TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 29 de novembro de 2022, Todos devem estar prontos para ouvir, mas tardios para falar (Sant. 1:19).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 29 de novembro de 2022 Todos devem estar prontos para ouvir, mas tardios para falar (Tiago 1:19).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
Terça-feira, 29 de novembro
Todos devem ser prontos para ouvir, mas tardios para falar (Tiago 1:19).
Ao acompanhar um publicador a um curso bíblico, ouça com atenção tanto o professor como o aluno. Só assim estaremos prontos para ajudar caso seja necessário. Claro, devemos ter cuidado para não falar demais, interromper a explicação do professor ou desviar do assunto. Mas, de forma breve, podemos usar um comentário, um exemplo ou uma pergunta para esclarecer o ponto que está sendo analisado. Às vezes, podemos achar que não podemos contribuir muito para o estudo. Mas se parabenizarmos a pessoa e nos interessarmos por ela, nós a ajudaremos a progredir. Se acharmos adequado, podemos contar brevemente como aprendemos a verdade, como superamos uma dificuldade ou como vimos a mão de Jeová em nossa vida. — Sal. 78:4, 7. Isso pode ser exatamente o que o aluno precisa ouvir. Talvez isso fortaleça sua fé ou o encoraje a dar os passos que levam ao batismo. w21.03 10 pars. 9, 10.
Por que devemos receber calorosamente os estudantes que assistem às reuniões?
Para que um aluno progrida e seja batizado, ele deve frequentar regularmente as reuniões e tirar proveito delas (Hb 10:24, 25). A primeira vez que um aluno assiste a uma reunião no Salão do Reino provavelmente será convidado pelo professor. Então, todos nós podemos encorajá-lo a continuar vindo. Como podemos fazer isso?
Acolhemos o aluno com amor (Rm 15:7). Se fizermos com que o estudante se sinta bem-vindo ao Salão do Reino, talvez ele queira continuar vindo. Vamos cumprimentá-lo com carinho e apresentá-lo a outros irmãos, mas sem sobrecarregá-lo. Não vamos supor que alguém esteja cuidando dele; Seu professor pode não ter chegado ainda ou pode estar ocupado cuidando de algumas responsabilidades. Vamos prestar atenção ao que ele diz e nos interessar por ele. Que efeito tudo isso pode ter? Vejamos o que diz Dimitri, que foi batizado há poucos anos e já é servo ministerial. Relembrando o primeiro encontro deles, ele conta: “Fiquei do lado de fora do Salão do Reino esperando nervosamente. Um irmão me viu e gentilmente me levou para dentro. Fiquei surpreso que muitos vieram me cumprimentar. Fiquei tão feliz que gostaria que houvesse reuniões todos os dias.
Que efeito nosso comportamento pode ter sobre os alunos?
Vamos dar um bom exemplo. Nossa conduta pode ajudar a convencer um aluno de que ele encontrou a verdade (Mt 5:16). Vitali, um pioneiro da Moldávia, conta: “Ao ver como os irmãos na congregação viviam, pensavam e se comportavam, convenci-me de que as Testemunhas de Jeová são a verdadeira religião.”
Como nosso exemplo pode ajudar alguém a continuar progredindo?
Se um aluno deseja qualificar-se para o batismo, ele deve colocar em prática o que está aprendendo. Isso nem sempre é fácil. Mas quando você vê como colocar os princípios bíblicos em prática nos beneficia, você pode se sentir motivado a seguir nosso exemplo (1 Cor. 11:1). Vejamos o caso de Hanae, mencionado no parágrafo 8. Ela lembra: “Os irmãos eram um reflexo vivo do que eu estava aprendendo. Ao observá-los, aprendi a encorajar os outros, a perdoar e a demonstrar amor. Eles sempre tinham algo de bom a dizer sobre os outros. Eu queria ser como eles."
Em harmonia com Provérbios 27:17, por que devemos fazer amizade com os alunos que assistem às reuniões?
Vamos nos tornar amigos do aluno. Cada vez que o aluno comparece às reuniões, mostremos interesse pessoal por ele (Fp 2:4). Sem invadir sua privacidade, podemos tentar conhecê-lo melhor perguntando sobre sua família, seu trabalho ou como está indo seu estudo bíblico. Também podemos parabenizá-lo por quaisquer mudanças positivas que você tenha feito. Assim poderíamos nos tornar amigos do aluno e ajudá-lo a progredir e chegar ao batismo (leia Provérbios 27:17). Hanae, que agora é pioneira regular, explica como se sentiu quando começou a assistir às reuniões: “Quanto mais eu fazia amigos na congregação, mais eu queria ir às reuniões. Não senti falta deles, mesmo estando muito cansado. Eu gostava de estar com meus novos amigos, e isso me ajudou a cortar amizades com pessoas que não compartilhavam minhas crenças.
O que mais podemos fazer para que um estudante se sinta à vontade na congregação?
À medida que o aluno progride, vamos fazê-lo sentir que faz parte da congregação. Uma maneira de fazer isso é mostrar-lhe hospitalidade (Hb 13:2). Denis, um irmão que serve na Moldávia, lembra-se do seguinte ao estudar a Bíblia: “Em muitas ocasiões, os irmãos convidavam minha esposa e eu para passar algum tempo com eles. Ele nos incentivou a contar como Jeová os ajudou em sua vida. Esses momentos nos ajudaram a ficar convencidos de que queríamos servir a Jeová e que uma vida maravilhosa nos esperava.” Quando um estudante se torna publicador, podemos convidá-lo para pregar conosco. Um irmão do Brasil chamado Diego disse: “Muitos irmãos me convidaram para sair e pregar. Foi a melhor maneira de conhecê-los bem. Aprendi muito assim e me aproximei mais de Jeová e de Jesus.”
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário