ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS, 14 a 20 de novembro de 2022, 2 Reis 7 a 8, Respostas.
Encontre Joias Espirituais (10 min.)
2Rs 8:19. Em que sentido Jeová deu a Davi e seus filhos “uma lâmpada”? (it-2 186 par. 3).
Jeová fez um pacto com Davi para um reino que seria estabelecido em sua linhagem para sempre. Nesse sentido, tanto Davi como a linhagem de governantes de seu filho Salomão governariam, guiariam e agiriam sabiamente como líderes em Israel sob a direção do próprio Jeová, que é a fonte suprema de luz e orientação.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
RESPOSTAS BASEADAS NO LIVRO PERPICACIA VOLUME 2.
A informação refere-se às lâmpadas, que só se podia colocar azeite puro, batido. Mais tarde, no templo de Salomão havia dez candelabros de ouro e um bom número de candelabros de prata.
Também menciona que Jeová é uma lâmpada e uma fonte de luz. Jeová é a Fonte suprema de luz e orientação. Uma expressão um pouco diferente é usada nos Salmos: “Tu mesmo acenderás a minha lâmpada, ó Jeová”, representando assim a Jeová como aquele que acendeu a lâmpada que Davi carregava para iluminar seu caminho, conforme mencionado no Salmo 18:28.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso significava que todos os reis da linhagem de Davi, que era um líder sábio e guia para a nação, seriam como uma lâmpada para Israel por serem reis.
No sentido de que deu a todos os da linhagem de Davi, com quem fez um pacto, que sua linhagem estaria no trono por tempo indefinido, Jeová deu a todos eles sua direção e orientação para que enquanto estivessem no poder e assim seja uma lâmpada para todo o povo de Israel.
Jeová assentou no trono de Israel seu ungido, o Rei Davi, e ele foi como com a direção de Deus guia e Sábio líder da nação. Por essa razão foi chamada a lâmpada de Israel, como mencionado em 2 Samuel 21:17 e, portanto, a dinastia ou linhagem familiar dos governantes de Davi através de seu filho Salomão, foi como uma lâmpada para Israel, pois havia um legado e um sério responsabilidade sobre eles. Isso nos faz pensar que, no caso daqueles que nascem em um lugar cristão, há um valioso legado e uma séria responsabilidade sobre eles.
Com isso aprendemos que assim como as lâmpadas que eram usadas no templo de Salomão só podiam ser postas com azeite puro, da mesma forma Jeová é uma lâmpada cheia de pureza, por isso ele é uma fonte Suprema de luz e orientação. . , pois depois de ser libertado das mãos de Saul e seus inimigos, Davi falou as palavras que estão registradas em 2 Samuel 22:29. Que Jeová era sua lâmpada e quem fez sua escuridão brilhar.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Reis 7:2 . Muitas pessoas duvidam das promessas de Deus na Bíblia, Eles até zombam e questionam, no final eles também perceberão que isso é real, mas não as desfrutarão, Isso nos encoraja a continuar fielmente perseverando e não permitir a apatia e o ridicularizar os outros nos faz duvidar de Jeová.
2 Reis 7:1. Bem, aí vemos claramente como é que Eliseu antes de falar diz: "Ouçam as palavras de Jeová" de onde eu aprendo que ao ensinar ou pregar devemos sempre deixar claro que todo ensino vem de Jeová.
No capítulo 7 versículo 1. Vemos que Eliseu não toma como suas as palavras quando profetizam, mas sempre honra a Jeová e o que aprendemos é que nunca devemos dar mais importância a nós mesmos, mesmo que nos parabenizem por nossas atitudes ou virtudes Devemos sempre dar-lhe a glória e a honra.
2 Reis 8:1. Jeová me ensina que ele é um Deus muito amoroso e que sempre provê para aqueles que são fiéis a ele, para que possamos sempre ter plena confiança de que ele nos fornecerá tanto alimento físico quanto espiritual.
No segundo livro de Reis capítulo 7 versículo 17. Vemos como se cumpriu a palavra de Jeová quando ele disse ao servo do rei que embora a comida tivesse um preço econômico ele não comeria, e ali vemos que ele morreu na entrada quando ele foi atropelado pelo povo. O que ela nos ensina é que a palavra de Jeová sempre se cumpre.
No capítulo 8, versículos 1 e 2. Eliseu mostrou o que Jeová ia fazer com essa mulher que era serva de Jeová, da mesma forma que hoje Jeová está nos avisando o que vai fazer no futuro e gosta dessa mulher como ação para salvar sua vida, da mesma forma que também devemos agir se quisermos salvar nossa vida.
No capítulo 7 versículo 12. O servo do Rei disse que Jeová não poderia encobrir o que ele teria dito, mas as comportas do céu se abrirão, e vemos que Jeová o puniu por isso. Lo que nos enseña es que hoy en día en el mundo muchas personas se mofan y hacen lo que es malo a los ojos de Jehová, pensando que nunca sufrirán el castigo pero al igual que este siervo del rey vemos que Jehová traerá juicio todos los actos Das pessoas.
2 Reis 8:1-6. Conta-nos que quando o rei soube que a mulher sunamita era parente do profeta Eliseu, ele mandou que ela fosse devolvida. Então você vem mesmo estando fora do país há 7 anos, isso me ensina a importância de nos cercarmos de boas companhias do ponto de vista de Deus, pois elas nos trazem bênçãos e boas consequências.
2 Reis 7:1. Podemos dar outra aplicação a este mesmo texto, pois vemos que o profeta Eliseu exortou o povo a ouvir as palavras do Senhor, também podemos ouvir o Senhor quando lemos e estudamos a Bíblia, quando participamos das reuniões, e claro, ao levarmos em prática o que ouvimos de Deus. Ver assim nos motiva a nos esforçar para ter o hábito de ler a Bíblia e assistir às reuniões.
2 Reis 7:2,3. Ela nos ensina o que pode acontecer conosco se nos faltar fé e é porque podemos perder a oportunidade de desfrutar as bênçãos de Jeová, por isso devemos fortalecer nossa fé todos os dias para que assim não vacilemos.
2 Reis 7:18 . Ensina-me que tudo o que Jeová diz sempre se cumpre. Então essa história do capítulo 7, sem dúvida fortalece nossa fé, pois não lembra que todas as promessas que nosso pai celestial Jeová nos fez foram cumpridas.
2 Reis 8:1,2. Eliseu avisou a mulher para sair mais cedo antes que a fome chegasse, Através dos irmãos em todo o mundo, Jeová dá às pessoas que estão nos últimos dias, Apesar disso, alguns são como essa mulher, pois prestam atenção a esses avisos. Isso nos ensina a importância de obedecer a Jeová e às instruções que recebemos.
2 Reis 8:8. Mostra que dar um presente era uma forma de ganhar o favor do profeta, Isso nos ensina sobre a importância de ter cuidado se estamos em uma posição de autoridade e alguém nos dá presentes, Muitas vezes alguns deliberadamente tentam comprar ou vender coisas espirituais ou por assim dizer eles tentam fazer Simony e querem recolher os presentes através de favores futuros, O profeta foi muito claro sobre isso e por isso ele não recebeu presentes de qualquer um.
2 Reis 8:16-19. Vemos como Jeová permite que todos usem seu livre arbítrio como bem entenderem. No entanto, isso não isenta ninguém das consequências e responsabilidades. Ser da linhagem de Davi e governar a nação Israel não era qualquer coisa, era uma responsabilidade séria, sua conduta como líderes era extremamente importante porque isso estava tomando forma na história, isso nos faz pensar em como usamos nosso livre arbítrio, há quem eles tiveram pais muito espirituais, mas decidiram ir contra Jeová, e outros não tiveram pais exemplares e decidiram fazer a coisa certa. Isso nos motiva a servir a Jeová voluntariamente, em vez de manter as aparências.
2 Reis 8:4, Uma forma de nos encorajar na pregação é compartilhando experiências positivas com nosso parceiro. certamente deixará boas lembranças na memória de quem valoriza o espiritual.
2 Reis 7:17, Mostra que alguém de muita confiança foi encarregado do portão da cidade, isso não lembra os privilégios na congregação. Mais recentemente, a organização deu instruções específicas por meio de anúncios e lembretes sobre segurança durante as reuniões congregacionais. Sem dúvida, esses privilégios mostram que os irmãos confiam naqueles a quem são designados, pois é muito importante obedecer a esses irmãos, pois isso pode salvar nossa vida.
2 Reis 8:27 . Ensina-nos a importância de os pais serem bons exemplos para os filhos, pois imitam o que vêem, e é verdade que as palavras encorajam, mas o exemplo move, e talvez não pensemos nisso quando são bebés, mas o tempo passa rápido e eles se tornam adolescentes e precisam de um exemplo para imitar. Isso nos faz pensar sobre o exemplo que nós pais estamos dando aos nossos filhos em casa e como eles veem o tratamento que damos a eles e a todos na família.
2 Reis 8:11 . O contato visual pode deixar alguém desconfortável, mesmo em algumas culturas é desrespeitoso ou uma provocação à violência. No entanto, dependendo do local, o contato visual amigável e respeitoso nos permite ver o rosto da pessoa e sua reação à mensagem, portanto, a organização nos deu uma orientação sobre o contato visual e fazemos bem em revisá-la para praticá-la na sala de aula.
2 Reis 7:16 . Mostra como a profecia de Jeová se cumpriu quando o povo saiu para saquear o acampamento dos sírios, demonstrando assim que as profecias registradas na Bíblia são verdadeiras e confiáveis. E para quem neles acredita, eles são uma janela para o futuro. Além disso, esse fato nos dá a base para ter fé nas profecias que ainda não se cumpriram, pois temos certeza de que elas também se cumprirão até o menor detalhe.
2 Reis 7:16 . Podemos dar outra aplicação a esse mesmo texto, pois mostra como Jeová fez ouvir durante a noite no acampamento sírio um ruído semelhante ao de carros de guerra, que tanto os assustou e nos fez fugir para suas próprias fronteiras, deixando seus bens. Assim, a cidade agora poderia suprir suas necessidades. Isso nos ensina que Jeová, para cumprir suas profecias, pode usar seu poder da maneira que julgar necessária.
2 Reis 7:1. Mostra que havia um homem muito severo mas Jeová disse que no dia seguinte haveria muita comida e isso se cumpriu quando ele fez algo inesperado acontecer isso nos ensina que nem nas minhas piores circunstâncias devo perder a fé e a confiança em Jeová porque de alguma forma inesperadamente, ele também pode usar seu poder para mudar essas circunstâncias, eu só tenho que estar alerta para ver sua mão em ação me apresentando ajuda.
2 Reis 7: 2 . Este texto é útil no Ministério para ensinar que as únicas profecias confiáveis sobre o futuro se encontram na Bíblia, um exemplo disso é que o profeta Eliseu não precisou dividir viseiras de animais ou consultar os mortos ou algo assim para profetizar seis acontecimentos futuros na cidade de Samaria, visto que seu poder vinha de Jeová Deus e não de adivinhação.
2 Reis 7:1,2. Muestra que solo un profeta inspirado por Jehová Dios, Podría prever acertadamente que una ciudad herida de hambre tendría alimento en abundancia el día siguiente, y que una persona que se mofó o burló de esa profecía, vería está abundancia pero no podría comer ni un bocado dela. Isso me ensina que não importa quão incrível uma profecia bíblica possa parecer, nunca devemos questioná-la ou perder a fé em seu cumprimento, porque então sofreremos as consequências de nossa incredulidade.
2 Reis 8:1-6. Mostra que quando o rei descobriu que a mulher sunamita era parente do profeta Eliseu, ele ordenou que todos os seus bens fossem devolvidos a ela, mesmo estando fora do país há 7 anos. Isso me ensina a importância de cercar nós mesmos em boa companhia, do ponto de vista de Deus, pois nos trazem bênçãos e boas consequências.
2 Reis 8:1-6. Podemos dar a este mesmo texto outra aplicação, pois mostra como a mulher sunamita que hospedou o profeta Eliseu em sua casa é novamente abençoada durante os 7 anos de fome. Esse relato me lembra que nosso tratamento bondoso para com nossos irmãos nunca passa despercebido aos olhos de Jeová, então ele nos recompensa agora e nos recompensará no futuro.
2 Reis 8-1. Mostra como Jeová providenciou meios para saciar a fome física de seus servos fiéis no passado e me lembra como ele continua a fazer o mesmo sentido físico e espiritual hoje. Isso me ensina que Jeová cumpre sua promessa de que seus servos nunca passarão fome, então, quando as coisas ficarem ainda mais difíceis, não terei motivos para me desesperar e devo confiar que Jeová continuará usando meios diferentes para atender às necessidades dos físicos de sua cidade .
2 Reis 8:12 . Mostra que Hazael se tornou um grande opressor de Israel como Eliseu havia predito. No entanto, Jeová não permitiu que ela esmagasse completamente a nação e mais tarde fez Israel tomar de volta o que havia sido tirado dela. Isso me ensina que, embora hoje este mundo dominado por Satanás nos esmague e nos prive de paz e segurança, Jeová em breve nos abençoará grandemente com todas as coisas que atualmente não podemos desfrutar.
2 Reis 7:18-20. Podemos usá-lo no Ministério para mostrar que zombar de Jeová ou de suas profecias tem consequências que podem ser fatais.
2 Reis 7:18-20. Podemos dar a este mesmo texto outra aplicação, pois mostra o que aconteceu com o oficial de confiança do rei por zombar da Profecia de Eliseu. Podemos usar este texto no Ministério para ilustrar que as pessoas que hoje zombam de Jeová e de suas profecias correm o risco de sofrer consequências semelhantes quando chegar o grande dia de Jeová, mas ainda assim estão a tempo de corrigir esse modo de pensar.
2 Reis 8:5-6. Mostra que a mulher sunamita, seguindo as instruções de Eliseu, deixou o país por 7 anos para evitar a fome, mas quando ela voltou o rei ordenou que sua propriedade fosse devolvida e o valor de tudo que seu campo havia produzido durante aquele tempo. Isso me ensina que obedecer a Jeová é sempre a melhor coisa, mesmo que às vezes envolva algum sacrifício, pois Jeová abençoa grandemente aqueles que o obedecem.
2 Reis 7:6,7. Mostra que Jeová fez com que o acampamento sírio ouvisse o som de um grande exército se aproximando, isso fez com que os sírios ficassem com medo, então eles se apressaram em fugir, abandonando todos os seus equipamentos e suprimentos. Isso me ensina que uma percepção incorreta das coisas pode nos levar a cometer erros. Por isso, não devemos nos apressar em ouvir boatos ou comentários infundados e, como aprendemos, devemos ter todos os detalhes de um problema antes de tomar uma decisão importante.
2 Reis 7:1. Mostra como Eliseu diz: "Ouçam as palavras do Senhor", assim seus profetas ajudaram, encorajaram e fortaleceram as pessoas de coração justamente naquele tempo de declínio espiritual e moral em que Israel era ameaçado por inimigos e Deus que o encurralava . Hoje vivemos encurralados no sentido espiritual neste mundo dominado por Satanás, então estudar as histórias bíblicas e mergulhar nas profecias do reino é bom porque nos encorajam e fortalecem nossa fé.
2 Reis 7:1, 2. Jeová ordenou que Eliseu proclamasse aos habitantes de Samaria que em breve teriam comida suficiente para eles, porém, questionou um oficial do rei, esta situação nos lembra que igualmente, nós do ministério iremos poder conhecer pessoas que virão questionar as boas novas que trazemos às pessoas.
2 Reis 7:6, 7. Durante a noite Deus fez com que os sírios ouvissem o barulho dos carros de guerra e eles imaginaram que o rei de Israel havia contratado a ajuda dos egípcios e dos hititas e com grande medo fugiram para suas próprias fronteiras , deixando para trás todos os seus bens, que deixaram o povo de Samaria com mais do que o suficiente para suprir suas necessidades, esse relato nos lembra da capacidade de Jeová de ajudar aqueles que acreditam nele.
2 Reis 7:17 . Na versão com referências, o texto diz que o próprio rei havia nomeado o ajudante em cuja mão estava apoiado, naqueles tempos era costume reis ou homens que ocupavam cargo de autoridade ficar no braço de um servo ou alguém de categoria inferior, como o rei Jeorão de Israel fez.
2 Reis 8:7-15. Eliseu disse a Hazael que o rei da Síria se recuperaria, mas então certamente morreria, no dia seguinte Hazael afogou o rei com um cobertor molhado e começou a governar em seu lugar, muito se discutiu sobre o que realmente significam essas palavras O que é certo é que Hazael informou o rei da primeira parte da resposta de Eliseu e executou violentamente a segunda parte pessoalmente.
2 Reis 8:12 . Hazael tornou-se um grande opressor de Israel, principalmente durante o reinado de Jeoacaz, filho de Jeú, e assim cumpriu o que o profeta Eliseu havia previsto: Hazael entregaria ao fogo os lugares fortificados de Israel, mataria seus homens seletos , ele esmagaria seus filhos e cortaria suas mulheres que estavam grávidas.
2 Reis 8:17 . Os oito anos em que se diz que Jeorão reinou são contados a partir de 913 a.C. EC e, portanto, durante esses anos, os reinos do norte e do sul tinham governantes com o mesmo nome. Além disso, eles eram cunhados, pois Jeorão de Judá era casado com Atalia, que era filha de Acabe e Jezabel e irmã de Jeorão de Israel.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário