A Sentinela de Estudo, "Artigo 38", Semana de 14 a 20 de novembro de 2022, Vamos mostrar que somos confiáveis, Respostas.
A Sentinela de Estudo, "Artigo 38", 14 a 20 de novembro de 2022, Vamos mostrar que somos confiáveis, Respostas.
"Uma pessoa confiável sabe como manter uma confiança" (Prov. 11:13).
1. Como é uma pessoa confiável?
Uma pessoa confiável se caracteriza por se esforçar para cumprir o que promete e dizer a verdade, e quando você é confiável, as pessoas sabem que podem contar com você.
2. Como mostramos que somos confiáveis?
Mostramos que somos confiáveis quando nossas ações mostram isso, por exemplo, Jeová conquistou nossa confiança e nunca duvidamos dele, porque sabemos que ele nunca nos decepcionará. Da mesma forma, conquistamos a confiança de nossos irmãos quando mostramos que somos confiáveis e nos esforçamos para não decepcioná-los.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E no parágrafo é feita uma ilustração muito interessante, pois a confiança é comparada ao dinheiro que é difícil de ganhar e fácil de perder. E é uma grande verdade que tudo na vida é mais fácil destruir do que construir, porque se queremos construir confiança nos outros, devemos nos esforçar todos os dias para imitar a Jeová e o que nos ajudará é fazer coisas que mostrem que somos confiável.
E podemos pensar que por sermos imperfeitos não poderemos ser confiáveis, por isso neste artigo vamos analisar exemplos de alguns servos de Jeová que também eram imperfeitos como nós e que souberam imitar seu pai celestial. e provou ser confiável.
IMITEMOS OS SERVOS DE JEOVÁ EM QUEM ERA DE CONFIANÇA
3, 4. (a) Como o profeta Daniel mostrou que era digno de confiança?
Antes de responder a essa pergunta, vamos lembrar que Jeová não pediu a Daniel que interpretasse sonhos, mas sim, ele pediu a Jeová que o ajudasse a interpretar esses sonhos. O que mostra que Daniel tomou a iniciativa de mostrar que era confiável. Por isso soube interpretar os sonhos de Nabucodonosor e, além disso, estava disposto a comunicar uma mensagem que nenhum rei queria ouvir e também teve muita coragem ao interpretar com precisão uma mensagem misteriosa que apareceu na parede do palácio. da Babilônia. Sem dúvida, Daniel é um exemplo do que devemos fazer para ser uma pessoa confiável.
COMENTÁRIO ADICIONAL
E o que podemos dizer sobre os governantes que não adoravam a Jeová. Eles reconheceram que Daniel era digno de confiança, pois, embora quisessem acusá-lo de negligência e corrupção, nunca puderam provar, a única coisa que foi mostrada foi que Daniel tinha um espírito extraordinário e eles reconheceram que ele era confiável.
3, 4.b) O que devemos nos perguntar?
Vendo este exemplo, devemos nos perguntar: Que opinião têm de mim aqueles que não são testemunhas? Eles me consideram alguém confiável e que cumpre suas responsabilidades?
5. Por que Hananias tinha fama de ser alguém muito confiável?
Hananias ganhou fama de alguém muito confiável porque amava a Jeová e tinha medo de desagradá-lo, o que o motivava a levar muito a sério qualquer responsabilidade que recebia. Isso nos ensina que essas mesmas qualidades demonstradas por Hananias também ajudarão todos os servos de Deus a se tornarem confiáveis.
ILUSTRAÇÃO
Neemias dá instruções a dois homens fora de um dos portões de Jerusalém.
Neemias escolheu homens de confiança para cuidar de tarefas importantes. (Ver parágrafo 5).
6. Como Tíquico mostrou que era um amigo confiável do apóstolo Paulo?
Tíquico tornou-se um amigo de confiança e isso ficou claro quando Paulo estava em prisão domiciliar, ajudando-o a levar as cartas aos irmãos em Éfeso e Colossos. Além disso, ele também encorajou e consolou esses irmãos. E o que podemos de nossos irmãos fiéis e confiáveis de nossos dias que atendem às nossas necessidades espirituais. Eles provam ser amigos confiáveis, assim como Tychicus era.
7. Que bom exemplo os anciãos e servos ministeriais em nossa congregação nos dão?
Nossos presbíteros e servidores ministeriais de nossa congregação, como Daniel, Hananías e Tíquico, cumprem suas responsabilidades com muita seriedade. e o que podemos dizer sobre nossas irmãs e irmãos que apresentam bem suas tarefas, eles também se mostram confiáveis.
Também temos a segurança de convidar nossos alunos para as reuniões de fim de semana, pois temos certeza de que eles verão um orador para o discurso público, e o que podemos dizer sobre nossas publicações que usamos para pregar, sabemos que nunca nos faltam sempre eles estão lá quando precisamos deles. Sem dúvida, devemos nos sentir felizes, pois esses irmãos cuidam bem de nós e, acima de tudo, agradecemos a Jeová.
SABEMOS MANTER ASSUNTOS CONFIDENCIAIS
8. Como mostramos equilíbrio ao cuidar dos outros? (Provérbios 11:13).
É verdade que nos preocupamos com o que acontece com nossos irmãos, mas há um limite que não devemos ultrapassar, e para isso devemos ser equilibrados e respeitar sua vida privada.
Em 1 Timóteo 5:13 ele mostra que na congregação cristã do primeiro século havia pessoas que eram fofoqueiras e se intrometiam em assuntos que não lhes correspondiam. E isso é algo que não queremos fazer. É por isso que fazemos bem em respeitar o espaço pessoal de cada irmão.
Um exemplo é mencionado no parágrafo: Imaginemos que uma irmã nos conta sobre um problema de saúde que ela sofre e nos pede para não contar a ninguém sobre isso. O mais razoável que podemos fazer é respeitar a posição dela, pois a irmã não quer que ninguém saiba e ela deve ter seus motivos e fazemos bem em respeitar sua decisão.
9. Como os membros da família podem mostrar que são dignos de confiança?
Cada membro da família pode trabalhar para mostrar que é confiável, mantendo certos assuntos domésticos em segredo.
Um exemplo de como podemos mostrar na família que somos dignos de confiança é quando o marido acha engraçado o costume da esposa, e ele não falaria sobre isso com outras pessoas porque se o fizesse iria envergonhá-la, pelo contrário, devemos siga o conselho de Efésios 5 33, que o marido deve amar sua esposa como ama a si mesmo. Visto que o amor motivará o marido a não fazer coisas que possam ferir os sentimentos de sua esposa.
Em Colossenses 3:21, encontramos um bom conselho para os pais sobre o que não devemos irritar nossos filhos para que não desanime, e um exemplo do que não devemos fazer é contar os erros de nossos filhos para outras pessoas, isso iria desanimar eles e ser humilhante para eles, por isso devemos lembrar que os adolescentes gostam de ser tratados com respeito e consideração.
As crianças também podem lutar para serem confiáveis, pois precisam aprender a ser discretas e a não contar coisas que possam constranger um membro da família. Se cada um individualmente fizer o possível para manter os assuntos domésticos privados, o resultado será que a família ficará cada vez mais unida.
10. Como um verdadeiro amigo se comporta? (Provérbios 17:17).
No parágrafo, mencione que em algum momento podemos precisar desabafar com um bom amigo, já que possivelmente somos uma das pessoas que têm dificuldade em falar sobre nossos sentimentos profundos. Mas o que aconteceria se o fizéssemos e descobríssemos que nosso amigo contou aos outros o que contamos a ele, pensando nele Provérbio 17:17 nos ajudará a entender que um verdadeiro amigo ama em todos os momentos, é por isso que o amor nos motivou a lutar aprender a manter uma confiança.
11. (a) Como os anciãos e suas esposas mostram que são dignos de confiança?
Os anciãos provam ser dignos de confiança por não contarem a ninguém os assuntos pessoais ou confidenciais de outros irmãos. Isso inclui as esposas dos idosos. E as esposas demonstram isso por não questionar seus maridos e não pressioná-los a obter informações confidenciais sobre os assuntos particulares de outros irmãos.
11.b) O que podemos aprender de um ancião que fala sobre um assunto confidencial e depois está com sua família? (Veja a foto).
Aprendemos que ser confiável e manter a discrição em assuntos confidenciais pode trazer efeitos positivos. Por exemplo, na experiência, a esposa de um homem idoso sentia-se à vontade para contar qualquer coisa ao marido, pois sabia que nunca contaria a ninguém. e tudo isso porque o ancião provou ser confiável por nunca lhe contar sobre assuntos confidenciais da congregação, o que é um grande exemplo para cada um de nós.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Dois velhos visitam uma irmã em sua casa. 2. Então um dos anciãos lê uma história da Bíblia para sua filha enquanto a esposa traz algo para eles comerem.
Os anciãos não contam assuntos confidenciais à família. (Ver parágrafo 11).
DEIXE-NOS CULTIVAR QUALIDADES QUE NOS AJUDEM A SER CONFIÁVEIS
12. Explique por que o amor é a base da confiança.
O amor é a base da confiança, porque como disse Jesus em Mateus 22:37-39. Os dois mandamentos mais importantes são amar a Jeová e ao próximo, por isso se amamos a Jeová desejaremos ser como ele, pois ele é a pessoa mais confiável do universo. E se amarmos o próximo, isso nos induzirá a não divulgar um assunto pessoal, porque, se o fizermos, podemos ferir os sentimentos de nossos irmãos e envergonhá-los.
13. Como a humildade nos ajuda a ser confiáveis?
Essa qualidade é muito importante, pois a humildade nos ajuda muito. Porque quando somos humildes, não vamos tentar impressionar ninguém sendo os primeiros a dar a notícia e nem fingir que já sabíamos de um assunto confidencial para nos destacar ou nos tornar importantes.
14. Como o discernimento nos ajuda a ser confiáveis?
Em provérbios 11:12. Ele menciona que quem tem discernimento autêntico permanece em silêncio e é por isso que essa qualidade de discernimento nos ajuda a perceber quando é hora de calar e quando é hora de falar.
15. Explique com um exemplo como a honestidade nos ajuda a ganhar a confiança dos outros.
Pensemos em um irmão que quer melhorar sua maneira de fazer palestras e pede a um amigo que o ouça e diga como pode melhorar. Você tem duas opções: ir a alguém que lhe diga o que você quer ouvir, ou alguém que seja honesto e gentil lhe dirá a verdade e o criticará para seu benefício; essas correções provavelmente serão dolorosas no início. Mas, no final, eles o ajudarão a progredir, pois o que torna uma pessoa confiável é a honestidade que você demonstra.
16. Como Provérbios 10:19 mostra que o autodomínio é muito importante?
O texto nos faz entender claramente que quem fala demais corre o risco de pecar, mas quem refreia os lábios é uma pessoa prudente, essa ideia nos transmite a importância de termos autocontrole, pois se cultivarmos essa qualidade evitaremos divulgar assuntos pessoais ou confidenciais de nossos irmãos. O autocontrole também nos ajuda a ter cuidado com o que dizemos ou publicamos nas redes sociais. Visto que, ao enviar essas informações, expomos a organização de Jeová aos inimigos do Reino que tentam obter de nós informações que podem colocar os irmãos em perigo, especialmente onde a obra é restrita.
17. O que todos nós podemos fazer para criar uma atmosfera de confiança na congregação?
Debemos esforzarnos cada uno de nosotros por mostrar humildad, discernimiento, honradez, autocontrol, ya que si ponemos nuestro granito de arena para que haya un ambiente de confianza en la congregación imitaremos el ejemplo de nuestro Dios Jehová y de esa manera seguiremos demostrando que somos dignos confiável.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que podemos aprender dos servos confiáveis de Jeová?
Aprendemos a importância de se empenhar em ser dignos de confiança, pois isso traz benefícios como demonstram os exemplos de Daniel, Hananías e Tíquico, porque levaram a sério sua responsabilidade. Nossos anciãos hoje imitam o exemplo desses servos e se esforçam para cumprir plenamente as responsabilidades que Jeová lhes dá e, para que cumpram essa tarefa, também devemos nos esforçar para ser dignos de confiança. Assim reinará na congregação um clima de confiança.
Em que situações você pode mostrar que é confiável?
Na família. Todos os membros da família devem manter certos assuntos domésticos privados.
Com os amigos. Quase todo mundo precisa desabafar com um bom amigo em algum momento de sua vida.
Na congregação. Os anciãos que sabem guardar confidências são como um abrigo contra o vento para seus irmãos, conforme mencionado em Isaías 32:2.
Que qualidades nos ajudarão a ganhar a confiança dos outros?
As qualidades que nos ajudarão a ganhar a confiança dos outros são discernimento, amor, humildade, honestidade e autocontrole, mas podemos pensar que por sermos imperfeitos não seremos confiáveis, mas lembremos que chegaram 3 servos imperfeitos para ser confiável. o que nos mostra que é possível, mas só conseguiremos se cultivarmos essas qualidades acima.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário