ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 19 a 25 de dezembro, 2 Reis 18 a 19, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 19-25 de dezembro de 2022, 2 Reis 18 a 19, Respostas.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

2 Reis 19:37. Como esse versículo mostra que precisamos ter um conceito equilibrado sobre as descobertas arqueológicas? (it-1 203 parágrafo 1).

Porque neste versículo é dito que os filhos no plural assassinaram o pai, mas uma crônica babilônica disse que apenas um foi quem matou o pai. Porém, posteriormente um fragmento do Prisma de Esar-Hadon, um de seus próprios filhos afirmou que seus irmãos no plural se rebelaram e mataram o pai, como vemos há escritos que querem engrandecer o personagem, por isso a história é mudou e ao mesmo tempo analisando esses fragmentos devemos ter cuidado para não cair nesse erro que esses escritores cometeram.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com a Crônica da Babilônia, o rei assírio Senaqueribe foi morto por um de seus filhos em uma revolta, assim como o rei da Babilônia Nabonido no século 6 aC. CE, como o sacerdote babilônico do século III aC Berosus. EC, eles escreveram a mesma coisa. Mas em relação a este evento, um fragmento descoberto mais recentemente do prisma de Esar-Hadom mostra que o próprio Esar-Hadom afirma que seu pai, o rei Senaqueribe, foi morto por dois de seus filhos que se rebelaram para ganhar o reino.

Isso nos ensina que apenas a narrativa bíblica se mostrou correta, pois foi confirmada em todos os seus detalhes pela Inspiração de Esar-Hadom. Portanto, devemos ver as descobertas arqueológicas com equilíbrio.

Este versículo também nos ensina que é necessário que o cristão mostre a devida cautela antes de aceitar sem reservas a interpretação dada às muitas inscrições encontradas nas várias línguas antigas.

A Crônica Babilônica, Nabonido e Beroso estavam errados; apenas o registro bíblico provou ser confiável. A inscrição de Esar-Hadon confirmou isso nos mínimos detalhes, provando assim ser mais precisa em relação a esse evento na história assírio-babilônica do que as próprias fontes babilônicas. Este é um fato de extrema importância, inclusive para a avaliação de fontes contemporâneas que não estejam de acordo com a tradição bíblica.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Reis 18:5-8. Neste texto podemos ver que Ezequias confia em Jeová e foi obediente e leal a ele, e também age com sabedoria porque se recusou a servir ao rei da Assíria. Em recompensa, Jeová o abençoou por lhe dar vitória sobre seus inimigos. Isso nos ensina que Jeová abençoa muito os esforços que fazemos para permanecer fiéis e obedientes, apesar das pressões deste sistema, dos ataques de Satanás e das más tendências resultantes de nossa imperfeição. Isso deve nos encorajar a continuar nos esforçando cada dia mais.

2 Reis 19:35. Diz que apenas um anjo de Jeová matou 185.000 homens. Isso nos dá confiança de que Jeová pode proteger seu povo dos ataques de Satanás e de seus seguidores.

2 Reis 18:28. Jeová disse a Senaqueribe que iria fazê-lo voltar e tudo o que ele dissesse iria puni-lo, então com as ações de Jeová este rei assírio teve que renunciar ao cerco de Jerusalém e voltar para Nínive, onde mais tarde seus próprios filhos o assassinaram, não seus. vontade, mas pela mão de Jeová. O que nos ensina que aqueles que se levantam contra o povo de Jeová não serão bem-sucedidos, pois Jeová moverá as coisas para humilhá-los e mostrar-lhes que ele é o verdadeiro Deus.

2 Reis 19:15-19. É um exemplo de oração que Ezequias fez em momentos de aflição, procuro sempre exaltar a Jeová, com a atitude certa, Com certeza é um presente para nós poder ler esta oração sincera e aprender com ela a imitar o rei Ezequias.

2 Reis 19:35. Jeová salvou seu povo de uma forma que ninguém imaginava, mas eles confiaram totalmente nele. O povo de Deus testemunhará como Jeová salvará seu povo de uma coalizão de nações. De uma forma que ninguém imaginava, isso nos motiva a ser fiéis a Jeová, aconteça o que acontecer.

2 Reis 18:36. Existem adversários com os quais não sabemos argumentar ou tentar fazê-los raciocinar, o Escravo sugeriu que nunca devemos debater com apóstatas ou outras pessoas, melhor, continuamos a servir a Jeová fielmente, no final de tudo seja esclarecido por Jeová e ele dará a cada um o que lhe corresponde.

2 Reis 18:29. Jamais devemos duvidar de Jeová e de sua existência, existem pessoas que se dizem sábios e intelectuais deste mundo que questionam enfaticamente a Deus e sua palavra a Bíblia. Eles estão totalmente errados, na verdade, suas idéias ateístas não trouxeram nenhum benefício para a humanidade, por outro lado, as pessoas que foram guiadas pela palavra de Deus, a Bíblia, deixaram grandes contribuições para a humanidade, o pior erro que alguém pode cometer é duvidar e acreditar em outro ser humano.

2 Reis 18:19-21. Vemos que Rabsaqué usou informações falsas para que o povo deixasse de confiar no Rei. Hoje é muito comum também ouvirmos relatos ruins da Organização de Jeová para que as pessoas não ouçam quando pregamos para eles. Mas vemos que nossa conduta fez com que muitas pessoas se dispusessem a estudar a Bíblia e a ser servos de Jeová.

2 Reis 18:21. Embora a acusação fosse falsa, já que o rei não havia feito nenhuma aliança com o Egito, ficou claro o que Rabsaqué queria incutir na mente dos judeus ao dizer: "Eles estão sozinhos e sem ninguém para ajudá-los, completamente isolados" Nossos inimigos também. Eles acham que os servos de Jeová estão sozinhos, então podem nos ferir, mas não percebem que temos o apoio de Jeová, o criador do universo.

2 Reis 18:4. Vemos que os israelitas distorceram o propósito da serpente de cobre e a transformaram em um ídolo, o que nos ensina que nunca devemos aplicar os textos bíblicos para sustentar nossos próprios benefícios, pois iríamos além do que Jeová está nos pedindo. .

2 Reis 18:32. Neste texto Rabsaqué fala coisas completamente contrárias à verdade. Por exemplo, ele diz que Jeová não vai nos livrar, tentando assim desencorajar o povo e fazer com que o povo se renda à Assíria. Hoy en día también recibimos comentarios de personas incitándonos a sacar el mayor provecho en el mundo o superarnos en este sistema de cosas, por lo que debemos tener mucho cuidado para que esos deseos no echen raíces en nuestro corazón y nos hagan olvidar el verdadero propósito de nossa vida.

2 Reis 18:7. Vemos que Ezequias se rebelou contra o rei da Assíria e não o serviu. Naquela época, a Assíria era poderosa o suficiente para derrotar o Reino do Norte. No entanto, o reino de Judá permaneceu forte porque Jeová abençoou a confiança e a obediência de seu rei Ezequias. Isso nos ensina que, se quisermos ter sucesso na vida, é em Jeová que devemos confiar e não em nós mesmos ou em outros seres humanos.

2 Reis 18:9-12. Mostra como o reino do norte cometeu um grave erro ao rejeitar a Jeová como seu rei e ao desobedecer aos seus mandamentos, pois isso resultou em um desastre nacional nas mãos dos assírios. Isso nos ensina que nunca devemos parar de ouvir a Jeová por meio de sua palavra, a Bíblia. Tampouco devemos deixar de obedecer a seus arranjos e instruções. Fazer o contrário pode significar nossa ruína espiritual.

2 Reis 18:9-12. Vemos que, embora o povo do reino do norte não fosse israelita ou menos descendente de Abraão do que o povo do sul, eles perderam a proteção de Jeová e enfrentaram o julgamento por não ouvi-lo e obedecer a seus mandamentos. Desta forma, tornou-se um aviso claro para Judá. Esse relato também traz um alerta para todos nós hoje, pois se pararmos de ouvir a Jeová e de obedecer aos seus justos regulamentos, também sofreremos as consequências.

2 Reis 18:32. Isso mostra que Rabsaque fala coisas contrárias à verdade, tentando assim desencorajar o povo de se render à Assíria. Hoje também encontramos muitas pessoas falando mal de Jeová e de sua organização para desanimar seus servos fiéis. Portanto, em vez de permitir que isso nos afete, veremos o que realmente é: mais uma propaganda enganosa de Satanás e, como tal, a rejeitaremos.

2 Reis 19:19. Isso mostra que, embora Ezequias pudesse ter ficado com medo, Sua oração não estava focada nele, mas na santificação do nome de Jeová. Isso nos lembra que, embora não haja problema em orar a Jeová considerando nossas necessidades pessoais, antes de mais nada devemos orar para que seu nome seja santificado e sua soberania vindicada. Conseqüentemente, Jeová nos dará o que precisamos. 

2 Reis 18:19-25. Vemos que as palavras de Rabsaqué eram falsas, assim como sua afirmação de que tinha a autorização de Jeová para atacar e destruir o país. Felizmente, Ezequias confiava apenas em Jeová. Isso nos ensina que mesmo que alguém afirme falar em nome de Deus, se o que ele diz não for totalmente verificável com a Bíblia, não devemos confiar nessa pessoa. Assim como Ezequias, devemos confiar apenas em Jeová.

2 Reis 19:32-37. Isso mostra que, ao zombar de Jeová e ameaçar seu povo, Senaqueribe não entrou na cidadania, ele atirou uma única flecha, visto que o anjo de Jeová em uma única noite matou 185.000 assírios, e o próprio Senaqueribe morreu, então Nínive nas mãos de seus próprios filhos . Isso deve servir de alerta para os que hoje zombam de Jeová e ameaçam seus servos fiéis.  

2 Reis 19:6-7.  Isso nos mostra que Jeová cuidaria dos assírios que blasfemaram contra ele, então Ezequias não precisava ter medo. Isso nos ensina que hoje, mesmo que encontremos esse tipo de pessoa, não devemos ter medo ou debater com eles. Em vez disso, devemos nos retirar em paz, pois no devido tempo Jeová cuidará de todos eles.

2 Reis 19:1,2. Aqui vemos que o rei Ezequias entrou no templo para orar e consultar o profeta Isaías. Da mesma forma, hoje entre o povo de Jeová podemos obter força e consolo nestes tempos difíceis por nos associarmos com outras nações no templo espiritual de Jeová. Daí a importância de não deixar de comparecer às reuniões.

2 Reis 19:35. Vemos como Jeová, por meio de um único anjo e em uma única noite, matou 185.000 lados assim. Com base nesse relato, podemos imaginar a cena em que Jesus Cristo e seus seres celestiais libertam todos os que participaram da adoração verdadeira, destruindo todos os nossos oponentes na batalha do Armagedom. Isso deve nos encorajar a continuar pregando com Coragem. 

2 Reis 19:19. Aqui podemos ver a oração do rei Ezequias, Ele sabia que era impossível esperar a salvação pelos esforços humanos diante da ameaça de ataque da Síria. No entanto, esse apelo foi prontamente atendido, na mesma noite em que Ezequias fez sua oração. Isso nos ensina a importância de orar e de depositar nossa fé e confiança em Jeová.

2 Reis 18:1, 2. Fazendo cálculos, Acaz gerou Ezequias quando ele tinha menos de doze anos de idade, embora em climas temperados os meninos geralmente atinjam a puberdade entre os doze e quinze anos, em climas quentes podem alcançá-la mais cedo, embora ambos um manuscrito hebraico e a versão Siríaca Peshitta e alguns manuscritos da versão Septuaginta dizem em 2 Crônicas 28:1 que a idade de Acaz quando ele começou a reinar era “vinte e cinco anos”, não vinte, tornando Ezequias nascido por volta dos 17 anos de Acaz.

2 Reis 18:4. Os israelitas guardaram a serpente de cobre que Moisés havia feito, Ezequias a destruiu depois de mais de setecentos anos porque o povo a havia transformado em um ídolo porque a adoravam e ofereciam fumaça sacrificial, o que aconteceu com a serpente de cobre exemplifica para nós que nós devem evitar toda reverência ou adoração de objetos ou coisas que tenham sido associadas à adoração pura.

2 Reis 18:3. Ezequias apoiou de todo o coração a verdadeira adoração de Jeová. ele reuniu muitos dos Salmos em forma de livro para adoração no templo, incluindo o composto por Davi. O próprio Ezequias pode ter escrito o Salmo 33 citado acima, bem como outros salmos que parecem louvar a Jeová por causa de seu triunfo sobre os assírios.

2 Reis 18:4. Os israelitas guardaram a serpente de cobre, e com o tempo passaram a usá-la indevidamente, adorando-a e oferecendo fumaça sacrificial. Assim, o rei Ezequias reduziu em pedaços a serpente de cobre que tinha mais de 700 anos como parte de sua reforma religiosa, pois o povo havia transformou-a em um ídolo. Da mesma forma que muitos hoje na cristandade adoram a cruz que é sagrada para eles, não há lugar no verdadeiro povo de Jeová, antigo ou moderno, para idolatria. É verdade que guardamos coisas antigas, como relíquias que fazem parte da história moderna da entidade, mas em nenhum momento caímos na idolatria.

2 Reis 18:4. Isso nos deixa uma lição clara, qualquer coisa impura que tenha a ver com idolatria, imagens, filmes, objetos musicais ou entre outros, devemos destruí-lo, ao invés de guardá-lo lá, pois isso poderia cair em outras mãos e assim seria tropeçar o mesmo para os outros, por outro lado, quando o destruímos, não o estamos desenraizando, porque fica apenas como uma lembrança ruim.

2 Reis 18:5. Ezequias se destacou por ser um rei que continuou fiel a Jeová, fazendo o que era certo aos seus olhos e seguindo seus mandamentos. Desde o início de seu reinado, ele demonstrou seu interesse em promover a adoração verdadeira, não apenas em Judá, mas em todo o território de Israel. Visto que lhe foram dados os caminhos de Jeová, assim como seu antepassado Davi, pode-se dizer que depois dele não houve ninguém igual a ele entre todos os reis de Judá, nem mesmo os que foram antes dele. Portanto, Jeová acabou por estar com ele.

2 Reis 18:6. Muitas pessoas adoram a Deus à sua maneira, como se sentem melhor, retiram e colocam versículos da Bíblia, interpretam conforme sua conveniência. Mas não foi isso que Ezequias fez, ele aderiu aos mandamentos de Deus, sem dúvida, é de vital importância entender que o ser humano deve adorar a Deus como ele quer, ao invés do que nos parece.

2 Reis 18:12. Quem não ouvir a voz de Jeová, ou seja, quem não lhe obedecer e seguir seus mandamentos e princípios bíblicos, fará mal, há quem ignore os mandamentos de Deus, e talvez não esteja fazendo mal no momento, mas eventualmente as coisas caem sob seu próprio peso, e as consequências vêm. Ter isso em mente nos ajudará a levar a sério nosso voto de dedicação a Jeová. 

2 Reis 18:6. Conhecer os mandamentos de Jeová é importante, mas viver cada dia praticando o que aprendemos é um desafio, Ezequias tinha os mandamentos e não deixou de seguir a Deus, sem dúvida, queremos fazer o mesmo, por isso não devemos permitir nada ou ninguém nos separa de Jeová, Lembre-se que um privilégio ou com muito conhecimento não garante que sempre seguiremos a Jeová, pois só Jeová é quem vai nos ajudar a cuidar de nós mesmos todos os dias e seguir seus passos com muito carinho e atenção.

2 Reis 18:6. Para Ezequias, o culto a Jeová não era um jogo, ou um mero ritual, era algo muito importante, a tal ponto que o texto diz que Deus se apegou a Deus e seus mandamentos recebidos e transmitidos por Moisés. Isso nos dá um modelo de como vemos a adoração a Jeová, já que podemos vê-la como um jogo ou também como um modo de vida, sem dúvida nossas ações darão a resposta.

2 Reis 18:13. A invasão de Judá durante o reinado de Ezequias, conforme predito por Miquéias, foi bem registrada por Senaqueribe, pois um grande relevo de quatro painéis representando a captura de Laquis foi descoberto na parede de seu palácio em Nínive. O tributo que Ezequias pagou a ele, essas descobertas confirmar o relato bíblico.

2 Reis 18:22-25. Com muita astúcia, o rabsaquê tentou semear a dúvida afirmando que Jeová não iria defender seus servos, pois estava zangado com eles. Mas a verdade é que Deus se agradou muito de Ezequias e dos judeus que haviam voltado à verdadeira adoração, por isso mesmo que nossos amigos tentem semear dúvidas em nós, lembremos sempre que Jeová se agrada da lealdade e do serviço que lhe prestamos. .

2 Reis 19:1-4. Aqui é mencionado que depois de ouvir as acusações do rabsaq, ele rasgou suas roupas, a tradição talmúdica também prescrevia que quando os juízes religiosos ouvissem palavras blasfemas supostamente proferidas pelo acusado em depoimento, eles deveriam rasgar suas roupas seguindo o exemplo da referida passagem.

2 Reis 19:25. Por meio de uma ação progressiva, Jeová se torna o Cumpridor de todas as suas promessas. Assim, diz-se que Jeová 'molda' ou molda seu propósito em relação a ações ou eventos futuros, assim como um oleiro habilidoso pode moldar um pedaço de barro em um belo vaso, Jeová pode moldar ou manobrar assuntos para realizar sua vontade. .

2 Reis 19:35. O anjo de Deus matou 185.000 assírios, Senaqueribe retirou-se e voltou para Nínive, devido à humilhação que o orgulhoso Senaqueribe não deveria se gabar dessa perda de soldados enquanto tentava disfarçar a informação dizendo que sua invasão da Judéia havia sido um sucesso e que Ezequias ainda estava subjugado, enviando tributo a Nínive, esse exemplo nos mostra a capacidade de Jeová em humilhar seus inimigos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários