TEXTO DIÁRIO, Terça-feira de hoje, 27 de setembro de 2022 Vamos examinar as escrituras todos os dias.
TEXTO DIÁRIO, Hoje terça-feira 27 de setembro de 2022.
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
terça-feira, 27 de setembro
A cabeça de todo homem é o Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça do Cristo é Deus (1 Coríntios 11:3).
Este versículo descreve como Jeová organizou sua família universal. No princípio da autoridade, existem dois elementos-chave: a autoridade que se tem e a responsabilidade de como ela é exercida. Jeová é “a cabeça” ou autoridade suprema, e todos os seus filhos — tanto anjos como humanos — são responsáveis perante ele. — Rom. 14:10; Efé. 3:14, 15. Jeová deu a Jesus autoridade sobre a congregação; mas, por sua vez, Jesus é responsável perante Jeová por como ele nos trata (1 Coríntios 15:27). Jeová também deu ao marido autoridade sobre sua esposa e filhos. Como pode um homem aprender a ser um bom chefe de família? A primeira coisa que ele precisa fazer é entender o que Jeová espera dele. Além disso, você precisa saber por que Jeová estabeleceu o princípio da autoridade e de que maneiras concretas você pode imitar os exemplos de Jeová e de Jesus. Por que isso é tão importante? Porque Jeová deu certa autoridade aos moradores e espera que eles a usem bem (Lucas 12:48b). w21.02 2 parágrafos. 1-3
Que autoridade Jeová e Jesus têm?
Jeová é o chefe de sua família universal, então ele tem autoridade para ditar regras de conduta para seus filhos e fazê-los cumprir (Is 33:22). Jesus é o cabeça da congregação cristã e também tem o direito de estabelecer regras e aplicá-las (Gl 6:2; Col. 1:18-20).
Que autoridade tem o chefe de família cristão, e quais são seus limites?
Assim como Jeová e Jesus, o chefe da família cristã tem autoridade para tomar decisões que afetam sua família (Romanos 7:2; Efésios 6:4). No entanto, sua autoridade tem limites. Por exemplo, seus padrões devem ser baseados em princípios bíblicos (Pv 3:5, 6). Além disso, o chefe de família não tem autoridade para ditar regras para aqueles que não fazem parte de sua família (Rm 14:4). E, quando seus filhos crescem e se tornam independentes, continuam a respeitá-lo, mas não estão mais sob sua autoridade (Mt 19:5).
Por que Jeová estabeleceu o princípio da autoridade?
O princípio da autoridade é uma dádiva que Jeová deu à sua família. Graças a esse princípio, a família de Jeová funciona de maneira pacífica e ordeira. — 1 Cor. 14:33, 40. Se não estivesse claro quem tinha a autoridade, o caos reinaria e ninguém ficaria feliz. Por exemplo, ninguém saberia quem tem a última palavra na tomada de decisões ou quem deve tomar a iniciativa de realizá-las.
De acordo com Efésios 5:25, 28, como Jeová quer que o homem trate sua esposa?
Se o princípio da autoridade estabelecido por Deus é tão bom, por que tantas mulheres se sentem oprimidas e dominadas por seus maridos? O motivo é que muitos homens ignoram os princípios de Jeová para a família e preferem seguir os costumes e tradições locais. Também pode ser que tratem mal a esposa para satisfazer algum desejo egoísta. Por exemplo, um homem pode dominar sua esposa para se sentir mais importante ou para mostrar que é "um homem de verdade". Você pode pensar que, embora não possa forçar sua esposa a amá-lo, você pode fazê-la temer você. Há quem use esse medo para controlar suas esposas.* É claro que esse modo de pensar e agir rouba às mulheres a dignidade e o respeito que merecem. E, além disso, é totalmente contra o que Jeová quer (leia Efésios 5:25, 28).
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário