TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 16 de novembro, pastoreie o rebanho de Deus que está sob seus cuidados, servindo como superintendentes; não o faça por obrigação, mas voluntariamente diante de Deus (1 Pe 5:2).

TEXTO DIÁRIO, quarta-feira, 16 de novembro de 2022, Pastoreie o rebanho de Deus que está sob seus cuidados, servindo como bispos; não o faça por obrigação, mas voluntariamente diante de Deus (1 Pe 5:2).



Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

Quarta-feira, 16 de novembro

Apascentai o rebanho de Deus que está sob vosso cuidado, servindo como bispos; não o faça por obrigação, mas voluntariamente diante de Deus (1 Pe 5:2).

Um bom pastor sabia que a ovelha poderia se perder. Então, se isso aconteceu, eu não os tratei com severidade. Veja o que Jeová fez quando alguns de seus servos não fizeram o que ele esperava deles por um tempo. O profeta Jonas fugiu para perder sua designação. Mas Jeová não desistiu prontamente. Como faria um bom pastor, ele o resgatou e lhe deu a força necessária para cumprir sua missão (Jn 2:7; 3:1, 2). Em seguida, usou uma cabaça para ensiná-lo que a vida de cada um é importante (Jn 4:10, 11). Que lição aprendemos? Que os idosos não se apressem em abrir mão dos inativos. Em vez disso, eles devem se esforçar para entender por que se desviaram do rebanho. E, quando essas ovelhas retornarem a Jeová, devem continuar a tratá-las com amor e preocupação. w20.06 20, 21 pars. 10-12.13. 

O que podemos aprender da reação de Jeová ao que o escritor do Salmo 73 disse?

O escritor do Salmo 73 ficou desanimado ao ver que os ímpios pareciam estar indo bem. Ele chegou a pensar que não valia a pena fazer a vontade de Deus (Sl 73:12, 13, 16). Como Jeová reagiu? Ele não condenou. Além do mais, ele fez com que suas palavras fossem registradas na Bíblia. Com o tempo, o salmista entendeu que não há nada melhor na vida do que ser amigo de Jeová (Sl 73:23, 24, 26, 28). Que lição aprendemos? Que os anciãos não devem julgar prontamente aqueles que começam a se perguntar se vale a pena servir a Jeová. Em vez de condená-los, deveriam trabalhar para entender por que falam e agem de determinada maneira. Só então eles podem usar a Bíblia para incentivá-los.

Por que Elias precisava de ajuda e como Jeová a deu a ele?

O profeta Elias fugiu da Rainha Jezabel (1 Reis 19:1-3). Ele pensou que não havia mais profetas de Jeová e que o que ele estava fazendo não fazia sentido. Ele ficou tão deprimido que até quis morrer (1 Reis 19:4, 10). Jeová não condenou Elias. Em vez disso, garantiu-lhe que não estava sozinho, que podia confiar no poder divino e que ainda havia muito a fazer. Ele ouviu com atenção enquanto Elias compartilhava suas preocupações e o incumbia de novas responsabilidades (1 Reis 19:11-16, 18). Que lição aprendemos? Que todos nós, especialmente os idosos, devemos tratar as ovelhas de Jeová com bondade. Se uma pessoa se expressar com amargura ou se sentir indigna da misericórdia de Jeová, os anciãos ouvirão quando ela abrir o coração. Então, eles tentarão confirmar para a ovelha perdida que ela é muito valiosa para Jeová.

De acordo com João 6:39, como Jesus encarava as ovelhas de seu Pai?

Como Jeová quer que vejamos suas ovelhas perdidas? Jesus nos deu o exemplo. Ele sabia que para Deus todas as suas ovelhas são valiosas. Assim, ele fez tudo o que pôde para ajudar “as ovelhas perdidas da nação de Israel” a voltar para Jeová (Mateus 15:24; Lucas 19:9, 10). Por ser um excelente pastor, Jesus também fez o possível para não perder nenhuma das ovelhas de seu Pai (ver João 6:39).

Como devem os anciãos encarar o trabalho de ajudar os inativos?

O apóstolo Paulo disse aos anciãos da congregação de Éfeso que deviam imitar o exemplo de Jesus. Ele escreveu a eles: “Vocês devem trabalhar arduamente para ajudar os que são fracos e (…) devem se lembrar destas palavras ditas pelo Senhor Jesus: 'Há mais felicidade em dar do que em receber'” (Atos 20:17). , 35) . Como vemos, os idosos têm uma responsabilidade séria. Um ancião da Espanha chamado Salvador disse o seguinte: “Quando penso no quanto Jeová ama suas ovelhas perdidas, sinto-me motivado a fazer tudo o que posso para ajudá-las. Não tenho dúvidas de que Jeová quer que eu cuide deles.”

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários