos os caminhos de Jeová.
2 Reis 20:5. Vemos que Jeová é misericordioso, pois ao ver o choro de Ezequias teve compaixão dele e o curou. Este fato nos ensina que o Deus a quem servimos não é um ser frívolo ou sem sentimentos, pelo contrário, é um Deus que se compadece de seus servos e está atento às suas necessidades físicas e espirituais.
2 Reis 20:9. Vemos a paciência de Jeová porque quando Jeová já havia dito a ele que iria curá-lo, Ezequias ainda pediu a ele um teste e estou disposto a dar a ele, isso nos faz ter mais amor ao Deus que servimos.
2 Reis 21:10-15. Mostra que tanto o reino das dez tribos como o reino das duas tribos foram levados ao cativeiro pela mesma causa de abandonar a verdadeira adoração de Jeová em favor de falsas. Isso me ensina que se um cristão negligencia sua espiritualidade, ele também pode cair no cativeiro de Satanás, deixando-se seduzir pelas coisas do mundo. Portanto, devemos estar sempre alertas.
2 Reis 20:12. Uma demonstração de amor cristão é fazer presentes aos nossos irmãos, viúvas, necessitados, precursores, idosos, jovens, solteiros, casados e filhos. Como Jeová gosta que sejamos generosos com os outros irmãos, pode ser um cartão, algum objeto monetário, claro, não é algo que a gente publica nas redes sociais. Mas Jeová, Jesus, os santos e os anjos têm prazer na generosidade.
2 Reis 20:3. Devemos ter cuidado para não nos exibir para os outros ou agir de forma imprudente, revelando muitas informações privadas sobre nós mesmos para os outros, pois isso pode ser usado contra nós quando menos esperamos. A organização nos ensinou pelo exemplo que há certas coisas que são confidenciais e privadas e não devem ser divulgadas a outras pessoas.
2 Reis 21:6. O pecado é errado, mas este versículo nos ensina que o pecado tem diferentes escalas de gravidade, diz "Em grande escala o que estava errado", quando alguém comete um erro, você deve aprender a discernir a gravidade, mas acima de tudo a atitude da pessoa.
2 Reis 20:12. O rei da Babilônia enviou um presente a Ezequias, mas não foi porque o estimava, foi mais uma armadilha. Como um cavalo de Tróia, às vezes um inimigo disfarçado pode nos dar um presente para saber mais sobre nós e depois agir contra nós. É por isso que devemos ter um cuidado especial com esses inimigos disfarçados de amigos.
2 Reis 20:3. Talvez Ezequias tenha exibido toda aquela riqueza para impressionar o rei da Babilônia como um possível aliado contra o rei da Assíria. Claro, essa ação poderia ter despertado a ganância dos babilônios. O profeta Isaías era contra toda ciência ou dependência da Babilônia, que por tanto tempo havia sido inimiga de Deus, portanto, quando ouviu como Ezequias havia tratado o mensageiro babilônico, pronunciou a profecia inspirada por Jeová de que com o tempo o verei onde levariam tudo, inclusive alguns dos descendentes de Ezequias, para sua terra.
2 Reis 20:10. Alguns dizem que isso se refere aos passos ou graus de um relógio de sol para medir o tempo, e é possível que o pai de Ezequias tenha obtido tal relógio de sol na Babilônia, já que o uso de relógios de sol se estende além do século 8 aC, tanto na Babilônia quanto no Egito. No entanto, o historiador judeu Josefo, ao discutir o relato, diz que esses degraus estavam em sua casa, aparentemente indicando que faziam parte de uma escada. Pode ter havido uma coluna colocada ao longo dos degraus para receber os raios do sol e fazer com que uma sombra se espalhasse gradualmente ao longo dos degraus e servisse como medida de tempo. O Milagre executado evidentemente teve efeitos transcendentais, em todo caso, Jeová realizou um milagre.
2 Reis 21:16. Um dos pecados de Manassés foi que ele derramou tanto sangue inocente, foi tanto que encheu Jerusalém de um extremo ao outro. É por isso que Jeová não lhe concedeu o perdão, mas essa culpa permaneceu como uma mancha em Israel. Isso me ensina que hoje é a mesma coisa, muitas nações e etnias são culpadas das injustiças e do derramamento de sangue de mais de 100 milhões de seres humanos. Jeová ama a vida, portanto não há dúvida de que os culpados de derramar sangue inocente não merecem viver, por isso ele executará a sentença contra eles muito em breve.
2 Reis 20:20. Este texto menciona que Ezequias fez a piscina e o aqueduto que leva água para a cidade, muitos arqueólogos se perguntaram como foi construído e por que foi usado um caminho sinuoso e não reto, as escavações mostram que Ezequias seguiu o caminho serpentino de um caminho natural canal sob a colina, então esta foi uma verdadeira façanha de engenharia. Isso me ensina que o ser humano tem a capacidade de aprender com os desenhos naturais, mas quem leva mais crédito é o supremo engenheiro e o grande projetista Jeová, também mais uma vez a arqueologia confirma a veracidade dos relatos bíblicos.
2 Reis 20:12-17. Ezequias mostrou aos mensageiros da Babilônia toda a sua casa do tesouro, esse ato presunçoso criou um problema para ele, pois como disse o profeta Isaías, tudo isso seria saqueado pela Babilônia e nada sobraria. Isso me ensina como é imprudente exibir as posses que temos. Os cristãos não querem despertar a ganância nos outros, mas a sabedoria da Bíblia nos ensinou que a modéstia, o respeito e a humildade são os pilares da verdadeira amizade e que valemos as boas qualidades que temos e não as posses que possuímos. .
2 Reis 21:1-6. Vemos que Manassés fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, em vista disso Jeová decretou que calamidade cairia sobre Jerusalém e Judá, assim como já havia atingido Samaria Israel. Isso me ensina que embora Jeová seja um Deus misericordioso, paciente e perdoador, ele não tolera aqueles que insistem em fazer o que é mau, com isso aprendemos que devemos sempre nos esforçar para fazer o que é certo aos olhos de Jeová se quisermos ter sua aprovação e bênçãos.
2 Reis 20:7. Isaías teve que fazer algo para que a ferida sarasse. Isso me ensina que, se pedimos algo a Jeová, não esperamos de braços cruzados pela resposta de nossas orações, também fazemos a nossa parte, por isso Jeová nos ajudará com prazer.
2 Reis 21:20,21. Mostra como Amon seguiu o mau exemplo de seu pai Manassés, já que ele serviu os mesmos ídolos repugnantes e se curvou a eles, isso deve servir de alerta para nós que somos pais e mães cristãos se queremos que nossos filhos e filhas ser bons servos de Jeová, devemos dar um bom exemplo e não apenas conselhos e orientações.
2 Reis 21:1-26. Vemos que durante a maior parte de seus 55 anos de governo Manassés fez o que era mau aos olhos de Jeová, e seu filho Amon seguiu a mesma linha, isso mostra que às vezes, como pais, podemos esperar que nossos filhos façam coisas excelentes, mas nós fazemos não percebem que com nosso exemplo de vida estamos ensinando o contrário. Portanto, esta história nos ensina que, se queremos que nossos filhos sejam bons cristãos, devemos começar sendo nós mesmos primeiro.
2 Reis 20:20. Isso mostra que Ezequias preparou a cidade em tempos de paz para enfrentar um cerco de seus inimigos. Isso me ensina que assim como Ezequias se preparou em tempos favoráveis, pois sabia da ameaça dos assírios, hoje os servos fiéis de Jeová também devem se preparar para enfrentar as perseguições futuras e previstas, se assim fizermos teremos resistência e força espiritual para suportar com sucesso o que vier.
2 Reis 20:2. Vemos que Ezequias sabia que sua morte estava próxima e por isso orou a Jeová pedindo ajuda e quase imediatamente. Jeová o atendeu e lhe concedeu mais 15 anos de vida. Isso me ensina que, embora hoje Jeová não vá nos conceder curas milagrosas em tempos difíceis e angústias devido a doenças, podemos orar fervorosamente a ele para nos dar a força necessária para suportar ou aceitar o que ele tem para acontecer.
2 Reis 20:6. Jeová ouviu a oração de Ezequias e deu a ele mais 15 anos de vida.No nosso caso, não vamos esperar que sejamos imunes à morte. Mas podemos ter certeza de que Jeová faz o que for preciso para cumprir seu propósito.
2 Reis 21:2. Embora Manassés tenha dado um bom exemplo de obediência a Jeová, ele não seguiu os passos de seu pai, certamente tentou incutir nele um profundo amor pelos altos padrões de Jeová, mas devemos estar cientes de que os filhos nem sempre imitam os pais.
2 Reis 21:6. Isso mostra que Manassés não apenas fez coisas terríveis que causaram dor e danos ao povo, mas também ofendeu muito a Jeová. Isso me ensina que com nossas más decisões prejudicamos a nós mesmos e também aos que estão ao nosso redor, mas acima de tudo ofendemos a Jeová. Portanto, este exemplo de Manassés deve nos levar a refletir para sermos mais cuidadosos na hora de tomar decisões, principalmente as mais importantes.
2 Reis 21:23. O filho de Manassés também não obedeceu a Jeová e seu fim foi desastroso. Isso nos deixa claro que definitivamente, o que não está do lado de Jeová, não tem sua benção e proteção.
2 Reis 20:2. Ezequias, embora estivesse nos últimos momentos de sua vida, lembrou-se de Jeová, isso me faz pensar que se passarmos por uma doença grave, não por isso deixaremos de ter nossa amizade com Deus, pelo contrário, devemos ser mais perto até o nosso último segundo de vida
2 Reis 21:10. Manassés sabia que seu nascimento foi graças ao fato de Jeová ter prolongado a vida de seu pai, mesmo assim não deu ouvidos aos avisos que Jeová lhe deu, não fazemos ouvidos moucos, quando temos informações espirituais, uma forma de agradecer o que Jeová nos dá, é obedecendo a tudo que Ele nos manda.
2 Reis 21:9. A má influência causa, em outros atos desfavoráveis, e é isso que as pessoas deste mundo querem fazer com os servos de Jeová, com mentiras tentam questionar nossa fé, ou acreditar em informações falsas, a fim de desviar das leis de Jeová,
mas nós não devemos deixar que isso nos influencie, ao contrário, fiquemos longe deles, evitando ler conteúdos apóstatas.
2 Reis 21:14. Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva, e é por isso que tomo providências quanto a isso. Isso me ensina sobre Jeová, o respeito que seu nome tem, quando os governos atacarem, Jeová defenderá seu nome.
2 Reis 21:6. Vemos como é perigoso se afastar de Jeová no caso de Manassés, ele queimou seu filho, e embora no nosso caso isso não aconteça. Lembremo-nos que depende de nossas ações, como pais devemos obedecer a Jeová em tudo, caso contrário isso pode causar a morte espiritual de nossos filhos.
2 Reis 20:2-6. Mostra-nos Jeová como o ouvinte da oração. A oração é um dom de Jeová, por isso devemos valorizá-la como tal e aproveitá-la tanto nos momentos favoráveis quanto nos difíceis, pois Jeová está sempre pronto para nos ouvir. Mas e nós? Estamos sempre prontos para falar com ele? Essa história deve nos levar a fazer um autoexame e ver o estado de nossa comunicação com nosso amado pai celestial.
2 Reis 20:35. Vemos que, apesar de suas fraquezas e erros, a soma do que Ezequias havia feito em seu tempo e de acordo com suas circunstâncias era o necessário para que Jeová ouvisse sua oração. Isso me ensina que devo me esforçar para que, além dos meus erros resultantes da imperfeição, Jeová aceite minha adoração e ouça minhas orações.
2 Reis 20:5,6. Jeová é um Deus razoável e vê a atitude e o coração de seus servos.Vendo a reação de Ezequias, Deus lhe concedeu 15 anos extras de vida. Isso me ensina a ser humilde e manter sempre essa atitude. Em vez de viver na arrogância, presunção e orgulho, a morte e a doença vêm nos lembrar o quanto somos frágeis, e vivê-los é o único que nos mantém e nos dá esperança. Eles são Jeová e nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Reis 20:7. Mostra que durante a estação seca os furúnculos eram tratados com cataplasmas e o valor terapêutico dos figos compactados também era reconhecido, porém o Rei Ezequias sabia que sua recuperação se devia à intervenção de Jeová. Isso ensina que, em todas as circunstâncias, devemos dar a honra e a glória que Jeová merece, em vez de conceder dons milagrosos a qualquer coisa neste mundo.
2 Reis 20:8-11. Embora Jeová não fosse obrigado a fazer isso, ele deu a Ezequias uma garantia de que ele se recuperaria de sua doença, que 15 anos seriam acrescentados à sua vida e que Jerusalém seria libertada dos assírios. Isso me ensina sobre a generosidade e a humildade de Jeová e me dá um exemplo a ser imitado.Se o soberano do universo mostra esses sinais de humildade a todos os seus servos fiéis, devemos nos esforçar para ser humildes também e demonstrá-lo de maneira evidente.
2 Reis 20:1,2. Se nos dissessem que vamos morrer, qual seria nossa reação, estamos prontos ou sentimos que ainda há algo pendente? De certa forma, a morte vem para todos nós e no momento em que menos esperamos, mas se estivermos vivendo de forma Integral, estaremos prontos porque estamos de bem com Jeová e essa é a única solvência que não muitas pessoas têm hoje.
2 Reis 20:3. Ezequias andou fielmente nos caminhos de Jeová, nem todos os reis poderiam ter solvência para dizer e saber que haviam vivido fielmente a Jeová, De maneira semelhante em nossos dias Nem todos aqueles que dizem acreditar em Deus têm solvência para andar fielmente , Por isso em 2 Timóteo 3:1-5, ele menciona que muitos teriam uma religião, mas isso não mudaria seu modo de vida, ou seja, continuariam vivendo para a carne e para os prazeres, é bom que nós nos esforçamos dia a dia e Jeová do nosso esforço.
2 Reis 20:2,3. Quando recebemos más notícias devemos nos apoiar em Jeová, muitas pessoas se apoiam no álcool, no cigarro, nas drogas, outras até tiram a própria vida e o fazem porque não aguentam tanta carga. Mas esse versículo nos ensina que podemos olhar para Jeová, procurá-lo e orar a ele de coração, sabendo que ele fornecerá a saída e a força para suportar situações e desafios que não surgem.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário