TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 25 de novembro, O cabeça da mulher é o homem (1 Cor. 11:3).

TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 25 de novembro de 2022, O cabeça da mulher é o homem (1 Coríntios 11:3).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

sexta-feira, 25 de novembro

A cabeça da mulher é o homem (1 Coríntios 11:3).

O marido é responsável perante Jeová e Jesus pela forma como trata sua família (1 Pe 3:7). Jeová é o cabeça de sua família universal, então ele tem autoridade para ditar padrões de conduta para seus filhos e fazê-los obedecer (Is. 33:22). Jesus é o cabeça da congregação cristã e também tem o direito de fazer regras e aplicá-las (Gálatas 6:2; Colossenses 1:18-20). Como Jeová e Jesus, o chefe de família cristão tem autoridade para tomar decisões que afetam sua família (Rm 7:2; Ef 6:4). No entanto, sua autoridade tem limites. Por exemplo, seus padrões devem ser baseados em princípios bíblicos (Pv 3:5, 6). Além disso, o chefe de família não tem autoridade para fazer regras para aqueles que não fazem parte de sua família (Rm 14:4). E, quando seus filhos crescem e se tornam independentes, eles continuam a respeitá-lo, mas não estão mais sob sua autoridade (Mt 19:5). w21.02 2, 3 pars. 3-5

Por que Jeová estabeleceu o princípio da autoridade?

O princípio da autoridade é um dom que Jeová deu à sua família. Graças a este princípio, a família de Jeová funciona de maneira pacífica e ordeira (1 Coríntios 14:33, 40). Se não fosse claro quem tem autoridade, reinaria o caos e ninguém ficaria feliz. Por exemplo, ninguém saberia quem tem a última palavra na tomada de decisões ou quem deve tomar a iniciativa de executá-las.

De acordo com Efésios 5:25, 28, como Jeová deseja que o homem trate a esposa?

Se o princípio de autoridade estabelecido por Deus é algo tão bom, por que tantas mulheres se sentem oprimidas e dominadas por seus maridos? O motivo é que muitos homens desconsideram os princípios de Jeová para a família e preferem seguir os costumes e tradições locais. Também pode ser que tratem mal suas esposas para satisfazer algum desejo egoísta. Por exemplo, um homem pode dominar a esposa para se sentir mais importante ou para mostrar que é "um homem de verdade". Você pode pensar que, embora não possa forçar sua esposa a amá-lo, pode fazê-la temê-lo. Alguns usam esse medo para controlar suas esposas.b Claramente, essa maneira de pensar e agir rouba das mulheres a dignidade e o respeito que merecem. E, além disso, é totalmente contra o que Jeová quer (leia Efésios 5:25, 28).

Como pode um homem aprender a ser um bom chefe de família?

Um homem pode aprender a ser um bom chefe de família por imitar o modo como Jeová e Jesus exercem sua autoridade. Vejamos duas das qualidades que eles exibem e vejamos como os chefes de família podem colocá-las em prática ao lidar com o cônjuge e os filhos.

Como Jeová mostra humildade?

A humildade. Jeová é o ser mais sábio que existe e, mesmo assim, ouve a opinião de seus servos (Gn 18:23, 24, 32). Ele até permitiu que aqueles sob sua autoridade lhe dessem sugestões (1 Reis 22:19-22). Embora ele seja perfeito, ele não espera que sejamos. Em vez disso, ele ajuda seus servos, por mais imperfeitos que sejam, a fazerem o bem (Sl 113:6, 7). Na verdade, na Bíblia, Davi disse a ele: “Tu és quem me ajuda” (Sl 27:9; Hb 13:6). Ele sabia que tudo o que fez só foi alcançado porque Jeová é humilde e o ajudou (2 Sam. 22:36).

Como Jesus mostrou humildade?

Vejamos o exemplo de Jesus. Embora fosse "Mestre e Senhor" de seus discípulos, ele estava disposto a lavar seus pés. Qual é um dos motivos pelos quais Jeová queria que esse relato estivesse na Bíblia? Sem dúvida, foi para dar uma lição de humildade a todos nós, inclusive aos chefes de família. Jesus disse: “Eu vos dei o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz” (João 13:12-17). Embora tivesse muita autoridade, não esperava ser servido, mas servia aos outros (Mt 20:28).

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários