ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS:, Semana de 24 a 30 de outubro de 2022, 1 Reis 1 a 2, Respostas.
Encontre Joias Espirituais (10 min.)
2Rs 2:11. Para onde Elias foi quando "subiu ao céu no vendaval"? (w05 1/8 9 par. 1) .
Elias não foi para nenhuma parte distante do universo físico ou para o lugar onde Deus e seus filhos angélicos vivem, pois quando se diz que "ele subiu ao céu no vendaval", significa que a carruagem de fogo o transportou para através da atmosfera ou para outro lugar na Terra e não fora dela. Onde morou por algum tempo e podemos ter certeza disso porque anos depois Elias escreveu uma carta a Jeorão, rei de Judá.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Podemos pensar que Elias foi para uma região espiritual, pois o texto diz que ele subiu ao céu mas não foi assim, prova disso é que depois de 2 anos ele escreve uma carta neste caso ele escreve ao Rei de Judá, mostrando assim que o que aconteceu a seguir é que Elias acabou de ser transferido de onde estava para outro lugar na Terra.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
(RESPOSTAS BASEADAS NO LIVRO: EXEMPLOS DE FÉ, PÁGINA: 1 (ijwia).
Algumas religiões ensinam que ele foi levado ao céu para estar com Deus. Mas isso é impossível. Séculos depois, Jesus Cristo disse que ninguém havia ido para o céu antes de seu tempo, de acordo com João 3:13.
Então, quando a Bíblia diz que “Elias subiu ao céu na tempestade de vento”, o que isso significa? A Bíblia usa a palavra “céus” para se referir não apenas ao lugar onde Jeová mora, mas também à região atmosférica do nosso planeta, ou seja, onde estão as nuvens e os pássaros voam .
Jeová simplesmente transferiu seu amado profeta para o reino vizinho de Judá para cumprir uma nova missão. O relato bíblico mostra que, talvez sete anos depois, Elias ainda estava lá. Naquela época, o ímpio Jeorão era o rei de Judá. Ele era casado com a filha de Acabe e Jezabel, então a influência malévola desse casal ainda era sentida. Jeová disse a Elias que escrevesse uma carta anunciando a sentença contra Jeorão. Como previsto, Jeorão teve uma morte horrível. E o pior de tudo, a história termina dizendo que ninguém lamentou sua morte.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Reis 1:2. Vemos que, para saber sobre sua doença e o que o futuro lhe reserva, Acazias, rei de Israel, buscou a ajuda de falsos deuses em vez de recorrer a Jeová. Isso me ensina que se nos deixarmos levar pelo desespero quando perdemos a saúde, podemos acabar desrespeitando as normas de Jeová ao recorrer a pessoas ou procedimentos médicos inadequados para um cristão e, neste caso, o que colocaríamos em jogo seria nossa saúde espiritual e nosso futuro eterno.
2 Reis 1:9. Diz que eles encontraram Elias no topo da montanha, podemos aprender muito com este fato de Elias. Embora não saibamos ao certo por que Elias estava ali, sabemos que ele era um homem de oração, por isso é possível que a tranquilidade daquele lugar o ajude a se aproximar de Jeová. Da mesma forma, também podemos procurar oportunidades para ficar a sós e falar com Deus usando seu nome enquanto confiamos a ele nossos problemas e preocupações.
2 Reis 1:8. Lemos como este Rei imediatamente identifica Elias por sua roupa, o que nos leva a concluir que hoje, como então, a maneira como nos vestimos pode nos conectar com certas classes de pessoas. Embora possamos não praticar o que eles praticam ou acreditar no que eles acreditam, devemos sempre nos vestir com modéstia, típica dos servos de Deus.
2 Reis 2:1,12. Isso mostra que quando Eliseu descobriu que a obra de Elias em Israel estava prestes a terminar. Ele não queria deixá-lo, porque ele estava determinado a ficar com seu professor o maior tempo possível, como jovens queremos alcançar cargos de responsabilidade e objetivos na congregação. Assim, aprendemos com Eliseu que devemos aceitar de bom grado qualquer tarefa que eles não assumam, mesmo que seja humilde, e também devemos ver aqueles que lideram a congregação como nossos amigos com quem queremos aprender.
2 Reis 2:12 . Ensina-me o tipo de amigos que devemos procurar, e estes são encontrados apenas entre o povo de Deus. Portanto, procuremos a companhia de irmãos leais e com quem possamos aprender, receber sua ajuda e assim fortalecer nossa fé.
2 Reis 1:2. Ensina-nos que sempre temos a opção de consultar a Jeová independentemente de nossa situação, pois ele não nos obriga a fazê-lo. Vemos que o rei sofreu um acidente em sua casa ao cair de uma grade em seu quarto do teto que deixou ele doente e seriamente acamado. E Acazias como se Jeová não existisse, em vez de pedir a Jeová que o ajudasse, ele consultou o deus filisteu Baal Zebub para ver suas chances de recuperação.
2 Reis 1:3. Tem gente que sabe fazer a coisa certa, mas não quer fazer. Em vez de buscar a Deus, usam magia, espiritismo, os chamados especialistas. Talvez achemos que nunca faríamos isso, mas e se fizermos as coisas do nosso jeito e pularmos as instruções de Jeová, porque se tirarmos liberdades que não nos correspondem seria remover Deus de nossas vidas e devemos ter cuidado com esse espírito de independência que vemos neste sistema, que pode nos encurralar e nos fazer cometer muitos erros dos quais podemos nos arrepender mais tarde.
2 Reis 1:7. A maneira como nos vestimos pode se relacionar com certas classes de pessoas, embora possamos não praticar o que elas praticam e acreditar no que elas acreditam, as pessoas pelo menos supõem que simpatizamos com a classe de pessoas que se vestem assim, pois se nos vestirmos como elas terá problemas, como quando se trata de conseguir um emprego ou usufruir de certos privilégios na congregação cristã.
2 Reis 1:11-14. Ensina-nos como tratar os outros, especialmente nossos irmãos e irmãs na congregação, para algumas pessoas é normal menosprezar os anciãos, até mesmo zombar deles, mas os servos de Jeová podem dar um bom exemplo tratando com respeito e boas maneiras aos nossos irmãos, usamos o por favor, obrigado, e nosso tom de voz, tudo isso resultará em benção para toda a congregação.
2 Reis 2:23-25. Podemos usar esse versículo na pregação para pregar aos jovens e pais, normalmente usamos textos que ensinam o nome de Deus, Obediência aos pais, mas ensina uma lição prática sobre a importância de educar corretamente os filhos, e as bênçãos que isso traz para tudo.
2 Reis 2:6. Vemos que Elias treinou Eliseu, o que nos lembra da importância de um bom treinamento na congregação. Ele sabia que não tinha muito tempo em sua missão, por isso queremos ser generosos e treinar aqueles que têm a atitude boa e certa, sem dúvida. Isso fortalecerá e ajudará significativamente a congregação.
2 Reis 2:2. Eliseo queria aprender com seu professor, ele não deixou ir, em nossos dias há jovens que querem progredir na congregação. Se imitam a boa atitude de Eliseo e aceitam de bom grado qualquer tarefa que lhes seja atribuída, vêem o professor como um amigo e agradecem-lhe o esforço. Isso é como dizer a ele que não vou te deixar quero continuar aprendendo com você, essa sem dúvida é a atitude que devemos cultivar.
2 Reis 1:8. Ser identificado como profeta era uma coisa honrosa. Da mesma forma, ser identificado como Testemunha de Jeová é algo honroso, lembramos que somos Testemunhas de Jeová o tempo todo, não apenas quando vamos às reuniões. Isso nos motiva a cuidar de nossa aparência pessoal, como limpeza pessoal e nosso estilo de vestir.
Pessoalmente, a leitura desses dois capítulos de 2 Reis me encorajou muito , porque agora quero imitar mais Elias e tenho uma fé que me ajuda a perseverar apesar das dificuldades. E para isso tenho visto que devo buscar amigos que amem a Deus, e me concentrar nas coisas espirituais e orar com frequência com o coração.
2 Reis 1:8. Vemos que Elias levou uma vida simples, Ele se concentrou em servir a Jeová, então é fácil identificá-lo pela descrição de suas roupas. Então o exemplo de Elias nos lembra que devemos seguir o conselho de Jesus de ter um olho simples, ou seja, levar uma vida focada no que realmente importa, qual é o nosso serviço a Deus.
2 Reis 1:9,10. Mostra-nos que, quando os israelitas não tratavam as pessoas que Jeová havia escolhido com o devido respeito, ele as disciplinava, e aprendemos que devemos sempre respeitar os que têm autoridade sobre nós. Sabemos que os que lideram a congregação são imperfeitos como nós, mas lembremo-nos de que eles foram escolhidos por Jeová para esta obra.
2 Reis 1:3,4. Isso me faz pensar em uma situação, e é que hoje ainda é muito comum que quando uma pessoa está muito doente, ela vá a curandeiros ou feiticeiros para descobrir o que está acontecendo com a pessoa, mas como cristãos nunca devemos cair em essa armadilha, porque se fizermos isso estaremos virando as costas completamente para Jeová e, portanto, perderemos sua aprovação.
2 Reis 1:17 . Jeová me ensina que tudo o que ele diz sempre se cumprirá sem falta e ainda hoje vemos muitas de suas profecias sendo cumpridas.
2 Reis 1:2. Também podemos ver que no mesmo caso Ocozias, aparentemente devido a um acidente, ficou gravemente doente e em vez de buscar ajuda de Jeová, recorreu a falsos deuses. Poderíamos aplicar este texto de outro ponto de vista, por exemplo hoje muitas pessoas também desesperadas para recuperar sua saúde recorrem a práticas ocultistas mas este texto nos ensina que por nenhuma razão devemos violar as regras de Jeová ou sofreremos as consequências do nosso pecado .
2 Reis 2:23 . Vemos que algumas crianças zombam de Eliseo e isso lhes traz a morte como consequência. Isso nos ensina como pais cristãos que devemos educar bem nossos filhos desde o nascimento para evitar que eles desenvolvam um comportamento impróprio do ponto de vista de Jeová quando forem mais velhos. Neste caso em particular, devemos ensiná-los que os zombadores sofrem as consequências de seu mau comportamento e que, diante disso, é melhor respeitar todas as pessoas.
2 Reis 2:9. Vemos como Eliseu pediu duas partes do espírito de Elias, pois sabia que para cumprir sua responsabilidade como profeta de Israel necessitaria do mesmo espírito de coragem e intrepidez que Elias tinha. Isso me ensina que, se eu sentir que não posso cumprir uma designação, também posso pedir a Jeová que incuta em mim esse espírito de coragem. Foi isso que Eliseu fez e recebeu porção dobrada.
2 Reis 1:13,14. Vemos como o terceiro chefe de 50 se ajoelhou diante de Elias e implorou por sua vida e pela vida de seus 50 homens, pois o fogo que desceu do céu devorou os outros chefes de 50 e seus homens. Esses textos me ensinam que devemos aprender com o que vemos em vez de esperar aprender com o que nos acontece em nossa própria carne e que uma atitude humilde pode salvar sua vida.
2 Reis 2:2,4,6. Esses textos me ensinam um magnífico exemplo de lealdade e amizade, que especialmente os jovens da congregação podem imitar em relação a seus irmãos mais velhos, pois mostram que, embora Eliseu tenha sido assistente de Elias por mais de 6 anos, sem No entanto, ele não quer deixá-lo.
2 Reis 2:14 . Mostra que Eliseu pega uma roupa que Elias havia deixado cair e foi até o rio Jordão e atingiu as águas, então ele perguntou a Jeová: Onde está Jeová o Deus de Elias? e Jeová lhe respondeu com uma demonstração de que seu espírito estava agora sobre ele. Isso me ensina que Jeová nos lidera como povo e abençoa nossos esforços para realizar sua obra. Portanto, devemos seguir suas instruções e participar ativamente da pregação e estar muito apegados à sua organização através da congregação, se quisermos ter suas bênçãos e aprovação.
2 Reis 2:23,24. Mostra que, quando os israelitas não tratavam seu profeta com respeito, Jeová os disciplinava. Isso me ensina que devemos obedecer e respeitar voluntariamente os que têm autoridade na congregação porque, se não o fizermos, também receberemos disciplina de Jeová.
2 Reis 2:11 . Mostra que Elias e Eliseu continuaram a conversar até os últimos momentos do ministério de Elias em Israel, o que deixa claro que Eliseu estava ansioso para absorver o máximo de instrução e encorajamento possível de seus companheiros mais velhos e experientes. Isso me ensina que os jovens devem estar dispostos a ter amigos e irmãos mais velhos na congregação e querer absorver sua experiência e conhecimento deles, e os irmãos mais velhos também devem estar dispostos a passar tempo com seus irmãos mais novos para encorajá-los e encorajamento. instrução.
2 Reis 1:1. Este livro de II Reis começa com a declaração de que após a morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel, este evento pode ser confirmado graças à Arqueologia, pois a Pedra Moabita foi um achado de especial importância na área que permanece a leste do Jordão, descoberto em 1868, apresenta a versão do rei Mesa sobre sua revolta contra Israel, o que confirma o que diz a Bíblia.
2 Reis 1:3. Essa história pode nos ajudar a entender, pois o nome de Belzebu aparece mais tarde, nome dado a Satanás, o príncipe ou governante dos demônios, já que possivelmente é uma alteração de Baal-Zebube, o Baal que os filisteus adoravam em Ecrom.
2 Reis 1:7, 8. Quando os mensageiros que vieram ao rei Acazias e relataram encontrar um homem que lhes deu uma certa mensagem, o rei perguntou como era o homem, quando descreveram suas roupas, o rei disse que era Elias, isso mostra que a maneira como nos vestimos diz muito sobre nós, por isso devemos sempre nos vestir de uma maneira que honre a Jeová e seu povo.
2 Reis 1:18 . Acazias era filho de Acabe e Jezabel e foi rei de Israel por dois anos, Moabe aproveitou a oportunidade para se rebelar, Acazias não fez nenhum esforço para subjugar os moabitas, talvez pelo acidente que sofreu e enviou mensageiros para consultar o filisteu Deus Baal-Zebube para se recuperar, Elias saiu ao seu encontro e disse-lhes que o leito de Acazias se tornaria seu leito de morte, então Elias desceu e entregou a mensagem de morte diretamente a Acazias.
2 Reis 2:3. Depois de cerca de seis anos, Eliseu já estava bem treinado, ele estava determinado a ficar com seu professor o maior tempo possível e Jeová viu a lealdade de Eliseu e o recompensou deixando-o ver o jogo espetacular de seu mestre, podemos imitar Eliseu aceitando de bom grado qualquer tarefa que eles nos confiam, ainda que humildemente, vejamos como amigos aqueles que nos formam e digamos-lhes que apreciamos muito seus esforços.
2 Reis 2:9. Eliseu pediu uma porção dobrada do espírito de Elias porque sabia que para cumprir sua responsabilidade como profeta de Israel ele precisaria do mesmo espírito corajoso e intrépido que Elias teve, Eliseu viu nele um pai espiritual e assim como o primogênito literal recebeu duas partes Da herança de seu pai, Eliseu pediu e recebeu uma porção dobrada da herança espiritual de Elias.
2 Reis 2:14 . Ao retornar ao rio Jordão, Eliseu atingiu as águas com a mesma vestimenta de Elias e as águas se dividiram novamente, o primeiro milagre de Eliseu foi exatamente igual ao último de Elias, isso mostra que Eliseu decidiu continuar seu trabalho como profeta na mesma como Elias vinha fazendo e não tentou fazer coisas novas, ele mostrou respeito por seu mestre e graças a isso ganhou a confiança de seus companheiros profetas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário