TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira 23 de setembro de 2022, Pare de julgar pelas aparências: seja justo ao julgar (João 7:24).
TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira 23 de setembro. a partir de 2022
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
Sexta-feira, 23 de setembro.
Pare de julgar pelas aparências: seja justo ao julgar (João 7:24).
É verdade que não gostamos de ser julgados pela cor da nossa pele, características faciais ou aparência física? Portanto, nos consolamos sabendo que Jeová não nos julga pelo que vemos. Por exemplo, quando Samuel viu os filhos de Jessé, ele não viu a mesma coisa que Jeová. Deus lhe havia dito que um deles seria rei de Israel. Mas qual? Vendo Eliabe, o mais velho, Samuel disse: “Certamente Jeová escolheu este.” Eliabe tinha o porte de um rei. “Mas Jeová disse a Samuel: 'Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o descartei.'” O que aprendemos? Deus acrescentou: “O homem vê o que está diante dos olhos, mas Jeová vê o coração” (1 Sam. 16:1, 6, 7). É bom seguirmos o exemplo de Jeová ao lidar com nossos irmãos. w20.04 14 par. 1; 15 par. 3.
Por que podemos ter uma opinião negativa de Jonas?
Como não conhecemos todos os detalhes, podemos pensar que Jonas era um homem pouco confiável e até mesmo desleal. Jeová lhe dera ordem para anunciar uma mensagem de condenação em Nínive. Mas, em vez de obedecer, Jonas embarcou em um navio indo na direção oposta, “longe do Senhor” (Jn. 1:1-3). Podemos não ter lhe dado outra chance de cumprir sua missão. Mas Jeová pensou que ele realmente merecia (Jn. 3:1, 2).
Ao lermos as palavras de Jonas 2:1, 2, 9, o que aprendemos sobre esse profeta?
Podemos saber que tipo de pessoa Jonas realmente era por causa da oração que ele fez da barriga do peixe (leia Jonas 2:1, 2, 9). Essa oração, sem dúvida uma das muitas que ele fez, nos ajuda a ver que ele era mais do que um homem que fugiu de uma designação. Suas palavras refletem humildade, gratidão e um desejo intenso de obedecer a Jeová. Não é de admirar que Jeová tenha visto além do que Jonas fez, respondeu à sua oração e continuou a usá-lo como profeta.
Por que vale a pena ouvir atentamente os outros?
Para ouvir atentamente os outros, devemos ser humildes e pacientes. Vale a pena o esforço por pelo menos três razões. Primeiro, porque é menos provável que tiremos conclusões erradas. Segundo, porque assim saberemos como nosso irmão se sente e por que ele faz certas coisas. Isso nos ajudará a ter mais empatia. E, terceiro, porque talvez assim o ajudemos a descobrir algo sobre si mesmo. Às vezes, uma pessoa não entende completamente suas próprias emoções até que as expresse (Pv 20:5). Um ancião que serve na Ásia confessa: “Lembro-me de cometer o erro de falar sem ouvir. Certa vez, disse a uma irmã que ela precisava melhorar a qualidade de suas respostas nas reuniões. Mais tarde, descobri que é difícil para ele ler e que ele tem que fazer um grande esforço para comentar.”
O que podemos aprender do modo como Jeová tratou Elias?
Alguns irmãos acham difícil falar sobre como se sentem por causa de sua origem, cultura ou caráter. Como podemos ajudá-los a abrir o coração para nós? Lembremo-nos de como Jeová tratou Elias quando ele fugiu da rainha Jezabel. Muitos dias se passaram antes que esse profeta dissesse a seu Pai celestial como se sentia. E Jeová ouviu com atenção. Então ele o encorajou e lhe deu um trabalho importante (1 Reis 19:1-18). Também pode levar algum tempo para que nossos irmãos confiem em nós o suficiente para abrir seus corações para nós. Mas, se formos pacientes como Jeová, ganharemos a confiança deles e, com o tempo, eles nos dirão como se sentem. Quando isso acontecer, vamos ouvir com atenção.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário