TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira 26 de outubro, Como eles não fazem parte do mundo, o mundo os odeia (João 15:19).
TEXTO DIÁRIO, quarta-feira, 26 de outubro de 2022, Como não fazem parte do mundo, o mundo os odeia (João 15:19).
Examine as Escrituras Todos os Dias 202 2
Quarta-feira, 26 de outubro
Porque eles não fazem parte do mundo, o mundo os odeia (João 15:19).
Hoje, existem pessoas que nos desprezam, zombam de nós e nos consideram ignorantes e inferiores. Por quê? Porque não temos a mesma atitude que as pessoas ao nosso redor. O mundo admira aqueles que são orgulhosos, arrogantes e rebeldes. Mas nos esforçamos para ser humildes, gentis e obedientes. Além disso, não nos envolvemos em política nem nos alistamos no exército de nenhum país. Porque nos recusamos a nos encaixar nos moldes deste mundo, somos considerados inferiores (Rm 12:2). Apesar do que o mundo pensa de nós, Jeová está nos usando para realizar coisas extraordinárias. Por exemplo, ele está conduzindo a maior campanha de pregação da história. Seus servos publicam as revistas mais traduzidas e distribuídas do mundo, e nós usamos a Bíblia para ajudar milhões de pessoas a melhorar suas vidas. E é tudo graças a Jeová. w20. 07 15 parágrafos. 5, 6.
O que o apóstolo Paulo reconheceu honestamente?
O apóstolo admitiu honestamente que às vezes se sentia fraco. Ele disse que seu corpo estava “se desgastando”, que lutava para fazer o que é certo e que Jeová nem sempre respondia às suas orações como esperava (2 Cor. 4:16; 12:7-9; Rom. 7:21-23). Ele também admitiu que seus inimigos diziam que ele parecia fraco.b Mas ele não permitiu que as opiniões negativas dos outros ou suas próprias fraquezas o fizessem sentir-se inútil (2 Coríntios 10:10-12, 17, 18).
De acordo com 2 Coríntios 12:9, 10, que lição valiosa Paulo aprendeu?
Paulaprendeu uma lição muito valiosa: que uma pessoa pode se sentir fraca, mas na verdade ser muito forte (leia 2 Coríntios 12:9, 10). Quando Jeová disse a Paulo que “meu poder se manifesta plenamente na fraqueza”, ele quis dizer que lhe daria a força que lhe faltava. Primeiro, vamos ver por que não devemos nos preocupar muito em ser insultados pelos inimigos.
Por que podemos nos alegrar quando “recebemos insultos”?
Ninguém gosta de ser insultado. Mas, se nos preocupamos demais quando os inimigos nos insultam, podemos desanimar (Pv 24:10). Então, como devemos ver seus ataques? Podemos fazer como Paulo e nos alegrar quando “recebemos insultos” (2 Coríntios 12:10). Por quê? Porque insultos e oposição são a prova de que somos verdadeiros discípulos de Cristo (1 Pe 4:14). Jesus disse que seus seguidores sofreriam perseguição (João 15:18-20). E foi isso que aconteceu no primeiro século. Por exemplo, para aqueles que se deixaram influenciar pela cultura grega, os cristãos eram ignorantes e inferiores. E para os judeus eram “homens comuns e pouco instruídos”, como diziam dos apóstolos Pedro e João (Atos 4:13). Muitos achavam que os cristãos eram fracos, pois não tinham influência política ou poder militar, e a sociedade os desprezava.
Como os primeiros cristãos reagiram às opiniões negativas de seus inimigos?
Os primeiros cristãos não deixaram que os pontos de vista negativos de seus inimigos os detivessem. Por exemplo, os apóstolos Pedro e João tiveram a honra de serem perseguidos por serem discípulos de Jesus e por falarem aos outros sobre seus ensinamentos (Atos 4:18-21; 5:27-29, 40-42). Os cristãos do primeiro século não tinham motivos para sentir vergonha. Afinal, aqueles humildes discípulos fizeram mais bem à humanidade do que qualquer um de seus inimigos. Como botão de amostra, os livros que alguns deles escreveram por inspiração divina continuam a levar ajuda e esperança a milhões de pessoas. E o Reino que eles pregaram não é apenas uma realidade em nossos dias, mas em breve governará toda a humanidade (Mt 24:14). Em vez de, o poderoso poder político que os perseguiu foi enterrado nas cinzas da história. Além disso, esses discípulos leais hoje são reis no céu. Mas seus inimigos estão mortos; e, se forem ressuscitados, serão governados pelo Reino pregado pelos cristãos que eles odiavam (Ap 5:10).
Comentários
Postar um comentário