Estudo da Sentinela, Mostremos que somos dignos de confiança, Semana de 14 a 20 de novembro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, 14 a 20 de novembro de 2022, Vamos mostrar que somos confiáveis, Comentários e respostas.
"Uma pessoa confiável sabe como manter uma confiança" (Prov. 11:13).
1. Como é uma pessoa confiável?
Ele é a pessoa que rejeita tudo o que é desprezível e se esforça para cumprir o que promete mesmo que perca. Suas ações inspiram confiança nos outros, pois sabem que podem contar com ela sempre que necessário.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É aquela que se esforça para cumprir o que promete, também fala a verdade e como diz o Salmo 15:4, não deixa de cumprir o que promete mesmo que perca.
Por isso todos nós queremos ser considerados pessoas de confiança e que nossos irmãos possam ter confiança para se aproximar de nós.
2. Como mostramos que somos confiáveis?
Demonstramos isso quando imitamos a Jeová, visto que, conforme diz o Salmo 33:4, tudo o que ele faz é confiável.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, esforçando-se para ser, ninguém ganha a confiança dos outros em um instante, é algo que requer tempo e perseverança, mas a chave para alcançá-lo é que imitemos nosso pai Jeová, como lemos no salmo, tudo o que ele faz é confiável, por isso devemos seguir seu exemplo se quisermos continuar confiando.
E como Jeová é confiável, como vimos em Efésios, somos informados de que ele espera que sejamos confiáveis também, somos instruídos a imitar a Deus como filhos amados.
Sim, por isso ele não nos deixou sem um guia para que possamos alcançá-lo, pois a primeira parte do Salmo 33:4 diz que a palavra do Senhor é reta, portanto, se formos a ela, poderemos encontrar o maneira de conseguir isso.
IMITEMOS OS SERVOS DE JEOVÁ EM QUEM ERA DE CONFIANÇA
3, 4. (a) Como o profeta Daniel mostrou que era digno de confiança? b) O que devemos nos perguntar?
Ele demonstrou isso interpretando com precisão os sonhos de Nabucodonosor, apesar do mau caráter deste rei e do conteúdo da condenação de Jeová na referida mensagem. Da mesma forma, quando interpretou a misteriosa mensagem que aparece na parede do Palácio da Babilônia. E outra maneira de demonstrar a confiabilidade de Daniel foi quando o rei Dario e seus oficiais, que não serviam a Jeová, o reconheceram como um homem confiável que não podia ser acusado de negligência ou corrupção.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, pelo fato de quando o levaram cativo para a Babilônia, em pouco tempo ele ganhou a fama de ser alguém de confiança e claro a fama aumentou ainda mais porque Jeová depois o ajudou a interpretar os sonhos do rei Nabucodonosor.
E justamente um desses sonhos que Daniel interpretou, aquele que está registrado em Daniel 4 de 20 a 22 e 25, fala perto daquela grande árvore onde muitos pássaros se abrigavam e depois seriam cortados, a interpretação para poder dar a o rei exigia por um lado coragem porque tinha a ver precisamente com o fim do seu reinado e também que ia ser lançado ao campo com as feras, isso exigia muita coragem e também poder dar aquela interpretação de Jeová para alguém, esse alguém tinha que ser confiável que iria dizer a ele como é, não importa o quão duro possa parecer para o rei e não importa o quanto isso possa colocar em risco sua vida, então isso mostra que Daniel certamente era confiável.
Em Daniel 6:3 e 4 é mencionado que Daria, o medo, e seus funcionários também perceberam que Daniel era um homem excepcional. pessoa que não poderia ser responsabilizada por negligência ou corrupção.
3, 4.b) O que devemos nos perguntar?
As perguntas que devemos nos fazer são: Que opinião os não-testemunhas têm de mim? Eles me consideram alguém confiável que cumpre suas responsabilidades?
5. Por que Hananias tinha fama de ser alguém muito confiável?
Hananias tinha essa reputação porque levava muito a sério qualquer responsabilidade que recebia em seu cargo de chefe da fortaleza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando os muros de Jerusalém foram reconstruídos, Neemias colocou Hananias, chefe da fortaleza, no comando da cidade, o verdadeiro Deus mais do que muitos outros.
Bem, realmente me impressiona que o que o parágrafo diz diz que a razão pela qual ele tinha que ser confiável não eram os benefícios ou vantagens que ele receberia, mas sim o amor que ele tinha por Jeová, tanto naquela época quanto agora. Jeová não busca habilidades ou preparação, mas homens e mulheres que o amam e ele se encarrega de treiná-los.
ILUSTRAÇÃO
Neemias dá instruções a dois homens fora de um dos portões de Jerusalém.
Neemias escolheu homens de confiança para cuidar de tarefas importantes. (Ver parágrafo 5).
6. Como Tíquico mostrou que era um amigo confiável do apóstolo Paulo?
Ele demonstrou isso apoiando o apóstolo Paulo enquanto ele estava em prisão domiciliar. Esse apoio consistia em levar suas cartas às congregações em Éfeso e em Colossos e também em encorajar e consolar os irmãos. Por fornecer esse apoio fiel a Paulo e cuidar das necessidades espirituais de seu irmão, Tíquico demonstrou que era um amigo confiável.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele era tão confiável que o apóstolo Paulo diz dele em Efésios 6:21 e 22 que ele era um irmão ministro fiel no Senhor, tanto que ele diz que o enviou para informá-lo de como eles estavam, mas também para confortar seus corações.
Ele demonstrou isso apoiando o apóstolo Paulo enquanto ele estava em prisão domiciliar. Esse apoio consistia em levar suas cartas às congregações em Éfeso e em Colossos e também em encorajar e consolar os irmãos. Por fornecer esse apoio fiel a Paulo e cuidar das necessidades espirituais de seu irmão, Tíquico demonstrou que era um amigo confiável.
7. Que bom exemplo os anciãos e servos ministeriais em nossa congregação nos dão?
Eles nos dão um exemplo de confiabilidade, pois cumprem com responsabilidade todas as suas funções e obrigações dentro da congregação. Por exemplo, cumprem designar cada parte do programa da reunião com antecedência, preparam-se bem para apresentar suas designações, mantêm o estudo e a literatura pública atualizados e cuidam bem de toda a congregação. Isso os torna pessoas confiáveis perante os irmãos e perante os que visitam a congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Graças ao seu trabalho temos os encontros preparados e podemos desfrutar de todas as partes do programa todas as semanas.
E também demonstramos a nossa fidedignidade, por exemplo, quando nos dão as tarefas, nos preparando bem e cumprindo aquela tarefa, porque faz parte do programa que também foi preparado, sabemos todo o trabalho que está envolvido nisso e estamos confiantes de que será possível, para isso também temos as publicações que sempre temos, não admira, mas há a confiança dos irmãos para fazê-lo.
Sim, estes irmãos cumprem responsabilidades muito diversas, algumas visíveis na congregação e outras, talvez nem nos demos conta, mas todas exigem muito esforço e tempo da sua parte e nos fazem sentir bem.
SABEMOS MANTER ASSUNTOS CONFIDENCIAIS
8. Como mostramos equilíbrio ao cuidar dos outros? (Provérbios 11:13).
Fazemos isso quando estamos interessados nos outros, mas respeitando sua vida privada. Ou seja, damos-lhes apoio desinteressado mas não interferimos nos seus assuntos nem falamos de coisas que não devíamos, muito menos revelamos coisas que nos foram contadas confidencialmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como cristãos, devemos nos esforçar para manter assuntos confidenciais porque não queremos aparecer para as pessoas do mundo que, como diz Provérbios 11:13, fofocam, caluniam e revelam conversas confidenciais. Pelo contrário, queremos manter esse equilíbrio para mostrar que somos pessoas de confiança.
Também podemos demonstrar esse equilíbrio se descobrirmos que alguém na congregação cometeu um pecado grave. Nesse caso, primeiro encorajaremos a pessoa a pedir ajuda aos anciãos, mas se depois de um tempo razoável percebermos que ele não o faz, então devemos ser nós que falamos com os anciãos por lealdade a Jeová e à congregação. Se não o fizermos, deixaremos de ser equilibrados e confiáveis .
A nota fala sobre o fato de que é verdade que há coisas que temos que dizer, mas não contar a ninguém, mas ir aos anciãos, por exemplo, quando um irmão cometeu um pecado grave e não quer dizer sim depois falamos com ele não tem solução, nossa responsabilidade é ir até os anciãos e conversar com eles porque também depende da nossa lealdade que a congregação e o nome de Jeová estejam limpos.
Como cristãos, devemos nos esforçar para manter assuntos confidenciais porque não queremos aparecer para as pessoas do mundo, como diz Provérbios, capítulo 11, versículo 13, fofocando, caluniando e revelando conversas confidenciais. Pelo contrário, queremos manter esse equilíbrio para mostrar que somos pessoas de confiança.
Também podemos demonstrar esse equilíbrio se descobrirmos que alguém na congregação cometeu um pecado grave. Nesse caso, primeiro encorajaremos a pessoa a pedir ajuda aos anciãos, mas se depois de um tempo razoável percebermos que ele não o faz, então devemos ser nós que falamos com os anciãos por lealdade a Jeová e à congregação. Se não o fizermos, deixaremos de ser equilibrados e confiáveis.
9. Como os membros da família podem mostrar que são dignos de confiança?
Cada membro da família pode demonstrar isso mantendo os assuntos domésticos privados. Por exemplo, tanto o marido quanto a esposa não devem revelar suas intimidades a outras pessoas para evitar constrangimento ou ferir os sentimentos do parceiro, os pais não devem dizer coisas na frente de outras pessoas que possam humilhar ou desrespeitar seus filhos e os filhos devem ser discretos com a privacidade de sua casa. Se eles atenderem a esses padrões, serão uma família unida e confiável.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo, falando de maridos e eu também me aplicaria a esposas porque talvez um de nós tenha o hábito de fazer algo e bem, parece que dizer isso na frente dos outros pode ser engraçado ou rir às custas do cônjuge, não é algo isso é apropriado, de fato em Efésios 5:33 nos é dito que devemos amar nossa esposa, por exemplo, como nosso próprio corpo, se não gostamos desse tipo de piadas ou comentários, então nossa esposa também não.
Bem, outra forma de fazer a nossa parte para promover a confidencialidade na família, seria os pais se lembrarem de como os adolescentes não gostam que digam suas coisas, assim como lemos em Colossenses, não irritamos nossos filhos, mas pensamos antes de comentar algo deles se isso for embaraçá-los.
E os adolescentes também fazem parte da congregação que formamos, uma família, então teríamos que ter o cuidado de tratá-los com respeito, pois sendo jovens sua auto-estima está à frente e isso pode ajudá-los a serem servos fiéis.
10. Como um verdadeiro amigo se comporta? (Provérbios 17:17).
Ele se comporta como Provérbios 17:17 diz com amor o tempo todo, mas especialmente em tempos de angústia. Portanto, se você confia a esse amigo verdadeiro um segredo ou um assunto confidencial, sabe como mantê-lo. Ele levará em conta que talvez quem lhe falou sobre o assunto o tenha feito em um momento de desespero ou alívio e que talvez também tenha sido muito difícil fazê-lo e que se o fez foi porque confiava nele. Conseqüentemente, ele fará o possível para não decepcionar essa confiança .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, o parágrafo coloca do ponto de vista de que se contássemos a um amigo e ele nos traísse, nos sentiríamos muito mal, então poderíamos nos colocar no lugar da outra pessoa quando ela nos dissesse algo, então ser confiável para não o faça se sentir mal.
E para muitos não é fácil falar sobre sentimentos para expressar suas emoções, então um verdadeiro amigo sabe o quanto pode ser difícil para a outra pessoa e trata o que ela contou com muito cuidado e muita coragem.
Como Provérbios capítulo 17, versículo 17 diz, com amor em todos os momentos, mas especialmente em tempos de angústia. Portanto, se você confia a esse amigo verdadeiro um segredo ou um assunto confidencial, sabe como mantê-lo. Ele levará em conta que talvez quem lhe falou sobre o assunto o tenha feito em um momento de desespero ou alívio e que talvez também tenha sido muito difícil fazê-lo e que se o fez foi porque confiava nele. Consequentemente, ele se esforçará para não decepcionar essa confiança.
11. (a) Como os anciãos e suas esposas mostram que são dignos de confiança?
Os anciãos demonstram isso por não revelar os assuntos pessoais ou confidenciais de outros irmãos a ninguém, nem mesmo à esposa. E as esposas dos idosos demonstram isso ao não questionar seus maridos ou pressioná-los para obter informações confidenciais sobre outros irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É mencionado o caso de uma irmã esposa de um homem idoso que diz estar grata por ele não lhe contar esse tipo de coisa porque ela não pode fazer nada a respeito e isso o sobrecarregaria com uma situação que ela não poderá. para resolver depois, então o fato de a esposa não ser sobrecarregada com esses tipos de comentários a beneficia porque assim ela pode tratar os irmãos com total naturalidade ou com imparcialidade.
11.b) O que podemos aprender de um ancião que fala sobre um assunto confidencial e depois está com sua família? (Veja a foto).
Aprendemos que assuntos confidenciais com os quais os presbíteros lidam como parte de seus deveres como pastores da congregação não devem ser levados para casa ou compartilhados com seus familiares.
ILUSTRAÇÃO
Na imagem vemos que dois anciãos atendem a um assunto confidencial de uma das irmãs da congregação. Então, um desses velhos, ao chegar em casa, não conta nada para a esposa. E a esposa também não é vista questionando o marido. Em vez disso, ambos cuidam de suas respectivas responsabilidades familiares, o que mostra que são pessoas confiáveis.
Série de imagens: 1. Dois velhos visitam uma irmã em sua casa. 2. Então um dos anciãos lê uma história da Bíblia para sua filha enquanto a esposa traz algo para eles comerem.
Os anciãos não contam assuntos confidenciais à família. (Ver parágrafo 11).
DEIXE-NOS CULTIVAR QUALIDADES QUE NOS AJUDEM A SER CONFIÁVEIS
12. Explique por que o amor é a base da confiança.
A confiança se baseia no amor a Jeová e ao próximo. Portanto, esse amor tem que ser sempre forte, e assim a confiança terá uma base sólida. Conseqüentemente, imitando a Jeová, seremos dignos de confiança para nunca revelar os assuntos pessoais de alguém ou qualquer coisa que possa causar constrangimento ou ferir seus sentimentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
João 15:12 diz que um dos mandamentos mais importantes é que amemos uns aos outros assim como Jesus nos amou, então amar nossos irmãos deve nos encorajar a não revelar em conversas confidenciais seus assuntos pessoais ou coisas que nos foram contadas. em sigilo, nunca devemos revelar nada que possa nos ferir ou nos envergonhar, para que possamos continuar a ter uma reputação de pessoas verdadeiramente confiáveis.
A confiança se baseia no amor a Jeová e ao próximo. Portanto, esse amor tem que ser sempre forte, e assim a confiança terá uma base sólida. Conseqüentemente, imitando a Jeová, seremos dignos de confiança para nunca revelar os assuntos pessoais de alguém ou qualquer coisa que possa causar constrangimento ou ferir seus sentimentos.
13. Como a humildade nos ajuda a ser confiáveis?
Cultivar essa qualidade é muito útil, porque quando somos humildes não tentamos impressionar ninguém sendo os primeiros a dar a notícia ou insinuando que já sabíamos de um assunto confidencial. Nem estamos divulgando nossas idéias pessoais sobre coisas que não são mencionadas na Bíblia ou em nossas publicações para tentar nos tornar importantes.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Filipenses 2:3 diz que não devemos fazer nada com um espírito egocêntrico e conflitante e devemos pensar que os outros são superiores a nós.
14. Como o discernimento nos ajuda a ser confiáveis?
Isso nos ajuda porque, como diz Provérbio 11:12, nos permite saber quando é hora de ficar calado e quando é hora de falar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O discernimento nos ajuda a ganhar confiança, pois, por exemplo, quando um ancião nos conta informações pessoais sobre outras congregações ou não divulgamos informações que outros irmãos puderam nos dar, seja porque eles nos contaram seus sentimentos, demonstramos discernimento e confiança em outros.
O homem que tem discernimento autêntico fica calado como diz Provérbios 11:12 e este é o caso de um velho mencionado no parágrafo. Às vezes, pediam a esse irmão que ajudasse em questões difíceis em outras congregações, mas ele nunca revelou informações confidenciais sobre seus negócios. Foi justamente isso que o fez conquistar a confiança e o respeito de todos os irmãos dessas congregações.
15. Explique com um exemplo como a honestidade nos ajuda a ganhar a confiança dos outros.
Por exemplo, se um irmão deseja melhorar sua maneira de proferir discursos na congregação, ele não irá aonde lhe dizem as coisas que ele quer ouvir, mas aonde lhe dizem a verdade e o criticam que o beneficia. A princípio, essas correções podem não ser agradáveis para você, mas a longo prazo elas o ajudarão a progredir, pois o que torna uma pessoa confiável é a honestidade que ela demonstra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como Efésios diz que temos que falar a verdade sobre o próximo, aqui ele dá o exemplo de um irmão que diz que quer melhorar nas palestras e depois pede a um amigo que o ouça e diga o que ele pode melhorar , então é bom Se aquele amigo te ama de verdade, explique a ele como ele pode melhorar porque é melhor, como diz a Bíblia, a correção expressa é melhor do que o amor oculto, e mesmo que ele diga coisas que não gosta de ouvir , mas no final é o que lhe convém avançar.
Honestidade não é apenas dizer a alguém honestamente o que eles podem melhorar, mas também o outro lado da moeda, honestidade significa que eles nos dizem algo que podemos não gostar ou não é o que esperávamos, mas em vez de ficar com raiva, bem, vamos ser sábios. vamos ouvir e vamos colocar em prática.
O importante é que não devemos confundir ser honesto com ser ofensivo, tendemos a usar isso como desculpa para poder dizer o que queremos de uma forma que pode prejudicar nossos irmãos porque Efésios 4:25 embora nos digam para dizer a verdade ao próximo somos todos membros que pertencem a todos não queremos ser muito honestos para magoar e ferir os outros.
16. Como Provérbios 10:19 mostra que o autodomínio é muito importante?
Provérbios 10:19 mostra que quem fala demais corre o risco de pecar, mas quem refreia os lábios é prudente, isso não dá uma ideia clara da importância de ter autocontrole, pois nos impede de divulgar assuntos pessoais ou confidenciais de terceiros. Também nos ajuda a ter cuidado com o que falamos ou postamos nas redes sociais ou quando os inimigos do reino tentam arrancar de nós informações que possam colocar em risco os irmãos, principalmente onde o trabalho é restrito. Portanto, para ser confiável, devemos ter autocontrole.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Essa qualidade nos ajuda a morder a língua quando somos tentados a divulgar algo que é confidencial e, acima de tudo, é dado o exemplo das redes sociais, que hoje estão tão na moda que, se não tivermos cuidado, talvez possamos colocar algum tipo de informação que é confidencial que muitas pessoas verão e que uma vez que já o enviamos, não está mais em nossas mãos retirá-lo, mas muitas pessoas poderão vê-lo e isso pode causar dor na melhor das hipóteses a algumas pessoas.
Também podemos ter autodomínio, como mostrado quando vamos ficar calados para não revelar assuntos ou nomes de nossos irmãos que possam nos colocar em perigo se, por exemplo, estivermos em um país onde o trabalho é restrito e então eles nos questionam lá, também devemos ter controle sobre como diz o salmo 39:1 cubra sua boca com uma mordaça para não machucar nossos irmãos e colocá-los em perigo.
Provérbios capítulo 10, versículo 19 mostra que quem fala demais corre o risco de pecar, mas quem refreia os lábios é prudente, isso não dá uma ideia clara da importância de ter autocontrole, pois nos impeça de divulgar assuntos pessoais ou confidenciais de outras pessoas. Também nos ajuda a ter cuidado com o que falamos ou postamos nas redes sociais ou quando os inimigos do reino tentam arrancar de nós informações que possam colocar em risco os irmãos, principalmente onde o trabalho é restrito. Portanto, para ser confiável, devemos ter autocontrole.
17. O que todos nós podemos fazer para criar uma atmosfera de confiança na congregação?
Devemos primeiro demonstrar que somos pessoas confiáveis para ganhar a confiança dos outros. Devemos também cultivar e fortalecer as qualidades que sustentam a confiança, como amor, humildade, discernimento, honestidade e autocontrole. Se todos fizermos este esforço na congregação, reinará um clima de confiança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outra coisa que podemos fazer para criar um clima de confiança na congregação é imitar a Jeová, a pessoa mais confiável que existe.
Bem, devemos imitar a Jeová e nos esforçar acima de tudo para mostrar todas essas qualidades, se o fizermos, ajudaremos a criar um bom ambiente na congregação e, acima de tudo, também mostraremos que somos confiáveis.
E colocando em prática essas qualidades, não devemos pensar que é um daqueles que assume a liderança como presbíteros ministeriais precursores, é responsabilidade de todos na congregação e não só responsabilidade de todos, mas também, como diz o parágrafo , é um processo constante, é muito bom que o ouçamos mas temos que colocar cada uma dessas qualidades em prática todos os dias porque nos ajudará a continuar crescendo espiritualmente, são qualidades que não se alcançam da noite para o dia, muitas delas é por eles que precisamos trabalhar todos os dias para podermos ser definitivamente confiáveis para todos e o mais importante para Jeová.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que podemos aprender dos servos confiáveis de Jeová?
Aprendemos que o trabalho tanto dos anciãos quanto dos servos ministeriais é muito importante, pois eles se mostram muito confiáveis, assim como Daniel, Hananías e Tíquico, pois levam muito a sério suas responsabilidades e se esforçam para ser confiáveis.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Por exemplo, vimos o exemplo de Daniel que, apesar de viver com pessoas que não adoravam a Jeová, teve a coragem necessária para apresentar essas mensagens até ao próprio rei Nabucodonosor, que tinha fama de ser uma pessoa com um caráter difícil, mas ele não caiu no que Jeová disse que ele tinha a dizer.
Sim também o caso de Hananías como foi nomeado chefe da fortaleza pelo governador de Neemias e a Bíblia diz que Hananias era um homem muito confiável e que temia o verdadeiro Deus mais do que muitos outros.
No caso de todos eles, vimos que levavam muito a sério suas responsabilidades e cumpriam fielmente o que lhes era pedido.
Em que situações você pode mostrar que é confiável?
Podemos mostrar que somos confiáveis em várias situações, por exemplo: Na família, com amigos e na congregação, porque se nos esforçarmos, podemos promover a unidade em cada um desses campos.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Demonstrá-lo quando nos atribuem tarefas ou nos comprometemos a fazer algo, algum trabalho, porque fazê-lo mesmo quando calculamos mal e sabemos que vamos perder.
Que qualidades nos ajudarão a ganhar a confiança dos outros?
As qualidades que nos ajudarão a ganhar a confiança dos outros são discernimento, amor, humildade, honestidade e autocontrole, mas podemos pensar que por sermos imperfeitos não seremos confiáveis, mas lembremos que chegaram 3 servos imperfeitos para ser confiável. o que nos mostra que é possível, mas só conseguiremos se cultivarmos essas qualidades acima.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário