Estudo de A Sentinela, Continuemos andando na verdade, Semana de 17 a 23 de outubro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Continue andando na verdade, 17-23 de outubro de 2022, Comentários e Respostas.



“Nada me dá mais alegria do que ouvir que meus filhos continuam andando na verdade” (3 JOÃO 4).

1. Por que é bom falarmos sobre como conhecemos “a verdade”?

Porque nos lembra como somos abençoados por termos encontrado a verdade e sermos Testemunhas de Jeová. Além disso, ficamos animados em ouvir as experiências de outros irmãos, visto que isso reforça nosso desejo de continuar andando na verdade para deixar Jeová feliz e ter sua bênção.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Essas experiências que nossos irmãos nos contam sobre como eles passaram a amar e conhecer a Jeová fortalece nossos laços e é muito bom discutir essas experiências com nossos irmãos mutuamente, isso nos ajuda, pois temos muita sorte de ser Testemunhas de Jeová, aqui no terço de João 4 é mencionado nada me dá mais alegria do que ouvir que meus filhos continuam andando na verdade, então alegramos o coração de Jeová quando continuamos andando na verdade e algo muito importante que ele nos dá suas bênçãos. falar sobre como aprendemos a verdade, nosso apreço por esse privilégio é fortalecido.

Sim, muitas pessoas gostam de perguntar a um casal como eles se conheceram, mas eu também gosto dessa pergunta de como você conheceu a verdade, porque eu sinto que muitas vezes podemos conhecer melhor a Jeová quando ele se dá a conhecer naquele momento específico em que o irmão ou irmã Minha irmã precisava conhecê-lo e me curar também, então como diz Romanos 1:11, isso nos fortalece. 

E eles servem a um propósito duplo porque essa conversa de como aprendemos a verdade nos lembra como somos sortudos por sermos Testemunhas de Jeová e também reforça nosso desejo de continuar andando na verdade como diz 3 João 4.

Saber por que tudo está indo tão mal e entender o que aconteceu para que a situação se torne assim e ter esperança de um futuro melhor porque nos ajuda muito nos ajuda, por isso é bom ter essas conversas sobre como temos venha a conhecer a Jeová.

2. O que veremos neste artigo?

Vamos rever alguns motivos pelos quais amamos a verdade e também veremos como podemos continuar a mostrar que valorizamos esse dom precioso. Isso nos fará sentir gratos a Jeová e desejar falar a verdade com outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

e é aí que o texto bíblico de João 6:44 se destaca, ninguém pode ir ao pai a menos que ele o atraia, então essa faceta nos dá mais uma razão para nos sentirmos gratos. 

POR QUE AMAMOS “A VERDADE”

3. Qual é a razão mais importante pela qual amamos a verdade?

É que amamos a Jeová que é a fonte da verdade, é que por meio de sua palavra a Bíblia nos ensina toda a verdade sobre ele. Por exemplo, que tem belas qualidades, como amor e compaixão, também nos diz que dói nos ver sofrer e que querem acabar com todo o sofrimento que os seres humanos têm muito em breve.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se o mais importante é porque reconhecemos que ele é a fonte, isso dói muito nele e aprendemos isso lendo a palavra de Deus onde sabemos que ele é o Deus Todo-Poderoso e que criou os céus a terra e também como Primeiro Pedro diz que 5:7 tem belas qualidades, seu amor o faz se importar conosco e nos convida a lançar nossos fardos sobre ele, e as outras qualidades também me convidam a amar mais a Jeová e reconhecer que ele merece nossa adoração.

Bem, sim, porque amamos a Jeová, que é a fonte da verdade, e graças à sua palavra, a Bíblia, pudemos aprender que ele é o Deus Todo-Poderoso e, acima de tudo, que ele nos ama e se preocupa conosco .

Jeremias 29:11 diz porque eu sei muito bem o que tenho em mente para você afirma Jeová quero que você tenha paz não calamidade, quero te dar um futuro e esperança por isso no parágrafo diz que Jeová dói muito para nos ver sofrer e anseia por acabar com o sofrimento quando chegar a hora que ele confiou, por isso ansiamos por esse dia.

Além disso, a verdade também nos ajuda a saber que Jeová é um Deus que ama a justiça e viver em um mundo cheio de injustiças é a qualidade que muito nos atrai.

Também amamos a Jeová porque, como 1 Pedro 5:7 nos diz, ele se preocupa conosco e quer que lancemos todas as nossas preocupações sobre ele.

4, 5. Por que o apóstolo Paulo disse que nossa esperança é como uma âncora?

Paulo sabia que as âncoras fazem seu trabalho de estabilizar um navio, especialmente durante tempestades violentas. Da mesma forma, nossa esperança nos estabiliza para que não nos afastemos de Jeová quando passamos por problemas, que são como tempestades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se começarmos a analisar quando um barco precisa de âncora e é quando o tempo está turbulento que há instabilidade e eles sentem que podem afundar, aí eles soltam essa âncora e isso ajuda a estabilizar o barco, da mesma forma que a esperança que temos em Jeová aquela paz que ele quer nos dar e a tranquilidade é nossa âncora segura que nos sustenta em tempos turbulentos.

A esperança firme nos dá estabilidade e calma, pois sabemos que tempos melhores virão em breve e que podemos viver para sempre, sabendo que isso dá sentido às nossas vidas. Pois assim como uma âncora dá estabilidade a um navio, a esperança que a Bíblia nos dá nos dá estabilidade e também a calma que precisamos quando as dificuldades vêm.

A maioria das pessoas hoje vive apenas para nascer, crescer, reproduzir e morrer e não há mais sentido na vida, mas quando adquirimos a verdadeira esperança não é nem ilusão se não for algo real, então nosso significado na vida muda. realmente tem um propósito.

O apóstolo Paulo, ao dizer estas palavras, referia-se tanto à esperança celestial que os ungidos terão como à esperança terrena que as outras ovelhas terão, portanto, nossa esperança se torna como uma âncora firme e segura que, embora vêm os problemas nos ajuda a sermos firmes.

E essa esperança se baseia no sacrifício que Jesus fez e como mostra João 3:16, o amor de Deus foi o que o motivou a fazer tudo isso em nosso favor, de modo que a esperança se baseia no amor que Jeová sente pela humanidade, não é uma esperança vazia, mas uma esperança muito sólida.

Essa esperança maravilhosa que temos através da morte de Cristo é o que está dando sentido às nossas vidas. 

6, 7. Como o que a Bíblia ensina sobre o futuro ajudou Yvonne?

Yvonne diz que descobrir que a Bíblia ensina que podemos viver para sempre no paraíso na terra lhe deu paz de espírito, ela não vive mais com medo ou fica acordada à noite pensando no futuro ou na morte. Assim, conhecer esta verdade deu um verdadeiro sentido à sua vida e ela está feliz por poder ensinar esta Esperança aos outros. Yvonne era uma menina que tinha muito medo da morte e conta que uma vez leu um livro que um dia não haverá amanhã e a preocupação dessa menina era tanta que até tirou suas noites sem dormir, mas quando era adolescente ela conheceu alguns de Jeová Testemunha e diz que começou a acreditar e agora prega a esperança que tem para outras pessoas.1

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos como a irmã Yvonne já tinha estabilidade, obteve calma, agora sentiu sua vida e vemos isso porque agora ela consegue dormir, não conseguia nem dormir e agora já tem esperança e é por isso que ela diz que começou acreditar que ela poderia viver para sempre no paraíso na terra e eu gosto muito do que ele diz no final que agora ele adora falar sobre sua esperança com outras pessoas, então sua vida tem um novo sentido.

Ela comenta como isso a ajudou de tal forma que ela diz que eu não fico mais acordada à noite pensando no futuro ou na morte, então vemos como isso serviu para ela fazer da verdade uma âncora em sua vida e poder para carregá-lo bem.

Primeira Timóteo 4:16 diz que temos que prestar atenção e não parar de fazer essas coisas de falar porque diz que isso vai ter repercussões para nós salvarmos a nós mesmos e também aqueles que te ouvem, então essa irmã também fala com outras pessoas sobre essa esperança e também nos motiva a ser o mesmo.

Então, como é a pregação na imagem, quando as pessoas sabem o que a Bíblia diz, então elas têm essa âncora, essa estabilidade que as faz se sentirem calmas em meio às dificuldades, como aconteceu com este exemplo que vimos no parágrafo que saber a verdade a acalmou.

Vemos como Jeová nos dá a estabilidade que temos e sabemos que em breve, mesmo que tenhamos dificuldades e passemos por momentos ruins, sabemos que falar a verdade com outra pessoa nos fortalecerá e alcançaremos a paz de que precisamos.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: uma âncora dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Uma irmã prega para uma mulher.

A verdade da Bíblia é como uma âncora: assim como uma âncora dá estabilidade a um navio, a esperança da Bíblia nos dá estabilidade e calma quando surgem as dificuldades. A verdade bíblica também nos induz a compartilhar nossa esperança com os outros. (Ver parágrafos 4 a 7).

8, 9. (a) Como o homem na comparação de Jesus mostrou que valorizava o tesouro que encontrou?

Ele provou isso quando fez o grande sacrifício de vender tudo o que tinha para manter o tesouro para si. Este homem entendeu que o tesouro valia muito mais do que qualquer coisa que ele pudesse dar em troca.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se no versículo 44 diz que ele vendeu tudo o que tinha, então isso nos mostra que realmente era algo que ele fez um grande sacrifício para manter porque, porque ele entendeu que era algo muito valioso, então era mais valioso do que qualquer coisa que ele pudesse tenho e é justamente por isso que eu compro.

Embora este homem não estivesse procurando o tesouro, nós o encontramos e ele fez um grande sacrifício porque vendeu tudo o que tinha e o fez precisamente porque entendia o valor daquele tesouro, então ele sabia que nada se comparava a esse tesouro.

Se virmos diz que o homem achou ele não estava procurando, normalmente quando encontramos algo e não encontramos o dono achamos que é nosso e neste caso ele diz que não, deixou de novo enterrou e então ele fez o que era necessário para colocar as questões em ordem e comprar aquele campo e agora ele pertencia a ele, ele entendeu que era necessário um sacrifício e não só porque ele achou que já era dele, então vemos que Jeová tem uma maneira de pensar quando sabemos a verdade.

A comparação que Jesus fez mostra claramente que quando o homem encontrou o tesouro, ele o escondeu novamente e pela alegria que isso lhe deu, ele foi e vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo, então podemos ver que este homem fez um grande sacrifício porque ele sabia que eu tinha encontrado algo muito valioso. Esta história nos ensina que assim como aquele tesouro que este homem encontrou, também encontramos um tesouro muito valioso que é a verdade da palavra de Deus e mostramos que o valorizamos quando fazemos o sacrifício de deixar tudo para servir a Jeová e tenha uma amizade achegada com Jeová e torne-se seu amigo. 

b) Como você se sente sobre a verdade?

Sinto muita gratidão por ter aprendido as verdades divinas, elas são tão valiosas e revigorantes quanto a água limpa e fresca que me permite aproximar-me do nosso amoroso criador Jeová e ter uma amizade com ele. Eles também deram um significado real à minha vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma grande alegria de servir a Jeová o Deus Todo-Poderoso e essa alegria não se compara a nada que este mundo possa nos oferecer, então essa alegria é uma alegria que nos enche de grande esperança de ter a possibilidade de estar sob o reinado de Jesus Cristo e então viver em uma bela terra onde podemos desfrutar, eles não adoeceram, não têm mais problemas ou dificuldades e bem, bem, vale a pena se esforçar para ter um relacionamento tão próximo com Jeová para que possamos ser seus amigos e isso será uma grande honra estar nesse lindo paraíso.

Bem, também algo semelhante porque vejo o valor e todos os desejos que se deseja no passado como riquezas ou outras coisas materiais, eles não se comparam a esse tesouro porque vai além disso, então qualquer sacrifício que eu fiz vale a pena .

Assim como este homem que encontra este tesouro escondido, para nós é tão valioso fazer parte da família de Jeová poder ser seus amigos e servi-lo e a bela esperança que ele nos deu de que qualquer sacrifício que fizermos vale a pena, não duvidamos que um tesouro tão valioso que temos e é por isso que não vamos permitir que nada o tire de nós.

Para mim pessoalmente é uma libertação porque como sabemos só podemos servir a um dos dois senhores que existem, um está no mundo e o outro é Jeová, quando servimos a Jeová somos libertados porque não somos escravos de um futuro em que não temos esperança, mas que Jeová nos dá todos os recursos de que precisamos para sermos felizes em uma família que não tem fronteiras e é mundial, por isso é um imenso privilégio para mim estar nessa família.

Para mim, a verdade deu sentido à minha vida porque quando se conhece a verdade se dá conta de quão vãos são os demais objetivos que esta vida pode ter, por isso a verdade é o que realmente preenche minha vida e é por isso que o que eu tente lutar para seguir firmemente e ser fiel a Jeová.

10, 11. O que levou Michael a mudar o rumo de sua vida?

O que moveu Michael foi que ele valorizava a verdade que havia encontrado, ele comenta que cada vez que aprendeu sobre Jeová, o amou mais e como queria agradá-lo fez mudanças radicais em sua vida, abandonou o karatê e está convencido de que vale a pena servir a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, foi o fato de que ele entendeu o que Jeová pensava sobre o que ele praticava, porque por exemplo ele disse que se orgulhava da minha boa condição física às vezes eu me sentia invencível mas quando ele começou a aprender o que Jeová pensa sobre violência, ele mesmo foi a ponto de dizer que estava convencido de que precisava fazer uma mudança na vida para agradar a Jeová e se sentir bem.

Então o que o moveu foi justamente o seu amor por Jeová, cada vez que ele aprendia mais sobre Jeová, mais ele queria aplicar em sua vida, como diz Tiago 1:25, o que ele estava aprendendo com ele naquela época e então ele mostrou agora que ele valorizava tudo isso fazendo uma mudança drástica em sua vida e isso era o que o impulsionava.

Se ele mesmo explicou que nunca lhe disseram que ele tinha que se livrar daquelas práticas ou deixar aquelas artes marciais, mas o que eles fizeram foi se concentrar em ensinar bem a verdade.

Sem dúvida foi amor a Jeová porque vemos que Michael não foi criado na verdade e ele aprendeu artes marciais e gostou muito mas vemos que depois ele aprendeu o que Jeová pensava da violência que evidentemente como diz o Salmo 11:5 ele odeia a violência e começou a fazer mudanças.

Uma ideia que diz que cada um em seu coração pode saber que Jeová sente compaixão por todos os seus servos, isso mesmo, foi isso que o fez valorizar a verdade e o fez fazer mudanças radicais em sua vida.

 ILUSTRAÇÃO

Sim, porque vemos que poder viver sob este reino de Deus não pode ser comparado com nada que este mundo pode nos oferecer, por isso muitos irmãos deixaram até mesmo uma carreira que rendeu muito dinheiro e muitas coisas materiais, mas mereceu a pena porque encontraram o verdadeiro tesouro que deve estar no povo de Jeová.

Série de imagens: um diamante dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Um homem se livra de uma caixa cheia de troféus e prêmios.

A verdade da Bíblia é como um tesouro:  servir a Jeová agora e esperar servi-lo para sempre sob o Reino de Deus não tem preço. Qualquer sacrifício que fizermos vale a pena. (Ver parágrafos 8 a 11).

12, 13. Como a verdade da Bíblia esclareceu Mayli?

A verdade da Bíblia deu a Mayli respostas lógicas para perguntas que ela se fazia, como: Por que Deus nos criou, qual é o sentido de alguém sofrer a vida toda e depois ser atormentado no inferno, se somos marionetes nas mãos de Deus ou ela vai gostar de nos ver sofrer, hoje ela expressa que está muito grata que a luz da palavra de Deus iluminou seu caminho agora ela vê a vida com outros olhos e tem Paz.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No caso dela, ela não duvidava da existência de Deus, mas havia coisas que ela não compreendia. Ela tinha perguntas muito interessantes, a verdade, porque ela dizia qual era o sentido de alguém sofrer a vida inteira e depois ser atormentado em inferno, ou ela se perguntou o que as pessoas dizem que tudo o que acontece é a vontade de Deus, então ela pediu que seremos fantoches nas mãos de Deus ela gosta de nos ver sofrer, bem quando ela aprendeu a verdade da bíblia e a lógica que contém as respostas que ela recebeu agora Ela viu a vida com outros olhos e recebeu a paz que tanto procurava.Foi realmente como diz 1 Pedro 2:9, ela viu como o Senhor a chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

Sim, o que realmente me impressiona nessa experiência é que seu pai era muçulmano e sua mãe judia, sabemos que essas religiões muitas vezes têm muitas tradições, mas também há suas próprias doutrinas, e o fato de ela ter feito essas perguntas fundamentais e eu não poder Eu só posso imaginar como foi esse alívio quando ela viu que o que a Bíblia diz é realmente tão lógico e que ela poderia ter aquela luz que pode guiá-la pelo resto de sua vida.

Vemos que ela tinha certas preocupações de que não conseguia encontrar respostas para muitas perguntas e no final, como diz em suas palavras, a lógica avassaladora da Bíblia foi revelada levando em conta que ela vinha de uma família em que havia dois religiões diferentes em casa, mas mesmo assim ninguém tira suas dúvidas.

As perguntas que ela se faz aqui no parágrafo sobre por que Deus nos criou ou se é da vontade de Deus tudo o que acontece é a vontade de Deus e se somos marionetes em suas mãos me fizeram pensar que às vezes quando estivemos na verdade ou estávamos nascidos na verdade as respostas a estas perguntas que damos por certo é como você as respondeu fácil, mas esse é o propósito da Torre de Vigia hoje que pensamos novamente porque estamos aqui porque amamos a verdade e que na realidade existem pessoas que seguimos procurando a resposta para essas perguntas e temos que encontrá-las. 

ILUSTRAÇÃO

Bom, temos que ter o bom hábito de estudar a Bíblia, pois lá você vê a irmã que está lendo a Bíblia e depois também medita, depois de ler é importante que meditemos no que estamos lendo e como isso se aplica a nós e como podemos ver no quadro dessa leitura.

Série de imagens: Uma lâmpada a óleo dentro de um círculo. 1. Uma paisagem paradisíaca onde se avistam montanhas, vales cheios de vegetação e um rio. 2. Uma jovem medita sobre o que leu na Bíblia.

A verdade da Bíblia é como uma lâmpada:  uma lâmpada poderosa nos ajuda a não nos perdermos no escuro. Da mesma forma, embora vivamos no mundo sombrio de Satanás, a Palavra de Deus ilumina nosso caminho. (Ver parágrafos 12 e 13).

14. O que podemos fazer para amar mais a verdade? (Veja também a caixa “Outras Comparações”).

O que podemos fazer é descobrir mais razões pelas quais devemos valorizar e amar a verdade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, seria interessante montar um projeto de estudo para investigar outros motivos pelos quais podemos amar a Jeová e assim sentiremos aquele amor que não conseguiremos silenciar e vamos transbordar e demonstrar nosso amor.

Às vezes que gostamos de algo ou que chama a nossa atenção não quer dizer que saibamos, podemos muito bem assistir a um jogo de futebol e nem ser jogador de futebol ou ter alguma bola neste caso podemos saber sobre Jeová mas aqui o que Ele convida a fazer é colocar o alvo e descobrir as razões pelas quais podemos amar a verdade e amar a Jeová e isso já inclui ter um relacionamento profundo com ele.

Podemos estabelecer o objetivo de descobrir outros motivos para amar mais a verdade, sabemos que quanto mais conhecemos a Jeová e seu propósito, mais queremos contar aos outros sobre isso e isso fará com que vejam o quanto amamos a verdade . 

RESPOSTAS BASEADAS NA CAIXA “OUTRAS COMPARAÇÕES”

Por exemplo, neste estudo vimos comparações que destacam o valor da verdade, nos disseram que um tesouro é como uma âncora e uma lâmpada na caixa vemos mais dois exemplos. Primeiro, a verdade da Bíblia é como um espelho quando nos olhamos nela, podemos ver o que somos por dentro e o que temos que melhorar. O segundo exemplo é assim como a água nos refresca em um dia quente, as águas da verdade da Bíblia nos refrescam neste mundo que no sentido espiritual é como um deserto.

Gosto muito da comparação de Santiago de que a Bíblia é como um espelho porque muitas pessoas neste mundo procuram se conhecer e recorrem aos livros de auto-ajuda de autoanálise, mas a Bíblia é a que melhor nos ajuda a nos conhecer e não a partir de as palavras do homem sobre o que eles pensam, mas quem eu acho que nos conhece melhor.

COMO MOSTRAMOS QUE AMAMOS A VERDADE

15. Qual é uma maneira de mostrar nosso amor pela verdade?

Uma das maneiras é estudar frequentemente a Bíblia e suas publicações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nosso constante e contínuo aprofundamento da palavra de Deus nos faz demonstrar precisamente que a amamos, pois quanto mais queremos saber, quanto mais investigamos, mais entendemos, mais nos apegamos a Jeová, nosso relacionamento com ele se torna tão íntimo porque passamos a conhecê-lo o que ele é. o propósito de conhecer plenamente em Jeová seu propósito, suas promessas, seus conselhos e suas leis, conhecer Jesus e Jeová dessa maneira nos liga tanto à verdade que isso que nos motiva a continuar investigando é uma dieta que se pedirmos a Jeová que a consideremos sempre com anseio podemos alcançá-la desta forma porque nossa fé e nossa esperança se fortalecem.

Se não importa quanto tempo tenhamos na verdade, sempre teremos que estar aprendendo outra coisa e como essas palavras mencionam que parece um belo poema, não devemos nos contentar com uma única flor que devemos continuar colhendo.

Uma maneira é estudar regularmente a Bíblia e nossas publicações, como diz o parágrafo, sempre há coisas para aprender, não devemos nos contentar com uma única flor da verdade, mas continuar colhendo, continue pesquisando, o esforço vale a pena e nosso o amor pela verdade crescerá mais.

Esta bela ilustração nos ensina que se amamos a verdade não podemos ficar na superficialidade no simples indo à reunião ouvindo indo pregar precisamos de algo mais precisamos ir mais fundo precisamos fazer um esforço porque se não fizermos isso seguindo o exemplo dessa ilustração no final estamos mostrando que não valorizamos muito o enorme privilégio que temos de estar dentro do povo de Jeová, por isso exige esforço, exige dedicação e as bênçãos são muito maiores do que qualquer outra esforço que vamos fazer.

16. Qual método de estudo funcionou bem para você? (Provérbios 2:4-6).

Estudar à noite em um lugar tranquilo e sem distrações me permite me concentrar e entender melhor algum ponto da Bíblia. Também procuro informações adicionais que reforcem o material que estou considerando. Decidi pagar o preço com tempo e esforço ao estudar a palavra de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pessoalmente, meu irmão me ajudou muito, me preparando para quando eu vou dar um estudo me obriga a estudar mas muitas vezes quando eles fazem perguntas me obrigam a estudar e embora seja um método podemos dizer forçado, no entanto tem me dado muito bons resultados porque eu não só respondo a resposta do aluno, mas minha fé é fortalecida pelo estudo.

Sim, a experiência aqui na revista do irmão Corey me chama a atenção, que ele estuda um único versículo mas analisa muito bem e me chama a atenção porque de repente eu também gosto de analisar uma parte bem específica, ver o contexto, deixar algumas outras referências, não se trata de quantidade, trata-se da determinação e do esforço que fazemos para descobrir cada vez mais a verdade.

Bem, a verdade é que o método que esse irmão menciona é que quando ele faz sua leitura ele diz que foca em um versículo e depois procura as referências e começa a investigar, a gente tem muito fácil agora porque quando a gente faz a leitura lá são sempre asteriscos que só temos que clicar e lá eles nos levam a publicações onde ele nos fala sobre o texto e isso enriquece a leitura, a verdade é que eu coloquei em prática e aprendi muitas coisas que eu não sabia que Eu não sabia, apesar do tempo e isso tem sido bom para mim.

E como diz o parágrafo, todos nós gostamos de ler, gostamos de estudar, mas uma frase que gostei muito diz que Jeová nos pede para continuarmos buscando seu conhecimento com o objetivo de entender melhor a verdade, e quando temos isso em mente , esse é o nosso objetivo. Bem, é verdade que embora não gostemos ou não seja algo que naquele momento tenhamos vontade de passar esse tempo com esse objetivo, será que podemos estudar e aproveitar esse momento e será algo cada vez mais agradável.

17. O que significa viver a verdade? (Tiago 1:25).

Significa que devemos colocar em prática em nossa vida Tudo o que aprendemos sobre isso, em Tiago 1:25 diz que aquele que olha atentamente para a lei perfeita não só ouve, mas faz a obra e isso o fará feliz. Assim, em nossa vida diária, devemos viver a verdade enquanto nos esforçamos para alcançar a meta da vida eterna.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Viver a verdade significa colocar em prática tudo o que aprendemos sobre ela, além de um autoexame para ver o que estamos fazendo de errado ou o que podemos melhorar, só assim nos dará a verdadeira felicidade e nos deixará verdadeiramente felizes com o que fazemos. 

Sim, para o que aprendemos influenciar nossas mentes e corações, obviamente temos que estudar e refletir, mas como diz o texto, temos que persistir e colocar em prática, só assim a verdade se tornará nosso modo de vida.

E também cavando um pouco mais fundo e apoiando-se em Filipenses 3:16, diz que não importa quanto progresso tenhamos feito na verdade, continuamos caminhando corretamente nesse mesmo caminho, então é uma sensação contínua de aprendizado que nunca acaba. .

Agora mesmo no estudo estávamos vendo que a Bíblia se compara a um espelho e o curioso é que em Tiago 1:25 o contexto fala justamente disso, então quando nos vemos no espelho Santiago diz que não é como nós nos vemos e vamos embora, se temos algo agimos então é assim que realmente vivemos o que aprendemos, neste caso vivemos o que vemos, então deve nos conduzir é por isso que bem diz o irmão um auto-exame nos ajuda a veja se estamos indo bem que podemos melhorar e vamos continuar.

Significa colocar em prática o que aprendemos, diz que só assim a verdade nos fará completamente felizes, podemos nos perguntar se tenho certeza de que estou vivendo a verdade, porque o apóstolo Paulo em Filipenses 3:16 explica muito bem , disse ele, por mais que tenhamos progredido, continuemos caminhando corretamente nesse mesmo caminho da verdade.

Também, como disse um irmão, temos de examinar a nós mesmos para ver se as coisas que fazemos estão fazendo bem de acordo com os padrões de Jeová.

18. Por que fazemos o nosso melhor para continuar “andando na verdade”?

Por melhorar nossa vida, alegramos o coração de Jeová e de nossos irmãos cristãos que também se esforçam a continuar andando na verdade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Sim, também temos que pensar que deixamos o coração de Jeová muito feliz porque temos que pensar que é um desafio apostarmos em Satanás que não o amamos, então essa é uma maneira de fazê-lo feliz.

Finalmente, sabemos que Jeová nos dará força suficiente para perseverar e porque sabemos que é onde podemos estar melhor entre o povo de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Por que sentimos amor pela “verdade”?

A principal razão é porque amamos a Jeová, que é a fonte da verdade. Outras razões porque a verdade nos dá esperança real para o futuro, também ilumina nosso caminho neste mundo sombrio. Também sabemos que nada que este mundo nos oferece se compara à alegria de servir a Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um motivo é que amamos a Jeová e que ele é a fonte da verdade.

Sim, porque graças a sua palavra a Bíblia conheci meu amoroso pai Jeová e ele me ama e se interessa por mim e tem belas qualidades, como sua misericórdia, compaixão, paciência, amor leal, conhecer sua palavra me ajudou muito na vida, deu-me uma esperança que me permite enfrentar os desafios destes últimos dias.

E também muitas pessoas também querem alcançar muitas coisas em suas vidas e nós também, mas não temos tempo não temos dinheiro e graças à verdade sabemos que podemos fazer todas as coisas no futuro no paraíso e muito melhor e assim hoje podemos ficar tranquilos concentrando-nos na verdade que fazemos tudo o que podemos para Jeová.

Também nos dá estabilidade, é uma âncora que nos faz ter certeza de que nosso futuro está seguro, não há razão para supor as coisas, estamos em paz, sabemos que Jeová vai nos livrar das dificuldades, mas tudo o que faz amamos a verdade, a tranquilidade que se adquire quando a aprendemos.

Sim também porque a verdade deu sentido a nossa vida, pode-se pensar antes de conhecer a Jeová como vivíamos e depois de conhecer a Jeová e não há ponto de comparação, então Jeová a partir do momento que pensamos conhecê-lo nossa vida começou a melhorar colocando em prática os princípios que nos ensina.

O que podemos fazer para amar mais a verdade?

O que podemos fazer é descobrir mais motivos pelos quais devemos valorizar e amar a verdade, neste artigo vimos que as comparações nos ajudam a valorizar mais a verdade. Portanto, devemos estudar e aprofundar nosso estudo para que tenhamos mais motivos para amar a verdade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Se uma maneira de fazer isso é fazer um esforço para estudar a Bíblia e as publicações, devemos fazer o esforço, vale a pena, então essa é outra maneira de fazer um esforço para estudar e colocar em prática o que aprendemos.

Se também formos encorajados a estabelecer o objetivo específico de descobrir outras razões pelas quais amamos a verdade e, assim, quanto mais sabemos, mais amamos a verdade, porque mais mostraremos o amor que sentimos por ela.

A verdade é como um espelho, então quando nos olhamos nele podemos ver o que somos por dentro e o que temos que melhorar assim como quando vemos no espelho algum defeito ou algo que podemos melhorar ou tirar porque podemos fazê-lo da mesma maneira que faz através da Bíblia. 

Como mostramos que amamos a verdade?

Uma forma é estudarmos frequentemente a Bíblia e nossas publicações, devemos também continuar a buscar o conhecimento de Jeová com o objetivo de entender melhor a verdade, mas principalmente devemos colocá-la em prática.

COMENTÁRIO ADICIONAL

É também um auto-exame para ver o que estamos fazendo bem, mas também para ver nossa deficiência para tentar melhorar.

No artigo foi mencionado que devemos ver a verdade como uma pequena flor, se a vemos devemos colhê-la e não devemos nos contentar em colher apenas uma, da mesma forma se queremos mostrar que amamos a verdade devemos estudar a Bíblia e nossas publicações, devemos nos esforçar, pode nos custar um pouco de trabalho, mas devemos sempre nos certificar de que entendemos melhor a verdade e lembrar que não importa há quanto tempo estejamos na verdade, sempre há coisas novas que podemos aprender.

Lembramos que Tiago 1:25 nos encorajou não apenas a ouvir a verdade, mas a nos tornarmos praticantes dela, porque se tivermos sucesso seremos completamente felizes.

Sim, também demonstramos esse amor pela verdade através dos sacrifícios que também fazemos, para demonstrar que realmente há esperança e que o reino de Deus é uma parte importante de nossas vidas e é a isso que vamos dar prioridade e que vamos demonstrar se temos esse amor a Jeová.

Também tenho que mostrar que amo a verdade vivendo ou praticando o que aprendo porque assim posso investigar ou saber se estou fazendo as coisas certas ou se preciso melhorar em algo. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários