O Estudo de A Sentinela, “Artigo 31”, Semana de 26 de setembro a 2 de outubro de 2022, Valorize a honra de orar a Jeová, Respostas.

O Estudo de A Sentinela, «Artigo 31», 26 de setembro a 2 de outubro de 2022, Valorize a honra de orar a Jeová, Respostas.



1. Como devemos encarar a oração?

Devemos ver a oração como um verdadeiro privilégio, pois podemos nos comunicar com a pessoa mais importante que existe no universo, nosso criador Jeová. Podemos ir até ele, sem precisar marcar hora ou se preocupar com a língua que falamos ou onde estamos, todos temos a honra ímpar de orar para abrir nosso coração a Jeová.

COMENTARIOS ADICIONALES

Devemos vê-la como uma das maiores dádivas que Jeová deu à humanidade. Portanto, devemos aproveitá-lo falando com o coração e como é bom que eles não tenham limite e podemos fazê-lo a qualquer momento e em qualquer circunstância em que nos encontremos.

Devemos vê-lo como o meio que temos para poder nos comunicar com nosso criador, um meio que nos permite abrir nossos corações e expressar o que sentimos e experimentamos. De qualquer lugar onde estivermos com a certeza de que Jeová nos ouvirá. Isso, é claro, é um grande privilégio que todos os seres humanos têm. 

2. Como o Rei Davi mostrou que a oração era um privilégio para ele?

Ele provou isso pelo que disse no Salmo 141:2, que queria que sua oração fosse diante de Jeová como incenso preparado. E é que Davi sabia muito bem que o uso e preparo do incenso para adorar a Jeová implicava muito cuidado, então ele queria enfatizar que pensava muito bem no que ia dizer a Jeová em suas orações, queria que eles seja um adeus aceitável.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque ele compara a oração ao incenso e no passado o incenso era usado como forma de adoração a Jeová. Que é preparado com muito cuidado, por isso Davi aproveitou seu tempo para preparar suas orações e seu objetivo, o mais importante era agradar a Jeová, esse era o objetivo de Davi, e isso nos ensina que o mais importante para nós é agradar a Jeová com nossas orações e isso e podemos fazê-lo meditando, usando palavras pensativas e com profundo respeito.

3. Com que atitude devemos orar a Jeová, e por quê?

Devemos orar a Jeová com profundo respeito e reverência, a Bíblia descreve Jeová como um ser incomparavelmente glorioso, por exemplo em Isaías 6:1 a 3 o profeta viu Jeová sentado em um trono alto e elevado, portanto nos faz entender que quando orar, não estamos falando com alguém que está no nosso nível. Estamos nos dirigindo à pessoa mais importante do universo soberano e maravilhoso Rei Jeová. Portanto, devemos ser muito respeitosos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É verdade que Jeová diz que podemos nos tornar seu Amigo. Mas isso não significa que nos dirigimos a ele como faríamos a um familiar ou conhecido. Desde que Ezequiel o viu sentado em um carrossel celestial e cercado por um esplendor como o do arco-íris. É claro que temos uma grande honra em poder nos comunicar com nosso criador através da oração, por isso, por sua vez, devemos tomar a atitude correta e esta é uma atitude de respeito e reverência que devemos adotar quando nos dirigimos ao nosso Criador. .

“VOCÊ DEVE ORAR DESTA FORMA”

4. O que aprendemos com as primeiras frases da frase modelo? (Mateus 6:9, 10).

Quando Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, ele mostrou que a primeira coisa que devemos pedir é que o nome de Jeová seja santificado, depois pedir que venha o seu Reino e que a vontade de Deus seja feita em toda a terra, para que ao mencionarmos primeiro Jeová e sua vontade mostrou que ao orar esses assuntos deveriam ser a coisa mais importante para nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mateus 6:10 pedimos que venha o reino de Deus e que seja feita a sua vontade. Isso está de acordo com o que todos os cristãos desejam que Jeová estabeleça seu Reino e acabe com todo o mal que existe no mundo.

E no versículo 9, pedimos que seja santificado em nome de Deus, sem dúvida são questões-chave que podemos usar e aprender com eles a pedir por eles em oração. Assim reconheceremos que é importante para nós que a vontade de Jeová seja cumprida.

5. Como sabemos que não há nada de errado em orar sobre assuntos pessoais?

Porque as seguintes coisas mencionadas na oração modelo que Jesus ensinou referem-se a assuntos pessoais. Ele mencionou que podemos pedir o pão de cada dia, o perdão, a proteção contra a tentação e a libertação do mal. O que nos mostra que em orações podemos pedir essas coisas a Jeová. Mesmo assim, a coisa mais importante deve sempre ser os interesses Divinos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sabemos disso porque Jesus na oração modelo se refere às necessidades diárias, como comida, bem como aos problemas que podemos estar passando, ou talvez nos sintamos afligidos pelos pecados que cometemos. Jesus quer que oremos por eles, o que deixa claro para nós que não há nada de errado em orar por nossos assuntos pessoais.

Jeová estará disposto a nos ouvir, Jeová quer que reconheçamos que não podemos resolver nossos problemas sozinhos, mas que reconheçamos que dependemos da ajuda de Deus para resolvê-los. 

6. Devemos orar apenas pelos assuntos mencionados na oração modelo?

Não, porque Jesus em outras ocasiões incluiu outros assuntos que o preocupavam, por exemplo, em Mateus 26 versículos 39 e 42, registra-se a oração que ele fez a Jeová devido à intensa angústia que sentiu na noite anterior à sua morte. Da mesma forma podemos orar por qualquer coisa, por algo que nos preocupa, por tomar uma boa decisão, por cumprir alguma responsabilidade que nos parece difícil ou também podemos orar por nossa família, pelos irmãos estudantes da Bíblia e pessoas na pregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Claro que não, também não deixo o exemplo em Mateus 26:39 quando Jesus se sente aflito pelo que aconteceria em pouco tempo, ele pede forças a Jeová para que não a sua vontade mas a vontade de Jeová seu pai se cumpra. O que nos ensina que podemos pedir as coisas que estamos enfrentando no momento. Por exemplo, se quisermos tomar uma decisão importante em nossa vida, devemos abrir o coração e orar a Jeová para que nos dê sabedoria.

Ou talvez, quando estamos prestes a assumir uma responsabilidade difícil, pedimos a Jeová que nos dê discernimento, podemos ter certeza de que Jeová nos ouvirá.

ILUSTRAÇÃO




Na imagem vemos como um casal pede em oração que Jeová cuide de sua filhinha que está na escola.

Também juntos sobraram para a saúde do pai de sua esposa, já que seu pai está com a saúde debilitada, como deveríamos na imagem.

Por sua vez, eles oram pelo progresso espiritual de um estudante, e não há dúvida de que podemos incluir situações diárias em nossas orações com a confiança de que Jeová nos ouvirá e nos dará a ajuda necessária.

Um irmão ora a Jeová junto com sua esposa. Série de imagens: 1. A filha dela está na aula. 2. Um homem mais velho em uma cama de hospital. 3. A esposa dá uma aula bíblica para uma mulher.

Que coisas um irmão pode mencionar ao orar junto com sua esposa? (Ver parágrafo 6). *

7. Por que devemos louvar a Jeová em nossas orações?

Porque como dizem os Salmos 86 5 e 15 Jeová é bom, e está disposto a perdoar. Ele é um Deus misericordioso, compassivo, paciente, cheio de amor leal e fidelidade. Portanto, seu jeito de ser e tudo o que faz são motivos suficientes para louvar a Jeová.

Também podemos agradecer pelo que você está fazendo agora nesta reunião para nos nutrir espiritualmente e nos dar esperança para o futuro.

Porque é a ele que todas as nossas orações são dirigidas. E ao fazer isso reconhecemos o quanto é importante em nossas vidas, por isso Jeová merece todo o louvor possível em cada oração que lhe fazemos.

Porque ele é digno de louvor, ele merece o nosso louvor mais do que ninguém, pois ele é bom, ele está disposto a nos perdoar, além de ser um Deus misericordioso, compassivo, paciente, fiel. Portanto, temos motivos demais para louvar a Jeová.

8. Quais são algumas coisas pelas quais podemos agradecer quando oramos? (Salmo 104:12-15, 24).

Por exemplo, como diz este Salmo, podemos agradecê-lo pelas coisas que ele nos dá, como as cores das flores, a infinita variedade de comidas deliciosas, a companhia agradável de bons amigos. Mas principalmente devemos agradecer pela enorme quantidade de alimento espiritual que ela nos dá e pela preciosa Esperança que temos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O texto dos Salmos descreve perfeitamente todas as coisas que Jeová nosso pai ofereceu aos seres humanos e pelas quais devemos ser gratos.

Podemos, por exemplo, ser gratos pelas coisas ao nosso redor. Como visualizar cores diferentes, ter uma grande variedade de alimentos e curtir com a família.

Também podemos agradecer pelo que você está fazendo agora nesta reunião para nos nutrir espiritualmente e nos dar esperança para o futuro.

9. O que podemos fazer para não nos esquecermos de agradecer a Jeová? (1 Tessalonicenses 5:17, 18).

O parágrafo nos dá uma excelente ideia do que podemos fazer para não nos esquecermos de agradecer a Jeová. Devemos anotar as coisas que pedimos a ele e revisar a lista de tempos em tempos para ver como ele nos respondeu, então podemos orar a ele para agradecê-lo por sua ajuda. A verdade é que todos nos sentimos felizes e amados quando os outros nos agradecem. Da mesma forma, Jeová fica feliz quando nos lembramos de agradecê-lo por responder às nossas orações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O mais importante é lembrar quantas vezes Jeová atendeu nossas orações, talvez nos dando a ajuda que precisávamos ou a tranquilidade de saber que um ente querido foi curado de uma doença, coisas como essas que devemos ter em mente para agradecer a Jeová por tudo o que ele faz por nós e não apenas nos lembrar dele quando precisamos de algo.

Bem, em algum momento todos nós ficamos felizes quando recebemos agradecimentos pela ajuda, assim como Jeová fica feliz quando agradecemos a ajuda que ele nos dá por meio de nossas orações.

ILUSTRAÇÃO



Um irmão ora a Jeová. Série de imagens: 1. Jesus na estaca de tortura. 2. Um belo rio cercado por montanhas. 3. Uma variedade colorida de frutas e legumes.

Que coisas podemos incluir em nossas orações para louvar a Jeová e dar-lhe graças? (Ver parágrafos 7 a 9). *

DÊ GRAÇAS A JEOVÁ PELO SEU FILHO AMADO

10. Por que devemos agradecer a Jeová por enviar Jesus à Terra? (1 Pedro 2:21).

Porque, como diz 1 Pedro 2:21, Jesus deu o exemplo para nós para que sigamos fielmente seus passos. Assim, por estudarmos a vida de Jesus, aprendemos muito sobre Jeová e o que temos de fazer para agradá-lo, além de seu sacrifício possibilitar que tivéssemos uma amizade achegada e paz com Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque assim sabemos do que Jeová gosta, e seu sacrifício foi o único meio para termos a oportunidade de cultivar uma relação achegada com Jeová.

Porque como o texto menciona, graças ao sacrifício que Jesus fez por nós hoje temos a esperança de um futuro melhor.

Assim, também podemos imaginar a dor que Jeová deve ter sentido ao ver seu filho passar por todas aquelas provações e adversidades. Sem dúvida tanto Jeová quanto Jesus sofreram por nós, o que também deve ser lembrado em nossas orações, agradecer ao Nosso Criador e seu Filho pelo resgate, é algo essencial que deve influenciar nossas orações.

11. Por que oramos em nome de Jesus?

 Porque o próprio Jesus em João 14 13 14, explicou que tudo o que pedirmos em seu nome e ele o fará para que o pai seja glorificado pelo filho. Portanto, isso significa que, se orarmos em nome de Jesus, Jeová nos ouvirá e nos responderá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque é a única maneira pela qual Jeová nos ouve, somente se orarmos a ele em nome de Jesus, ele nos dará o que pedimos de você e foi isso que Cristo disse.

Porque Jesus é o mediador que Jeová escolheu para que por meio dele tudo se cumpra, inclusive nossas orações em João 14:13,14, lemos que Jesus deixa claro que através das orações eles chegam a Jeová fazendo-se ouvir e ele responderá nós.

12. Que outro motivo temos para agradecer a Jeová por seu Filho?

Agradecemos a Jeová por seu filho, pois como diz Hebreus 8:1 e Romanos 8:34, Jesus é nosso sumo sacerdote, ele morreu e ora por nós, o que possibilita o perdão dos nossos pecados. Realmente, o valor de seu sacrifício é tão valioso que, sem ele, não poderíamos orar a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nós, humanos imperfeitos, não poderíamos nos comunicar com Jeová em oração não fosse a influência e o sacrifício de Jesus, que é reconhecido na Bíblia como nosso sumo sacerdote.

Portanto, devemos agradecer a Jeová por ter enviado seu filho Jesus, que simpatiza e compreende as limitações de cada um de nós e que através de nossas orações chega a Jeová, e assim nos ouve e, claro, somos imensamente gratos. fizeram por nós.

Outras razões são que somente graças ao sacrifício de Jesus nossos pecados podem ser perdoados, ele é nosso sumo sacerdote que com piedade intercede por nós diante de seu pai. Lembremo-nos também de que, se não fosse o sacrifício de Cristo como imperfeito, não poderíamos nos dirigir a Jeová. 


ORAMOS PELOS NOSSOS IRMÃOS

13. Como Jesus mostrou na noite antes de morrer que amava seus discípulos?

Jesus mostrou que amava seus discípulos, porque fez uma longa e sincera oração a Jeová por eles, pedindo-lhe que os protegesse do maligno. Isso nos mostra que ele estava mais preocupado com o bem-estar de seus discípulos do que com a provação que estava prestes a sofrer. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia menciona que na noite anterior à morte de Jesus, ele orou a Jeová pelo bem-estar de seus discípulos. E também que ele cuidasse deles do maligno, poderíamos nos perguntar se lembramos de alguém para pedir por ele, justamente quando sabemos que vamos morrer no dia seguinte, pessoalmente eu ficaria muito angustiado o que poderia fazer isso para mim. Não há dúvida, então, que Jesus tinha um profundo amor por seus discípulos que, mesmo que ele morresse, ele teve coragem e força para limpar sua mente e se concentrar em pedir outra pessoa, neste caso, seus discípulos.

Porque apesar de conhecer o sofrimento que a esperava, ela pensou nas necessidades de seus discípulos e pediu a Jeová que cuidasse de nós.

14. Como mostramos que amamos nossos irmãos?

Mostramos que amamos nossos irmãos orando por eles, pois sabemos que orar por outros servos de Jeová não é perda de tempo. Em Tiago 5:16 diz que a oração do justo tem um efeito poderoso, por isso oramos por nossos irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mostramos que amamos nossos irmãos orando por eles, pois sabemos que orar por outros servos de Jeová não é perda de tempo. Em Tiago 5:16 diz que a oração do justo tem um efeito poderoso, por isso oramos por nossos irmãos.

Mostramos isso tentando imitar a Jesus, orando não apenas por nossas necessidades, mas também focando nas de nossos irmãos, talvez alguém esteja passando por um momento ruim, ou outro esteja doente ou alguém esteja passando por dificuldades financeiras. oramos a Jeová para ajudar nossos irmãos.

15. Por que nossos irmãos precisam que oremos por eles?

Porque eles enfrentam muitas situações difíceis, e podemos pedir a Jeová que os ajude a enfrentar dificuldades como doenças, desastres naturais, guerras ou perseguições. Também podemos orar pelos irmãos que se sacrificam tanto para ajudar nos esforços de socorro. Se orarmos a Jeová para ajudá-los e eles seguirem em frente, mostramos que realmente os amamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Então, se orarmos por eles, Jeová ouvirá nossas orações e agirá da maneira que sabe fazer, essa é mais uma maneira que temos de mostrar o amor que temos uns pelos outros.

e eles podem seguir em frente, mostramos que realmente os amamos. Visto que muitos têm que enfrentar situações difíceis, como desastres ou guerras de perseguição, também há irmãos que dedicam seu tempo para ajudar outros, como os que servem no trabalho humanitário, eles também precisam de Jeová para ajudá-los.

Também devemos orar por nossos irmãos que estão envolvidos no trabalho humanitário, pois eles fazem muitos sacrifícios, por isso precisam nos mencionar em nossas orações.


16. Por que devemos orar pelos irmãos que nos lideram?

Porque, como disse o apóstolo Paulo em Efésios 6:19, ao orar por eles, Jeová lhes concede as palavras para que corajosamente divulguem o segredo sagrado das boas novas, por isso é apropriado orar a Jeová para abençoar todos aqueles a quem liderar e trabalhar duro dentro de sua aldeia. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque, como disse o apóstolo Paulo em Efésios 6:19, ao orar por eles, Jeová lhes concede as palavras para que corajosamente divulguem o segredo sagrado das boas novas, por isso é apropriado orar a Jeová para abençoar todos aqueles a quem liderar e trabalhar duro dentro de sua aldeia.

Porque nossos irmãos passam dia a dia pelo bem-estar espiritual de cada uma das ovelhas de Cristo, eles nos ensinam como pregar, como desenvolver nossas designações. Eles também sabem como nos sentimos, assim como o apóstolo Paulo, certamente nossos irmãos apreciam que oramos por eles. Assim, Jeová continuará a dar-lhe força e palavras adequadas para continuar seu trabalho como líderes da congregação.

Porque é assim que mostramos nosso amor, além disso, as orações que fazemos em favor deles os ajudarão a dar como o apóstolo Paulo mencionou em Efésios 6:19.

ILUSTRAÇÃO




Uma irmã ora a Jeová. Série de Imagens: 1. Um membro do Corpo Governante em um programa da JW Broadcasting®. 2. Um casal sai de sua casa, que foi danificada por uma tempestade. 3. Dennis Christensen, algemado e escoltado por policiais russos.

Que coisas podemos pedir quando oramos por nossos irmãos? (Ver parágrafos 14 a 16). *

QUANDO ORAMOS EM PÚBLICO

17, 18. Em que ocasiões podemos pedir para orar em público, e o que devemos ter em mente?

No caso das irmãs, elas podem orar antes de conduzir um curso bíblico, pode ser feito pelo publicador que dirige ou pelo acompanhante. As irmãs devem ter em mente que podem adaptar a oração às necessidades do estudante, no caso dos homens que são solicitados a orar em uma reunião para o serviço de campo ou em uma reunião da congregação. Eles devem seguir o conselho de Mateus 6:7, não devem usar muitas palavras, devem ter em mente qual é o propósito da reunião e concentrar sua oração nele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No caso das irmãs, elas podem orar antes de conduzir um curso bíblico, pode ser feito pelo publicador que dirige ou pelo acompanhante. As irmãs devem ter em mente que podem adaptar a oração às necessidades do estudante, no caso dos homens que são solicitados a orar em uma reunião para o serviço de campo ou em uma reunião da congregação.

Eles devem seguir o conselho de Mateus 6:7, não precisam usar muitas palavras, devem ter em mente qual é o objetivo da reunião e focar sua oração nele, por exemplo, quando acompanhamos um irmão ou irmã para conduzir um curso bíblico e isso nos pede para fazer a oração que devemos ter em mente para adaptá-la às necessidades do aluno ou se um irmão é solicitado a fazer a oração para sair para pregar uma reunião congregacional, ele deve levar em conta que isso não é para aconselhar a congregação e você também não deve usar muitas palavras, pois há um tempo limitado para isso

ESSA ORAÇÃO OCUPA UM LUGAR IMPORTANTE NA NOSSA VIDA

19. O que nos ajudará a estar prontos para o dia de julgamento de Jeová?

O que vai nos ajudar é seguir o conselho de Jesus em Lucas 21:36, ele disse fique acordado e ore o tempo todo para que você possa escapar de todas essas coisas que têm que acontecer, então devemos orar constantemente, isso nos fará fique acordado no sentido espiritual e esteja pronto para o dia do julgamento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que vai nos ajudar é seguir o conselho de Jesus em Lucas 21:36, ele disse fique acordado e ore o tempo todo para que você possa escapar de todas essas coisas que têm que acontecer, então devemos orar constantemente, isso nos fará fique acordado no sentido espiritual e esteja pronto para o dia do julgamento.

O que nos ajudará é não descuidar da oração, pois se orarmos para continuar, seremos capazes de ficar acordados no sentido espiritual.

20. O que podemos fazer para que nossas orações sejam como incenso aromático?

O que podemos fazer é pensar bem no que vamos dizer às nossas orações, talvez não sejamos tão eloquentes. Mas, se pudermos ser sinceros, também poderemos refletir sobre o que aprendemos neste estudo, que nos ajudará a preparar nossas orações como incenso perante Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como vimos nos primeiros parágrafos, o incenso no tempo de Davi era preparado com muito cuidado.

Nossas orações são como incenso agradável para Jeová, devemos preparar bem nossas palavras, o que vamos dizer em oração, se fizermos isso, Jeová saberá que valorizamos o Senhor que temos que poder nos dirigir a ele em oração.

O QUE VOCÊ DIRIA?

Que tópicos podemos incluir em nossas orações?

Em nossas orações podemos incluir os assuntos mais importantes que estão relacionados ao propósito de Jeová, devemos também lembrar de louvar a Jeová e agradecer por seu Filho e seu Reino, também oramos por nossos irmãos, também podemos pedir a Jeová que cubra nossas necessidades física e espiritual. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em nossas orações podemos incluir os assuntos mais importantes que estão relacionados ao propósito de Jeová, devemos também lembrar de louvar a Jeová e agradecer por seu Filho e seu Reino, também oramos por nossos irmãos, também podemos pedir a Jeová que cubra nossas necessidades física e espiritual. 

Em nossas orações, não devemos falar com Jeová com familiaridade excessiva, mas com profundo respeito.

Por que devemos orar por nossos irmãos?

Por enfrentarem muitas situações difíceis, como doenças, desastres naturais, guerras ou perseguições, se orarmos a Jeová para ajudá-los e eles conseguirem seguir em frente, mostramos que realmente os amamos. Também é apropriado orar pelo que eles nos orientam porque trabalham arduamente para realizar a obra que Jeová lhes confiou.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Por ser uma forma de demonstrar nosso amor, eles também precisam que rezemos por eles, pois muitos deles encontram dificuldades, como doenças, perseguições, guerras e desastres naturais.

O que devemos ter em mente quando oramos em público?

Pense bem no que vamos dizer em nossas orações, se fizermos isso estamos mostrando que valorizamos essa honra extraordinária. Para Jeová, nossas palavras serão como incenso aromático, “um deleite para ele”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para orar em público, devemos ter em mente qual é o objetivo da reunião e focar nela, garantindo assim que ela seja aceitável para Jeová.

Devemos adequar nossa oração às necessidades da pessoa ou pessoas por quem estamos orando, e lembremos também que as orações não são para aconselhar nossos ouvintes ou fazer anúncios. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários