O Estudo de A Sentinela, «Artigo 37», Semana de 7 a 13 de novembro de 2022, Podemos confiar em nossos irmãos, Respostas.
O Estudo de A Sentinela, «Artigo 37», 7-13 de novembro de 2022, Podemos confiar em nossos irmãos, Respostas.
“O amor […] tudo crê, tudo espera” (1 Coríntios 13:4, 7).
1. Por que não é de admirar que as pessoas neste mundo não saibam em quem confiar?
Isso não deveria nos surpreender. A Bíblia predisse que “nos últimos dias” as pessoas seriam desleais, caluniosas e traiçoeiras. Refletiria a personalidade do deus deste sistema, que não merece qualquer confiança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, como Testemunhas de Jeová, não nos surpreende porque a Bíblia predisse que nos últimos dias as pessoas seriam desleais, caluniosas, traiçoeiras, ela lista logicamente como as pessoas seriam e repetidamente as pessoas se sentem enganadas pelo que o grande empresas, políticos, líderes religiosos e eles sentem que a mesma coisa acontece com amigos, até mesmo com familiares, então sabemos que Satanás controla este mundo e eles não podem confiar em ninguém.
Também 2 Coríntios 4:4 nos adverte que é Satanás quem influencia cegando as pessoas e então elas não veem a necessidade de fazer o que é certo.
2. (a) Em quem podemos confiar plenamente?
Os verdadeiros cristãos sabem que podemos depositar toda a nossa confiança em Jeová. Estamos convencidos de que ele nos ama e nunca abandonará seus amigos como mencionado no Salmo 9:10.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos que podemos confiar completamente em Jeová em Jesus e em sua palavra, aqui em Salmos 9:10 é mencionado que Jeová nos ama e que ele nunca nos abandonará como seus amigos, em 1 Pedro 3:18 é mencionado que Jesus ele deu sua vida por nós sua vida valiosa e através dele podemos chegar ao pai e em segundo Timóteo 3:16 lá é mencionado que toda a escritura é inspirada por Deus, então é mencionado que podemos confiar tanto em Jesus em Jeová e em sua palavra.
A referência a Jeremias 17:7 e 8 é muito bonita porque compara aqueles que confiam em Jeová a uma árvore que estende suas raízes e que não importa as adversidades que tenham calor ou água ou o que for, é assim que nós que confiamos em Jeová porque sabemos que podemos confiar nele.
2. b) Que pergunta alguém poderia fazer?
Temos certeza de que podemos confiar em Jeová, Jesus e na Bíblia. Mas talvez alguém se pergunte se sempre podemos confiar nos irmãos da congregação?. Sim, a resposta é sim, e no decorrer do estudo veremos o porquê.
RESPOSTA OPCIONAL
Por exemplo, nós cristãos podemos dizer que confio em Jeová em Jesus na Bíblia, mas o que podemos dizer sobre os irmãos da congregação, pois veremos no decorrer da reunião o quão importante será conhecer este tema.
PRECISAMOS DE NOSSOS IRMÃOS
3. Que grande honra temos? (Marcos 10:29, 30).
A grande honra de fazer parte da família mundial de seus servos. e graças a isso, desfrutamos de muitas bênçãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos a grande honra de ter uma família espiritual de irmãos e irmãs de confiança que compartilham nosso mesmo objetivo de nos esforçar para amar a Jeová e respeitar seus padrões e isso é um belo presente que Deus nos deu.
Algo que nós singularmente gostamos de estar na organização, que é muito bonito, pois o texto de Marcos diz que embora muitos irmãos tenham sido rejeitados pela própria família de sangue por causa de Jeová e por estarem na organização, com certeza encontrarão um lindo família e que compartilhamos o mesmo objetivo que é agradar a Jeová.
Sim, seria uma grande honra fazer parte da família mundial de Jeová e como é mencionado em Marcos que Jesus disse que se perdermos família ou amigos ou estivermos em perseguição Jeová nos abençoará e obteremos 100 vezes mais.
ILUSTRAÇÃO
Podemos ver irmãos que, pela maneira como se vestem, são de culturas diferentes e, no entanto, estão muito felizes tirando fotos juntos durante a celebração da Assembleia Regional "O amor nunca falha", talvez estejam se encontrando pela primeira vez, mas vê-se claramente que não há desconfiança neles, isso mostra o amor e a confiança que temos uns pelos outros na fraternidade global, e o esforço que fazemos para aplicar os princípios bíblicos para imitar a Jeová e Jesus.
Algo que nós singularmente gostamos de estar na organização, que é muito bonito, pois o texto de Marcos diz que embora muitos irmãos tenham sido rejeitados pela própria família de sangue por causa de Jeová e por estarem na organização, com certeza encontrarão um lindo família e que compartilhamos o mesmo objetivo que é agradar a Jeová.
Um feliz grupo de irmãos e irmãs de diferentes culturas tira uma selfie em uma assembléia.
Em todo o planeta temos irmãos e irmãs confiáveis que, como nós, amam a Jeová. (Ver parágrafo 3).
4. Por que precisamos de irmãos?
Satanás e seu mundo maligno. Muito em breve, ele e todos aqueles sob seu controle atacarão os servos de Deus. Nesse momento seremos muito gratos por ter os irmãos ao nosso lado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E também nos incentiva a permanecer ativos em nosso serviço a Jeová e ser fortes no sentido espiritual e como seria triste não ter o apoio da congregação para enfrentar nossos inimigos, então seja grato por ter todos os irmãozinhos que apoiam nós.
Efésios 4:26 onde diz para não deixar o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, a Bíblia assume que vamos ficar com raiva, a ideia é corrigir nossa raiva o mais rápido possível e vamos fazer isso se nós realmente amamos nossos irmãos.
Ele é paciente conosco mesmo quando pecamos contra ele e todos os dias pedimos perdão pelos nossos pecados, então ele perdoa milhões de pecados que fazemos contra ele todos os dias, então quanto menos devemos perdoar nossos irmãos que são tão imperfeitos como eles.
Porque hoje, como nunca antes, com estes tempos em que tivemos que viver, precisamos muito uns dos outros, precisamos de irmãos que nos estimulem, nos digam palavras de consolo, nos dêem o ombro para chorar ou quando estamos muito afetados espiritualmente, o palavras sábias estão sempre com a Bíblia na mão nos fazendo ver que Jeová nos ama que Jeová nos apóia que podemos confiar plenamente neles, então seria muito triste se não tivéssemos esse tipo de apoio nesse sistema duro que temos tivemos que conviver, porém Jeová nos ama tanto que não os proveu, como pudemos ver ao ler Marcos, os primeiros listados nos textos são irmãos e irmãs, se estamos perdidos, mas ao mesmo tempo temos recuperou-os, então se é tão importante para Jeová, também deve ser para nós.
E no futuro vamos precisar um do outro ainda mais porque estamos esperando o ataque de Satanás e seu mundo maligno, então é quando seremos mais gratos do que nunca por fazer parte desta família global.
E algo a destacar é que esse sistema nos faz pensar que não somos ou que não precisamos de alguém que não somos tão indispensáveis para outras pessoas, porém Jeová nos ajuda a entender em Romanos 15:1 que aqueles de nós que são fracos ou aqueles que são fortes podem ajudar os fracos e isso nos faz entender que vamos precisar uns dos outros a partir de hoje até o momento em que os inimigos vão nos atacar e estamos unidos é isso que vai nos ajudar.
5. Por que é difícil para alguns confiar nos irmãos?
Talvez tenham confidenciado um assunto particular a um concristão e então ele contou a outros sobre isso. Ou talvez alguém tenha feito uma promessa e não a cumpriu. Ou talvez um irmão tenha dito ou feito algo que os machucou.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Também algum irmão nos fez uma promessa e não a cumpriu, também pode ser que algum irmão tenha dito algo que nos machucou e nos incomodou, então o que é que nos ajudará a ignorar essas falhas de nossos irmãos, porque como vamos aprenda mais tarde que é o amor que sentimos por Jeová e o amor que sentimos pelos irmãos, por isso devemos ver antes suas boas qualidades dos irmãos e não nos arrepender do que eles fizeram ou nos disseram.
O AMOR NOS AJUDA A CONFIAR MAIS NOS OUTROS
6. Como o amor nos ajuda a confiar mais em nossos irmãos? (1 Coríntios 13:4-8).
O capítulo 13 de 1 Coríntios menciona muitas características do amor que nos ajudarão a confiar mais nos outros ou a recuperar a confiança perdida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O versículo 4 diz que “o amor é paciente e bondoso”. Jeová é paciente conosco se pecamos contra ele. Portanto, nós também devemos ser pacientes com nossos irmãos e o versículo 5 acrescenta que o amor “não se irrita facilmente” e que “não leva em conta a injúria”.
Efésios 4:26 onde diz para não deixar o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, a Bíblia assume que vamos ficar com raiva, a ideia é corrigir nossa raiva o mais rápido possível e vamos fazer isso se nós realmente amamos nossos irmãos.
Ele é paciente conosco mesmo quando pecamos contra ele e todos os dias pedimos perdão pelos nossos pecados, então ele perdoa milhões de pecados que fazemos contra ele todos os dias, então quanto menos devemos perdoar nossos irmãos que são tão imperfeitos como eles.
Sim porque a confiança se baseia justamente no amor, especificamente no versículo 4 diz que o amor é paciente e bondoso Jeová é paciente conosco com nossa imperfeição mesmo pecando contra ele, então devemos imitá-lo para também sermos pacientes com nossos irmãos quando , por exemplo, eles se comportam de maneira inadequada ou dizem coisas que nos incomodam ou nos magoam, então devemos nos esforçar para ser pacientes com eles assim como Jeová é conosco.
Na descrição que se faz aqui sobre o amor, sem dúvida, é muito significativo e é fácil dizê-lo, mas na prática é onde vamos entendê-lo, por isso, seguindo o exemplo de Jeová. , poderíamos realmente pensar em um nível individual se realmente mantivermos um registro do dano que outra pessoa nos causou se ficarmos com raiva fácil e rapidamente e coisas assim nos farão pensar se estamos refletindo essas qualidades ou devemos trabalhar isto.
Algo sem dúvida que é verdade é que sempre haverá algo que alguém pode nos dizer ou fazer que, se for nos incomodar, então Eclesiastes 7: 9 também nos recomenda não nos irritar facilmente, porque isso seria tolice .ter realmente essa união com nossos irmãos, esse amor e essa confiança, e então o mais aconselhável é tentarmos resolver as coisas o mais rápido possível.
7. Como os princípios encontrados em Mateus 7:1-5 nos ajudam a confiar mais em nossos irmãos?
Em vez de focar em suas falhas, devemos nos esforçar para focar em suas belas qualidades e tentar ver seu potencial para o bem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também é muito interessante o que o parágrafo no final menciona que Jeová não nos pede que confiemos cegamente nos irmãos, mas o que ele espera é que confiemos neles porque eles mostraram que merecem que confiemos neles.
É verdade que, como diz a nota em algumas congregações, já houve irmãos porque eles mostraram que não são confiáveis e que também tentaram tirar vantagem de outros, mas essa não é a regra geral nas congregações na maioria das congregações e nós posso dizer, por exemplo, que podemos confiar em todos os nossos irmãos porque todos buscamos o mesmo objetivo de servir a Jeová.
Esses princípios bíblicos nos ajudam a não focar nos defeitos de nossos irmãos, mas sim a nos esforçar para ver suas belas qualidades e tentar ver seu potencial para fazer o bem, então queremos ser como Jeová para ver quão bons eles podem ser e nunca tirar um registro de seus pecados.
Temos que pensar que se procurarmos os defeitos vamos encontrá-los porque até o melhor irmão do mundo vai ter os seus defeitos, então é por isso que devemos focar nas qualidades. Até o parágrafo diz no potencial, ou seja, no que pode vir a ser, porque isso é Jeová se ele olhasse para os nossos defeitos porque nenhum de nós estaria à altura da tarefa, porém ele sempre olha para o melhor e para o que podemos nos tornar.
A Bíblia adverte que na congregação pode haver algumas pessoas que não são confiáveis em raras ocasiões pode haver falsos irmãos que tentam enganar os outros dizendo coisas distorcidas em casos como este não confiamos nessas pessoas ou as ouvimos.
8. O que você pode fazer para aumentar sua confiança nos outros?
Conheça-os bem. Converse com eles nas reuniões. Passem tempo juntos na obra de pregação. Seja paciente com eles e dê a eles a chance de provar que são confiáveis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, como diz o início do parágrafo, a confiança não surge da noite para o dia, é por isso que devemos conversar com eles e como é mencionado aqui nas reuniões nas pregações o que é onde mais um conhece o outro, diz que somos não vou contar coisas pessoais, mas com o passar do tempo que se vai conhecendo é que a confiança cresce e é quando já se confia neles para expressar as coisas mais pessoais.
Se algo muito importante é não permitir que nosso próprio julgamento obscureça nossa visão em relação aos nossos irmãos, em um discurso que foi feito em Gileade o irmão comentou que em tempos de guerra há muitos soldados que morrem de fogo amigo, isto é, que são atingidos por o fogo das próprias tropas, em um sentido espiritual, conseguimos borrar nossa visão espiritual em relação aos nossos irmãos, concentrando-nos em suas imperfeições em vez de suas qualidades, isso pode nos confundir sobre quem é nosso verdadeiro inimigo e nosso inimigo não é Satanás, nossos irmãos, pela mesma razão, é muito importante pedir a Jeová em oração que nos ajude a manter o foco nas qualidades e não em seus defeitos.
Lucas 16:10 | Sim, como dizia o parágrafo, quando passamos mais tempo com uma pessoa é quando começamos a conhecê-la, então podemos ver o que diz Lucas 16:10 quando, por exemplo, vemos como é esse irmão, como ele passa seu tempo , que tipo de entretenimento ele usa, talvez se ele é fiel no pouco, bem, vamos saber o que é fiel no muito e se virmos que talvez ele tenha atitudes que não sejam inteiramente como um cristão deve ser, então talvez mais tarde nas coisas mais importantes ele também tem essa falta.
VAMOS APRENDER COM AQUELES QUE NÃO PERDERAM A CONFIANÇA NOS OUTROS
9. (a) O que Ana fez apesar dos pecados dos que representavam a Jeová?
Embora Eli ainda fosse o sumo sacerdote, ela não deixou de adorar a Jeová no tabernáculo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que Ana fez foi algo que mostrou que ela confiava muito em Jeová, ela continuou indo adorá-lo por mais que aqueles que lideravam nessa época estivessem em corrupção, ela não permitiu que sua adoração fosse afetada porque é com Jeová que ela é mostrar amor e ela tem que ir, o que eu mais gosto é que ela não só deixou o filho, foi o que ela pediu a Jeová e isso mostra que eu também confio na organização de Jeová.
Me impressiona muito no caso de Ana que ela não estava falhando com Jeová, pelo contrário, o motivo pelo qual ela chorou em suas orações tinha a ver com o fato de que ela queria agradar seu marido tendo um filho e ainda por cima que ela poderia ter dito bem por que ela me repreende se o que eu quero é talvez ter um relacionamento melhor com Jeová, a Bíblia diz mais tarde que mesmo ela não levava em conta essa situação porque todo ano ela ia ao tabernáculo para levar uma roupa para seu filho e ele provavelmente ainda estava em contato com Eli também.
9. b) O que você aprendeu com o exemplo de Ana? (Ver desenho).
Pessoalmente, aprendo que se um irmão que tem autoridade na congregação comete um pecado, isso não deve influenciar nosso relacionamento com Jeová, pois assim como Ana continuou indo ao tabernáculo para adorar a Jeová, também devemos continuar adorando a Jeová e assistir aos nossos encontros. E não permitindo que os erros dos outros nos façam tropeçar, por isso faremos bem em colocar o assunto nas mãos de Jeová, visto que Jeová corrigirá tal comportamento no devido tempo e nos recompensará com muitas bênçãos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Bem, eu aprendo com seu grande amor por Jeová porque embora Eli tenha falado duramente com ela, ela cumpriu o que havia prometido a Jeová de levar a criança, isso me ensina que às vezes pode haver irmãos que podem falar duramente comigo, mas nós não sei Pelo que eles estão passando, porém, não devo me sentir ofendido e continuar a confiar em Jeová.
Algo que aprendo também é que o comportamento dos irmãos não deve ser condicionado a minha adoração a Jeová, que é totalmente independente pois vendo o exemplo de Ana, Jeová fez o que era necessário para ajustar o que estava acontecendo, porém, Ana deixou as coisas em mãos de Jeová, então não devemos permitir que o comportamento de nossos irmãos condicione minha adoração a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Na imagem à esquerda vemos Ana rezando com angústia e como o sumo sacerdote Eli a julga pensando que ela está bêbada. Na imagem à direita vemos Ana deixando seu filho pequeno aos cuidados de Eli. Em ambas as imagens reflete-se que embora Eli fosse o representante de Jeová, ele tratou Ana com severidade, ela continuou confiando em Jeová e não deixou de ir adorá-lo no tabernáculo ou cumprir seus votos.
Série de imagens: 1. Eli olha desconfiado para Ana enquanto ela reza. 2. Ana leva seu filhinho Samuel para Eli.
Embora Eli tenha tratado Ana com severidade no início, ela continuou a confiar em Jeová e não parou de ir ao tabernáculo. (Ver parágrafo 9).
10. Como Davi mostrou que não ficou desconfiado apesar das traições que sofreu?
Ele continuou a confiar em Hushai, um amigo leal que não se juntou aos rebeldes. E ele não estava errado em confiar em Husai, porque esse fiel amigo até arriscou sua vida para ajudá-lo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sim, Davi pode ser visto ficando desconfiado quando seu filho Absalão tirou o reino dele e também quando Aitofel, que era um de seus amigos, apoiou a rebelião em vez de apoiar Davi, mas não o fez, continuou confiando em Huasai, por exemplo ... um amigo leal que não se juntou aos rebeldes e isso eventualmente lhe trouxe bênçãos, pois Husai se tornou tão fiel a Davi que até arriscou a vida para ajudá-lo.
11. Como um servo de Nabal mostrou que confiava nos outros?
Este servo não fugiu. Em vez disso, ela confiava em Abigail para consertar a situação porque ela tinha a reputação de ser uma mulher sensata. E sua confiança valeu a pena. Abigail tomou coragem e convenceu David a não seguir em frente com seu plano de matar todos os homens em sua casa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele mostrou que confiava em Abigail porque ele veio até ela confiando que ela poderia consertar a situação porque ele sabia que ela tinha fama de ser uma mulher sensata e ele mostrou muita confiança porque sua vida estava em perigo ele teve a oportunidade de fugir e talvez salvar sua vida, mas em vez disso, ele foi para uma pessoa confiável.
Muitas vezes as coisas não dependem de nós, não temos a capacidade ou a possibilidade de resolvê-las e temos que confiar nos outros e é importante que saibamos em quem confiar dentro da congregação.
12. Como Jesus mostrou que confiava em seus discípulos apesar de seus fracassos?
Jesus nunca perdeu a fé neles. Embora conhecesse seus defeitos, "amou-os até o fim". E, depois de sua ressurreição, ele até mesmo encarregou seus 11 apóstolos fiéis da grande responsabilidade de dirigir a obra de fazer discípulos e cuidar de suas preciosas ovelhas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus não questionou seus motivos para que o servissem, nem mesmo quando Tiago e João lhe pediram uma posição de honra no reino. Também sabemos que na noite em que foi preso, todos o abandonaram, então podemos imaginar como ele sentiu, porém nunca perdeu a fé neles e embora conhecesse todos os seus defeitos os amou até o fim, por isso sempre mostrou que confiava neles.
Y Jesús no se equivocó en confiar en ellos porque todos ellos fueron fieles hasta el final de su vida cómo vimos los ejemplos de Ana David el siervo de nabal y Abigail y Jesús confiaron en seres humanos imperfectos, con este ejemplo entonces yo puedo confiar también en meus irmãos.
Mesmo após a ressurreição de Jesus Cristo, ele encarregou os 11 apóstolos fiéis da grande responsabilidade de dirigir o trabalho de fazer discípulos e aprender a cuidar de suas preciosas ovelhas.
E no final do parágrafo ele usa a frase seu bom exemplo nos encoraja a ser o mesmo porque essa frase é muito importante porque assim como os apóstolos, os discípulos, cada um de nós, os servos de Jeová, temos falhas durante nossas vidas , por isso esperamos que outros sigam confiando em nós e nós também neles.
COMO RECUPERAR A CONFIANÇA PERDIDA
13. Por que pode ser difícil confiarmos nos outros?
A razão pela qual pode ser difícil confiar nos outros é quando descobrimos que algo confidencial que contamos a um irmão conta aos outros, pois essa situação pode causar muita desconfiança, pois não é fácil confiar novamente. aquela pessoa. Mas como a experiência mostra que é possível recuperar a confiança, a irmã agiu bem e pediu ajuda. O que nos ensina que quando uma situação semelhante nos acontece, devemos pedir ajuda e não dar como certo que todos os irmãos são assim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque se confiarmos algo muito pessoal a eles podem nos trair, aqui citamos o exemplo de uma irmã que contou a um velho algo muito particular e no dia seguinte a esposa do velho ligou para ela para encorajá-la, obviamente foi porque o marido falou de mais e sabemos que os anciãos devem ser bem discretos, então foi isso que machucou a irmã e perdeu a confiança mas ela não ficou assim mas pediu ajuda e age de acordo com a ajuda que ela pediu falei com outro ancião e recuperou a confiança nos idosos, ou seja, não porque um idoso traiu sua confiança, ele os qualificou mesmo assim.
14. O que ajudou um irmão a recuperar a confiança perdida?
Ele se lembrou de uma frase curta, mas poderosa, dita por um irmão que ele respeitava muito: "Nosso inimigo é Satanás, não nossos irmãos".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este irmão, que estava muito chateado, lembrou-se de uma frase de outro irmão que ele respeitava muito e a frase é a seguinte: O irmão disse que nosso inimigo é Satanás, não nossos irmãos, então esse irmão ficou pensando nessas palavras e também orou sobre o assunto e menciona como com o tempo isso conseguiu fazer o irmão fazer as pazes com os anciãos.
E é que na realidade o que o diabo quer é que acreditemos que nossos irmãos são nossos inimigos e assim ele sabe que vamos perder sua confiança, mas na realidade como vimos ele é o nosso inimigo para guarde bem essas palavras. Isso nos ajudará, como já foi mencionado, a deixar as coisas nas mãos de Jeová, deixar o tempo passar e recuperar a confiança perdida.
15. Por que pode levar tempo para recuperar a confiança? Conte o exemplo de Grete.
No parágrafo temos uma experiência em que podemos ver que pode levar tempo para recuperar a confiança, por exemplo nossa irmã Grete e sua mãe. Eles moravam na Alemanha, onde o governo nazista havia proibido nosso trabalho. Eles tiraram responsabilidades na congregação porque Grete tinha um pai opositor, isso causou muito medo aos irmãos que estavam na liderança, então eles decidiram não dar a eles exemplares da revista A Sentinela, já que sua responsabilidade era ajudar a fazer cópias da revista A Sentinela. revistas para os irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E tanto era o medo, que nem a cumprimentaram quando os viram na rua. Como podemos ver é uma situação que qualquer um de nós poderia ferir profundamente nossos sentimentos, mas ao final da experiência podemos ver que ao longo dos anos eles chegaram à conclusão de que Jeová os havia perdoado, então eles entenderam que também tinham que faça isso.
Bem, assim como esta irmã diz que em sua biografia ela percebeu que com o tempo um deles estava servindo em Betel e ela percebeu que Jeová o havia perdoado então ela também tinha que fazer isso, isso nos ensina que quando podemos ser feridos mas se percebemos que Jeová nos perdoou então não somos ninguém para não fazer isso.
“Nosso inimigo é Satanás, não nossos irmãos”
16. Por que devemos nos esforçar para vencer a desconfiança?
A razão é que, se recuperarmos a confiança neles, seremos mais felizes e nos concentraremos no que podemos fazer para que haja um clima de confiança na congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O parágrafo menciona um exemplo de um alimento que pode nos prejudicar em algum momento e embora tenhamos cuidado com o que comemos depois disso não vamos parar de comer e é bastante lógico e se meditarmos no exemplo disso, o próprio Jeová faz não Ele deixou de confiar em todos nós após o erro ou o pecado de Adão e Eva, por isso devemos nos esforçar para imitar o exemplo de Jeová e sim focar no que o parágrafo diz sobre nós e a pergunta que devemos nos perguntar seria o que posso fazer ou Como posso contribuir para que haja um clima de confiança na congregação apesar das experiências ruins ao invés de promover o fechamento e não confirmar porque é aí que Satanás vence?
E devemos nos esforçar para lembrar que somos imperfeitos, então se já passamos por uma experiência como a que analisamos em A Sentinela, o que podemos colocar em prática é manter um ambiente de confiança, assim como já saber que comida vai nos prejudicar, porque também sabemos quais são as atitudes que vão nos prejudicar e é isso que vai nos ajudar a fomentar esse clima de confiança na congregação.
17. a) Por que a confiança é tão importante?
Porque graças a essa confiança, nos sentimos felizes e estamos unidos agora. E, nos tempos difíceis que virão, servirá como nossa proteção.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, porque a confiança promove o amor e a união na congregação, que é uma característica distintiva do povo de Jeová, e também porque sabemos que no mundo de Satanás não existe tal coisa, por isso é importante que continue a ser uma característica que nos define no povo de Jeová.
Sim, também me parece que o parágrafo menciona que nos tempos difíceis que temos pela frente, a confiança também nos protegerá.
Além disso, graças a isso será possível ter bons amigos como já analisamos, agora mais do que nunca exigimos devido aos tempos em que nos encontramos e isso não é suficiente, mas também mostrar a eles que podem confiar nós.
17 b) O que veremos no próximo artigo?
No próximo artigo veremos como podemos ganhar essa confiança.
O QUE VOCÊ RESPONDE?
Por que é tão importante confiarmos nos irmãos?
É importante porque hoje mais do que nunca devemos estar unidos, pois às vezes os irmãos nos ajudam a carregar nossa carga. Também porque nos incentivam a permanecer ativos em nosso serviço a Jeová e a ser espiritualmente fortes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É algo necessário, como vimos, é uma necessidade porque em pouco tempo enfrentaremos Satanás e seu mundo maligno e ele atacará os servos de Jeová e então precisamos que nossos irmãos nos ajudem espiritualmente a sermos fortes e capaz de resistir a todos esses ataques de parte de Satanás.
Marcos 10:29, 30 | Lá ele mencionou que se nós deixamos irmãos, irmãs, pai ou mãe, que nós na congregação iríamos encontrar cem vezes, por assim dizer, desta família, então nós temos a grande honra de pertencer a esta família de Jeová, então nós realmente temos que confiar também em nossos irmãos e irmãs, ser confiáveis e assim podemos enfrentar tudo o que nos afeta atualmente e o que está por vir no futuro.
Que exemplos da Bíblia nos ajudam a continuar a confiar nos outros?
Ana quando ela estava orando muito angustiada, Eli se apressou a concluir que ela estava bêbada, e até falou duramente com Ana. Embora Eli ainda fosse o sumo sacerdote, ela não deixou de ir adorar a Jeová no tabernáculo.
No exemplo de Davi vemos que quando seu filho Absalão tentou tirar-lhe o reino, Aitofel, que era amigo de Davi, apoiou a rebelião. Mas essa traição não deixou David desconfiado. Ele continuou a confiar em Hushai, um amigo leal que não se juntou aos rebeldes. E ele não estava errado em confiar em Husai, porque esse fiel amigo até arriscou sua vida para ajudá-lo.
Nabal recusou quando Davi pediu comida para seus homens. David ficou tão zangado que disse que mataria todos os homens de sua casa. Um dos servos contou a Abigail, esposa de Nabal, o que havia acontecido. Abigail tomou coragem e convenceu David a não seguir em frente com seu plano.
Quando Tiago e João lhe pediram uma posição de honra no Reino, Jesus não questionou por que eles serviam a Jeová nem lhes disse que não seriam mais seus apóstolos. Jesus nunca perdeu a fé neles. Embora conhecesse seus defeitos, "amou-os até o fim". Prova disso depois de sua ressurreição, ele até confiou a seus 11 apóstolos fiéis a grande responsabilidade de dirigir a obra de fazer discípulos e cuidar de suas preciosas ovelhas.
O que você pode fazer se um irmão trair sua confiança?
Devemos nos esforçar para confiar nos irmãos novamente. Pode levar tempo, mas o esforço valerá a pena. Vamos pensar em um exemplo. Se nos intoxicarmos com um alimento, teremos mais cuidado com o que comemos, mas isso não significa que deixaremos de comer. Da mesma forma, não deixemos que uma experiência ruim nos faça desconfiar de todos os nossos irmãos, que como sabemos são imperfeitos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim irmão, porque podemos recuperar a confiança se esforçando para ver as coisas como Jeová as vê em primeiro lugar, também aplicando os princípios bíblicos que aprendemos hoje e cultivando um profundo amor pelos irmãos e também analisando os exemplos bíblicos que nos lembraram de o dia de hoje e muito mais.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJCOM.
Comentários
Postar um comentário