TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira 19 de outubro de 2022, Ele começou a zombar dele com desprezo (1 Sam. 17:42).

TEXTO DIÁRIO, quarta-feira, 19 de outubro de 2022,  Ele começou a zombar dele com desprezo (1 Sam. 17:42).




Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

Quarta-feira, 19 de outubro

Ele começou a zombar dele com desprezo (1 Sam. 17:42).

Quando o poderoso guerreiro Golias viu Davi, ele parecia fraco. Afinal, Golias era muito maior e mais bem equipado e treinado para a guerra. David nada mais era do que um jovem inexperiente que não parecia estar pronto para a batalha. Mas ele confiou no poder de Jeová e, no final, derrotou seu inimigo (1 Sam. 17:41-45, 50). David enfrentou outro problema que poderia tê-lo feito sentir-se fraco e desamparado. Ele era um servo leal de Saul, o rei que Jeová havia designado em Israel. A princípio, Saul o respeitou. Mas com o tempo, o orgulho o deixou com ciúmes de Davi. Ele começou a tratá-lo mal e até tentou matá-lo (1 Sam. 18:6-9, 29; 19:9-11). Embora Saul o tratasse injustamente, Davi não perdeu o respeito por ele, sabendo que ele era o rei que Jeová havia designado (1 Sam. 24:6). Ele confiava que Jeová lhe daria forças para suportar essa prova difícil. — Sal. 18:1, cabeçalho. w20.07 17 par. 11-13

Que situação semelhante à de Davi o apóstolo Paulo enfrentou?

O apóstolo Paulo enfrentou uma situação semelhante à de Davi. Ele tinha inimigos muito mais poderosos do que ele. Ele estava cercado por líderes influentes que o odiavam e em muitas ocasiões o espancava e o jogava na prisão. Assim como Davi, ele sofreu maus-tratos daqueles que deveriam ser seus amigos. Até mesmo alguns na congregação cristã se voltaram contra ele (2 Coríntios 12:11; Filipenses 3:18). Mas ele nunca se deixou derrotar por seus inimigos. Ele continuou a pregar apesar da oposição. Ele foi leal a seus irmãos, mesmo quando eles o decepcionaram. E, sobretudo, foi fiel a Deus até o fim de seus dias (2Tm 4:8). Embora tivesse tanto contra ele, saiu vitorioso porque confiou em Jeová e não em sua própria força.

Qual é o nosso objetivo e como podemos alcançá-lo?

Temos que suportar insultos ou perseguição de colegas de classe, colegas de trabalho ou membros da família que não são Testemunhas de Jeová? Alguém na congregação já nos tratou mal? Em caso afirmativo, lembremo-nos dos exemplos de Davi e Paulo. Continuemos a “vencer o mal com o bem” (Rm 12:21). Claro que nosso objetivo não é colocar uma pedra na testa de alguém, como fez Davi, mas usar a Palavra de Deus para alcançar a mente e o coração de quem tem uma boa atitude. Como podemos alcançá-lo? Usar a Bíblia para responder às perguntas das pessoas, mostrar bondade e respeito àqueles que nos tratam mal e fazer o bem a todos, incluindo nossos inimigos (Mt 5:44; 1 Pe 3:15-17).

O que Paulo nunca esqueceu?

Antes de se tornar discípulo de Cristo, o apóstolo Paulo — então conhecido como Saulo — era um jovem impetuoso que perseguia os seguidores de Jesus (Atos 7:58; 1 Timóteo 1:13). Mas o próprio Jesus falou com ele do céu, cegando-o e impedindo-o de atacar a congregação. Para recuperar a visão, Paulo teve de recorrer às mesmas pessoas que perseguira. Ele foi humilde e aceitou a ajuda de um discípulo chamado Ananias, que restaurou sua visão (Atos 9:3-9, 17, 18).

Mais tarde, Paulo se tornou um membro importante da congregação cristã, mas nunca esqueceu a lição que Jesus lhe ensinou quando lhe falou do céu na estrada para Damasco. Ele manteve uma atitude humilde e aceitou de bom grado a ajuda de seus irmãos e irmãs. Ele reconheceu que eles o haviam ajudado e fortalecido grandemente (Cl 4:10, 11, nota de rodapé).

Por que achamos difícil aceitar que os outros nos ajudam?

O que o exemplo de Paulo nos ensina? Quando começamos a estudar a Bíblia, talvez tenhamos ficado felizes em deixar que outros nos ajudassem, percebendo que espiritualmente éramos como crianças e tínhamos muito a aprender (1 Coríntios 3:1, 2). Mas e agora? Se servirmos a Jeová por anos e tivermos muita experiência, talvez não estejamos tão dispostos a aceitar ajuda, especialmente se ela nos for oferecida por alguém que não está na verdade há tanto tempo. No entanto, Jeová muitas vezes usa irmãos e irmãs para nos fortalecer. — Rom. 1:11, 12. Essa é uma realidade que devemos aceitar se quisermos nos beneficiar do poder que Jeová nos dá.

Por que Paulo alcançou algumas realizações extraordinárias?

Uma vez que se tornou cristão, Paulo alcançou algumas realizações extraordinárias. Por quê? Porque ele entendeu que o segredo do sucesso não está na força física, educação, riqueza ou posição social, mas na humildade e confiança em Jeová. Portanto, façamos como Paulo: confiemos em Jeová, aprendamos as lições dos personagens bíblicos e aceitemos a ajuda de nossos irmãos. Assim, embora nos sintamos fracos, Jeová nos fortalecerá.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários