TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 18 de outubro de 2022, Seus olhos devem olhar para frente (Pv 4:25).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
terça-feira, 18 de outubro
Seus olhos devem olhar para frente (Pv 4:25).
Imaginemos os três casos a seguir. Uma irmã idosa revê em sua mente alguns bons momentos de sua vida. Agora as coisas estão mais complicadas para ela, mas ela continua a fazer tudo o que pode por Jeová. — 1 Cor. 15:58. Todos os dias ele se imagina vivendo no Paraíso junto com seus entes queridos. Outra irmã se lembra de uma ocasião em que alguém na congregação a magoou, mas decidiu não guardar rancor (Cl 3:13). E um irmão não esquece os erros que cometeu no passado, mas se concentra em permanecer fiel a partir de agora (Sl 51:10). O que esses três irmãos têm em comum? Que todos eles estão muito conscientes de seu passado, mas não vivem nele. Em vez disso, eles olham para frente, isto é, para o futuro. Por que é importante mantermos nossos olhos fixos no futuro? Porque, assim como uma pessoa não pode andar em linha reta se estiver sempre olhando para trás, não poderemos avançar em nosso serviço a Jeová se estivermos sempre olhando para o passado (Lucas 9:62). w20.11 24 par. 1-35.
Que advertência nos dá Eclesiastes 7:10?
(Leia Eclesiastes 7:10). Observe que o versículo não diz que é errado perguntar por que os tempos passados foram bons, mas por que eles eram melhores do que agora. Afinal, boas lembranças são um presente de Jeová. O problema é comparar nossas circunstâncias anteriores com as atuais e chegar à conclusão de que agora tudo está pior. Outra versão da Bíblia traduz o versículo da seguinte forma: "Nunca se pergunte por que todos os tempos passados foram melhores, pois essa não é uma pergunta inteligente".
Por que não é sábio pensar constantemente que nossa vida era melhor antes? Dê um exemplo.
Por que não é sábio pensar constantemente que nossa vida era melhor antes? Porque a nostalgia pode nos fazer lembrar apenas do bem ou minimizar os problemas que tivemos na época. Pense nos antigos israelitas: assim que saíram do Egito, esqueceram o quanto suas vidas haviam sido difíceis e só se lembraram dos alimentos ricos que desfrutavam lá. Disseram: “Como sentimos falta do peixe que comíamos de graça no Egito, e dos pepinos, das melancias, dos alho-porros, das cebolas e dos alhos!” (Números 11:5). Mas era verdade que o que eles comeram não lhes custou nada? Não. Na verdade, eles pagaram um alto preço, pois no Egito foram submetidos a uma cruel escravidão (Ex. 1:13, 14; 3:6-9). Mas em pouco tempo eles esqueceram seus problemas e começaram a ansiar pelo passado. Em vez de se concentrarem em tudo o que Jeová acabara de fazer por eles, decidiram concentrar toda a atenção nos velhos tempos. Isso desagradou muito a Jeová (Nm 11:10).
O que ajudou uma irmã a não sentir saudades de casa?
O que nos ajudará a não cair na nostalgia? Veja o caso de uma irmã que começou a servir no Betel de Brooklyn em 1945. Alguns anos depois, ela se casou com outro Betel, e serviram juntos por várias décadas. Em 1976, ele ficou doente. Quando ele percebeu que iria falecer em breve, ele deu a sua esposa alguns bons conselhos para quando ela ficasse viúva. Ele disse a ela: “Tivemos um casamento feliz. Muita gente não sabe o que é isso." E acrescentou: “Embora as memórias persistam, não viva no passado. O tempo irá ajudá-lo a superar a dor. Não seja amargo ou sinta pena de si mesmo. Agradeça pelas alegrias e bênçãos que você teve. [...] As memórias são um presente de Deus.” Que bom conselho!
Que bênçãos essa irmã recebeu por não viver no passado?
A irmã acatou o conselho. Ele serviu fielmente a Jeová até sua morte, aos 92 anos. Alguns anos antes, ele contou: “Ao refletir sobre meus mais de 63 anos no serviço de tempo integral de Jeová, posso dizer honestamente que levei uma vida plena.” Por quê? Ela explicou: “O que mais me enche de alegria é nossa maravilhosa fraternidade e a esperança de viver com nossos irmãos em um paraíso na Terra, servindo ao nosso Grandioso Criador, o único Deus verdadeiro, Jeová, por toda a eternidade.”c Que belo exemplo de alguém que sempre olhou para o futuro.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário