Estudo da Sentinela, Seu nome está no "livro da vida"?, Semana de 21 a 27 de novembro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, 21 a 27 de novembro de 2022, Seu nome está no "livro da vida"?, Comentários e respostas.
"Diante dele foi escrito um livro para lembrar aqueles que temem ao Senhor" (Mal. 3:16).
1. De acordo com Malaquias 3:16, que livro Jeová tem escrito, e o que ele contém?
Um livro especial contendo milhões de nomes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Há milhares de anos Jeová está escrevendo um livro especial que na Bíblia recebe nomes como: "O livro para lembrar", "Pergaminho da vida", "livro da vida", este livro contém os nomes de pessoas tementes a Deus. Jeová começou sua escrita com o nome de Abel, mas foi acrescentando muitos outros nomes ao longo da história da humanidade.
Malaquias 3:16 menciona que Jeová prestava atenção e escutava desde o céu. Mas ele fez mais do que apenas observar as boas ações e os pensamentos sinceros de seu povo fiel. Malaquias acrescenta que um "livro de recordações" começou a ser escrito antes dele e esse livro contém os nomes de todos os que serviram a Deus lealmente. O fato de ser chamado de “Livro de Recordação” ou “Livro da Vida” indica que Jeová nunca se esquecerá de seus servos fiéis ou do que eles fizeram para glorificá-lo, porque estão vivos para ele em sua memória.
Também sabemos que este livro da Bíblia recebe vários nomes, como lembrar o livro da vida ou o pergaminho da vida.
2. Que nomes contém o livro da vida, e o que podemos fazer para que nosso nome seja escrito ali?
Este livro contém os nomes de todos os que adoram a Jeová com temor ou profundo respeito, amam seu nome e esperam receber a vida eterna no céu ou na Terra. O que podemos fazer para ter nosso nome escrito ali é cultivar uma relação íntima e pessoal com Jeová baseada no sacrifício de seu filho Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Contém nomes de pessoas que adoram e amam a Jeová e, se nos esforçarmos, podemos ter um relacionamento íntimo com Jeová para que ele escreva nosso nome no livro.
João 3:16 Lá eles nos mostram que temos que ter fé que Jesus morreu por todos nós e assim temos a esperança de ter um relacionamento íntimo com Deus.
ILUSTRAÇÃO
Nesta imagem podemos ver pessoas que viveram durante os últimos milénios os últimos séculos são tempos diferentes, mas todos têm algo em comum o seu nome está escrito neste livro.
Série de imagens: 1. Jeová escreve em um pergaminho. 2. Pessoas felizes de diferentes culturas e épocas caminham juntas.
Ao longo da história, Jeová acrescentou nomes ao “livro da vida”. (Ver parágrafos 1 e 2).
3, 4. (a) Se agora nosso nome está escrito no livro da vida, isso significa que viveremos para sempre?
Êxodo 32 33 mostra que os nomes dos homens escritos no livro da vida podem ser apagados se os donos desses nomes pecarem contra Jeová, pois é como se fossem escritos a lápis, isso deixa claro que ter o nosso nome escrito no livro de vida não significa que temos a vida eterna assegurada, pelo contrário devemos continuar fazendo todo o possível para que nosso nome continue sendo escrito naquele livro até que Jeová os reescreva permanentemente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não, o fato de nosso nome estar escrito no livro não é garantia de que temos a vida eterna porque como diz o texto de Êxodo 32:33, os nomes que estão escritos ali podem ser apagados porque são por assim dizer escritos a lápis , então de acordo com nossas obras dependerá se Jeová o escreve permanentemente ou não.
Sim, é por isso que é tão importante nos certificarmos de que nosso nome permaneça no livro até que Jeová o escreva permanentemente, conforme ilustrado aqui a tinta.
3, 4. b) O que veremos neste artigo e no próximo?
Neste artigo e no próximo veremos as respostas para estas perguntas sobre: O que a Bíblia diz sobre aqueles que têm seu nome escrito no livro da vida e sobre aqueles que não têm? Quando receberão a vida eterna? que tem seu nome escrito lá? E os que morreram sem ter a oportunidade de conhecer a Jeová? E sim, é possível que seus nomes estejam escritos neste livro?
QUE NOMES ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO?
5, 6. (a) De acordo com Filipenses 4:3, quais são os nomes escritos no livro da vida?
No livro da vida estão escritos os nomes de 5 grupos de pessoas. De acordo com Filipenses 4:3, o primeiro grupo de pessoas são aqueles selecionados para reinar com Cristo no céu. Nesse texto o apóstolo Paulo diz que esse grupo é um dos que já estão no livro da vida, mas acrescenta que para que seus nomes não sejam apagados desse livro simbólico eles devem continuar sendo fiéis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, de acordo com este texto, fica claro que eles são os escolhidos para reinar com Jesus Cristo no céu e são os cristãos ungidos.
Mas para que seus nomes não sejam apagados deste livro simbólico, eles devem permanecer fiéis e quando receberem o selo final, seja antes de sua morte ou antes de irromper a grande tribulação, seus nomes serão escritos permanentemente no livro.
5, 6. (b) Quando seus nomes serão escritos permanentemente?
Seus nomes serão escritos permanentemente quando receberem o selo final, antes de sua morte ou antes do início da grande tribulação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Faz sentido que isso ocorra antes de sua morte ou antes da grande tribulação, pois isso significaria que eles provaram ser obedientes e leais durante toda a vida e, acima de tudo, que se esforçaram para fazer a vontade de Jeová.
Apocalipse 7:3 | Aqui nos mostra que esses nomes ainda estão sendo escritos porque quando estiverem completos é quando acontecerá o que a grande tribulação diz aqui, então nos encoraja saber que Jeová ainda está incluindo pessoas naquele livro neste caso no primeiro grupo daqueles que têm a esperança de viver no céu.
Aqui ele também está falando de um momento em que eles vão ser selados, eles recebem um selo e, como já foi dito, isso pode ser antes de sua morte ou também antes de irromper a grande tribulação.
7. Como Revelação 7:16, 17 nos ajuda a saber quando a grande multidão de outras ovelhas terá seus nomes escritos permanentemente no livro da vida?
De acordo com Apocalipse 7:16,17, a grande multidão da qual Jesus disse que eram como ovelhas que iriam para a vida eterna terão seus nomes escritos permanentemente no livro da vida, no final do reinado de mil anos quando seguindo o orientação de Jesus são considerados fiéis a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Durante o reinado de mil anos, a grande multidão será conduzida por Jesus às fontes das águas da vida. No sentido de que receberão todas as provisões que Jeová lhes dará para ajudá-los a alcançar a vida eterna.
E embora esta grande multidão viva através do Armagedom e seus nomes estejam no livro, eles ainda não receberão a vida eterna porque este texto diz que Jesus os pastoreará e os guiará às águas da vida, isso significa que eles terão para cumprir esta orientação de Jesus e se eles forem fiéis, então, finalmente, seus nomes serão escritos permanentemente no livro e eles terão a vida eterna.
Apocalipse 7:14 nos dá uma idéia porque ali menciona que eles são os que vêm da grande tribulação, eles lavaram suas túnicas compridas e as branquearam no sangue do cordeiro, isso significa que muitas pessoas que anteriormente lideraram outro tipo de vida que eles não conheceram Jeová ao longo da história de sua vida através da escrita da palavra de Deus e seu estudo pessoal foram lavando sua mente sua vida sua maneira de agir e essas são as que estão escritas no livro da vida .
Durante o reinado de mil anos, a grande multidão será conduzida por Jesus às fontes das águas da vida. No sentido de que receberão todas as provisões que Jeová lhes dará para ajudá-los a alcançar a vida eterna.
8. Quem não tem o nome escrito no livro da vida, e o que vai acontecer com eles?
Os que não têm o nome escrito no livro da vida são os que pertencem ao grupo de pessoas consideradas “cabritos”. Ou seja, as pessoas que ao longo da história pecaram de propósito com o Espírito Santo. A destruição eterna os espera, pois sofrerão o castigo judicial da destruição sem direito à ressurreição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As pessoas que serão destruídas no Armagedom Jesus as compara a bodes e diz que irão para a destruição, no sentido de que suas vidas serão cortadas para sempre.
O mesmo pode ser dito que a pessoa que ao longo da história pecou de propósito contra o espírito santo receberá a destruição eterna.
É preciso diferenciar o que acaba de dizer aqui esse grupo que é mencionado como bodes e fica muito claro pelo que acabamos de ler que esse grupo de pessoas, como eles disseram, ao longo da história pecaram deliberadamente contra o espírito santo não vai subir novamente.
OS QUE VÃO RESSUSCITAÇÃO
9. Quais são os dois grupos que serão ressuscitados na Terra, e o que os torna diferentes? (Atos 24:15).
Os justos e os injustos, a diferença é que os justos serviram a Jeová fielmente durante suas vidas e os injustos se afastaram de Jeová por causa de sua má conduta.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Atos 24:15 explica que esses dois grupos que serão ressuscitados na terra são os justos e os injustos. O que os diferencia é que os likes são as pessoas que serviram a Jeová durante suas vidas, e os injustos são as pessoas que não o serviram antes de morrer e que também na maioria das vezes mantiveram uma conduta distante de seus padrões justos. .
10. Por que os “justos” serão ressuscitados, e que honra alguns deles terão? (Veja também nesta revista o artigo na seção "Perguntas dos leitores" que fala sobre a ressurreição na Terra).
Esses justos serão ressuscitados porque antes de morrer já tinham seus nomes escritos no livro da vida, e quando morrerem esses nomes não serão apagados porque continuarão vivos na memória de Jeová. Portanto, quando eles voltarem a viver na terra, seus nomes serão escritos no livro da vida, embora a princípio sejam apenas escritos a lápis. Alguns deles terão a honra de serem príncipes em toda a Terra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles já tinham seus nomes escritos no livro da vida, porque como vemos que para nosso amado pai eles ainda estão vivos em sua memória e como diz em Lucas 20:38 ele não é um Deus de mortos, mas de vivos porque todos estão vivos para ele, e a honra que alguns terão é de serem príncipes em toda a Terra.
Em outras palavras, nosso nome está a lápis, mas se temos sido fiéis, Jeová nos guarda em sua memória e nos ressuscita, mas ainda assim continuamos a lápis, como destaca o parágrafo, que nos faz pensar que em toda a nossa imperfeição sempre temos que continuar servindo a Jeová enquanto vivemos e como se morrermos.
O que me chamou a atenção foi o que menciona que existem príncipes em toda a terra, mas nem todos serão poucos e eles no novo mundo justo de Jeová serão os anciãos que terão que ensinar esses novos rolos para aquele que vem e serão ressuscitados, então são eles que vão governar e vão ensinar-lhes os novos pergaminhos.
E o artigo a que este parágrafo nos conduz nos diz que os justos eram fiéis a Jeová antes da morte, mas mesmo assim a decisão final depende de Jeová, ele tem autoridade e realmente merece conceder esses privilégios, sem dúvida isso mostra que Jeová Ele é um Deus compassivo e razoável ao tomar essas medidas tanto para os justos quanto para os injustos.
11. O que os “iníquos” precisarão aprender para que seus nomes sejam escritos no livro da vida?
Os injustos talvez não conhecessem as leis de Jeová e não levassem uma vida justa antes de morrer, então seus nomes não estão escritos no livro da vida. Mas quando Deus o ressuscitar, Ele lhe dará a oportunidade de que com o tempo seu nome seja escrito neste livro. Conseqüentemente, eles precisarão aprender a viver de acordo com os padrões justos de Jeová, e para isso Jeová realizará o maior programa educacional da história humana.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vemos que os injustos antes de morrer levavam uma vida longe dos padrões de Jeová, mas eles têm a oportunidade de serem escritos no livro da Bíblia se aprenderem a viver de acordo com os padrões de Jeová.
Para ajudar todas essas pessoas, o reino de Deus realizará o maior programa educacional de toda a humanidade.
Que amor de Jeová que vai dar oportunidade a esses injustos que não colocaram em prática suas regras, o parágrafo diz que eles vieram para fazer coisas horríveis e ruins e Jeová, tão amoroso, agora põe em prática seu amor e dá a ele a oportunidade de que façam a sua parte para conhecê-lo e aprender como Jeová o vê para que tenham, então, o privilégio de ter seu nome escrito no livro da vida e possam viver para sempre.
12. a) Quem ensinará o injusto?
Os justos serão ensinados pela grande multidão e pelos justos ressuscitados, Para que se tornem amigos de Jeová e dediquem suas vidas. Este processo será supervisionado por Jesus e os Ungidos em seu papel de juízes.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos começar a pensar que vamos ter uma tarefa colossal e não só porque temos que ensinar os injustos, mas também temos que ensinar os justos, pois são muitos até os que morreram há 5 anos, este por exemplo que estamos estudando hoje que são novos entendimentos refinamentos todas essas coisas e mesmo apenas pessoas que viveram antes também vamos ter que mostrar a eles como as profecias foram cumpridas, então fiquei sem dúvida vamos ter que trabalhar um muito e serão momentos emocionantes para nos polirmos como professores.
12.b) O que acontecerá com aqueles que se recusarem a colocar em prática o que aprenderam?
Como Jeová e Jesus podem ver o coração das pessoas, Ele garantirá que ninguém cause nenhum dano no novo mundo. Portanto, todos aqueles que se recusarem a aceitar colocar em prática o que aprenderam serão eliminados para sempre.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, aqueles que se recusam a ser amigos de Jeová e dedicam sua vida serão eliminados, pois Jeová e Jesus podem ver o coração da pessoa.
Isaías 65:20 esclarece quando eles serão eliminados porque nos parágrafos anteriores falamos de um governo de 1000 anos de Jesus Cristo, então significa que essas pessoas têm 1000 anos para mudar ou serão criminosos durante esses 1000 anos eles terão sua chance ? porque Isaías 60:25 diz que mesmo que tenham 100 anos serão eliminados, Jeová não permitirá que haja mal no mundo novamente.
A RESSURREIÇÃO DA VIDA E A RESSURREIÇÃO DO JULGAMENTO
13, 14. (a) Como entendíamos anteriormente as palavras de Jesus que lemos em João 5:29?
No texto de João 5:29, Jesus disse que na ressurreição, os que fizeram coisas boas terão uma ressurreição de vida, e os que fizeram coisas más, uma ressurreição de julgamento. Antes se entendia que Jesus se referia às coisas que o ressuscitado faria depois de ressuscitar, ou seja, que depois de ressuscitar alguns fariam coisas boas, mas outros fariam coisas ruins, atualmente esse texto tem um novo entendimento.
A diferença está justamente no tempo que o verbo é usado, Jesus não disse o que fariam no futuro ou o que farão quando ressuscitarem, se são coisas boas ou ruins, ele disse que quem fez coisas boas ou coisas ruins, isso é antes da ressurreição.
A verdade é que esta forma de entender este versículo é mais lógica porque, como eu já sei, ele também mencionou as condições que irão reinar naquele novo mundo e como este parágrafo menciona, as pessoas no mundo não vão poder fazer coisas ruins que prejudicam os outros, os outros, então não se refere ao que eles farão no futuro, mas ao que eles fizeram antes de morrer.
13, 14. (b) A que detalhe devemos prestar atenção ao ler essas palavras?
Ao ler estas palavras devemos prestar muita atenção ao que Jesus quis dizer, pois Jesus não disse que os que saem dos túmulos farão coisas boas ou farão coisas más, pelo contrário, ele falou no passado, porque disse "os que fizeram coisas boas" e "os que fizeram coisas más". O que indica que Jesus está se referindo às coisas que eles fizeram antes de morrer.
A oportunidade de fazer um bom nome diante de Jeová é agora e temos a possibilidade de usar nossas vidas para fazer a vontade de Jeová e deixar os maus hábitos já que no novo mundo Jeová não tolerará coisas ruins.
Ao ler estas palavras devemos prestar muita atenção ao que Jesus quis dizer, pois Jesus não disse que os que saem dos túmulos farão coisas boas ou farão coisas más, pelo contrário, ele falou no passado, porque disse "os que fizeram coisas boas" e "os que fizeram coisas más". O que indica que Jesus está se referindo às coisas que eles fizeram antes de morrer.
O detalhe que os irmãos também prestaram atenção foi no tempo do verbo porque o verbo não dizia aqueles que farão coisas boas, mas aqueles que fizeram porque Jesus estava falando no pretérito para essas pessoas que foram ressuscitadas, quando foram ressuscitará a partir de então O que eles apenas fizerem será levado em consideração, mas Jesus estava dizendo que aqueles que fizeram coisas boas e más serão todos ressuscitados, mas depende do que eles fizerem no futuro, também dependerá do que acontecerá com eles.
15. Quem receberá “uma ressurreição de vida” e por quê?
Os que receberão "uma ressurreição da vida" são os justos, ou seja, as pessoas que antes de morrer fizeram coisas boas, e isso porque seus nomes serão escritos no livro da vida. Claro, quando os justos forem ressuscitados, eles terão que permanecer fiéis para que seus nomes não sejam apagados do livro da vida.
Quando os justos morrerem, seus pecados serão apagados, mas a lealdade que eles demonstraram em toda a vida que tiveram não será e, por essa razão, eles receberão uma restrição vitalícia.
Hebreus 6:10 menciona que Jeová não é injusto e que não se esquece das obras e do amor que estes apenas demonstraram ou demonstrarão com o seu nome, portanto, quando ocorrer esta ressurreição, eles terão que continuar se esforçando para que seus nomes sejam permanecem escritos no livro da vida
Os que receberão "uma ressurreição da vida" são os justos, ou seja, as pessoas que antes de morrer fizeram coisas boas, e isso porque seus nomes serão escritos no livro da vida. Claro, quando os justos forem ressuscitados, eles terão que permanecer fiéis para que seus nomes não sejam apagados do livro da vida.
16. O que é o “julgamento da ressurreição”?
É o julgamento das pessoas que fizeram coisas más antes de morrer, pois, embora quando eles morreram seus pecados foram apagados, um registro de lealdade não será encontrado neles, porque seus nomes não estão escritos no livro da vida. E levará tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito neste livro, e para isso os injustos terão que deixar sua má conduta anterior e dedicar suas vidas a Jeová.
Bem, é a ressurreição de pessoas que fizeram coisas ruins antes de morrer e é verdade que quando alguém morre o pecado é apagado, porém, eles não tinham um registro de lealdade, por isso seu nome não foi escrito em seu livro no livro da vida, é por isso que agora eles têm que ser ressuscitados e avaliados desde o momento em que são ressuscitados e isso vai demorar um pouco.
A nota nos diz que antes nos referíamos a um julgamento como diretamente uma sentença e agora estamos vendo que não é assim, a nota nos diz que um dicionário bíblico define essa palavra como um teste de conduta, portanto, como estamos vendo esse julgamento não implica uma sentença precisamente, mas sim uma avaliação um teste de conduta.
É o julgamento das pessoas que fizeram coisas más antes de morrer, pois, embora quando eles morreram seus pecados foram apagados, um registro de lealdade não será encontrado neles, porque seus nomes não estão escritos no livro da vida. E levará tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito neste livro, e para isso os injustos terão que deixar sua má conduta anterior e dedicar suas vidas a Jeová.
No parágrafo 2, o texto de Isaías 65:20 foi citado e foi dito que alguém que negasse essa ajuda mesmo que tivesse 100 anos seria eliminado. tempo em que Jeová estará avaliando esta pessoa para sentenciar.
17, 18. O que os ressuscitados na Terra terão de fazer, e quais são as “ações” mencionadas em Revelação 20:12, 13?
Independentemente de terem sido justos ou injustos no passado, os ressuscitados terão que cumprir as leis dos novos pergaminhos que serão abertos durante os 1000 anos e, de acordo com o que está escrito nesses pergaminhos, as pessoas serão julgadas por suas ações. E essas ações não são seus feitos do passado, pois com a morte foram absolvidos de seus pecados. Em vez disso, essas ações referem-se a como eles respondem aos ensinamentos que receberão no novo mundo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Devemos lembrar que aqueles que morreram antes de Jesus não conheciam muito as escrituras, portanto não puderam colocar seus ensinamentos em prática ou exercer fé em Jesus Cristo e em seu sacrifício. Assim, durante o Milênio vocês terão esta oportunidade. É interessante que entre essas pessoas haverá personagens bíblicos de reconhecida lealdade como Samuel David Daniel entre muitos outros.
Se importa se eles foram justos ou injustos no passado, os ressuscitados terão que cumprir os novos pergaminhos que serão abertos durante os 1000 anos e de acordo com o que está escrito nesses pergaminhos, as pessoas serão julgadas por suas ações e essas ações, bem, não são suas ações do passado, pois com a morte já foram absolvidos de seus pecados, mas essas ações se referem a como eles respondem aos ensinamentos que recebem no novo mundo.
E será pelas ações que você fizer depois de ter recebido este ensinamento no novo mundo que será dado a você então de acordo com as ações que você fizer em relação a essas coisas que você aprendeu.
Quão maravilhosa é a justiça de Jeová também porque o justo e o injusto pagaram por seus pecados com a morte então é claro que o justo conseguiu escrever com um lápis por assim dizer no livro da vida mas ambos pagaram então Jeová dá a ambos a oportunidade ao que agora eles demonstram o que fazem, então é por isso que vemos que Jeová está demonstrando por meio desse arranjo uma justiça maravilhosa e também somos gratos por termos esse novo entendimento e essa luz.
Neste parágrafo temos o exemplo de homens fiéis do passado como Noé, Samuel Davi e Daniel, eles também devem permanecer firmes nestes 1000 anos.
Tais ações revelam o senso de igualdade de Jeová e também representarão um desafio até mesmo para os homens fiéis do passado porque agora há novos entendimentos e alguns podem achar difícil de aceitar, talvez homens como Davi, acostumados a liderar ou governar, se encontrem em a Uma situação diferente testará a lealdade de Jeová, então será um período interessante, mas mostra que nosso nome escrito no livro da vida tem que exigir um esforço de nossa parte.
Até mesmo servos leais a Jeová, como Samuel David e Daniel, terão de aprender sobre Jesus Cristo e mostrar fé nesse sacrifício, tanto mais porque essas pessoas não demonstraram essa lealdade e não conhecem a Jeová.
19. Como acabarão aqueles que rejeitarem esta magnífica oportunidade?
Apocalipse 20:15 diz claramente, eles serão lançados no lago de fogo. Ou seja, eles serão destruídos para sempre. Daí a importância de nos certificarmos de que nosso nome esteja escrito no livro da vida e que não seja apagado até que chegue o tempo de ser escrito permanentemente por Jeová.
Quem não aceitar a oportunidade de ter seu nome escrito no livro e ter a vida eterna e a rejeitar terá como consequência que Apocalipse 20:15 diz que eles serão completamente destruídos para sempre.
20. Que trabalho emocionante será realizado durante o Reinado Milenar? (Veja o desenho da capa.)
O maior programa de Educação já realizado na Terra será realizado. Portanto, será um período muito emocionante. Como podemos ver na imagem da capa, onde um irmão pode ser visto participando deste grande programa de Educação e pessoas que morreram em diferentes fases da história Unidos, aprendendo a justiça de Jeová, conforme mencionado em Isaías 26:9.
Hoje estamos participando da obra ímpar de dar testemunho das boas novas, e neste reinado de mil anos está prestes a começar um novo período emocionante em que vamos participar do maior programa educacional já realizado na terra.
E quando vejo essa foto aqui, fico impressionado com o fato de que hoje Jeová está nos educando de alguma forma, porque ele está nos mostrando o que teremos que fazer no novo mundo, então ele está nos preparando para um grande trabalho lá.
ILUSTRAÇÃO
No desenho podemos ver a grande multidão que sobreviveu ao Armagedom e também os ressuscitados, aí por exemplo, você pode ver um irmão talvez falando sobre as profecias de Daniel e quem sabe se o próprio Daniel vai participar desse ensinamento para outras pessoas que não sabem Jeová e que desejam tornar-se amigos dele e dedicar-se a ele.
No Paraíso, um irmão dá aulas de Bíblia para ressuscitados. Com a ajuda de mapas e um diagrama, ele explica o significado da imagem do sonho de Nabucodonosor mencionado no capítulo 2 de Daniel.
Um irmão participa do grande programa educacional que acontecerá durante o Milênio. (Ver parágrafo 20).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Que nomes estão escritos no “livro da vida”?
Contém os nomes de todos os que adoram a Jeová com temor ou profundo respeito e que amam seu nome.
Nosso nome pode ser escrito nesse livro se desenvolvermos um relacionamento íntimo e pessoal com Jeová baseado no sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo.
E neste estudo vimos que existem três grupos, os nomes dos que estão lá, e são os ungidos, o primeiro grupo que vai reinar com Cristo no céu, os justos, que são aqueles que morrem fiéis a Jeová e irão ser ressuscitado, e a grande multidão de outras ovelhas. o que são aqueles que adoram a Jeová hoje e têm a esperança de viver para sempre na terra.
Os nomes daqueles de nós que amam a Jeová com respeito e daqueles que têm fé em Jesus.
Pois esses nomes que estão escritos no livro da vida são aqueles que foram escolhidos para reinar com Cristo no céu, que são os ungidos, a grande multidão de outras ovelhas e os justos que fizeram boas coisas antes de morrer.
O que é a “ressurreição da vida”?
É a ressurreição “daqueles que fizeram coisas boas”,
E esta ressurreição de João 5:29 é a mesma ressurreição dos "justos" mencionada em Atos 24:15. Esta explicação se encaixa com o que é dito em Romanos 6:7: “Quem morre é perdoado do seu pecado”. Quando os justos morrem, seus pecados são apagados, mas seu registro de lealdade permanece intacto.
É a ressurreição de apenas pessoas que, antes de morrer, já faziam a vontade de Jeová, mas depois de ressuscitarem terão que continuar fazendo essa vontade para continuarem vivas e terem seus nomes escritos naquele livro.
O que é o “julgamento da ressurreição”?
É a ressurreição dos injustos e eles serão julgados, no sentido de que serão avaliados. Levará tempo para decidir quem merece ter seu nome escrito no livro da vida. Para que isso aconteça, os injustos terão de abandonar sua má conduta anterior e dedicar sua vida a Jeová.
Essa ressurreição de julgamento é um tempo em que os ressuscitados têm que passar por um tempo de avaliação e exame porque antes eles não sabiam nada e agora eles têm que aprender os novos pergaminhos, então se saberá se eles são fiéis ou não.
Pessoas consideradas injustas que não fizeram a vontade de Jeová durante sua vida aqui na terra e que durante os 1000 anos do reinado de Jesus Cristo serão avaliadas com os novos rolos que serão abertos nessa época.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário