Estudo de A Sentinela, Semana de 26 de setembro a 2 de outubro de 2022, Valorize a honra de orar a Jeová, Respostas Sublinhadas.

 Estudo de A Sentinela, 26 de setembro a 2 de outubro de 2022, Valorize a honra de orar a Jeová, respostas sublinhadas.




1. Como devemos encarar a oração?

 O Criador do céu e da terra nos concedeu uma honra extraordinária: podemos nos comunicar com ele por meio da oração. Vamos pensar no que isso implica. Podemos abrir nosso coração a Jeová a qualquer hora e em qualquer idioma, e não precisamos marcar hora. Podemos orar ao nosso amoroso Pai de uma cama de hospital ou de uma cela de prisão com a certeza de que ele nos ouvirá. Não damos por certo esse imenso privilégio?


2. Como o Rei Davi mostrou que a oração era um privilégio para ele?

2 Para o rei Davi, a oração era um privilégio. Em um cântico, ele disse a Jeová: “A minha oração esteja diante de ti como incenso preparado” (Sl. 141:1, 2). No tempo de Davi, um incenso sagrado era usado para adorar a Jeová, e os sacerdotes o preparavam com muito cuidado (Ex. 30:34, 35). Aparentemente, ao falar do incenso, Davi queria dizer que pensaria cuidadosamente no que diria ao seu Pai celestial em suas orações. E queremos fazer o mesmo, porque queremos que nossas orações agradem a Jeová.

3. Com que atitude devemos orar a Jeová, e por quê?

3 Em nossas orações, não devemos falar com Jeová com muita familiaridade, mas com profundo respeito. Vamos pensar nas impressionantes visões que Isaías, Ezequiel, Daniel e João tiveram. Embora sejam todos diferentes, eles têm uma coisa em comum: descrevem Jeová como um Rei maravilhoso. Isaías viu Jeová “assentado num trono alto e sublime” (Is 6:1-3). Ezequiel o viu sentado em sua carruagem celestial e cercado por "um resplendor como o do arco-íris" (Ezequiel 1:26-28). Daniel viu o “Ancião de Dias” vestido de branco e sentado em um trono do qual saíam chamas de fogo (Dn 7:9, 10). E João viu Jeová sentado em um trono cercado por “um arco-íris como uma esmeralda” (Ap 4:2-4).Meditar na glória incomparável de Jeová nos lembra que orar a ele é uma honra incrível e que é muito importante fazê-lo com profunda reverência. Agora, sobre o que podemos falar em nossas orações?

“VOCÊ DEVE ORAR DESTA FORMA”

4. O que aprendemos com as primeiras frases da frase modelo? (Mateus 6:9, 10).

4 (Leia Mateus 6:9, 10). No Sermão da Montanha, Jesus ensinou seus discípulos a orar de uma maneira que Deus aprova . Depois de dizer “assim tens de orar”, os primeiros assuntos que ele mencionou têm relação direta com o propósito de Jeová: que seu nome seja santificado; Que venha o Reino – que destruirá todos os inimigos de Deus – e que as bênçãos que Ele prometeu para a Terra e para os seres humanos se cumpram. Se falarmos sobre esses assuntos em nossas orações, mostramos que a vontade de Jeová é importante para nós.

5. Como sabemos que não há nada de errado em orar sobre assuntos pessoais?

5 Na próxima parte da oração-modelo, Jesus mostrou que não há nada de errado em orar sobre assuntos pessoais. Podemos pedir a Jeová que nos dê alimento diário, perdoe nossos pecados, nos proteja da tentação e nos livre do Maligno (Mt 6:11-13). Quando pedimos essas coisas a Jeová, reconhecemos nossa dependência dele e expressamos nosso desejo de obter sua aprovação.

6. Devemos orar apenas pelos assuntos mencionados na oração modelo?

6 Jesus não queria que seus discípulos simplesmente mencionassem as palavras e os temas da oração modelo em suas orações. Em outras orações que ele fez, ele incluiu outros assuntos que o preocupavam na época (Mateus 26:39, 42; João 17:1-26). Também podemos orar sobre qualquer coisa que nos preocupe. Por exemplo , quando temos que tomar uma decisão , podemos pedir sabedoria e entendimento (Sl. 119:33, 34). Quando temos de assumir uma responsabilidade que parece difícil, podemos pedir a Jeová que nos dê perspicácia e discernimento . — Pro. 2:6. pais _ Eles podem orar por seus filhos e filhos por seus pais . Além disso, todos nós podemos e devemos orar por nossos estudantes da Bíblia e pelas pessoas para quem pregamos . É claro que orar não é apenas uma questão de pedir.

ILUSTRAÇÃO



Um irmão ora a Jeová junto com sua esposa. Série de imagens: 1. A filha dela está na aula. 2. Um homem mais velho em uma cama de hospital. 3. A esposa dá uma aula bíblica para uma mulher.

Que coisas um irmão pode mencionar ao orar junto com sua esposa? (Ver parágrafo 6). *

7. Por que devemos louvar a Jeová em nossas orações?

7 Em nossas orações, devemos também nos lembrar de louvar a Jeová. Ele merece nosso louvor mais do que ninguém. Um escritor de salmos lhe disse: "Você é bom e está disposto a perdoar". E acrescentou: “Tu és um Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e fidelidade” (Sl 86:5, 15). Temos muitos motivos para louvar a Jeová por seu jeito de ser e por tudo que faz.

8. Quais são algumas coisas pelas quais podemos agradecer quando oramos? (Salmo 104:12-15, 24).

8 Além de louvar a Jeová, queremos agradecê-lo em nossas orações por todas as maravilhas que ele nos proporciona , como as cores brilhantes das flores , a infinita variedade de comidas deliciosas e a companhia agradável de bons amigos . Tudo isso e muito mais nos é dado por nosso amoroso Pai simplesmente porque ele quer que sejamos felizes (leia Salmos 104:12-15, 24). E, sobretudo, agradecemos-lhe a enorme quantidade de alimento espiritual que nos dá e a preciosa esperança que temos.

9. O que podemos fazer para não nos esquecermos de agradecer a Jeová? (1 Tessalonicenses 5:17, 18).

9 É muito fácil esquecermos de agradecer a Jeová por tudo o que ele faz por nós. O que podemos fazer para que isso não aconteça conosco? Podemos anotar as coisas que pedimos a ele e revisar a lista de vez em quando para ver como Jeová nos respondeu. Então podemos orar a ele para agradecê-lo por sua ajuda (leia 1 Tessalonicenses 5:17, 18). Não é verdade que nos sentimos felizes e amados quando os outros nos agradecem? Bem , também damos alegria a Jeová quando nos lembramos de agradecê-lo por responder às nossas orações (Cl 3:15). Mas há algo mais pelo qual agradecer a Jeová, e é muito importante. Vamos ver do que se trata.

ILUSTRAÇÃO


Um irmão ora a Jeová. Série de imagens: 1. Jesus na estaca de tortura. 2. Um belo rio cercado por montanhas. 3. Uma variedade colorida de frutas e legumes.

Que coisas podemos incluir em nossas orações para louvar a Jeová e dar-lhe graças? (Ver parágrafos 7 a 9). *

DÊ GRAÇAS A JEOVÁ PELO SEU FILHO AMADO

10. Por que devemos agradecer a Jeová por enviar Jesus à Terra? (1 Pedro 2:21).

10 (Leia 1 Pedro 2:21). Devemos agradecer a Jeová por enviar seu Filho amado para nos ensinar. Ao estudar a vida de Jesus, aprendemos muito sobre Jeová e o que precisamos fazer para agradá-lo. Se mostrarmos fé no sacrifício de Cristo, podemos ter uma amizade achegada e paz com Jeová. — Rom. 5:1.

11. Por que oramos em nome de Jesus?

11 Agradecemos a Jeová por podermos orar a ele por meio de seu Filho. Jeová usa Jesus para nos dar o que pedimos. Se orarmos em nome de seu Filho, Jeová nos ouvirá e nos responderá. Jesus explicou: “Tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado pelo Filho” (João 14:13, 14).

12. Que outro motivo temos para agradecer a Jeová por seu Filho?

12 Jeová perdoa nossos pecados por causa do sacrifício de Jesus. A Bíblia diz que Jesus é nosso “sumo sacerdote” e que ele está “assentado à destra do trono da Majestade no céu” (Hb 8:1). Também diz que “temos um ajudador que está com o Pai: Jesus Cristo” (1 João 2:1). Somos tão gratos que Jeová nos deu um Sumo Sacerdote que se compadece de nós, entende nossas limitações e “ora por nós” (Romanos 8:34; Hebreus 4:15). Não fosse o sacrifício de Jesus, nós que somos imperfeitos não poderíamos orar a Jeová. As palavras não são suficientes para expressar o quanto apreciamos o presente precioso que Jeová nos deu: seu Filho amado.

ORAMOS PELOS NOSSOS IRMÃOS

13. Como Jesus mostrou na noite antes de morrer que amava seus discípulos?

13 Na noite anterior à sua morte, Jesus orou muito por seus discípulos , pedindo ao Pai que os protegesse do Maligno (João 17:15). Que grande gesto de amor! Embora estivesse prestes a passar por uma prova terrível, estava preocupado com o bem-estar de seus apóstolos.

14. Como mostramos que amamos nossos irmãos?

14 Assim como Jesus, não nos concentramos apenas em nossas necessidades. Em vez disso, temos o hábito de orar por nossos irmãos. Dessa forma, obedecemos ao mandamento de Jesus de amar uns aos outros e mostrar a Jeová o quanto amamos nossos irmãos (João 13:34). E sabemos que quando oramos por outros servos de Jeová, não estamos perdendo tempo . A Bíblia diz que “a súplica do justo é poderosa” (Tg 5:16).

15. Por que nossos irmãos precisam que oremos por eles?

 15 Nossos irmãos precisam que rezemos por eles porque enfrentam muitas situações difíceis. Podemos pedir a Jeová que os ajude a enfrentar dificuldades como doenças, desastres naturais, guerras ou perseguições. Também podemos orar pelos irmãos que se sacrificam tanto para ajudar nos esforços de socorro. Você pode conhecer alguém que está em uma dessas situações. Por que você não o menciona pelo nome em suas orações pessoais? Por pedirmos a Jeová que ajude nossos irmãos a seguir em frente, mostramos que realmente os amamos.

16. Por que devemos orar pelos irmãos que nos lideram?

16 Os irmãos que lideram a congregação apreciam muito que oramos por eles, e essas orações os ajudam. Foi assim que o apóstolo Paulo se sentiu. Ele escreveu: “Orai também por mim para que, quando eu abrir a boca, me sejam concedidas palavras para que eu ousadamente divulgue o segredo sagrado das boas novas” (Efésios 6:19). Hoje também temos irmãos muito trabalhadores que nos lideram. Por pedir a Jeová que abençoe tudo o que eles fazem, mostramos que os amamos.

ILUSTRAÇÃO


Uma irmã ora a Jeová. Série de Imagens: 1. Um membro do Corpo Governante em um programa da JW Broadcasting®. 2. Um casal sai de sua casa, que foi danificada por uma tempestade. 3. Dennis Christensen, algemado e escoltado por policiais russos.

Que coisas podemos pedir quando oramos por nossos irmãos? (Ver parágrafos 14 a 16). *

QUANDO ORAMOS EM PÚBLICO

17, 18. Em que ocasiões podemos pedir para orar em público, e o que devemos ter em mente?

17 Às vezes podemos ser solicitados a orar em público. Por exemplo, uma irmã que dirige uma aula bíblica pode pedir à irmã que a acompanha para fazer uma oração. O acompanhante pode não conhecer bem o aluno e pode preferir dizer a última frase. Dessa forma, você poderia adaptá-lo às necessidades do aluno.

18 E se um irmão for convidado a orar numa reunião de serviço de campo ou numa reunião congregacional? Os irmãos que têm essa responsabilidade devem ter em mente qual é o objetivo da reunião. As orações não são para aconselhar a congregação ou fazer anúncios. Para a maioria das reuniões, um total de cinco minutos é reservado para cânticos e orações. Assim, o irmão que ora não precisa “usar muitas palavras”, principalmente no início da reunião (Mt 6:7).

ESSA ORAÇÃO OCUPA UM LUGAR IMPORTANTE NA NOSSA VIDA

19. O que nos ajudará a estar prontos para o dia de julgamento de Jeová?

19 À medida que o dia do julgamento de Jeová se aproxima, precisamos tornar a oração ainda mais importante. Falando sobre este assunto, Jesus disse: “Vigiai-vos e orai todo o tempo para que possais escapar de todas estas coisas que devem acontecer” (Lucas 21:36). Se orarmos constantemente, ficaremos espiritualmente despertos e prontos para o dia de Jeová.

20. O que podemos fazer para que nossas orações sejam como incenso aromático?

20 O que analisamos neste artigo? Valorizamos muito a honra de orar a Jeová. Os assuntos mais importantes para incluirmos em nossas orações são os que estão diretamente relacionados ao propósito de Jeová. Também damos graças pelo Filho de Deus e seu Reino, e oramos por nossos irmãos. E, é claro, podemos pedir a Jeová que supra nossas necessidades físicas e espirituais. Pensando bem no que vamos dizer em nossas orações, mostramos que valorizamos essa honra extraordinária. Para Jeová, nossas palavras serão como incenso aromático, “um deleite para ele” (Pv 15:8).

O QUE VOCÊ DIRIA?

Que tópicos podemos incluir em nossas orações?

Por exemplo, quando temos que tomar uma decisão, podemos pedir sabedoria e entendimento (Sl 119:33, 34). Quando temos de assumir uma responsabilidade que parece difícil, podemos pedir a Jeová que nos dê perspicácia e discernimento . — Pro. 2:6. Os pais podem orar pelos filhos e os filhos pelos pais. Além disso, todos nós podemos e devemos orar por nossos estudantes da Bíblia e pelas pessoas a quem pregamos. É claro que orar não é apenas uma questão de pedir.

Em nossas orações, não devemos falar com Jeová com familiaridade excessiva, mas com profundo respeito.

Por que devemos orar por nossos irmãos?

Nossos irmãos precisam que rezemos por eles porque enfrentam muitas situações difíceis. Podemos pedir a Jeová que os ajude a enfrentar dificuldades como doenças, desastres naturais, guerras ou perseguições. Também podemos orar pelos irmãos que se sacrificam tanto para ajudar nos esforços de socorro.

O que devemos ter em mente quando oramos em público?

Pense bem no que vamos dizer em nossas orações, se fizermos isso estamos mostrando que valorizamos essa honra extraordinária. Para Jeová, nossas palavras serão como incenso aromático, “um deleite para ele” (Pv 15:8).

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários