TEXTO DIÁRIO, Hoje terça-feira, 25 de outubro, Com amor fraterno, mostrai-vos terna afeição. Tomem a iniciativa de honrar uns aos outros (Rm 12:10).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 25 de outubro de 2022, Com amor fraterno, demonstrem terna afeição. Tomem a iniciativa de honrar uns aos outros (Rm 12:10).
Examine as Escrituras Todos os Dias 202 2
terça-feira, 25 de outubro
Com amor fraternal, mostrem terna afeição uns aos outros. Tomem a iniciativa de honrar uns aos outros (Rm 12:10).
Terna afeição impedirá que surja um espírito competitivo na congregação. Lembremos que Jônatas não tentou competir com Davi nem o viu como rival pelo trono (1 Sam. 20:42). Vamos seguir o exemplo deles e não ver nossos irmãos como rivais por causa das habilidades que eles têm. Em vez disso, façamos o que Paulo disse: “Pense humildemente que os outros são melhores do que você” (Fp 2:3). Lembremo-nos de que todos os irmãos contribuem com alguma coisa para a congregação. Se formos humildes, perceberemos as boas qualidades de nossos irmãos e nos beneficiaremos de seu exemplo fiel (1 Cor. 12:21-25). Quando mostramos terna afeição uns pelos outros, fortalecemos a união do povo de Deus. Além disso, mostramos que somos verdadeiros discípulos de Jesus, e isso faz com que pessoas mais sinceras queiram servir a Jeová. Mas, mais importante, damos glória a Jeová, “o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação” (2 Coríntios 1:3). w21.01 24 par. 14; 25 par. 16.
O que significa amar “uns aos outros intensamente de coração”?
A Bíblia diz: “Amai-vos uns aos outros intensamente de coração” (1 Pe 1:22). Jeová dá o exemplo para nós. Ele nos ama tanto que, enquanto formos leais a ele, nada poderá nos separar dele (Rm 8:38, 39). A palavra grega traduzida “intensamente” transmite a ideia de fazer grandes esforços para demonstrar amor, e é isso que às vezes temos a ver com alguns irmãos. A Bíblia nos diz o que fazer quando alguém nos aborrece: “Suportai-vos uns aos outros em amor; esforcem-se para manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:1-3). Para proteger “o vínculo da paz”, não devemos nos concentrar nas falhas de nossos irmãos, mas nos esforçar para vê-los como Jeová os vê (1 Sam. 16:7; Sal. 130:3).
Por que nem sempre é fácil demonstrar terna afeição?
Nem sempre é fácil demonstrar terna afeição pelos irmãos, especialmente quando estamos cientes de suas faltas. Aparentemente, isso já aconteceu no primeiro século. Por exemplo, parece que Evódia e Síntique não tiveram nenhum problema em trabalhar em conjunto com Paulo "pelas boas novas". Mas, por alguma razão, eles acharam difícil se dar bem um com o outro. Assim, Paulo lhes disse para “ter a mesma mente em união com o Senhor” (Fp 4:2, 3).
O que devemos fazer para sentir terna afeição por nossos irmãos?
O que devemos fazer para sentir terna afeição por nossos irmãos? Tente conhecê-los cada vez melhor. Isso tornará mais fácil para nós entendê-los e vir a cuidar deles. A idade e as diferenças culturais não precisam ser um obstáculo. Lembremo-nos de que Jônatas se tornou muito amigo de Davi, embora ele fosse cerca de 30 anos mais velho que ele. Por que não pensa em alguém em sua congregação que é mais velho ou mais jovem do que você, e tem como objetivo tornar-se amigo deles? Se o fizer, estará mostrando que tem “amor por toda a fraternidade” (1 Pe 2:17).
Por que não temos uma amizade igualmente achegada com todos os irmãos da congregação?
Agora, quando falamos em ter uma afeição terna pelos irmãos, queremos dizer ter uma amizade igualmente íntima com todos? Não, isso não seria realista. É normal que nos sintamos mais à vontade com alguns irmãos do que com outros porque temos mais coisas em comum. Na verdade, Jesus via todos os seus apóstolos como amigos, mas tinha uma afeição especial por João (João 13:23; 15:15; 20:2). Ainda assim, Jesus não lhe mostrou favoritismo. Por exemplo, quando João e seu irmão Tiago lhe pediram que lhes desse uma posição importante no Reino de Deus, Jesus respondeu: "Não sou eu quem diz quem vai sentar-se à minha direita ou à minha esquerda" (Mc 10, 35). -40). Devemos imitar a Jesus e não mostrar favoritismo aos nossos amigos mais íntimos (Tg 2:3, 4). O favoritismo causa divisões,
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário