Estudo do Livro da congregação, Semana de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022, Existe vida após a morte?, Lição 29, Pontos 1 a 5, Respostas.

Estudo do Livro da Congregação, 28-Novembro-4-Dezembro-2022, Lição 29, Pontos 1 a 5, Respostas.

Existe vida após a morte?

Um ente querido morreu? Naquele momento doloroso, você deve ter se perguntado “Existe vida após a morte? Serei capaz de ver meus entes queridos novamente? Nesta lição e na próxima, exploraremos as respostas consoladoras que a Bíblia dá.

1. Existe vida após a morte?

Claro que não, Jesus comparou a morte a um sono profundo e quando alguém está dormindo ele não sabe nada do que está acontecendo ao seu redor, e até a Bíblia em Eclesiastes 9:5 diz que os mortos não sabem nada. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esta pergunta é muito bem respondida por Eclesiastes 9:5. Onde se diz que os mortos não sabem de nada, ou seja, quando alguém morre, deixa de existir e é como se dormisse. Por tanto. eles não sentem, nem pensam, nem agem.

Não há vida após a morte. É por isso que Jesus o comparou a um sono profundo. Porque quando estamos dormindo. não podemos saber o que acontece e quando morremos. Também não sentimos e não sabemos o que está acontecendo em nosso ambiente.

2. Por que saber a verdade sobre a morte nos ajuda?

Isso nos ajuda muito, porque não temos mais medo da morte nem dos mortos, pois sabemos que, como os mortos, eles nada sabem e não podem nos fazer nenhum tipo de mal. Além disso, saber a verdade sobre a morte nos protege dos demônios. porque há quem acredite estar se comunicando com seus parentes falecidos, quando na verdade está se comunicando com os demônios. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque assim evitamos ter medo dos mortos pelos danos que podem nos causar. Além disso, evitamos ser enganados ao acreditar que podemos ajudá-los ou a pensar que eles podem nos ajudar.

Também assim evitaremos ser enganados pelas ciladas de satanás fazendo-nos acreditar que são nossos parentes que agem e caem no erro, pois ficar a mercê dos demônios é muito perigoso. 

Saber a verdade nos ajuda a eliminar nossos medos da morte e dos mortos. Por exemplo, há pessoas que pensam que os mortos podem prejudicá-los, mas sabendo que quando alguém morre deixa de existir, não temos esse medo, pois os mortos não podem sentir nem fazer nada como diz João 8:32, a verdade. isso o libertará.

Também saber a verdade sobre a morte nos ajuda a não cair no erro de pensar que temos uma alma imortal. Após a morte não há uma alma que continue a viver e, portanto, aquela pessoa que morreu não sofre mais porque está dormindo ou inconsciente e saber disso nos tranquiliza. 

E outro aspecto importante é saber a verdade, para não cairmos no ocultismo. Pois há pessoas que vão a esses meios de comunicação com a intenção de se comunicar com seus entes queridos. Mas eles estão realmente se comunicando com demônios se passando por pessoas mortas, então saber a verdade nos protege das armadilhas dos demônios.

 VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO

Vamos aprender mais detalhes do que a Bíblia ensina sobre a morte. Vejamos também como você pode fortalecer sua confiança em um Deus que nos ama e que não atormenta os que já morreram.

ILUSTRAÇÃO

Um homem sentado com seus dois filhos no funeral de sua esposa e mãe de seus filhos. Amigos e familiares estão lá confortando e apoiando-os.

3. O que realmente acontece quando você morre

Em todo o mundo existem diferentes crenças sobre o que nos acontece quando morremos. Claro, nem todas essas crenças podem ser verdadeiras.

Que crenças sobre os mortos são comuns onde você mora?

Existem muitas teorias, por exemplo, há quem pense que vamos para o céu ou para o inferno dependendo da nossa trajetória na vida. Outros acreditam que nos tornamos espíritos que continuam a viver quando morremos. E alguns até acreditam em reencarnação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No lugar onde moramos, as pessoas acreditam que os mortos continuam vivendo na região celestial. Além disso, muitos pedem ajuda e proteção a eles e acham que também podem ajudá-los por meio de atos religiosos.

Por exemplo, onde você mora, muitos acreditam que os mortos são assustadores e outros acreditam que podem pedir ajuda e enviar sinais da vida após a morte.

De acordo com esse versículo, o que acontece com as pessoas quando elas morrem?

Quão bem lemos em Eclesiastes, todos voltam ao pó. E no vídeo ele também explica muito bem. Adão não existia antes de Deus o formar do pó da terra. Morrendo, ele voltou ao pó e deixou de existir. Bem, a mesma coisa acontece hoje, tanto com os seres humanos quanto com os animais.

Voltamos ao lugar onde Jeová nos formou, viramos pó. 

De acordo com o que diz este versículo, quando morremos, voltamos ao pó de onde fomos criados. 

Quando uma pessoa morre, sua alma ou espírito ainda vive em algum lugar?

Quando uma pessoa morre, ela deixa de existir completamente, como dissemos antes, e retorna ao solo de onde foi tirada.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não há nada que se separe de nosso corpo na morte e continue a viver em outro lugar.

Não, essa pessoa simplesmente deixa de existir. É como quando alguém está dormindo e não consegue interagir com o resto das pessoas. Da mesma forma, os mortos também não estão cientes de nada.

E prova disso é o que Jesus disse sobre seu amigo Lázaro. Quando ele morreu, Jesus disse que havia adormecido em nenhum momento ele disse que havia ido para o céu.

A que Jesus comparou a morte?

Jesus comparou a morte a estar dormindo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus comparou a morte a um sono profundo. Aqueles que dormem profundamente não sabem o que está acontecendo ao seu redor. Da mesma forma, os mortos não estão cientes de nada.

O que essa comparação nos ensina sobre os mortos?

Aprendemos que eles estão descansando, como em um sono muito profundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim como uma pessoa adormecida pode ser despertada de um sonho, da mesma forma com o favor de Jeová, as pessoas podem despertar da morte. 

Ensina-nos que os mortos não têm consciência de nada. Portanto, não há razão para temer a dor e o sofrimento após a morte. Também não há razão para temer que os mortos tentem prejudicar os vivos.

E Jesus não disse que Lázaro estava no céu com seus parentes que haviam morrido. Ele também não disse que Lázaro estava sofrendo no inferno ou que ascendeu reencarnado como outra pessoa ou animal. Então também nos ensina que os mortos não vão para o céu ou para o inferno de acordo com seu comportamento, mas simplesmente já descansam como se estivessem dormindo.

O que a Bíblia diz sobre a morte parece lógico para você?

Claro que é lógico. Jeová nos criou do pó e ao pó voltaremos como diz a Bíblia em Gênesis 3:19. Isso faz muito sentido e as respostas que a Bíblia dá sobre esse assunto são muito claras e lógicas. Além disso, a promessa da ressurreição, para nos trazer de volta à vida, faz mais sentido se os mortos deixaram completamente de existir. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Claro, porque é o mais lógico que, ao sermos criados do pó, voltemos ao mesmo estado quando morrermos.

É muito lógico já que os mortos não vão a lugar nenhum e que com o poder de Jeová eles podem ressuscitar, pois na Bíblia há evidências de pessoas que voltaram à vida.

4. A verdade sobre a morte nos liberta

Os mortos podem nos machucar?

Claro que não, porque na sepultura não podemos mais fazer nada, nenhuma atividade ou planos. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este texto nos encoraja que se temos algo a fazer, façamos agora enquanto estamos vivos, porque quando morremos não há atividade, planos ou conhecimento. Portanto, este argumento nos mostra que os mortos não podem fazer nada. Eles não podem nos prejudicar porque simplesmente deixaram de existir. 

Eles não podem nos prejudicar, como diz o Eclesiastes, quando alguém morre, seus pensamentos também perecem e se eles não têm pensamentos, também não têm ações. 

Como você acha que Jeová se sente quando alguém adora os mortos ou busca sua ajuda?

Ele sente que não o servimos de todo o coração, pois em sua palavra a Bíblia nos fala da condição dos mortos e quando buscamos ajuda dos mortos apesar de sabermos a verdade mostramos nossa falta de confiança e assim como aconteceu em No passado com Adão e Eva, nós o vemos como um Deus inculto que esconde algo de bom de nós. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová é um Deus que exige devoção exclusiva. Portanto, Deus não gosta que adoremos nossos ancestrais. Além disso, como diz o versículo 19 de Isaías 8, que sentido faz consultar os mortos?Jeová nos dá as respostas às nossas perguntas em sua palavra, a Bíblia. Então, por que teríamos de consultar alguém sobre a morte além de Jeová?

E as pessoas que procuram venerar os mortos geralmente se voltam para o ocultismo, e sabemos que Jeová também odeia essas práticas. Também é interessante que não adianta venerar os mortos porque, como eles não sentem nada, não podem perceber se os estamos honrando ou não. Portanto, temos todos os motivos para não fazer isso.

Deve parecer algo secundário na vida dessas pessoas, pois como dizem os textos lidos anteriormente, o único que devemos consultar é Deus, pois ele é o criador de tudo e merece receber toda nossa atenção e honra.

A verdade sobre a morte nos livra de costumes dos quais Jeová não gosta.

5. A verdade sobre a morte nos conforta

Como diz a Bíblia, a morte absolve ou liberta uma pessoa de seus pecados. Então você acha que os mortos estão sofrendo para pagar por seus erros do passado?

Eles não estão sofrendo para pagar por seus erros, porque como diz o texto, quem morre é absolvido do pecado. Ou seja, já pagaram com a vida pelos pecados cometidos. 

De forma alguma, porque como lemos na Bíblia quando morremos todos os nossos pecados foram absolvidos.

Um Deus como o descrito nesses versículos permitiria que pessoas mortas fossem atormentadas?

Não porque é um Deus que não comete injustiça, porque é justo e reto. Além disso, sabemos que Deus é amor.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Claro que eu não permitiria, porque Jeová é um Deus justo e seria injusto se ele nos atormentasse em um lugar eterno mesmo depois de sofrer a morte.

Bem, sabemos que é impossível para Jeová agir assim. Ele é um Deus de amor e ódio de todo tipo de crueldade, como o falso ensino de que os mortos são atormentados no inferno.

E Deuteronômio enfatiza que Jeová é justo e reto. Todas as atividades de Jeová são perfeitas no sentido de que seus atributos de justiça, sabedoria, amor e poder se manifestam em perfeito equilíbrio. Portanto, um Deus com essas qualidades preciosas não pode atormentar as pessoas que já morreram.

Você acha que a verdade sobre a morte nos conforta? Por quê?

Claro que isso nos conforta, porque muitos de nós podem ter tido medo dos mortos antes, ou talvez tenhamos medo de morrer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se nos conforta porque sabemos que eles não estão sofrendo em outro lugar por causa do que vivemos, nos preocupamos com eles.

Claro que nos conforta muito, porque sabemos a verdade sobre um assunto muito sério como a morte. Ficamos tranquilos sabendo do real estado dos mortos e isso nos liberta de muito medo que as pessoas costumam ter.

Que versículos você poderia usar para confortar alguém que diz isso a você?

Por exemplo, poderíamos usar Eclesiastes 9:5, onde diz que os mortos nada sabem. Ou seja, os mortos estão inconscientes e não sabem o que está acontecendo ao seu redor. E eles não podem sentir dor ou sofrer de forma alguma.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Também aquelas pessoas que acreditam em um inferno onde Deus atormenta os mortos, podemos ler Romanos 6:7 que diz que os mortos são absolvidos de seus pecados. Isto é, eles já pagaram por seus pecados na morte e não continuarão a sofrer após a morte.

ABSTRATO

Quando alguém morre, sua vida termina. Os mortos não sofrem nem podem fazer mal a ninguém.

Análise

Existe vida após a morte?

Claro que não, porque Jesus comparou a morte a um sono profundo e quando alguém está dormindo ele não sabe nada do que está acontecendo ao seu redor, e até mesmo a Bíblia em Eclesiastes 9:5 diz que os mortos não sabem nada.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Quando a pessoa morre, ela deixa de existir. Essa pessoa não pode mais sentir, não pode sofrer ou agir. Visto que fomos criados do pó e ao pó voltaremos conforme mencionado em Gênesis 3:19.

Por que saber a verdade sobre a morte está nos libertando?

Porque assim evitamos ter medo dos mortos pelos danos que eles podem nos causar, também evitamos ser enganados ao acreditar que podemos ajudá-los ou pensar que eles podem nos ajudar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nos liberta porque assim não temos mais medo dos mortos, pois sabemos que eles não podem nos prejudicar e também assim você verá a crença de que os mortos devem ser apaziguados ou honrados.

Liberta-a porque nos ajuda a não cair em falsas crenças sobre a morte e a não ter medo em relação a esta questão. Por exemplo, a Bíblia nos ensina que, quando alguém morre, não tem mais atividade, nem planos, nem sabedoria. Isso nos liberta de falsas crenças de que os mortos podem nos prejudicar. E você também não precisa acalmá-los porque eles não descobrem nada.

Por que é reconfortante saber a verdade sobre a morte?

Conforta-nos porque agora sabemos que depois da morte somos absolvidos das coisas más que fizemos enquanto estávamos vivos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se nos conforta porque sabemos que eles não estão sofrendo em outro lugar, então evitamos nos preocupar com eles. 

Isso nos conforta muito porque sabemos que quando uma pessoa morre ela não sofre mais. E também sabemos que os mortos estão simplesmente inconscientes, e isso também nos conforta porque sabemos que Jeová e Jesus têm o poder de ressuscitar essas pessoas, como se fosse um sono profundo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários