TEXTO DIÁRIO, segunda-feira, 28 de novembro de 2022, Dificuldades produzem perseverança (Rm 5:3).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
Segunda-feira, 28 de novembro
Dificuldades produzem perseverança (Rm 5:3).
O amor a Deus sempre ajudou os servos de Jeová a suportar a perseguição. Por exemplo, quando o poderoso tribunal judaico ordenou que os apóstolos parassem de pregar, o amor a Deus os levou a “obedecer a Deus como governante antes que aos homens” (Atos 5:29; 1 João 5:3). Esse mesmo amor inabalável a Deus também ajuda a permanecermos fiéis aos nossos irmãos que estão sendo perseguidos por governos poderosos e cruéis. Quando o mundo nos odeia, não ficamos desanimados, mas felizes (Atos 5:41; Romanos 5:4, 5). Talvez uma das provações mais difíceis de suportar seja a oposição da família. Quando percebem que queremos conhecer a Jeová, alguns parentes podem pensar que fomos enganados ou mesmo que enlouquecemos (compare com Marcos 3:21). Eles podem até se tornar agressivos conosco. Mas nada disso deveria nos surpreender, pois Jesus disse que "os inimigos de cada um serão os de sua própria casa" (Mateus 10:36). w21.03 21 pars. 6, 7.
O que ajudou uma irmã a permanecer firme em face de forte oposição?
Georgina, mencionada no parágrafo 1, conseguiu se defender diante da feroz oposição de sua mãe. Ela explica: “Nós dois começamos a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Mas seis meses depois, quando quis assistir às reuniões, ela mudou completamente. Eu descobri que ele estava em contato com apóstatas, e ele estava usando seus argumentos quando falou comigo. Além disso, ele me insultou, puxou meu cabelo, me agarrou pelo pescoço e jogou minhas publicações no lixo. Quando fiz 15 anos, fui batizado. Para tentar me impedir de servir a Jeová, ela me internou num reformatório onde havia outros jovens. Alguns usavam drogas e cometiam crimes. É muito mais difícil enfrentar a oposição quando ela vem de alguém que deveria amá-lo e cuidar de você.
Georgina conta o que a ajudou a perseverar: “Quando minha mãe se voltou contra mim, naquele dia eu havia terminado de ler a Bíblia inteira. Eu tinha me convencido de que havia encontrado a verdade e me sentia muito próximo de Jeová. Muitas vezes eu rezava para ele, e ele me ouvia. Enquanto eu morava no reformatório, uma irmã me convidou para ir à casa dela e estudamos a Bíblia juntas. Durante todo esse tempo, os irmãos me fortaleceram. Eles me fizeram sentir parte de suas famílias. Pude ver que Jeová é mais forte do que nossos oponentes, sejam eles quem forem.”
Do que podemos ter certeza?
O apóstolo Paulo escreveu que nada jamais poderá "nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38, 39). Embora às vezes soframos, Jeová nunca falhará conosco. Ele sempre nos dará consolo e força. E, como mostra a experiência de Georgina, também nos ajudará por meio de nossos queridos irmãos e irmãs.
Como o amor que Jesus descreveu em João 15:12, 13 ajudaria os discípulos? Dê um exemplo.
Na noite antes de morrer, Jesus lembrou seus discípulos de amarem uns aos outros (leia João 15:12, 13). Ele sabia que isso os ajudaria a permanecer juntos e suportar o ódio do mundo. Pensemos na congregação de Tessalônica, que foi perseguida desde o início. Esses cristãos se tornaram exemplos de amor e perseverança fiel (1 Tessalonicenses 1:3, 6, 7). Paulo os encorajou a continuar a mostrar amor “ainda mais” (1 Tessalonicenses 4:9, 10). O amor os motivaria a confortar os deprimidos e apoiar os fracos (1 Tessalonicenses 5:14). E eles o ouviram, pois Paulo lhes disse um ano depois em sua segunda carta: "O amor que cada um de vocês sente um pelo outro está aumentando" (2 Tessalonicenses 1:3-5). Seu amor os ajudou a suportar problemas e perseguições.
Como os irmãos de um país demonstraram amor em tempos de guerra?
Vejamos o que aconteceu com Danilo, mencionado no primeiro parágrafo, e sua esposa. Quando sua cidade foi afetada por uma guerra em seu país, eles continuaram a assistir às reuniões, fazendo tudo o que podiam na pregação e dividindo a comida que tinham com seus irmãos. Um dia, alguns soldados armados foram à casa de Danilo. Ele explica: “Recebi a ordem de renunciar à minha fé. Quando recusei, eles me espancaram e fingiram que iam atirar em mim, mas atiraram na minha cabeça. Antes de partirem, eles ameaçaram voltar para estuprar minha esposa. Imediatamente nossos queridos irmãos nos enviaram de trem para outra cidade. Eu nunca vou esquecer o amor que eles nos mostraram. Quando chegamos, os irmãos da nova cidade nos deram comida e me ajudaram a encontrar um emprego e uma casa. Graças a isso, algum tempo depois pudemos acolher outros irmãos que fugiam da guerra”. Experiências como essas provam que o amor cristão pode nos ajudar a suportar o ódio.
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário