TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 21 a 27 de novembro de 2022, "Ele defendeu a adoração pura com coragem e determinação", Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 21 a 27 de novembro de 2022, “Defendeu corajosa e decisivamente a adoração pura”, Discurso preparado.


“Ele defendeu a adoração pura com coragem e decisão” (10 min.)

Sem dúvida, levar a boa nova do Reino de Deus envolve muita responsabilidade, mas também coragem e decisão. Como é possível que em nosso ambiente possamos demonstrar isso? Vejamos alguns aspectos. Quando chegamos à porta de uma pessoa, porque estamos constantemente visitando nosso território, podemos saber qual será a reação da pessoa que vai sair. Talvez ela já seja conhecida por aceitar a verdade, ou talvez seja conhecida por fazer um comentário um tanto improvisado sobre a mensagem que transmitimos.Se for esse o caso, como podemos reagir? E como podemos mostrar naquele momento que defendemos a adoração pura?

Para isso usaremos o exemplo de Jeú sob o tema: "Ele defendeu a adoração pura com coragem e determinação" na seção Tesouros da Bíblia. A primeira vez que você leu sobre Jeú, ele estava sentado com os líderes militares de Israel. Jeú era um oficial de alto escalão, possivelmente o comandante do exército que lutava contra os sírios. Enquanto está lá, ele é enviado para ser ungido por outro filho dos Profetas e ele ordena algo onde é necessária muita coragem e determinação. Vejamos por favor em 2 Reis 9:6,7, se você encontrou, por favor me acompanhe com a leitura.

VAMOS LER 2 REIS 9:6,7.

Então Jeú se levantou e entrou em casa. O servo derramou o óleo sobre a cabeça dele e disse: “Assim diz Jeová, o Deus de Israel: 'Eu o unjo rei do povo de Jeová, de Israel. 7 Você deve destruir a casa de seu senhor Acabe, e eu vou vingar o sangue dos meus servos, os profetas, e de todos os servos de Jeová que morreram nas mãos de Jezabel.

Nas semanas anteriores já havíamos passado em revista a vida de Acabe e Jesabel, sua esposa. Eles eram perversos. Jezebel com ainda mais garra, pois já havia matado muitos profetas. Ele pôs Eliseu em fuga e ainda procurava uma maneira de matar o restante dos que adoravam a Jeová. Agora a situação era muito complicada. Jeú teve que acabar com a causa do perverso Rei Acabe. Ele já havia morrido Mas esta mulher permaneceu, esta mulher perversa, e Agora ela era como o rei Jeorão, Alguém que não teve nenhum bom exemplo.

Portanto, essa comissão exigia coragem e determinação. Comparando com os nossos dias, às vezes também temos que fazer o mesmo. É levar a mensagem para pessoas que possivelmente sabemos que não vão reagir bem ou vão para territórios onde sabemos que as pessoas já têm sua forma de pensar ou adorar a Deus, mas com crenças contrárias ao que Jeová aceita. trazer esta boa notícia. Não é verdade que também precisamos de coragem e determinação? É aí que temos de recorrer a Jeová.

Lembremo-nos de que temos uma comissão que Jesus nos deu e devemos cumpri-la. Agora, como isso é feito? Por exemplo, para entender melhor, vamos pensar no que Jeú fez quando recebeu esse mandato, vamos ver como ele agiu, para isso vamos ler 2 Reis 9:22-24 e vamos focar no que aconteceu quando ele conheceu o Rei Jorão.

VAMOS LER 2 REIS 9:22-24.

Assim que Jeorão viu Jeú, ele disse: “Você virá em paz, Jeú?” Mas ele respondeu: “Como pode haver paz enquanto sua mãe Jezebela continua com sua prostituição e todas as suas feitiçarias?”b 23 Imediatamente Jeorão virou sua carruagem para fugir e disse a Acazias: “Caímos na armadilha Acazias!” 24 Jeú pegou seu arco e atirou em Jeorão entre os ombros. A flecha atravessou seu coração e ele desabou em sua carruagem de guerra. 

Antes que Jeorão se afastasse dele, Jeú entrou em ação e acabou com a primeira pessoa que começou a terminar a casa de Acabe. Era o rei Jeorão. Mas então ele agora tinha que enfrentar bravamente e decisivamente a rainha má Jezabel. Agora, na mesma 2 Reis 9:30-33 surge a seguinte dúvida, vamos agora ler o seguinte texto se você encontrou, por favor me acompanhe com a leitura.

VAMOS LER 2 REIS 9:30-33. 

30 Quando Jeú chegou a Jezreel, Jezabel descobriu. Então ela pintou os olhos de preto*, enfeitou a cabeça e olhou pela janela. 31 Jeú estava entrando pela porta da cidade, e ela disse: “Tudo correu bem com Zinri, aquele que matou seu senhor?” 32 Olhando para a janela, ele perguntou: “Quem está do meu lado? Quem?". Imediatamente, dois ou três funcionários do tribunal olharam para ele. 33 Ele disse: “Jogue fora!” Então eles jogaram fora. A parede e os cavalos estavam salpicados de sangue, e ele atropelou-a.

Temos uma descrição aqui neste desenho do ocorrido, ela foi arremessada da janela e morreu na hora. E para demonstrar o cumprimento das profecias bíblicas, eu passo por ela, por seu cadáver e de acordo com a história bíblica e temos aqui uma caixa todos os da casa de Acabe morrerão era a profecia bíblica então Jeú estava encarregado de matar todos último dos que pertenciam a esta casa de família, matou Jeorão, seus irmãos, e Jezabel, e também Acazias, rei de Judá, e seus irmãos. Desta forma, a promessa de Deus foi cumprida, este homem estava determinado a defender o Culto Puro com coragem e decisão.Em 2 Reis 10:17 está resumido o que ele fez.

VAMOS LER 2 REIS 10:17. 

17 Jeú veio a Samaria e matou todos os que restaram da casa de Acabe em Samaria, até que os exterminou, conforme as palavras que Jeová havia dito a Elias.

Não foi fácil fazer isso. E também houve muito derramamento de sangue envolvido. Mas Jeová havia dito o que deveria ser feito, e este homem obedeceu. É por isso que não devemos permitir que nosso zelo defenda a verdadeira adoração e cumpra o mandato de Mateus 28:19,20 de fazer discípulos de pessoas de todas as nações enfraquecer.

É um mandato familiar, mas cumpri-lo envolve também coragem e decisão. Por exemplo, A experiência e aconteceu na Finlândia no início do século anterior narra um incidente ocorrido envolvendo uma irmã mais velha. Havia uma proibição naquele país. Esta irmã colocou os livros de Rutherford, embora fossem proibidos. Em uma ocasião, ele visitou a casa do capitão da guarda nacional, cuja função era garantir que a proibição fosse respeitada.

O capitão tornou-se agressivo porque lhe parecia que aquilo era o cúmulo da insolência. Ele pegou seu rifle e apontou para a irmã, ao que ela respondeu calmamente: Espere um pouco até eu chegar na frente do fogão, para não fazer um buraco na parede. O capitão baixou a espingarda e exclamou espantado: Nenhum dos meus soldados é tão valente como a senhora. Sente-se e explique suas crenças para mim!

O testemunho que recebeu sobre a verdade o impressionou tanto que os publicadores ali não se incomodaram mais. Quanta fé e coragem essa irmã tinha! É possível que não passemos por situações como você, mas se quisermos defender a verdade, saber usar a palavra de Deus, levar esta mensagem às pessoas sem ofendê-las, mas com coragem e tendo o direito decisão.

Como Jeú, temos um mandato a cumprir. Temos uma voz atrás de nós que nos disse que devemos fazer isso. Oremos a Jeová, usemos as ferramentas que ele nos deu para chegarmos às pessoas com coragem e determinação e tenhamos a paciência necessária para transmitir essa verdade às pessoas que a merecem.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários