ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: Semana de 31 de outubro a 6 de novembro de 2022, 2 Reis 3 a 4, Respostas.
ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS: 31 de outubro a 6 de novembro de 2022, 1 Reis 3 a 4, Respostas.
Encontre Joias Espirituais (10 min.)
2Rs 4:38. Quem eram provavelmente "os filhos dos profetas"? (it-2 728 par. 3).
Para entender melhor, primeiro temos que saber o que significa a expressão "Filhos de". Certa obra literária menciona que o termo hebraico “ben” que significa filho ou “benéh” que significa filhos, pode indicar que pertence a uma guilda ou sociedade ou também a uma tribo ou classe definida, por isso a expressão “Filhos do profetas » É possível que uma escola de instrução seja designada para aqueles que foram chamados para esta vocação ou simplesmente um grupo de profetas que se ajudaram.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pode ser que fossem pessoas que foram chamadas para essa vocação, possivelmente também profetas que se ajudavam. E estar em grupo indica que todos viviam em um só lugar e compartilhavam acomodações, possivelmente também foi aí que foram recebidas atribuições individuais para liberar emoções proféticas.
Menciona-se que havia tais grupos em Betel, Jericó e Gilgal, e Samuel estava presidindo um grupo em Ramá, e parece que Eliseu ocupava uma posição similar nessa época.
Em 2 Reis 6:1-7. O registro menciona que eles construíram seu próprio lugar para morar e usaram ferramentas emprestadas, o que parece indicar que viviam modestamente. Embora muitas vezes compartilhem o quarto e a alimentação, eles também podem ter recebido designações individuais para ir em missões proféticas.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
RESPOSTAS BASEADAS NA SENTINELA DE OUTUBRO DE 2012, Você Sabia?
Relatos bíblicos dos profetas Samuel, Elias e Eliseu mencionam os "filhos dos profetas". Por exemplo, quando Eliseu cuidou para que Jeú fosse feito rei de Israel, ele enviou “um dos filhos dos profetas” para ungi-lo.
Os estudiosos acreditam que o termo se refere a uma escola de instrução ou a um grupo de profetas que ajudavam uns aos outros, e não aos filhos literais dos profetas. De acordo com o Journal of Biblical Literature, os membros desses grupos provavelmente eram homens que “se dedicaram ao serviço de Yahweh [Jeová] sob a orientação de um profeta que era … seu pai espiritual”. De fato, o relato da unção de Jeú se refere ao enviado de Eliseu como “o servo do profeta”.
Dá a impressão de que "os filhos dos profetas" viviam modestamente. Por exemplo, na época de Eliseu, um desses grupos usou um machado emprestado para construir uma morada. Além disso, a referência à viúva de um “dos filhos dos profetas” implica que alguns deles eram casados. Os israelitas fiéis, sem dúvida, apreciavam esses servos de Deus, e há registro escrito de um caso em que eles lhes forneceram alimento.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Reis. 3:11. Vemos que é possível que Eliseu tenha servido a Elias por 6 anos. Durante todo esse tempo foi ele quem derramou água nas mãos de Elias, o que significa que naquela época as pessoas comiam com as mãos sem nenhum tipo de talher, pois vemos que algumas das tarefas de Eliseo eram bastante simples ou comuns, mas mesmo assim , foi uma honra para ele servir a Elias. Este texto nos ensina que assim como Eliseu também devemos fazer todo tipo de designação, mesmo que pareçam de pouco valor, pois devemos ver as designações como Jeová as vê e valorizá-las cumprindo-as como Elias fez, se assim o fizermos. com isso estaremos demonstrando que é uma honra e um privilégio servir a Jeová em qualquer designação que tenhamos.
2 Reis 3:4. Vemos que o rei Mesa de Moabe criava ovelhas, o texto menciona que era uma quantidade muito grande, pois naquela época ter um grande rebanho constituía uma riqueza considerável. Como vemos, ele não o fez por necessidade, mas para obter fortuna, por assim dizer, ele o fez com o objetivo errado. Isso me ensina que Jeová também tem muitas ovelhas, mas diferente desse rei, ele não nos olha como se fôssemos mercadoria, senão ao contrário, ele nos vê como ovelhas que precisam de cuidados e proteção, por isso devemos nos sentir felizes ter um Deus tão amoroso.
2 Reis 4:43 . Vemos que o profeta milagrosamente multiplica os alimentos, esses textos nos dão esperança e reforçam nossa fé no propósito de que Jeová no futuro cumprirá a profecia de que haverá alimento em abundância sob seu Reino.
2 Reis 4:7. Vemos que Eliseu ajudou essa mulher desde que seu marido serviu a Jeová, especialmente o que você nos ensina que, embora milagres como os que Eliseu fez por essa mulher não sejam realizados hoje, temos uma grande família espiritual na qual podemos nos apoiar quando estamos passando por situações difíceis.
2 Reis 4:3. Ensina-nos que quando oramos a Jeová ele não vai remover milagrosamente nossos problemas, o que ele indica é que também devemos nos esforçar e agir de acordo com os mandamentos de Jeová e assim podemos ver a ajuda de Jeová nas decisões que tomamos. .
2 Reis 4:26 . Vemos a fé que essa mulher tinha em Jeová, pois embora seu filho estivesse morto e ela dissesse ao marido que está tudo bem e foi procurar o profeta, o que ela nos ensina é que devemos ter confiança na ressurreição do que é uma realidade e nos ajudará a ter força para ter calma para tomar decisões sábias.
2 Reis 3:22 . Vemos como Jeová usa a natureza para confundir os inimigos, para que pudesse obter uma grande vitória e o que nos ensina que Jeová é muito poderoso, por isso não devemos ter medo dos humanos. Já que ele pode usar as forças da natureza para salvar seu povo.
2 Reis 3:18-24. Mostra que por meio do profeta Eliseu, Jeová predisse que entregaria Moabe nas mãos dos israelitas e isso se cumpriu quando os israelitas entraram matando seus habitantes enquanto iam. Isso me ensina uma verdade bíblica: a palavra do Senhor é fiel e sempre se cumpre. Portanto, esses versículos podem ser usados no Ministério para ilustrar essa verdade.
2 Reis 3:14 . Jeová responde por consideração a Jeosafá mas não aos outros reis, porque eles fizeram o que era ruim aos olhos de Jeová, o que ele nos ensina é que nossa adoração a Jeová deve ser mantida limpa e não poluída com doutrinas ou crenças de religião falso, pois isso nos afastaria de nós o espírito de Jeová.
2 Reis 3:22-24. Mostra que com o reflexo da luz da aurora, a água dos fossos recém-formados deu a impressão de sangue, o que fez os moabitas pensarem que os reis haviam se matado. Mas quando eles entraram no acampamento dos israelitas, eles os atacaram para matá-los, o que me ensina que Jeová pode escolher usar fenômenos naturais para cumprir seu propósito.
2 Reis 3:2. Ensina-nos que o exemplo dos pais influencia significativamente os seus filhos, claro, isso não é decisivo, pois houve casos em que há excelentes pais que tiveram filhos que se desviaram, e pais que não foram bons exemplos e tiveram filhos excelentes. Sem dúvida, isso nos faz refletir sobre a séria responsabilidade de ser pais e como estamos fazendo isso, pois seremos responsáveis perante Deus pelo que fizemos ou deixamos de fazer.
2 Reis 4:2. O profeta mostrou interesse pessoal em perguntar O que posso fazer por você?, sem dúvida esta é uma qualidade que apreciamos nos outros, Especialmente naqueles que tomam a dianteira, Quando nossos irmãos nomeados manifestam interesse pessoal nas ovelhas de Jeová e ajudam dar orientação e ajuda prática, é algo que nos ajuda a confiar neles e na organização.
2 Reis 4:2. Essa mulher era empreendedora, trabalhadora, pediu ajuda ao profeta, que lhe deu uma boa ideia e ela teve uma boa atitude, por isso foi abençoada, às vezes precisamos de uma ideia. O que quando combinado com nossa boa atitude, resulta em muitas bênçãos de Jeová, mas se não tivermos uma boa atitude, e não formos trabalhadores e esperarmos que os outros façam tudo, não iremos muito longe.
2 Reis 4:43 . A palavra de Jeová sempre se cumpre, se ele disse que cuidará de seus servos e nada lhe faltará, assim será, sem dúvida. Aliás, tem sido assim, Ele cuidou de nós todo esse tempo, antes do confinamento, durante e agora em outra fase após a pandemia, Ele continua cuidando de nós.
2 Reis 4:8-10. Eliseo nos dá um ótimo exemplo de novamente usar a hospitalidade e generosidade dos outros, ele era um homem agradecido e valorizava a hospitalidade daquela mulher, e ele queria mostrar isso nos apoiando com algo em troca, se alguém nos mostra generosidade ou apoio devemos ser pessoas gratas, dispostas a colaborar no que for preciso como Eliseo fez.
2 Reis 3:11 . Isso nos lembra a importância de manter a humildade, o objetivo é servir nossos irmãos ao invés de cobiçar um cargo na congregação, achando que se trata apenas de comandar, essa forma ambiciosa de pensar poderia nos tornar uma ameaça real para os irmãos da congregação. congregação, congregação, mas se permanecermos humildes seremos uma verdadeira bênção, não pelo lugar que ocupamos, mas por nossa boa atitude de serviço.
2 Reis 4:8-11. Mostra que uma importante mulher de Suném, percebendo que Eliseu era um santo nome de Deus, concordou com o marido em fazer um quarto no telhado para abrigá-lo toda vez que o profeta visitasse o local. Isso me ensina que, como cristãos, não há problema em fazer esforços e até sacrifícios, se for o caso, para ser hospitaleiro. especialmente com nossos irmãos na fé.
2 Reis 3:7. Mostra que Josafá, rei de Judá, mostrou apoio incondicional a Jorão, rei de Israel, para vencer a batalha contra Moabe, porque reconheceram que era um só povo. Isso me ensina que hoje todos nós temos que nos esforçar para fortalecer os laços de amizade na congregação porque somos um só povo, o povo de Jeová.
2 Reis 4:23 . Mostra que Eliseu realizou o milagre de multiplicar alimentos para alimentar os filhos dos profetas. Aproximadamente 100 pessoas, apenas com 20 pães e um saco de grãos, dizendo que iriam comer e que sobraria. Isso me ensina que, enquanto formos fiéis e leais a Jeová, nunca nos faltará comida, mesmo em tempos de escassez.
2 Reis 4:11. Mostra que uma sunamita tinha um quarto construído e condicionado no telhado de sua casa para que Eliseu o usasse sempre que visitasse Suném, pois valorizava muito o trabalho que o profeta estava fazendo. Isso me ensina que também podemos fazer alguns arranjos em nossa casa para acomodar o Superintendente viajante quando ele visitar nossa congregação, como sinal de que valorizamos muito seu trabalho na obra do Reino.
2 Reis 3:11 . Mostra que Eliseu serviu a Elias por 6 anos e entre suas tarefas estava derramar água em suas mãos depois de comer para lavá-las. Embora esta fosse uma tarefa humilde, Eliseu a viu como uma grande honra. Isso me ensina que, quando ajudamos a limpar o salão do Reino e os lugares onde nos reunimos para realizar nossas assembléias, também devemos ver isso como uma grande honra, pois trabalhamos para Jeová, o governante do universo.
2 Reis 4:34-36. Mostra isso depois de fervorosa súplica a Jeová. O profeta Eliseu abraçou o corpo inerte de uma criança e o milagre da ressurreição aconteceu e também mostra que a alegria sentida por sua mãe era como se ela também tivesse sido trazida de volta à vida. Podemos usar essa história no Ministério para ensinar que essa ressurreição foi apenas uma pequena amostra do que Jeová fará quando cumprir sua promessa de trazer os mortos de volta à vida e também podemos usá-la para dar conforto e esperança aos que estão luto.
2 Reis 4:8-37. Mostra que por meio de seu sexto milagre Eliseu recompensou a hospitalidade da mulher sunamita fazendo com que ela tivesse um filho e também mostra que seu sétimo milagre foi justamente ressuscitar aquele filho dentre os mortos. Podemos usar esse relato no Ministério para ensinar que mesmo hoje Jeová concede bênçãos aos que de bom grado acolhem suas testemunhas e a mensagem do Reino.
2 Reis 4:8-37. Mostra que Eliseu por seu oitavo milagre fez um ensopado venenoso saudável adicionando farinha a ele, e desta forma ele foi capaz de alimentar os filhos dos Profetas. Podemos usar essa história no Ministério para ilustrar que em tempos de fome Jeová sempre encontrou uma maneira de fornecer alimento para seus servos, cumprindo assim sua promessa de sempre cuidar de seu povo.
2 Reis 4:38-41. A palavra hebraica traduzida como "abóboras" aparece na Bíblia apenas em conexão com um incidente nos dias de Eliseu durante um período de fome, quando alguém reuniu algumas abóboras selvagens pouco conhecidas e as cortou na panela de guisado, quando os Outros experimentaram, ficaram com medo de se embriagar e pararam de comer, mas Eliseo curou milagrosamente o ensopado.
2 Reis 4:8-13 . É muito provável que a sunamita fosse uma das pessoas que Jesus tinha presente quando disse, quem recebe um profeta porque é profeta receberá a recompensa de profeta, mesmo tendo sido estéril por muitos anos, deu à luz um filho e recebeu ajuda divina Novamente durante os sete anos de fome que assolou o país, este relato pungente nos lembra que nosso tratamento bondoso para com os servos de Deus nunca passa despercebido por nosso Pai celestial.
2 Reis 3:26, 27. Quando o rei Mesa foi preso, ele pegou seu filho primogênito e o ofereceu como holocausto na parede, em sua religião era comum oferecer seus próprios filhos como sacrifício para aplacar a ira de seus deuses, portanto, é compreensível que Mesa, um adorador de Quemós, recorresse a medidas tão drásticas, pois enfrentava uma derrota iminente.
2 Reis 3:22 . Com o reflexo da luz do amanhecer, a água dava a impressão de ser sangue, talvez porque o solo das valas recém formadas fosse lama avermelhada, Jeová pode optar por usar fenômenos naturais para atingir seus propósitos e isso pode acontecer no futuro.
2 Reis 3:11 . Eliseu derramava água nas mãos de Elias, pois naquela época as pessoas comiam com as mãos, sem nenhum tipo de talher e o servo derramava água nas mãos de seu senhor para lavá-las, algumas das tarefas de Eliseu eram bastante simples e comuns; mesmo assim, para ele foi uma honra servir a Elias, da mesma forma, devemos encarar com humildade cada tarefa que fazemos na congregação.
2 Reis 3:4. Nos tempos bíblicos, a lã era um importante item comercial, por isso o rei de Moabe pagou ao rei de Israel cem mil cordeiros não tosquiados e cem mil carneiros, essas ovelhas foram enviadas sem tosquia porque sua lã abundante aumentava seu valor.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário