Estudo de A Sentinela, semana de 17 a 23 de outubro de 2022, Continue andando na verdade, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 17-23 de outubro de 2022, Continue andando na verdade, respostas sublinhadas.
“Nada me dá mais alegria do que ouvir que meus filhos continuam andando na verdade” (3 JOÃO 4).
Amarelo : Resposta Direta.
Amarelo , o Escuro : Resposta Adicional.
Celeste : Pontos Adicionais.
1. Por que é bom falarmos sobre como conhecemos “a verdade”?
"COMO você sabe a verdade?" Tenho certeza que já respondemos essa pergunta muitas vezes. Geralmente surge quando conhecemos outros irmãos. Adoramos ouvir como nossos companheiros passaram a conhecer e amar a Jeová. E também gostamos de dizer a eles o que é a verdade para nós (Rm 1:11). Essas conversas nos lembram como somos afortunados por sermos Testemunhas de Jeová. Eles também reforçam nosso desejo de continuar “andando na verdade”, isto é, continuar vivendo para deixar Jeová feliz e ter sua bênção (3 João 4).
2. O que veremos neste artigo?
2 Neste artigo, vamos rever alguns dos motivos pelos quais amamos a verdade. Também veremos como podemos continuar a mostrar que valorizamos esse presente valioso. No final, nos sentiremos mais gratos por Jeová ter nos trazido à verdade (João 6:44). E nos sentiremos ainda mais ansiosos para falar a verdade com os outros.
POR QUE AMAMOS “A VERDADE”
3. Qual é a razão mais importante pela qual amamos a verdade?
3 Há muitas razões pelas quais amamos a verdade. O mais importante é que amamos a Jeová, que é a fonte da verdade. Graças à sua Palavra, a Bíblia, aprendemos que ele é o Deus Todo-Poderoso que fez os céus e a terra. E, acima de tudo, que ele é nosso Pai celestial, que nos ama e se preocupa conosco (1 Pe 5:7). Sabemos que ele é “um Deus de misericórdia e compaixão, paciente e cheio de amor leal e de verdade” (Ex. 34:6). Ele ama a justiça (Is 61:8). Jeová se entristece ao nos ver sofrer e está muito disposto a acabar com o sofrimento quando chegar o tempo que ele designou (Jr 29:11). Como ansiamos por esse dia! Não é à toa que amamos tanto a Jeová.
4, 5. Por que o apóstolo Paulo disse que nossa esperança é como uma âncora?
4 Outra razão pela qual amamos a verdade é porque ela nos ajuda muito na vida. Vamos ver um exemplo. Entre os ensinamentos que aprendemos na Bíblia está a esperança que temos para o futuro. Para enfatizar seu valor, o apóstolo Paulo escreveu: “Esta esperança segura e firme que temos é como uma âncora para a alma” (Heb. 6:19). Assim como uma âncora dá estabilidade a um navio, a esperança da Bíblia nos dá estabilidade e calma quando surgem as dificuldades.
5 Quando Paulo disse essas palavras, ele estava pensando na esperança que os cristãos ungidos têm de ir para o céu. Mas o que ele disse também se aplica aos cristãos que esperam viver para sempre na terra transformada em paraíso (João 3:16). Sem dúvida, a esperança de viver para sempre deu sentido às nossas vidas.
6, 7. Como o que a Bíblia ensina sobre o futuro ajudou Yvonne?
6 Vejamos o caso de uma irmã chamada Yvonne. Ela não foi criada na verdade e quando criança tinha medo da morte. Ele lembra que certa vez leu em um livro esta frase que o impactou muito: “Algum dia não haverá amanhã”. Ela conta: “Essas palavras me impediram de dormir à noite; Eu estava pensando no futuro. Ele me disse: 'A vida não pode ser apenas isso. Que faço aqui?'. Eu não queria morrer!"
7 Quando adolescente, Yvonne foi apresentada às Testemunhas de Jeová. Ele diz: “Comecei a acreditar que poderia viver para sempre no Paraíso na Terra”. Descobrir a verdade a ajudou muito, como ela confessa: “Já não fico acordada à noite pensando no futuro ou na morte” . Não é de se admirar que Yvonne tenha muito apreço pela verdade e goste de compartilhar sua esperança com os outros (1 Tm 4:16).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: uma âncora dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Uma irmã prega para uma mulher.
A verdade da Bíblia é como uma âncora: assim como uma âncora dá estabilidade a um navio, a esperança da Bíblia nos dá estabilidade e calma quando surgem as dificuldades. A verdade bíblica também nos induz a compartilhar nossa esperança com os outros. (Ver parágrafos 4 a 7).
8, 9. (a) Como o homem na comparação de Jesus mostrou que valorizava o tesouro que encontrou? b) Como você se sente sobre a verdade?
8 As boas novas do Reino de Deus também fazem parte da verdade da Bíblia. Jesus comparou a verdade do Reino a um tesouro escondido. Ele disse: “O Reino dos Céus é como um tesouro que estava escondido em um campo e que um homem encontrou. O homem escondeu-o novamente e, por causa da alegria que lhe deu, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mt 13:44). A). Como podemos ver, o homem não estava procurando o tesouro. Mas quando o encontrou, fez um grande sacrifício para mantê-lo: "vendeu tudo o que tinha". E por que ele fez isso? Porque ele entendeu que aquele tesouro valia muito, que valia muito mais do que qualquer coisa que ele pudesse dar em troca .
9 Você sente o mesmo sobre a verdade? Com certeza que sim! B ). Sabemos que nada que este mundo nos oferece se compara à alegria de servir a Jeová agora e à esperança de viver para sempre sob o Reino de Deus. Qualquer sacrifício que fizermos para ter uma amizade achegada com Jeová vale a pena. Ser seu amigo é uma grande honra. E nada nos dá mais alegria do que agradar a Jeová em tudo (Cl 1:10).
10, 11. O que levou Michael a mudar o rumo de sua vida?
10 Muitos cristãos fizeram grandes sacrifícios para agradar a Jeová. Alguns desistiram de carreiras de prestígio neste mundo. Outros pararam de buscar riquezas materiais. E há outros que mudaram completamente o rumo de sua vida quando conheceram a Jeová. Foi isso que Michael fez, ele não foi criado na verdade. Quando jovem, aprendeu artes marciais. Ele diz: “Eu estava orgulhoso da minha boa condição física. […] Às vezes eu me sentia invencível.” Mas ele começou a estudar a Bíblia e aprendeu o que Jeová pensa da violência (Sl. 11:5). Falando das Testemunhas que o ensinaram, ele se lembra: “Nunca me disseram para desistir das artes marciais. Eles apenas se concentraram em me ensinar a verdade.”
11 Quanto mais Michael aprendia sobre Jeová, mais o amava. Uma ideia que tocou fundo em seu coração é saber que Deus sente compaixão por seus servos. Michael veio a entender que ele tinha que tomar uma decisão que mudaria completamente sua vida. Ele diz: “Eu sabia que deixar o karatê seria a decisão mais difícil da minha vida. Mas ele também sabia que, se o fizesse, agradaria a Jeová e estava convencido de que valia a pena servi-lo.” Michael sabia como valorizar a verdade que havia encontrado, e isso o levou a fazer mudanças radicais em sua vida (Tiago 1:25).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: um diamante dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Um homem se livra de uma caixa cheia de troféus e prêmios.
A verdade da Bíblia é como um tesouro: servir a Jeová agora e esperar servi-lo para sempre sob o Reino de Deus não tem preço. Qualquer sacrifício que fizermos vale a pena. (Ver parágrafos 8 a 11).
12, 13. Como a verdade da Bíblia esclareceu Mayli?
12 Para enfatizar o valor da verdade, a Bíblia a compara a uma lâmpada que brilha no escuro (Sl. 119:105; Ef. 5:8). Mayli, do Azerbaijão, está muito grata porque a luz da Palavra de Deus iluminou seu caminho. Duas religiões eram praticadas em sua família: seu pai era muçulmano e sua mãe judia. Mayli diz: “Eu não duvidava da existência de Deus, mas havia coisas que eu não entendia. Eu me perguntava: 'Por que ele nos criou? Qual é o sentido de alguém sofrer uma vida inteira e depois ser atormentado no inferno?' As pessoas dizem que tudo o que acontece é a vontade de Deus, e isso me fez pensar: 'Somos marionetes nas mãos de Deus? Você vai gostar de nos ver sofrer?'”
13 Mayli continuou procurando a resposta para suas perguntas . Mais tarde, ele aceitou um curso bíblico e se tornou Testemunha de Jeová. Ele diz: "Graças à lógica avassaladora da Bíblia, agora vejo a vida com outros olhos e tenho paz". Como Mayli, todos nós que servimos a Jeová o louvamos porque ele “nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:9).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Uma lâmpada a óleo dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Uma jovem medita sobre o que leu na Bíblia.
A verdade da Bíblia é como uma lâmpada: uma lâmpada poderosa nos ajuda a não nos perdermos no escuro. Da mesma forma, embora vivamos no mundo sombrio de Satanás, a Palavra de Deus ilumina nosso caminho. (Ver parágrafos 12 e 13).
14. O que podemos fazer para amar mais a verdade? (Veja também a caixa “Outras Comparações”).
14 As comparações que vimos nesses parágrafos destacam o valor da verdade. Certamente muitos outros vêm à mente. Por que não temos como objetivo descobrir outras razões para amar a verdade ? Quanto mais amamos a verdade, mais demonstraremos nosso amor por ela.
COMO MOSTRAMOS QUE AMAMOS A VERDADE
15. Qual é uma maneira de mostrar nosso amor pela verdade?
15 Uma maneira de mostrarmos nosso amor pela verdade é estudarmos frequentemente a Bíblia e nossas publicações. Afinal, não importa há quanto tempo estejamos na verdade, sempre há coisas a aprender. O primeiro número desta revista em inglês dizia: “A verdade, uma pequena flor no deserto da vida, é cercada e quase sufocada pelo crescimento abundante da erva do erro. Se você aspira a encontrá-lo, deve permanecer alerta; […] se você quer possuir, você tem que se abaixar. Não se contente com apenas uma flor da verdade. […] Continue colecionando; continue olhando." Para estudar, devemos nos esforçar, mas vale a pena.
16. Qual método de estudo funcionou bem para você? (Provérbios 2:4-6).
16 Nem todos nós gostamos de ler e estudar, mas Jeová nos pede que continuemos buscando seu conhecimento com o objetivo de entender melhor a verdade (leia Provérbios 2:4-6). Se fizermos isso com determinação, sempre venceremos. Um irmão chamado Corey diz que quando ele faz sua leitura da Bíblia, ele se concentra em um versículo de cada vez. Ele explica: “Eu leio as notas de rodapé, procuro as referências marginais e começo a pesquisar. […] É assim que aproveito ao máximo a minha leitura”. Quer usemos este método ou não, se gastarmos tempo e esforço estudando a Bíblia, mostramos que valorizamos a verdade (Sl 1:1-3).
17. O que significa viver a verdade? (Tiago 1:25).
17 Naturalmente, estudar a verdade não é tudo. Para aproveitar ao máximo, devemos viver a verdade , ou seja, colocar em prática o que aprendemos. Só então a verdade nos fará completamente felizes (leia Tiago 1:25). E como podemos ter certeza de que estamos vivendo a verdade? Um irmão diz que podemos examinar a nós mesmos para ver o que estamos fazendo bem e onde podemos melhorar. O apóstolo Paulo explicou da seguinte maneira: “Por mais que tenhamos progredido, continuemos a caminhar corretamente no mesmo caminho” (Fp 3:16).
18. Por que fazemos o nosso melhor para continuar “andando na verdade”?
18 Vamos pensar em todas as coisas boas que acontecem quando fazemos o nosso melhor para continuar “andando na verdade”. Não apenas melhora nossas vidas , mas também alegramos os corações de Jeová e os corações de nossos irmãos cristãos (Pv 27:11; 3 João 4). Não há melhores razões para amar a verdade e viver a verdade!
O QUE VOCÊ RESPONDE?
Por que sentimos amor pela “verdade”?
Graças à sua Palavra, a Bíblia, aprendemos que ele é o Deus Todo-Poderoso que fez os céus e a terra. E, acima de tudo, que ele é nosso Pai celestial, que nos ama e se preocupa conosco.
Outra razão porque nos ajuda muito na vida.
O que podemos fazer para amar mais a verdade?
Descubra outras razões para amar a verdade? Quanto mais amamos a verdade, mais demonstraremos nosso amor por ela.
Como mostramos que amamos a verdade?
Uma maneira de mostrar nosso amor pela verdade é estudar regularmente a Bíblia e nossas publicações. Afinal, não importa há quanto tempo estejamos na verdade, sempre há coisas a aprender.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário