Estudo de A Sentinela, Semana de 12 a 18 de setembro de 2022, “Apoiar Jesus Cristo, nosso superintendente”, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela de 12 a 18 de setembro de 2022, “Apoiar Jesus Cristo, nosso superintendente”, Respostas sublinhadas.

1. Qual é a vontade de Deus hoje?

A vontade de Deus hoje é que as boas novas do Reino sejam pregadas por toda a terra (Marcos 13:10; 1 Timóteo 2:3, 4). Essa obra é de Jeová e é tão importante que ele escolheu seu Filho amado para liderá-la. Visto que a pregação está nas melhores mãos, podemos ter certeza de que, quando chegar o fim, Jeová ficará satisfeito com o que foi feito . — Mat. 24:14.

2. O que veremos neste artigo?

Neste artigo, veremos que Jesus usa o “escravo fiel e sábio” para nos dar alimento espiritual e nos organizar para a maior campanha de pregação de todos os tempos (Mt 24:45). Veremos também o que podemos fazer para apoiar pessoalmente Jesus e o escravo fiel.

JESUS ​​SUPERVISIONA A PREGAÇÃO

3. Que autoridade foi dada a Jesus?

Jesus está supervisionando a pregação. Como nós sabemos? Pouco antes de subir ao céu, ele se encontrou com alguns de seus discípulos fiéis em uma montanha na Galiléia e disse-lhes: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra". E observe o que ele acrescentou a seguir: “Portanto, vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações” (Mt 28:18, 19). Entre outras coisas, Jesus recebeu autoridade para dirigir a pregação.

4. Por que podemos ter certeza de que Jesus continua a supervisionar a pregação?

Jesus disse que a obra de pregação e de fazer discípulos aconteceria em “todas as nações”, e que ele estaria com seus seguidores “todos os dias até a terminação do sistema” (Mt 28:20). Essas palavras deixam claro que Jesus supervisionaria a pregação até hoje.

5. Como participamos do cumprimento do Salmo 110:3?

Jesus tinha certeza de que durante a conclusão do sistema haveria trabalhadores suficientes. Ele sabia que essas palavras proféticas seriam cumpridas: “Teu povo se oferecerá voluntariamente no dia em que você liderar suas forças militares” (Sl 110:3). Se você pregar as boas novas, estará apoiando Jesus e o escravo fiel e participando do cumprimento desta profecia. A pregação continua, mas há alguns obstáculos.

6. Qual é um dos obstáculos que enfrentamos?

Um obstáculo que enfrentamos é a oposição. Apóstatas, políticos e líderes religiosos espalham muitas mentiras sobre nosso trabalho. Se nossos parentes, conhecidos e colegas de trabalho acreditarem nelas, talvez tentem nos impedir de servir a Jeová e de pregar. Em alguns países, nossos inimigos nos ameaçam, nos atacam, nos prendem e até nos aprisionam. Isso não é surpreendente, pois Jesus disse: “Eles vão te odiar por causa do meu nome” (Mt 24:9). De fato, esse ódio mostra que seguimos o exemplo de Jesus e temos a aprovação de Jeová. — Mat. 5:11, 12. O Diabo está por trás de toda essa oposição, mas não é páreo para Jesus. Com o apoio de Cristo, a mensagem do Reino está alcançando pessoas de todas as nações.

7. Que evidência você vê de que Apocalipse 14:6, 7 está se cumprindo?

Outro obstáculo é o grande número de idiomas por aí. Na visão que Jesus deu ao apóstolo João, Ele deu a entender que isso não impediria que as boas novas fossem anunciadas (leia Apocalipse 14:6, 7). Como conseguimos superar esse obstáculo? Disponibilizar informações bíblicas ao público em nosso site, jw.org, em mais de 1.000 idiomas. Além disso, o Corpo Governante deu permissão para que nosso principal manual do curso bíblico, o livro Viva a Vida, seja traduzido para mais de 700 idiomas. E também há alimento espiritual disponível na forma de vídeos para surdos e braile para cegos. Dessa forma, mais pessoas do que nunca têm a oportunidade de aceitar a mensagem do Reino. As profecias bíblicas estão se cumprindo diante de nossos olhos: pessoas “de todas as línguas das nações” estão aprendendo a falar a “língua pura” da verdade bíblica (Zc 8:23; Sf 3:9). Tudo isso é uma realidade graças à perfeita supervisão de Jesus Cristo.

8. Quais foram os resultados da pregação até agora?

Hoje, mais de 8 milhões de pessoas em 240 países e territórios fazem parte da organização de Jeová. E todos os anos milhares e milhares são batizados! Mas os números não são o mais importante, mas as qualidades espirituais que esses novos discípulos cultivaram, o que a Bíblia chama de "a nova personalidade" (Cl 3:8-10). Muitos deles deixaram a imoralidade sexual, a violência, o preconceito e o espírito nacionalista. A profecia de Isaías 2:4 está se cumprindo: "Nem aprenderão mais a guerrear". Ao nos esforçarmos para nos revestir da nova personalidade, atraímos pessoas para a organização de Deus e mostramos que seguimos Jesus Cristo, nosso superintendente (João 13:35; 1 Pe 2:12). E nada disso é por acaso; Jesus está nos ajudando.

JESUS ​​NOMEIA UM ESCRAVO

9. De acordo com Mateus 24:45-47, o que Jesus disse que aconteceria no fim dos tempos?

(Leia Mateus 24:45-47). Jesus predisse que no fim dos tempos ele confiaria a um “escravo fiel e sábio” a tarefa de nos dar alimento espiritual. Então você esperaria que esse escravo trabalhasse duro em nossos dias. E assim está fazendo. Jesus usa um pequeno grupo de cristãos ungidos para dar aos servos de Deus e aos que mostram interesse a “refeição na hora certa”. Esses homens não se consideram “mestres da fé” dos outros (2 Coríntios 1:24). Em vez disso, eles reconhecem que Jesus Cristo é o "líder e comandante" de seu povo (Is 55:4).

ILUSTRAÇÃO:

Série de Imagens: Publicações que têm sido usadas ao longo de décadas para ajudar as pessoas a aprender sobre a Bíblia. 1. 1949: “Seja Deus verdadeiro”. Uma irmã prega a um casal e oferece-lhes o livro. 2. 1968: "A verdade que conduz à vida eterna." Um homem lê o livro em casa. 3. 1982: “Você pode viver para sempre no paraíso na Terra”. Um irmão dá uma aula bíblica a um homem. 4. 1995: "O conhecimento que leva à vida eterna." Um irmão dá uma aula bíblica a um colega durante a hora do almoço em seu local de trabalho. 5. 2005 e 2017: Os livros “O que a Bíblia realmente ensina?” e “O que a Bíblia nos ensina?” Uma irmã ensina um estudo bíblico a uma mulher. 6. 2021: “Aproveite a vida”. Uma irmã ensina um estudo bíblico a uma mulher por videoconferência.

10. Quais dos livros que aparecem nas imagens o ajudaram a entrar no caminho que leva à vida?

Desde 1919, O Escravo Fiel preparou uma ampla variedade de publicações para dar às pessoas a primeira chance de saborear o alimento espiritual nutritivo. Em 1921, o escravo publicou o livro A Harpa de Deus em inglês para ensinar as verdades básicas da Bíblia. Como os tempos mudaram, outros livros foram publicados.Com qual deles você conheceu e amou nosso Pai celestial? Talvez tenha sido com um desses: “Seja Deus verdadeiro”, A verdade que leva à vida eterna, Você pode viver para sempre no paraíso na terra, O conhecimento que leva à vida eterna, O que a Bíblia realmente ensina? o O que a Bíblia nos ensina? Ou você pode estar usando o novo manual Enjoy Life. Esses livros foram publicados para nos ajudar a fazer discípulos, e sempre vieram na hora certa.

11. Por que é tão importante que todos recebamos alimento espiritual?

Os estudantes da Bíblia não são os únicos que precisam de alimento espiritual sólido. Na verdade, todos nós precisamos. O apóstolo Paulo escreveu: “Alimento sólido é para pessoas maduras.” Ele também disse que colocar esse conhecimento em prática nos ajudará a “distinguir o certo do errado” (Hb 5:14). Agora que a moral caiu tanto, pode ser muito difícil obedecer aos padrões de Jeová. Mas Jesus está encarregado de nos dar um saboroso alimento espiritual que nos ajuda a ser fortes e que vem da inspirada Palavra de Deus, a Bíblia. O escravo fiel prepara e distribui este alimento sob a direção de Jesus.

12. O que fizemos para honrar o nome de Deus como Jesus fez?

Assim como Jesus fez, demos ao nome de Deus a honra que ele merece (João 17:6, 26). Por exemplo, em 1931 adotamos o nome bíblico de Testemunhas de Jeová. Assim mostramos que queremos levar o nome de nosso Pai celestial, porque é muito importante para nós (Is. 43:10-12). E, em outubro desse mesmo ano, o nome de Deus começou a aparecer na capa desta revista em inglês. Além disso, a Tradução do Novo Mundo colocou o nome divino onde ele pertence na Palavra de Deus. Isso é totalmente diferente do que as Igrejas da cristandade fazem, que removem o nome de Jeová de muitas de suas traduções da Bíblia.

JESUS ​​ORGANIZA SEUS SEGUIDORES

13. O que o convence pessoalmente de que Jesus está usando o “escravo fiel e sábio” hoje? (João 6:68).

Por meio do “escravo fiel e sábio”, Jesus fez com que seus seguidores formassem uma organização notável aqui na terra para promover a adoração pura. O que você acha dessa organização? Talvez você se sinta como Pedro, que disse a Jesus: “Para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68). O que seria de nós se não tivéssemos conhecido a organização de Jeová? Por meio dela, Cristo garante que sejamos bem nutridos espiritualmente e nos treina para sermos bons professores. Além disso, ajuda-nos a revestir-nos da “nova personalidade” para que possamos deixar Jeová feliz. — Efé. 4:24.

14. Como fazer parte da organização de Jeová o ajudou durante a pandemia do COVID-19?

Quando os tempos difíceis chegam, Jesus nos guia com sabedoria. Isso ficou claro quando a pandemia do COVID-19 eclodiu. Muitas pessoas no mundo não sabiam o que fazer, mas Jesus se certificou de que recebêssemos orientações claras para nos protegermos. Fomos incentivados a usar máscaras ou coberturas faciais em locais públicos e a manter distância física. Os anciãos foram lembrados de manter contato com todos os publicadores e se preocupar com suas necessidades físicas e espirituais (Is 32:1, 2). E os relatórios do Corpo Governante nos deram mais instruções e encorajamento.

15. Que outras instruções nos chegaram durante a pandemia e quais são os resultados?

Durante a pandemia, instruções claras para reuniões e pregações também chegaram até nós. Durante a noite já estávamos realizando reuniões e assembléias por videoconferência , e pregando principalmente por carta e telefone. Jeová tem abençoado nossos esforços. Muitas filiais relataram que o número de publicadores aumentou notavelmente. De fato, hoje em dia, muitos irmãos tiveram experiências animadoras (veja o quadro “Jeová abençoa a pregação”).

Jeová abençoa a pregação

Quando a pandemia eclodiu, um casal centro-americano que morava na Europa há mais de 15 anos decidiu pregar a todos os seus parentes e conhecidos na América Central. Então eles escreveram mais de 200 cartas e as enviaram usando um aplicativo de mensagens. Eles receberam várias visitas de retorno, e aqueles que demonstraram interesse receberam links para postagens e vídeos. Jeová abençoou seus esforços. Em questão de 8 meses, começaram 14 cursos bíblicos.

Durante a campanha de novembro de 2020, quando distribuímos A Sentinela sob o título “O que é o Reino de Deus?”, um irmão ligou para um antigo colega de escola. O homem aceitou a revista e concordou em falar sobre ela na semana seguinte. Naquela conversa, ele disse ao irmão: “Antes de você me ligar, eu pedi a Deus que me ajudasse a saber o que ele espera de mim”. O homem aceitou um curso bíblico e começou a assistir às reuniões e a colocar em prática o que estava aprendendo. Mais tarde, ele disse ao irmão: “Antes, eu sentia que faltava algo em minha vida. Agora vejo que algo era Jeová. Serei eternamente grato a você por me ajudar a conhecê-lo.”

16. Do que podemos ter certeza?

Alguns irmãos podem ter pensado que nossa organização tem sido muito cautelosa com a questão da pandemia. Mas uma e outra vez ficou claro que a orientação que recebemos foi muito sábia (Mt 11:19). Se refletirmos sobre a maneira amorosa com que Jesus nos guia, podemos ter certeza de que, aconteça o que acontecer no futuro, Jeová e seu querido Filho estarão conosco (leia Hebreus 13:5, 6).

17. Como você se sente trabalhando sob a supervisão de Jesus?

Como estamos felizes de trabalhar sob a supervisão de Jesus! Pertencemos a uma organização que não deixou que nacionalidade, cultura ou idioma nos dividissem. Estamos espiritualmente bem alimentados e equipados para pregar. E cada um de nós continua a aprender a usar a nova personalidade e a amar os outros. Quão orgulhosos podemos ter de Jesus Cristo, nosso superintendente!

O QUE VOCÊ RESPONDE?

O que o convence de que Jesus supervisiona a pregação em todo o mundo?

Pouco antes de subir ao céu, ele se encontrou com alguns de seus discípulos fiéis em uma montanha na Galiléia e disse-lhes: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra". Jesus disse que a obra de pregar e fazer discípulos aconteceria em “todas as nações” e que ele estaria com seus seguidores “todos os dias até a terminação do sistema”.

O que o convence de que Jesus orienta o “escravo fiel e sábio” a nos dar alimento espiritual?

Por meio do “escravo fiel e sábio”, Jesus fez com que seus seguidores formassem uma organização notável aqui na Terra para promover a adoração pura. O que você acha dessa organização? Talvez você se sinta como Pedro, que disse a Jesus: “Para quem iremos nós? Você tem palavras de vida eterna".

O que o convence de que Jesus guia seus seguidores em tempos difíceis?

Quando os tempos difíceis chegam, Jesus nos guia com sabedoria. Isso ficou claro quando a pandemia do COVID-19 eclodiu. Muitas pessoas no mundo não sabiam o que fazer, mas Jesus se certificou de que recebêssemos orientações claras para nos protegermos. Fomos incentivados a usar máscaras ou coberturas faciais em locais públicos e a manter distância física. Os anciãos foram lembrados de manter contato com todos os publicadores e se preocupar com suas necessidades físicas e espirituais.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários