O Estudo de A Sentinela, «Artigo 35», Semana de 24 a 30 de outubro de 2022, Continue “Edificando uns aos outros”, Respostas.

O Estudo de A Sentinela, «Artigo 35», 24-30 de outubro de 2022, Continue “Edificando uns aos outros”, Respostas.


“Continuem encorajando uns aos outros e edificando uns aos outros” (1 Ts. 5:11).

1. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:11, de que trabalho todos nós participamos?

Se já tivemos a oportunidade de participar da construção ou reforma de um Salão, ou talvez nos lembremos do primeiro dia de reunião em nosso lindo Salão do Reino, não há dúvida de que é algo muito emocionante, pois nossos lindos Salões do Reino dão Glória a Jeová, mas há outra construção que produz resultados mais valiosos do que qualquer edifício, que dá mais glória a Jeová, nos referimos ao Edifício Espiritual que Paulo mencionou no texto de 1 Tessalonicenses 5:11.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Dois tipos de obras são mencionados aqui, um deles é a construção ou reforma de nossos quartos, que embelezamos quando contribuímos e isso dá Glória a Jeová, mas outro mais importante é mencionado em 1 Tessalonicenses 5:11, diz continue encorajando uns aos outros e edificando a nós mesmos, essa edificação que fazemos com nossos irmãos é quando nos reunimos em nossas congregações em todo o mundo e assim damos mais glória e honra a Jeová.

2. O que veremos neste artigo?

Neste artigo, veremos como Paulo ajudou seus concristãos a suportar provações, a ter paz uns com os outros e a fortalecer sua fé em Jeová. Também aprenderemos como podemos seguir seu exemplo.

PAULO AJUDOU SEUS IRMÃOS A FAZER AS PROVAS

3. Que ponto de vista equilibrado Paulo tinha?

O ponto de vista equilibrado que Paulo tinha é que ele sempre teve certeza de que o principal em sua vida era servir a Jeová, visto que ele era um homem trabalhador que tinha autoridade moral para encorajar os irmãos e aconselhá-los a não permitir as pressões da vida e a necessidade de sustentar a família os levarão a negligenciar a coisa mais importante ou tudo que tem a ver com o culto a Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Apesar de ter passado por uma situação econômica difícil, isso lhe permitiu cultivar qualidades como compaixão e empatia por aqueles que passavam por provações, portanto, isso também o ajudou a deixar bem claro que o mais importante era servir aos outros. , portanto, isso o ajudava a ter autoridade moral para poder animar os irmãos porque já o havia vivido e, portanto, isso lhe permitia compreender os irmãos e ao mesmo tempo encorajá-los.

Sim, ele também foi equilibrado no sentido material porque aqui diz que seu trabalho era fazer barracas e sabemos pela leitura da Bíblia que ele teve uma formação que foi advogado ou teve essa formação, mas optou por se dedicar totalmente pregando como Atos 18 diz que ele se dedicou completamente a pregar a palavra, então era onde ele estava mais preocupado, e as tendas deveriam sobreviver.

Se ele foi trabalhar para conseguir o que era necessário para ele e seus companheiros, porém, o interessante é que no sábado ele dedicou a pregação naquele dia ele aproveitou e durante todo o dia prestou serviço sagrado pregando.

E assim ele sempre foi claro em sua vida que o principal era servir a Jeová, mas também porque ele trabalhava como Atos 20:34 diz para conseguir o que era necessário.

4. Como Paulo e Timóteo ajudaram seus irmãos a suportar perseguição?

Paulo e Timóteo ajudaram seus irmãos a suportar perseguição e fizeram isso por se certificarem de que a nova congregação fosse bem cuidada, por isso o apóstolo lembrou aos tessalonicenses que eles estavam enviando Timóteo para torná-los firmes e consolá-los para o bem de sua fé. para que ninguém vacile, pelas circunstâncias ou dificuldades que estavam acontecendo naquele momento.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Para fortalecer e confortar os irmãos, Paulo enviou Timóteo para certificar-se de que os irmãos obviamente se sentissem muito melhor e Timóteo, visto que já havia passado pela perseguição e visto como Jeová os havia fortalecido, também encorajado por meio de Paulo, pudesse transmitir essa segurança a aos irmãos de Salónica que tudo ia correr muito bem.

5. Que bom efeito a ajuda que recebeu de um ancião teve em Bryant?

Graças ao encorajamento do ancião, ele menciona que mais tarde começou a servir a Jeová por tempo integral, o que lhe deu grande alegria. Essa experiência incentiva todos os anciãos a ficarem atentos aos irmãos que, como Bryant, precisam de uma boa palavra de encorajamento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele o incentivou a passar tempo com ele e contar histórias bíblicas de pessoas que passaram por provações difíceis, e essas conversas permitiram que ele ficasse achegado a Jeová e desejasse participar de novas áreas de serviço.

Ele conseguiu passar nos testes sem perder a felicidade e com o salmo que o velho estava lendo que diz que mesmo que seu pai ou sua mãe o deixasse Jeová cuidaria dele, então isso lhe deu forças para continuar perseverando sem perder sua felicidade.

Estamos percebendo como podemos encorajar a fé de um irmão assim como provérbios 12:25 diz que a ansiedade esmaga o coração, a boa palavra de um irmão revive e o efeito é que sua espiritualidade cresce e isso também dá frutos para toda a congregação.

Ele comenta que depois passou a servir em tempo integral e isso lhe deu mais alegria.

E o parágrafo lembra os anciãos aos nossos anciãos para estarem atentos aos irmãos.

6. Como Paulo usou as histórias dos servos de Deus do passado para encorajar outros?

Paulo sabia que as histórias dos servos fiéis do passado ajudariam os Seguidores de Cristo a serem corajosos, por isso lembrou a seus irmãos que uma grande nuvem de Testemunhas conseguiu resistir a todos os tipos de situações difíceis e tudo isso graças ao força que Jeová lhes deu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Capítulo 11 de Hebreus podemos ver como vai ele destaca o que ajudou todos esses fiéis servos de Deus a superar essas dificuldades que foi através da fé e me chamou a atenção que ele escreve especificamente em quais circunstâncias o que eles conseguiram e então isso nos encoraja a entender que o resto de nós também pode.

E vemos como essa grande nuvem de testemunhas continua aumentando porque agora temos biografias de servos fiéis hoje e muitos irmãos escreveram cartas expressando como sua fé foi fortalecida por lê-las.

PAULO MOSTROU AOS SEUS IRMÃOS COMO ESTAR EM PAZ UM COM O OUTRO

7. O que o conselho de Paulo em Romanos 14:19-21 nos ensina?

As palavras de Paulo mencionadas em Romanos 14:19-21. Fazem-nos ver que os conflitos podem causar muito dano tanto aos servos de Jeová como a toda a congregação e é por isso que ele mesmo estava disposto a mudar seu modo de agir para não fazer outros tropeçar. Isso nos ensina que, como Paulo, podemos edificar os outros e manter a paz não brigando por questões de gosto pessoal.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ensina-nos que não devemos permitir que diferenças de opinião nos dividam e que não devemos insistir em nossos direitos que julgamos ter quando um princípio bíblico não é violado, aliás o próprio apóstolo Paulo estava disposto a mudar sua forma de agir e pensando talvez para não fazer outros tropeçar de acordo com o que ele mesmo menciona em primeiro Coríntios capítulo 9:19 a 22.

No dia 19 aprendo várias coisas, principalmente para promover a paz, mas isso não quer dizer que vou ficar tranquilo em paz, aliás também se fala de alguma atividade porque é continuar procurando e podemos também vezes, não é um momento que eu vou buscar e pronto, seguir é com vocês, então vemos muito aprendizado aqui neste versículo.

Sim, esta questão no primeiro século sobre o que é carne ou comida, menciona o parágrafo que alguns judeus se sentiam à vontade para comer qualquer coisa e enquanto outros não se sentiam tão à vontade e era uma questão de consciência, mas o que eu gostei muito foi o exemplo do apóstolo Paulo, é mencionado lá o quanto com suas palavras e ele também estava disposto a mudar sua forma de agir e isso é algo muito diferente, é mais difícil mudar ou estar disposto a mudar nossa forma de agir apenas para agradar ou não fazer os outros tropeçar, por isso aprendemos muito com a disposição do apóstolo Paulo de fazer as pazes.

Sim, também aprendo como é que o apóstolo Paulo, por exemplo, em Primeira Coríntios 9:19 há algumas referências a quando, por exemplo, ele diz a Timóteo para ser circuncidado por causa dos judeus ou, por exemplo, em outro texto ele diz que é melhor se purificar cerimonialmente e até raspar a cabeça para poder conquistar outras pessoas, isso me mostra que ele fez coisas que sabia que ficariam claras em sua consciência que não iriam além de nenhuma lei ou bíblica princípio para que as pessoas pudessem ser atraídas para a verdade.

8. O que Paulo fez quando um assunto importante ameaçou a paz da congregação?

Embora Paulo discorde totalmente dessa maneira de pensar, ele não impôs sua opinião, mas humildemente levou o assunto aos apóstolos e aos anciãos de Jerusalém e, ao fazer isso, mostrou que sabia como lidar com a situação, o que ajudou a manter o paz e felicidade da congregação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Atos 15:30 e 31 menciona a conclusão deste assunto, depois de se despedirem desses homens desceram a Antioquia lá reuniram todo o grupo e lhes entregaram a carta quando a leram sentiram-se felizes por causa das palavras de encorajamento, com isso aprendemos que o que a opinião é tomada sob um corpo de anciãos ou naquele momento o corpo governante e nenhuma opinião pessoal foi imposta é o que vem para trazer paz e tranquilidade para tomar decisões espirituais que afetam a congregação. 

9. O que podemos fazer para seguir o exemplo de Paulo?

No parágrafo anterior vimos que quando um assunto ameaçava a paz da congregação, Paulo levava o assunto aos Apóstolos e aos anciãos de Jerusalém. E nós, para imitar o exemplo dele, quando surge um desacordo sério, podemos promover a paz por buscar a orientação dos irmãos que Jeová designou para cuidar da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Seguindo seu exemplo de não impor nossas próprias opiniões podemos ver que sempre haverá divergências na congregação, porém Jeová nos deu irmãos designados para que haja paz e cuidemos da congregação, ele também nos deu a orientação que devemos encontrar na Bíblia em nossas publicações nas diretrizes da organização, quando seguirmos essas instruções e não promovermos nossas próprias opiniões pessoais promoveremos a paz em nossa congregação.

Seguir a ordem teocrática nos torna realmente capazes de servir de maneira mais livre, de forma que possamos nos concentrar mais em nossas qualidades, então vemos como esse exemplo nos ajudará a todos, independentemente da responsabilidade que tenhamos na congregação. para que a paz continue Fluir.

10. De que outra forma Paulo promoveu a paz na congregação?

Outra maneira pela qual Paulo promoveu a paz na congregação é que, em vez de destacar as falhas dos irmãos, ele se concentrou em suas boas qualidades, como antes de terminar sua carta aos romanos, ele mencionou muitos homens e mulheres cristãos e na maioria dos casos adicionou um comentário positivo ou algum detalhe pessoal sobre eles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, ele sempre o fez estando atento às boas qualidades de seus conservos, e por exemplo, e em certa carta bíblica aos romanos, ele menciona muitos cristãos e mulheres e sempre fala de suas boas qualidades, falando de um ponto positivo, então podemos seguir seu exemplo, em vez de destacar as falhas de nossos irmãos, vamos nos concentrar em suas boas qualidades.

Estou muito impressionado com o que é mencionado no final que diz que vamos contribuir para que os irmãos se amem mais e sejam melhores amigos se falarmos abertamente sobre suas qualidades. 

11. Como podemos restaurar a paz quando surgem divergências?

Devemos resolver quaisquer diferenças que tenhamos com outros irmãos da congregação. E, assim como Paulo, devemos nos concentrar em suas boas qualidades, assim promoveremos a paz e a união em nossa congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se o fazemos quando resolvemos alguma divergência que temos com nossos irmãos e focamos nas boas qualidades que eles têm, estamos justamente olhando para o exemplo de Paulo e Barnabé, também analisamos na assembléia e vimos que eles fizeram todo o possível para manter a paz, a Bíblia menciona que eles passaram por muitas coisas juntos e embora tivessem seus momentos de tensão e chegassem a discutir que a paz que mantinham impedia que sua amizade fosse quebrada, então da mesma forma, embora seja difícil, devemos também colocar em prática o conselho bíblico para colher a paz e ser exemplo para os outros.

Isso está registrado no mesmo capítulo em que Paulo e Barnabé buscaram orientação e foram para Jerusalém, mas nesse mesmo capítulo no final diz que houve esse desentendimento, as circunstâncias podem mudar mas como vemos qual era a raiz da amizade entre Paulo e Barnabé e foi muito profundo porque depois que Paulo ficou cego ele tenta ir a Jerusalém e ele não diz que eles não o recebem bem Mas quem o trata bem é Barnabé e ele o aproxima dos apóstolos,então teve um bom começo e às vezes lembrando com os amigos que tivemos alguma diferença nem tudo é a diferença vivemos momentos agradáveis ​​eles viveram momentos de pregação missionária muito importante e eles se concentraram naquelas qualidades que eles podem ter tido como aquela linda amizade começou e tempo depois vê-se que tanto o que estava envolvido foi resolvido e a congregação ficou em paz porque não havia mais um ponto a apontar a esse respeito.

Sim irmão também para recuperar a paz podemos lembrar das palavras de Efésios 4:3 onde diz que fazemos todo o possível para manter a unidade espiritual através do vínculo da paz, então realmente temos que demonstrar assim como Paulo e Barnabé mostraram que eles queriam paz na congregação, nós também mostraremos da mesma forma se procurarmos uma maneira de resolver esta situação difícil.

Concentre-se em suas boas qualidades porque isso nos permitirá fazer as pazes da melhor maneira. 

PAULO FORTALECEU A FÉ DE SEUS IRMÃOS

12. Quais são algumas das dificuldades que nossos irmãos enfrentam?

Alguns de nossos irmãos têm de suportar o ridículo de membros da família, colegas de trabalho ou de escola que não são testemunhas, outros estão muito doentes ou lidam com sentimentos feridos, e alguns podem ter sido batizados por muitos anos e ainda estão esperando o fim chegar. Todas essas situações podem testar a fé de um cristão.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, alguns irmãos têm que suportar o ridículo de membros da família que não são testemunhas e colaboradores, os jovens na escola, outros estão muito doentes, estão lidando com sentimentos feridos, e outros podem ter sido batizados por muitos anos e pode se perguntar quant tempo vai durar, para vir o fim e o novo mundo, então essas são coisas ou situações que podem testar nossa fé.

13. Como Paulo ajudou aqueles que foram ridicularizados por serem cristãos?

Certamente a carta de Paulo, que ele escreveu aos hebreus, deve tê-los fortalecido muito, pois graças a esta carta aqueles cristãos puderam usar o poderoso raciocínio de Paulo para deixar sem argumentos aqueles que os criticavam.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, o apóstolo Paulo usou as escrituras que estavam disponíveis para ele naquela época para edificá-los e naquela época logicamente os parentes poderiam fazer alguns dizerem que o judaísmo estava acima dos cristãos, mas Paulo com seus argumentos e seu raciocínio ajudou, por exemplo Eu uso Hebreus 1:5 e 6 onde foi mostrado que Jeová usou Cristo e que o outro já havia sido deixado para trás, mas essa seria uma das maneiras que eles poderiam fortalecer e ajudar naquele momento.

ILUSTRAÇÃO

Um pai discute um artigo do jw.org com sua filha pequena. A garota tem um cartão postal de Natal nas mãos dela.

Como podemos imitar o apóstolo Paulo e edificar outros? (Ver parágrafo 13). *

14. O que Paulo fez mesmo estando muito ocupado pregando e ensinando?

Embora Paulo estivesse muito ocupado pregando e ensinando quando os cristãos na Judéia passaram por um período de fome, Paulo era um dos encarregados de levar ajuda a eles. De fato, embora estivesse muito ocupado, ele sempre procurava maneiras de ajudar os cristãos pobres, fortalecendo assim a confiança dos irmãos de que Jeová cuidaria deles.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ele foi o primeiro a encorajar seus irmãos a mostrar amor fazendo boas obras, ele não só os ajudou com suas palavras, mas também com ações, quando os cristãos da Judéia passavam por um tempo de fome Paulo foi um dos que se encarregou de trazer eles desjejum.

Ele não os ajudou simplesmente com a palavra ou tentou ajudá-los espiritualmente, mas como diz Hebreus 10:24, ele mostrou amor e fez boas obras com eles como a irmãzinha comentou porque em tempos de fome ele ajudou muitas pessoas que eram pobres .

ILUSTRAÇÃO

Um casal ajuda uma irmã e sua filhinha após um incêndio devastador.

Como podemos imitar o apóstolo Paulo e edificar outros? (Ver parágrafo 14). *

15, 16. Como devemos tratar os que se tornaram espiritualmente fracos?

O exemplo de Paulo nos dá uma ideia de como devemos tratar aqueles que fraquejaram espiritualmente, pois Paulo em sua carta aos hebreus muitas vezes falou de nós, não de vocês. Essa expressão mostra que ele se incluiu no sentido de também melhorar e aplicar os conselhos que ele mesmo deu. Este exemplo nos ensina que, como Paulo, não consideramos perdidos aqueles que enfraqueceram espiritualmente, pelo contrário, mostramos a eles nosso interesse em edificá-los e assim confirmar nosso amor por eles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E então, assim como Paulo, que não considerou perdidos aqueles que haviam enfraquecido no sentido espiritual, mas pelo contrário, ele lhes escreveu uma carta e os consolou muitas vezes, falando de nós, não de vocês, para indicar que ele também teve que aplicar o conselho que ele deu, então não devemos considerar perdidos aqueles que enfraqueceram no sentido escrito, caso contrário, devemos mostrar nosso interesse em edificá-los e encorajá-los com amor.

E Hebreus 2:1 nos convida a prestar mais atenção do que o normal, e para ajudar o próximo, provavelmente a primeira coisa que temos que fazer é identificar que ele precisa de ajuda, então há muitas recomendações em ambos os parágrafos, mas o primeiro ponto que Paulo nos encoraja é estar atentos para não desistir de ninguém, observar quem vem às reuniões como estão nossos irmãos, estar atentos para fazer uma ligação depois, isso implica mais do que apenas ter o desejo de ajudá-los .

Uma boa sugestão é pedir-lhes que nos digam como aprenderam a verdade para ajudá-los a lembrar das ocasiões em que viram a mão de Jeová, então podemos aproveitar essas oportunidades para assegurar-lhes o que Hebreus 6:10 diz que Jeová não esqueceu o amor que eles demonstraram por tanto tempo e que eles não continuem sendo esquecidos, mas que Jeová, assim como não os abandonou no passado, não os abandonará no futuro, então essas conversas podem nos ajudar despertar em nossos irmãos o desejo de continuar servindo a Jeová.

Podemos lembrar quando Jesus Cristo estava em seu ministério aqui na terra, o monstro tinha qualidades como compaixão, falava positivamente e era muito carinhoso, e lembramos de Hebreus 13, principalmente no versículo 6, mencionando aos nossos irmãos que Jeová é nosso ajudador e que não devemos ter medo que é uma forma muito positiva de abraçá-los e fortalecê-los que eles não estão sozinhos e temos que estar muito atentos.

ILUSTRAÇÃO

Como podemos imitar o apóstolo Paulo e edificar outros? (Ver parágrafos 15 e 16). *

“CONTINUEM ENCANTANDO-SE UNS AOS OUTROS”

17. Como podemos nos tornar mais eficientes no trabalho de edificar os outros?

Uma maneira de fazer isso é fortalecer nossos irmãos para que possam resistir a provações, contando-lhes o exemplo de perseverança de outros servos de Jeová e assim promoveremos a paz por lhe contar as coisas boas que vemos nos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A prática será importante, pois isso nos ajudará a ser mais habilidosos e, sem dúvida, nos ajudará a que nossa maneira de nos expressar seja mais natural, não que mostre que estamos tentando repreender nossos irmãos ou antes impor opiniões. queremos que nosso tom de voz e nossas conversas promovam a paz, assim como o apóstolo Paulo que sempre teve um aspecto positivo para falar dos irmãos e sempre se esforçar para edificar a fé de nossos irmãos na fé.

Assim como com o passar do tempo um operário se torna mais habilidoso na construção, também podemos nos tornar mais eficientes no trabalho de construir outros, fortalecendo nossos irmãos, sejam eles espiritualmente fracos ou não, para que possam suportar as duras provas deste mundo.

18. O que você está determinado a fazer?

Acho muito interessante a ilustração mostrada no parágrafo, pois vemos que um edifício se deteriora com o tempo, mas os resultados do nosso trabalho podem durar para sempre. É por isso que estou determinado a fazer o meu melhor para colocar em prática as palavras de 1 Tessalonicenses 5:11, onde menciona que devemos continuar encorajando uns aos outros e edificando uns aos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quero cooperar com a edificação espiritual dos meus irmãos, pensar que devo dar mais atenção às qualidades e dizer-lhes as suas qualidades e comentar as suas qualidades também.

Estou particularmente determinado a fazer o meu melhor para colocar em prática tudo o que aprendemos hoje para promover a paz na congregação.

Naquele edifício também me fez pensar que deveria continuar a usar melhor aquela ferramenta que é o estímulo e ser contínua, o que implica também que devemos estar sempre ativos, não estar aí estáticos. 

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Como você pode ajudar outras pessoas a suportar provações?

Bem, uma maneira é compartilhar nossas próprias experiências pessoais ou ajudar nossos irmãos a meditar sobre exemplos de fé do passado e do presente e isso os ajudará a perceber que não estão sozinhos, que assim como eles há uma grande nuvem de Testemunhas que também passaram por provações e com a ajuda de Jeová conseguiram superá-las e da mesma forma se confiarmos em Jeová e deixarmos as coisas em suas mãos todos podemos superá-las.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Como Paulo, temos que estar atentos aos irmãos que precisam de uma boa palavra de encorajamento e para isso, temos muitas informações e muitas biografias de servos do passado e do presente que nos ajudam a ser corajosos.

Como você pode promover a paz?

Podemos promover a paz por buscar a orientação dos irmãos que Jeová designou para cuidar da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pablo nos deixou um exemplo muito bom quando cedeu todos os seus direitos sempre para manter a paz e não tropeçar em ninguém e também uma das coisas que mais gostei é que ele sempre se concentrou nas boas qualidades dos irmãos e no fato de que eles não procurou defeitos, que é algo que parece ser a primeira coisa que vemos o cisco no olho do outro, sempre ver essas boas qualidades fará com que os outros também as vejam e esse espírito de paz é muito encorajado na congregação.

Imitando Paulo e apoiando a congregação promovendo a paz como mencionado em Romanos 14:19 a 21 ao invés de ser uma pedra de tropeço podemos promover a paz de que forma, não brigamos por questões de gosto pessoal, não impomos nossa opinião mas agimos com humildade e o melhor de tudo em vez de destacar as falhas dos irmãos, concentre-se em suas boas qualidades.

E ficamos sabendo que o uso dos canais regulares que Jeová estabeleceu para resolver assuntos neste caso os apóstolos e os anciãos, no nosso caso também temos canais regulares que Jeová estabeleceu para nós, temos os anciãos e as publicações do escravo fiel e prudente. 

Como você pode fortalecer aqueles que se enfraqueceram espiritualmente?

Não os abandonando por perdidos, mas tendo interesse neles, confirmando nosso amor por eles e conversando com eles sobre importantes verdades bíblicas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mostrar-lhes que queremos edificá-los, dizer-lhes o quanto são importantes para nós e para Jeová e lembrá-los de tudo o que Jeová fez por eles durante a vida.

Podemos pedir a ele que nos conte como aprendeu a verdade ou ajudá-lo a se lembrar das ocasiões em que viu a mão de Jeová.

Lembremo-nos de que as palavras que lhes dizemos são importantes, mas também o são a ternura e o carinho com que falamos.

Sim, talvez ajude se pedirmos a ele que nos conte como conheceu a verdade e nas ocasiões em que viram a mão de Jeová e o que diz Hebreus 6:10, lembre-os de que Jeová não se esquece da obra que fizeram no passado e também algo muito importante não é apenas dizê-lo, mas a forma como o fazemos com ternura e carinho. 

Fortaleçamos nossos irmãos para que possam suportar provações, contando-lhes o exemplo de perseverança de outros servos de Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários