TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 14 a 20 de novembro de 2022, Jeová fez o inesperado acontecer, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 14-20 de novembro de 2022, Jeová fez o inesperado acontecer, Discurso Preparado.


“Jeová fez o inesperado acontecer” (10 min.).

Convido você a ler a primeira carta aos Tessalonicenses capítulo 5 versículo 2 e 3 diz: Porque você sabe muito bem que o dia do Senhor virá exatamente como um ladrão de noite. quando eles estão dizendo "paz e segurança!" então a destruição repentina virá sobre eles, como as dores de parto de uma mulher grávida, e eles de modo algum escaparão.

Neste texto bíblico que sempre despertou muito interesse, o apóstolo Paulo usa duas ilustrações sob inspiração, no versículo 2 falamos de um ladrão que chega à noite quando menos se espera, mas também não chega em nenhum momento e no versículo 3 fala de dores de parto de uma mulher grávida. Vamos usar essas duas ilustrações também para nos referirmos a algo repentino, algo inesperado.

É sobre isso que vamos falar nesta seção de Tesouros Bíblicos: "Jeová fez o inesperado acontecer." Para isso vamos nos localizar na história bíblica. Na época do século IX, antes da nossa era, os exércitos de Sírio transmitindo para a Samaria e por muito tempo tiveram o povo sem comida chegando até eles. De repente aparece Eliseo e uma profecia que veremos quanto tempo depois se cumpriria. Para isso vamos ler 2 Reis 7:1.

VAMOS LER 22 REIS 7:1.

Eliseu Então disse: “Ouçam as palavras do Senhor. Assim diz o Senhor: Amanhã a esta hora, à porta de Samaria, um molho de flor de farinha valerá um siclo e dois molhos de cevada valerão um siclo”. 

Vamos tentar entender este versículo. A situação em Samaria era muito complicada. A Síria havia cercado esta cidade e não deixava ninguém entrar ou sair. Eles também não tinham nenhum tipo de comida. Era tão severo cercar esta terra para que ninguém pudesse sair, que o rei foi informado de que em pelo menos um caso, uma mulher havia comido seu próprio filho devido à fome que existia naquele local. Era uma situação terrível. Não podemos nem imaginar aquela cena tão, tão triste.

Mas o que está acontecendo agora no versículo 1 do capítulo sete? Eliseu está profetizando que no dia seguinte, 24 horas depois, haveria muita comida. Tanto que a farinha fina custaria um shekel e dois grãos de cevada custariam um shekel. Devemos lembrar que as moedas naquela época eram em peso, a quantidade de metal que tinha um shekel pesava 11,4 gramas, para tentar entender um pouco mais aproximado o equivalente a $2,20 dólares que indica uma visão do livro em relação ao shekel 

O que Eliseo estava dizendo aqui era que no dia seguinte deve ter havido tanta comida que a farinha fina de melhor qualidade não teria um valor superior a $2,20 dólares, então foi algo inesperado. 24 horas depois haveria muita comida. Quem acreditaria? É como quando nós, em nossas casas, e nossas casas, não nos sentimos tão confiantes de que a construímos tão segura que ninguém poderia entrar. 

Mas como lemos em 1 Tessalonicenses 5, quando você menos espera como um ladrão à noite, o dia do Senhor virá. Talvez você já tenha ouvido falar qual é o momento mais apropriado para as pessoas que se dedicam ao roubo chegarem a uma casa? É quando o sono é mais profundo por volta das 3 ou 4 da manhã, quando o ser humano tem um sono muito, muito profundo. 

Ou o que pensar de uma mulher grávida? espera-se que após um lapso de aproximadamente 9 meses, ela dê à luz. Mas para quantas dessas mulheres as dores do parto são uma surpresa antes, talvez um mês antes da data em que pensavam?

De repente, algo estranho estava acontecendo aqui. 24 horas após a abertura dos alimentos em abundância. Mas quando alguém, um oficial de Israel, ouviu esta profecia, algo aconteceu sobre o qual vamos ler no próximo versículo de 2 Reis 7:2.

VAMOS LER 22 REIS 7:2.

Ao ouvir isso, o oficial de confiança do rei respondeu ao homem do verdadeiro Deus: "Mesmo que Jeová abrisse comportas nos céus, como isso poderia acontecer?" Eliseu respondeu: "Você verá com seus próprios olhos, mas não comerá nada".

Aqui estamos falando de um homem que era adorador de Jeová. Ele era alguém de confiança do rei. E ele diz a Eliseo, como isso pode acontecer? quanta falta de confiança. Mas também as palavras que lhe foram dirigidas foram muito claras. Ele iria ver o cumprimento desta profecia, mas ele não iria se beneficiar desse cumprimento.

Nestes dias sabemos claramente que a grande tribulação está prestes a começar. Falamos sobre o Armagedom, mas o Armagedom é a parte final da Grande Tribulação. Aparentemente, as coisas podem estar melhorando em determinados momentos. Passamos por uma pandemia. Aparentemente, acalmou um pouco, embora novas variantes apareçam de tempos em tempos.   

Existem ameaças de guerra em todo o mundo de uma terceira guerra mundial ou mesmo uma guerra nuclear, mas como as coisas estão se acalmando, alguém poderia pensar que é impossível que o Apocalipse venha. Ainda tem que haver algum caos terrível que tem que acontecer.

Mas lembrando o texto da primeira Tessalonicenses 5:2,3 disse que ele viria como um ladrão na noite ou como dores de parto de uma mulher grávida. De um momento para o outro, Jeová faz com que o inesperado aconteça. O que aconteceu com a situação que Eliseu mencionou? Em 2 Reis 7:6,7 Jeová faz os sírios ouvirem algo como carros de guerra e cavalos. Isso os assusta muito e eles fogem. Eles deixaram o acampamento inteiro, o abandonaram. Se olharmos agora para os versículos 16 e 18.

VAMOS LER 22 REIS 7:16-18.

Então o povo saiu para saquear o acampamento dos sírios. Assim, segundo as palavras de Jeová, um molho de flor de farinha passou a valer um siclo e dois molhos de cevada passaram a valer um siclo.17 O rei havia encarregado seu oficial de confiança do portão da cidade. Mas o povo o pisoteou ali no portão e ele morreu, assim como o homem do verdadeiro Deus havia dito quando o rei desceu para vê-lo. 18 Aconteceu exatamente como o homem do verdadeiro Deus havia dito ao rei: “Amanhã, por esta hora, dois mares de cevada valerão um siclo e um mar de flor de farinha valerá um siclo na porta de Samaria. "

Eu esperava que 24 horas depois tudo tivesse mudado, se vemos aqui na Ilustração que é apresentada muitos estão ouvindo em um lugar onde estão vendendo comida, em um restaurante ou cafeteria, talvez ouvindo uma declaração de paz. Países que antes eram inimigos, governantes que antes eram inimigos, agora estão unidos dando uma declaração, talvez que está tudo bem, não há com o que se preocupar, o que os tessalonicenses disseram no primeiro texto? quando estão dizendo paz e segurança, quando as coisas parecem já estar calmas, sem preocupações. É aí que Jeová fará o inesperado, acabará com esse sistema maligno e, claro, começará algo bonito, o melhor tipo de vida que já imaginamos. 

Jeová vê o inesperado. Embora muitos duvidem até mesmo de alguns servos de Deus, como este homem de confiança do Rei, Jeová vai cumprir virá como ladrão na noite ou como dores de parto mas a palavra de Jeová sempre será cumprida.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM.

Comentários