TEXTO DIÁRIO, Hoje, quinta-feira, 29 de setembro. Mostrem um ao outro terna afeição (Rm 12:10). Examinemos as Escrituras todos os dias.

TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira 29 de setembro de 2022.




Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022

quinta-feira, 29 de setembro

Mostrem um ao outro terna afeição (Rm 12:10).

O que devemos fazer para sentir terna afeição por nossos irmãos? Tente conhecê-los cada vez melhor. Isso tornará mais fácil para nós entendê-los e vir a cuidar deles. A idade e as diferenças culturais não precisam ser um obstáculo. Lembremo-nos de que Jônatas se tornou muito amigo de Davi, embora ele fosse cerca de 30 anos mais velho que ele. Por que não pensa em alguém em sua congregação que é mais velho ou mais jovem do que você e tem como objetivo tornar-se amigo deles? Se o fizer, estará mostrando que tem “amor por toda a fraternidade” (1 Pe 2:17). Agora, quando falamos em ter uma afeição terna pelos irmãos, queremos dizer ter uma amizade igualmente íntima com todos? Não, isso não seria realista. É normal que nos sintamos mais à vontade com alguns irmãos do que com outros porque temos mais coisas em comum. De fato, Jesus via todos os seus apóstolos como amigos, mas tinha uma afeição especial por João (João 13:23; 15:15; 20:2). Ainda assim, Jesus não lhe mostrou favoritismo (Marcos 10:35-40). w21.01 23 par. 12, 13.


De acordo com Filipenses 2:3, o que impedirá o surgimento de um espírito competitivo na congregação?

Terna afeição impedirá que surja um espírito competitivo na congregação. Lembremos que Jônatas não tentou competir com Davi nem o viu como um rival pelo trono. Vamos seguir o exemplo deles e não ver nossos irmãos como rivais por causa das habilidades que eles têm. Em vez disso, façamos o que Paulo disse: “Pense humildemente que os outros são melhores do que você” (leia Filipenses 2:3). Lembremo-nos de que todos os irmãos contribuem com alguma coisa para a congregação. Se formos humildes, perceberemos as boas qualidades de nossos irmãos e nos beneficiaremos de seu exemplo fiel (1 Cor. 12:21-25).

O que você aprendeu com o que aconteceu com Tanya e sua família?

Quando enfrentamos situações difíceis, Jeová nos consola por meio do carinho e da ajuda prática que recebemos de nossos irmãos. Vamos ver o que aconteceu com uma família depois de participar de uma das convenções internacionais “Love Never Fails” de 2019 nos Estados Unidos no sábado. Tanya, que tem três filhos, explica que eles estavam voltando para o hotel quando outro veículo perdeu o controle, cruzou a pista e colidiu com eles. Ela conta: “Ninguém ficou ferido, mas saímos do carro e ficamos na estrada, meio paralisados. Então vimos alguém que estava na beira da estrada acenando para nós irmos até o carro dele e ficarmos em segurança. Era um irmão que também acabara de sair da assembléia. E ele não foi o único que parou; o mesmo fizeram cinco delegados da Suécia. As irmãs abraçaram a mim e minha filha com muito carinho. Era exatamente o que precisávamos. Apesar de termos dito a eles que estávamos bem, eles preferiram ficar conosco. Eles nem saíram quando o EMS chegou. Eles garantiram que não perdêssemos nada. Durante aquela situação desagradável, sentimos o amor de Jeová o tempo todo. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e nossa gratidão a Jeová aumentaram.” Você se lembra de uma ocasião em que um irmão lhe mostrou carinho quando você mais precisava? Eles nem saíram quando o EMS chegou. Eles garantiram que não perdêssemos nada. Durante aquela situação desagradável, sentimos o amor de Jeová o tempo todo. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e nossa gratidão a Jeová aumentaram.” Você se lembra de uma ocasião em que um irmão lhe mostrou carinho quando você mais precisava? Eles nem saíram quando o EMS chegou. Eles garantiram que não perdêssemos nada. Durante aquela situação desagradável, sentimos o amor de Jeová o tempo todo. Passar por isso fortaleceu nosso amor pelos irmãos. Além disso, nosso amor e nossa gratidão a Jeová aumentaram.” Você se lembra de uma ocasião em que um irmão lhe mostrou carinho quando você mais precisava?

 Que motivos temos para mostrar terna afeição uns pelos outros?

Se mostrarmos terna afeição um pelo outro, quais serão os benefícios? Daremos conforto aos nossos irmãos quando estiverem sofrendo e fortaleceremos a unidade do povo de Deus. Além disso, mostraremos que somos verdadeiros discípulos de Jesus, e isso fará com que pessoas mais sinceras desejem servir a Jeová. Mas o mais importante, daremos glória a Jeová, “Pai de misericórdias e Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3). Portanto, que todos nós continuemos a cultivar e mostrar um ao outro terna afeição.

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJCOM.

Comentários