TEXTO DIÁRIO, sexta-feira, 28 de outubro de 2022, Consideramos felizes aqueles que perseveraram (Tg 5:11).
Sexta-feira 28 de outubro
Consideramos felizes aqueles que perseveraram (Tg 5:11).
A Palavra de Deus age como um espelho e nos ajuda a identificar o que precisamos mudar e como fazê-lo (Tg 1:23-25). Por exemplo, depois de estudar a Palavra de Deus, podemos perceber que precisamos controlar nosso temperamento. Com a ajuda de Jeová, aprendemos a ser gentis ao lidar com pessoas ou problemas que nos enlouquecem. Então podemos pensar com mais clareza e tomar melhores decisões (Tg 3:13). Quão importante é que conheçamos bem a Bíblia! Algumas lições só aprendemos à força de cometer erros. Mas é melhor aprender com os sucessos e fracassos dos outros. É por isso que Tiago nos encoraja a analisar exemplos bíblicos como os de Abraão, Raabe, Jó e Elias (Tg 2:21-26; 5:10, 11, 17, 18). Esses servos leais de Jeová suportaram provações que poderiam privá-los da felicidade. Seus exemplos nos mostram que nós também podemos perseverar com a ajuda de Jeová. w21.02 30 par. 12, 13.
Por que devemos resolver nossas dúvidas?
O problema: ter dúvidas não resolvidas. Às vezes, podemos achar difícil entender algo que lemos na Palavra de Deus. Ou talvez Jeová não responda às nossas orações da maneira que esperávamos. Isso pode gerar dúvidas. Se os ignorarmos, eles enfraquecerão nossa fé e prejudicarão nossa amizade com Jeová. — Tia. 1:7, 8. Podem até nos fazer perder a esperança no futuro.
O apóstolo Paulo comparou nossa esperança a uma âncora (Hb 6:19). Isso dá estabilidade ao barco durante a tempestade e evita que ele vá contra as rochas. Mas só funciona se a corrente que a prende à nave não se romper. Assim como a ferrugem enfraquece uma corrente de âncora, dúvidas não resolvidas enfraquecem nossa fé. Quando uma pessoa duvidosa enfrenta oposição, ela pode perder a fé de que Jeová cumprirá suas promessas. E sem fé não há esperança. Como diz Tiago, "aquele que duvida é como a onda do mar impelida pelo vento e levada de um lado para o outro" (Tg 1:6). Quem poderia ser feliz nessa situação?
O que devemos fazer se tivermos dúvidas?
A solução: enfrentar as dúvidas e fortalecer a fé. Não sejamos indecisos. Nos dias do profeta Elias, o povo de Jeová ficou indeciso. Elias disse-lhes: “Até quando ficareis mancando entre duas opiniões? Se Jeová é o verdadeiro Deus, siga-o! Mas se Baal for, siga-o!” (1 Reis 18:21). Isso pode acontecer hoje. Portanto, temos que investigar para provar a nós mesmos que Jeová é o verdadeiro Deus, que a Bíblia é sua Palavra e que as Testemunhas de Jeová são seu povo (1 Tessalonicenses 5:21). Ao fazer isso, removeremos nossas dúvidas e fortaleceremos nossa fé. Se precisarmos de ajuda para resolvê-los, podemos pedir aos anciãos. Para continuarmos a ser felizes servindo a Jeová, temos de nos dedicar resolutamente aos negócios.
O que acontecerá se perdermos a coragem?
O problema: estar desanimado. A Bíblia diz: “Se você desanimar em tempos difíceis, suas forças desfalecerão” (Pv 24:10). A palavra hebraica aqui traduzida como "desanimar" pode significar "perder a coragem". Se perdermos a coragem, logo perderemos a alegria.
O que significa segurar?
A solução: confiar que Jeová nos dará coragem para suportar provações. Precisamos de coragem para suportar provações (Tg 5:11). A palavra que James usou e que é traduzida como “resistência” transmite a ideia de alguém que se mantém firme em sua posição. Talvez venha à mente um bravo soldado que resiste aos ataques violentos do inimigo sem recuar um centímetro.
O que podemos aprender do exemplo do apóstolo Paulo?
O apóstolo Paulo foi um excelente exemplo de coragem e perseverança. Às vezes, ele se sentia fraco, mas conseguia perseverar porque confiava em Jeová para lhe dar a força de que precisava. — 2 Cor. 12:8-10; Fil. 4:13. Nós também podemos ter esse tipo de força e coragem se admitirmos humildemente que precisamos da ajuda de Jeová. — Tia. 4:10.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM.
Comentários
Postar um comentário