Estudo de A Sentinela, Semana de 21 a 27 de novembro de 2022, Seu nome está no "livro da vida"?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 21-27 de novembro de 2022, Seu nome está no “livro da vida”?, Respostas sublinhadas.

"Diante dele foi escrito um livro para lembrar aqueles que temem ao Senhor" (Mal. 3:16).

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

1. De acordo com Malaquias 3:16, que livro Jeová tem escrito, e o que ele contém?

JEOVÁ tem escrito um livro especial contendo uma lista de nomes por milhares de anos. A lista começa com Abel, a primeira testemunha fiel (Lucas 11:50, 51). Ao longo da história, Jeová acrescentou nomes a esse livro, e ele já contém milhões. Na Bíblia, esse livro é chamado por vários nomes: "um livro para ser lembrado", o "livro da vida" e "o pergaminho da vida". Neste artigo vamos chamá-lo de “livro da vida” (leia Malaquias 3:16; Ap. 3:5; 17:8).

2. Que nomes contém o livro da vida, e o que podemos fazer para que nosso nome seja escrito ali?

2 Este livro especial contém os nomes de todos os que adoram a Jeová com temor ou profundo respeito e que amam seu nome. Eles têm a esperança de receber a vida eterna, seja no céu ou na terra. Nosso nome pode ser escrito nesse livro se desenvolvermos um relacionamento íntimo e pessoal com Jeová baseado no sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo. — João 3:16, 36. Não é verdade que todos nós queremos que nosso nome seja escrito lá?

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Jeová escreve em um pergaminho. 2. Pessoas felizes de diferentes culturas e épocas caminham juntas.

Ao longo da história, Jeová acrescentou nomes ao “livro da vida”. (Ver parágrafos 1 e 2).

3, 4. (a) Se agora nosso nome está escrito no livro da vida, isso significa que viveremos para sempre? b) O que veremos neste artigo e no próximo?

 3 Ter o seu nome escrito no livro da vida garante a vida eterna? Encontramos a resposta em Êxodo 32:33, onde Jeová disse a Moisés: “Apagarei do meu livro aquele que pecou contra mim.” Isso significa que a). os nomes que estão escritos naquele livro podem ser apagados, como se Jeová os tivesse escrito a lápis por enquanto (Ap 3:5). Temos que garantir que nosso nome permaneça no livro até que Jeová o escreva permanentemente, como se fosse com tinta.

4 Podemos nos fazer algumas perguntas. Por exemplo, b). o que a Bíblia diz sobre aqueles que têm seus nomes escritos no livro da vida e aqueles que não? Quando aqueles que têm seus nomes escritos ali receberão a vida eterna? E os que morreram sem ter a oportunidade de conhecer a Jeová? É possível que seus nomes estejam escritos neste livro? Veremos a resposta neste artigo e no próximo.

QUE NOMES ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO?

5, 6. (a) De acordo com Filipenses 4:3, quais são os nomes escritos no livro da vida? b) Quando seus nomes serão escritos permanentemente?

5 Que nomes estão escritos neste livro simbólico? a). Para responder a essa pergunta, falaremos sobre cinco grupos de pessoas. Alguns desses grupos estão escritos no livro da vida, outros não.

6 O primeiro grupo é formado pelos que foram escolhidos para reinar com Cristo no céu. Seus nomes já estão escritos no livro da vida? Sim. De acordo com o que o apóstolo Paulo disse a seus colegas de trabalho em Filipos, os nomes dos cristãos ungidos — isto é, aqueles que foram convidados a governar com Cristo — já estão no livro da vida (ver Filipenses 4:3). Mas, para que seus nomes não sejam apagados deste livro simbólico, eles devem continuar fiéis. E, b). quando eles receberem o selo final, antes de sua morte ou antes da grande tribulação irromper, seus nomes serão escritos permanentemente no livro (Ap 7:3).

7. Como Revelação 7:16, 17 nos ajuda a saber quando a grande multidão de outras ovelhas terá seus nomes escritos permanentemente no livro da vida?

7 O segundo grupo é formado pela grande multidão das outras ovelhas. Seus nomes estão agora escritos no livro da vida? Sim. Eles ainda estarão lá depois de sobreviverem ao Armagedom? Sim (Ap 7:14). Jesus disse que essas pessoas, que são como ovelhas, "irão para a vida eterna" (Mateus 25:46). Mas aqueles que sobreviverem ao Armagedom não receberão imediatamente a vida eterna. Seus nomes serão escritos no livro da vida a lápis, por assim dizer. Durante o Reinado Milenar, Jesus "os pastoreará e os guiará às fontes das águas da vida". Aqueles que seguem a orientação de Cristo e são considerados fiéis a Jeová terão seus nomes escritos permanentemente no livro da vida. — Leia Revelação 7:16, 17.

8. Quem não tem o nome escrito no livro da vida, e o que vai acontecer com eles?

8 O terceiro grupo é formado pelos bodes, que serão destruídos no Armagedom. Seus nomes não estão no limano da vida Jesus disse que eles "irão para a destruição eterna" (Mateus 25:46). E Paulo foi inspirado a dizer que essas pessoas "sofrem a pena judicial de destruição eterna" (2 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 2:9). O mesmo pode ser dito das pessoas ao longo da história que pecaram propositalmente contra o espírito santo. Eles também recebem a destruição eterna, não a vida eterna. É claro que eles não serão ressuscitados (Mateus 12:32; Marcos 3:28, 29; Hebreus 6:4-6). A seguir, veremos mais de perto dois grupos que serão ressuscitados na Terra.

OS QUE VÃO RESSUSCITAÇÃO

9. Quais são os dois grupos que serão ressuscitados na Terra, e o que os torna diferentes? (Atos 24:15).

9 A Bíblia fala de dois grupos de pessoas que serão ressuscitadas e terão a chance de viver para sempre na terra: os “justos” e os “injustos” (veja Atos 24:15). Os “justos” são aqueles que serviram fielmente a Jeová durante a vida. E os “injustos” são as pessoas que não serviram a Jeová antes de morrer. Além do mais, na maioria dos casos, a conduta deles ficou muito aquém dos padrões justos de Deus. Já que esses dois grupos serão ressuscitados, isso significa que seus nomes estão escritos no livro da vida? Para responder a essa pergunta, vamos examinar mais de perto esses dois grupos separadamente.

10. Por que os “justos” serão ressuscitados, e que honra alguns deles terão? (Veja também nesta revista o artigo na seção "Perguntas dos leitores" que fala sobre a ressurreição na Terra).

10 O quarto grupo são os “justos”. Antes de morrerem, já tinham seus nomes escritos no livro da vida. Seus nomes foram apagados quando eles morreram? Não, porque ainda estão vivos na memória de Jeová. "Ele não é o Deus dos mortos, mas dos vivos, porque para ele todos estão vivos" (Lucas 20:38). Isso significa que quando os justos voltarem a viver na Terra, seus nomes serão escritos no livro da vida. Claro, a princípio a lápis, por assim dizer (Luc. 14:14). Sem dúvida, alguns dos ressuscitados terão a honra de ser "príncipes em toda a terra" (Sl 45:16).

11. O que os “iníquos” precisarão aprender para que seus nomes sejam escritos no livro da vida?

11 Por fim, falemos do quinto grupo: os “injustos”. Talvez por não conhecerem as leis de Jeová, eles não levaram uma vida justa antes de morrer. É por isso que seus nomes não estão escritos no livro da vida. Mas, quando Deus os ressuscitar, ele lhes dará a oportunidade de eventualmente terem seus nomes escritos naquele livro. Os injustos precisarão de muita ajuda. Antes de morrerem, alguns deles fizeram coisas muito ruins e horríveis. Portanto, eles precisarão aprender a viver de acordo com os padrões justos de Jeová. Para ajudar todas essas pessoas, o Reino de Deus realizará o maior programa educacional de toda a história da humanidade.

12. a) Quem ensinará o injusto? (b) O que acontecerá com os que se recusarem a colocar em prática o que aprenderam?

12 Quem ensinará o injusto? a). Os da grande multidão e os justos ressuscitados. O que os injustos devem fazer se quiserem que seu nome seja escrito no livro da vida? Eles terão de fazer amizade com Jeová e dedicar sua vida a ele. Jesus e os ungidos em seu papel de juízes estarão muito atentos ao progresso dos injustos (Ap 20:4). b). Se alguém se recusar a aceitar essa ajuda, será eliminado, mesmo que tenha 100 anos (Is. 65:20). Jeová e Jesus podem ver o coração das pessoas e garantirão que ninguém cause mal algum no novo mundo (Is. 11:9; 60:18; 65:25; João 2:25).

A RESSURREIÇÃO DA VIDA E A RESSURREIÇÃO DO JULGAMENTO

13, 14. (a) Como entendíamos anteriormente as palavras de Jesus que lemos em João 5:29? b) A que detalhe devemos prestar atenção ao ler essas palavras?

13 Jesus também falou daqueles que seriam ressuscitados na Terra. Por exemplo, ele disse: "Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito coisas boas, para uma ressurreição de vida, e aqueles que tiverem feito coisas más, para uma ressurreição do juízo” (João 5:28, 29). O que Jesus quis dizer?

14 a). que Jesus se referia às coisas que o ressuscitado faria depois de ressuscitar. Ou seja, depois de ressuscitados, alguns fariam coisas boas, mas outros fariam coisas ruins. Mas observe que Jesus não disse que aqueles que saem dos túmulos farão coisas boas ou farão coisas más. b). Ele falou no passado, porque disse "aqueles que fizeram coisas boas" e "aqueles que fizeram coisas ruins". Isso significa que essas coisas foram feitas antes de morrerem. E isso faz sentido, certo? Afinal, no novo mundo ninguém poderá fazer coisas ruins. Os injustos terão feito essas coisas más antes de morrer. Então, o que Jesus quis dizer quando falou de "uma ressurreição de vida" e "uma ressurreição de julgamento"?

15. Quem receberá “uma ressurreição de vida” e por quê?

15 Os justos, isto é, aqueles que fizeram boas coisas antes de morrer, receberão "uma ressurreição de vida", porque seus Já estarão escritas no livro da vida. Isso significa que a ressurreição "daqueles que fizeram boas coisas" mencionada em João 5:29 é a mesma ressurreição dos "justos" mencionada em Atos 24:15. Esta explicação se encaixa com o que é dito em Romanos 6:7: “Quem morre é perdoado do seu pecado”. Quando os justos morrem, seus pecados são apagados, mas seu registro de lealdade permanece intacto (Hb 6:10). Claro, quando os justos forem ressuscitados, eles terão que permanecer fiéis para que seus nomes não sejam apagados do livro da vida.

16. O que é o “julgamento da ressurreição”?

16 E aqueles que fizeram coisas más antes de morrer? Embora seus pecados tenham sido apagados na morte, eles não tiveram nenhum registro de lealdade. Seus nomes não estão escritos no livro da vida. Portanto, a ressurreição “dos que fizeram coisas más” é a mesma ressurreição dos “injustos” mencionada em Atos 24:15. Eles terão "uma ressurreição de julgamento". Os injustos serão julgados no sentido de que serão avaliados (Lucas 22:30). Levará tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito no livro da vida. Para que isso aconteça, os injustos terão de abandonar sua má conduta anterior e dedicar sua vida a Jeová.

17, 18. O que os ressuscitados na Terra terão de fazer, e quais são as “ações” mencionadas em Revelação 20:12, 13?

17 Quer tenham sido justos ou injustos no passado, os ressuscitados terão de obedecer às leis dos novos pergaminhos, que serão abertos durante os 1.000 anos. O apóstolo João descreve o que viu em uma visão: “Vi os mortos — os grandes e os pequenos — em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro pergaminho foi aberto: o pergaminho da vida. E de acordo com o que estava escrito nos rolos, os mortos foram julgados por suas ações” (Ap 20:12, 13).

18 Por quais “ações” os ressuscitados serão julgados? Poderia ser por causa do que eles fizeram antes de morrer? Não. Vamos lembrar que eles foram absolvidos de seus pecados quando morreram. Portanto, aqui "suas ações" não podem ser as coisas que eles fizeram antes de morrer. Em vez disso, essas ações devem se referir a como eles respondem ao ensino que receberão no novo mundo. Até mesmo homens fiéis como Noé, Samuel, Davi e Daniel terão de aprender sobre Jesus Cristo e mostrar fé em seu sacrifício. Quanto mais os injustos terão que fazer isso!

19. Como acabarão aqueles que rejeitarem esta magnífica oportunidade?

19 Como acabarão aqueles que rejeitarem esta magnífica oportunidade? Apocalipse 20:15 nos diz: "Aqueles que não foram inscritos no livro da vida foram lançados no lago de fogo." Isso mesmo, eles serão completamente destruídos para sempre. Como é importante que tenhamos certeza de que nosso nome está escrito no livro da vida e que ali permaneça!

20. Que trabalho emocionante será realizado durante o Reinado Milenar? (Veja o desenho da capa.)

20 O Reinado Milenar será um período muito emocionante. Ele realizará o maior programa de educação já realizado na Terra. Embora também seja um período em que será avaliada a conduta dos justos e dos injustos (Is. 26:9; Atos 17:31). Como este magnífico programa de educação será realizado? O artigo a seguir nos explicará e nos ajudará a avaliá-lo.

ILUSTRAÇÃO


No Paraíso, um irmão dá aulas de Bíblia para ressuscitados. Com a ajuda de mapas e um diagrama, ele explica o significado da imagem do sonho de Nabucodonosor mencionado no capítulo 2 de Daniel.

Um irmão participa do grande programa educacional que acontecerá durante o Milênio. (Ver parágrafo 20).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que nomes estão escritos no “livro da vida”?

Contém os nomes de todos os que adoram a Jeová com temor ou profundo respeito e que amam seu nome.

Nosso nome pode ser escrito nesse livro se desenvolvermos um relacionamento íntimo e pessoal com Jeová baseado no sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo.

O que é a “ressurreição da vida”?

É a ressurreição “daqueles que fizeram coisas boas”,

E esta ressurreição de João 5:29 é a mesma ressurreição dos "justos" mencionada em Atos 24:15. Esta explicação se encaixa com o que é dito em Romanos 6:7: “Quem morre é perdoado do seu pecado”. Quando os justos morrem, seus pecados são apagados, mas seu registro de lealdade permanece intacto.

O que é o “julgamento da ressurreição”?

É a ressurreição dos injustos e eles serão julgados, no sentido de que serão avaliados. Levará tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito no livro da vida. Para que isso aconteça, os injustos terão de abandonar sua má conduta anterior e dedicar sua vida a Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.


Comentários