TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 31 de outubro a 6 de novembro de 2022, “Cria seu filho”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 31-outubro-6-novembro 2022, “Cria o teu filho”, Discurso Preparado.


“Crie seu filho” (10 min.)

Há poucos infortúnios na vida que são tão dolorosos quanto a morte de um filho. E é que quando se trata de saber que um filho virá, há tantas emoções envolvidas, tantas ilusões, muito planejamento. e quando essa criança já está nos braços dos pais, há sensações indescritíveis. E, claro, geralmente se espera que sejam as crianças que vejam seus pais morrerem e não o contrário. Por isso, em nossa seção de tesouros bíblicos, vamos abordar o tema “Cresça teu filho”.

Estas palavras foram ditas por Eliseu a uma mulher muito bonita e aparentemente rica. Embora não tenhamos um nome. temos algumas qualidades que se expressam em momentos precisos. sabemos que ela era de uma região onde as mulheres eram muito bonitas, porque uma delas foi a inspiração para o Cântico dos Cânticos que Salomão escreveu sob inspiração divina e agora vamos examinar outras qualidades que ela tinha. Lendo 2 Reis 4 :8 -10.

VAMOS LER 2 REIS 4:8-10 .

Um dia, Eliseu foi a Suném, onde morava uma mulher importante, e ela insistiu que ele ficasse para comer. Sempre que passava por aquele lugar, parava para comer lá. Então ela disse ao marido: “Sei que este homem que vem muitas vezes por aqui é um homem santo de Deus. Por favor, vamos fazer um quartinho no telhado e colocar uma cama, uma mesa, uma cadeira e um lustre lá para ele. Dessa forma, você pode ficar lá toda vez que vier.”

É indicado que ela era uma mulher importante, então parece que com o marido eles tinham alguns recursos econômicos. Ela mostrou qualidades muito boas, como hospitalidade, pois o texto menciona que ela insistiu para que ele ficasse com ela e, claro, ela consultou o marido para estabelecer um lugar permanente para Eliseu se condicionar e descansar. Como podemos ver, ela reconheceu que ele era um homem santo de Deus, um cacique que as coisas espirituais lhe traziam muito. 

No entanto, havia algo que ela precisava, um filho. Ela era uma mulher estéril e graças à generosidade que havia demonstrado ao seu profeta Eliseu, Jeová a recompensou com um filho.Vejamos o que Eliseu lhe disse em 2 Reis 4:16-17.

VAMOS LER 2 REIS 4:16-17.

Então Eliseo lhe disse: "A essa altura, no ano que vem, você terá um filho em seus braços". Mas ela disse: “Não, meu senhor, homem do verdadeiro Deus! Não conte mentiras ao seu servo.” No entanto, a mulher engravidou e deu à luz um filho mais ou menos na mesma época do ano seguinte, exatamente como Eliseu havia dito a ela.

Uma mulher que, pela idade, possivelmente havia perdido toda a esperança de ser mãe, mas isso não lhe tirou o desejo de ser generosa, hospitaleira e de ajudar um homem de verdadeiro Deus. E assim foi no dia anunciado que veio a previsão de Eliseo, se concretizou, ele teve um menino.

Podemos imaginar a alegria daquele casal, especialmente desta mulher, que, graças à sua generosidade, foi premiada. Certamente, ele deve ter tido sentimentos lindos, feliz em agradecer constantemente a Jeová pelo que ele tinha, um verdadeiro presente de Deus.

Infelizmente, a alegria não durou muito. Alguns anos depois, enquanto o menino estava no campo, começou a se queixar de uma terrível dor de cabeça. Imediatamente o levaram para casa, mas o menino morreu no colo da mãe. O que essa mulher fez? Ela havia perdido o que começara a amar tanto, onde descarregara todas as suas emoções, seus sentimentos de cuidar de algo tão bonito quanto seu filho. 

Desconsolada, a mulher o colocou gentilmente em sua cama, na cama onde o profeta havia dormido tantas vezes. O que você fez? Uma distância de cerca de 30 quilômetros é 20 milhas. Ele chegou ao Monte Carmelo, onde sabia que o profeta de Deus estava. Surpreendentemente, não houve lágrimas. Por quê? Porque ele sabia que o predecessor de Eliseu, ou seja, o profeta Elias, já havia ressuscitado o filho de uma viúva. Não sabemos se ela tinha fé que Eliseu pudesse ser o mesmo. 

De qualquer forma, ela não voltou para casa até convencer Eliseu a ir com ela. E assim foi. A história que vamos ver indica o que aconteceu quando Eliseu e o menino ficaram juntos, vamos ler o livro de Segundo Reis capítulo 22 versículos 32 a 37. Se você encontrou, acompanhe-me com lendo por favor fica assim:

VAMOS LER 2 REIS 4:32-37.

Quando Eliseo entrou na casa, o menino estava ali morto, deitado em sua cama. 33 Então ele entrou, trancou-se com a criança e começou a orar a Jeová. 34 Então ele se deitou na cama e pairou sobre a criança. Colocou a boca na boca do menino, os olhos nos olhos e as palmas das mãos nos dele, e inclinou-se sobre ele, e o corpo do menino começou a esquentar.c 35 E Eliseu andava para cima e para baixo pela casa, ela subiu na cama e se inclinou sobre ele novamente. O menino espirrou sete vezes e depois abriu os olhos. 36 Eliseu chamou Geazi e disse: “Chame a sunamita”. Então ele a chamou e ela entrou onde ele estava. Então ele disse a ela: "Levante seu filho." 37 Ela entrou, prostrou-se aos pés dele e prostrou-se por terra diante dele. Então ele pegou seu filho e saiu.

Se vemos na cena do nosso guia de atividades, deve ter sido uma emoção que não cabia no peito dessa mulher, muito grata a primeira coisa que ela fez foi pegar seu filho e ficar aos pés de Elíseo agradecendo a ele e a Deus Todo Poderoso pelo que ela havia conquistado então criou seu filho, ela era uma mulher verdadeiramente espiritual que reconheceu esta ocasião especial, este milagre.

Sem dúvida, ter visto aquela mulher naqueles momentos traz à mente o que muitos de nossos irmãos e irmãs, especialmente mães, sentirão em breve quando a morte não existir mais. Como está escrito aqui no final de nossa seção de tesouros bíblicos Você está sofrendo com a morte de uma criança? Jeová também o magoa muito porque lembramos que Jeová também perdeu seu Filho. Ao seu primogênito, unigênito e amado, como disse certa vez ao ser batizado. Jeová sabe em primeira mão como é perder um filho.

E tenha certeza de que muito em breve ele quer que todos os filhos que morreram por diferentes circunstâncias voltem para os braços de seus pais em Jó capítulo 14 versículos 14 e 15, observemos estas belas palavras: se um homem morre, ele pode viver novamente ??

Esperarei todos os dias do meu serviço de imigração até que minha liberação chegue. você vai chamar e eu vou te responder. Você desejará ver novamente o trabalho de suas mãos.

Talvez você tenha revisto em Cantemos com alegria que usamos em nossas reuniões onde estão os cânticos que louvam a Jeová o número 151 onde diz: “Jeová os chamará” a letra foi levemente modificada, mas é lindo quando se entende o que Jeová espera fazer em muito pouco tempo, uma parte diz no refrão eu vou chamar aqueles que dormem eles vão me responder, eu sinto tanta falta de vê-los, esse dia vai chegar, vamos nos beijar de novo, vamos poder abraçá-los, viveremos sempre dando graças a Jeová. Todos os pais que sofreram a perda do filho podem ter a certeza de que poderão ter as mesmas palavras de Eliseo a esta mulher «Cria o teu filho» 

Jeová é um Deus tão amoroso. Ele deseja nos ver felizes e muito em breve cumprirá sua palavra de fazer com que todos os mortos, inclusive as crianças, voltem muito em breve aos braços de seus pais. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários