TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 30 de setembro. Você parece ser mais devotado aos deuses do que os outros (Atos 17:22). Vamos examinar as Escrituras todos os dias.
TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira 30 de setembro de 2022.
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
sexta-feira 30 de setembro
Você parece ser mais devotado aos deuses do que os outros (Atos 17:22).
O apóstolo Paulo não pregou aos gentios em Atenas da mesma maneira que aos judeus na sinagoga. Ele olhou cuidadosamente ao seu redor e notou seus costumes religiosos (Atos 17:23). Em seguida, ele procurou um terreno comum entre o que eles acreditavam e a verdade das Escrituras. Assim, o apóstolo estava disposto a adaptar sua maneira de pregar. Ele disse ao povo de Atenas que sua mensagem veio do "Deus Desconhecido" a quem eles pretendiam adorar. Embora os gentios não conhecessem as Escrituras, Paulo não as descartou. Pelo contrário, ele os viu como o grão pronto para a colheita e adaptou sua maneira de apresentar as boas novas. Como Paulo, sejamos observadores. Estejamos atentos aos detalhes que indicam o que as pessoas do nosso território acreditam. Há alguma decoração em sua casa ou em seu veículo? Você pode nos dizer seu nome? sua maneira de se vestir e se arrumar ou até mesmo seu vocabulário que religião eles são? w20.04 9, 10 par. 7, 8.
Que crenças podemos ter em comum com uma pessoa religiosa?
Sobre quais assuntos poderíamos conversar com uma pessoa religiosa? Vamos tentar encontrar um terreno comum. Talvez ela adore um Deus, reconheça que Jesus é o Salvador da humanidade ou acredite que o mal que vemos hoje terminará em breve. Vamos usar as crenças que temos em comum para apresentar a mensagem da Bíblia de forma atraente.
O que devemos tentar fazer e por quê?
Tenha em mente que a pessoa pode não acreditar em tudo que sua religião ensina. Assim que soubermos a que religião ela pertence, vamos tentar descobrir no que ela acredita. Um pioneiro especial da Austrália chamado David diz: “Hoje, muitos misturam sua religião com ideias filosóficas.” Uma irmã da Albânia chamada Donalta diz: "Às vezes conversamos com pessoas que dizem ter sua religião, mas depois admitem que não acreditam em Deus". E um missionário da Argentina explica que alguns que afirmam acreditar na Trindade não acreditam realmente que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam um só Deus. Ele acrescenta: “Saber isso torna muito mais fácil encontrar um terreno comum com a pessoa”. Então, vamos tentar descobrir no que as pessoas realmente acreditam. Então, como Paulo, nos tornaremos “tudo para todos os tipos de pessoas” (1 Coríntios 9:19-23).
De acordo com Atos 14:14-17, como Paulo pregou de forma atraente para os habitantes de Listra?
(Leia Atos 14:14-17). Paul olhou para o que interessava a seus ouvintes e adaptou sua apresentação. Por exemplo, a multidão a quem ele pregou em Listra sabia pouco ou nada das Escrituras. Então, Paulo falou sobre coisas que lhes eram familiares, como colheitas abundantes e alegria de viver. Ele usou palavras e exemplos fáceis de entender.
O que podemos fazer para descobrir no que uma pessoa está interessada e adaptar nossa apresentação?
Vamos tentar descobrir o que interessa às pessoas em nosso território e adaptar nossa apresentação. Como podemos descobrir o que interessa a uma pessoa quando nos aproximamos dela ou de sua casa? Mais uma vez, fiquemos atentos. Talvez você esteja fazendo jardinagem, lendo um livro, consertando um carro ou fazendo outra coisa. Se acharmos apropriado, podemos iniciar a conversa falando sobre o que ele está fazendo (João 4:7). Até as roupas da pessoa podem nos dizer algo sobre ela: sua nacionalidade, o que ela faz para viver ou seu time favorito. Um irmão chamado Gustavo diz: “Comecei uma conversa com um rapaz de 19 anos que tinha uma foto de um cantor famoso na camisa. Perguntei-lhe algo sobre sua camisa, e ele me disse por que gostava daquele cantor. Essa conversa resultou em um curso bíblico,
Como podemos oferecer um curso bíblico de maneira atraente?
Quando oferecemos um curso bíblico a alguém, vamos torná-lo atraente. Vamos explicar como isso o beneficiará pessoalmente (João 4:13-15). Por exemplo, uma mulher que mostrou interesse trouxe uma irmã chamada Hester para sua casa. Quando a irmã viu um diploma na parede indicando que a mulher era professora de Pedagogia, ela ressaltou que também ensinamos por meio de cursos bíblicos e nossas reuniões. A mulher concordou em estudar a Bíblia, foi a uma reunião no dia seguinte e logo depois assistiu a uma assembléia de circuito. Dentro de um ano, ele foi batizado. Vamos nos perguntar: “Quais são as pessoas que eu revisito interessadas? Posso explicar de uma forma envolvente sobre o que é nosso programa de estudo bíblico?”
Como podemos adaptar o curso bíblico a cada aluno?
Se iniciamos um estudo bíblico, preparemo-nos bem para cada sessão de estudo, levando em consideração as circunstâncias do estudante e o que lhe interessa. Vamos pensar nos textos que leremos, nos vídeos que ensinaremos a você e nos exemplos que usaremos para explicar as verdades bíblicas. Vamos nos perguntar o que vai prender a atenção do aluno e tocar seu coração (Pv 16:23). Na Albânia, uma senhora que estudava com uma pioneira chamada Flora declarou: “Não posso aceitar o ensino da ressurreição.” Flora não pressionou o assunto. Ele diz: “Percebi que ela primeiro precisava encontrar o Deus que promete a ressurreição”. A partir de então, em cada sessão de estudo, Flora enfatizou o amor, a sabedoria e o poder de Jeová. Com o tempo, a mulher aceitou de bom grado esse ensinamento. Agora ele serve a Jeová com entusiasmo.
Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário