Encontré Joyas Espirituais: 12 a 18 de setembro de 2022, 1 Reis 11 a 12.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
1Rs 12:21-24. O que a obediência do rei Roboão nos ensina? (w18.06 14 ¶1-4).
Que a melhor coisa é obedecer a Deus mesmo que os outros zombem de nós. Se fizermos isso, receberemos a aprovação e a bênção de Jeová. Assim foi no caso de Roboão. Ele foi obediente e não lutou contra a nova nação. Em vez disso, fortaleceu algumas cidades e construiu outras nos territórios sobre os quais ainda governava: Judá e Benjamim. E o que é mais importante, por algum tempo ele obedeceu às leis de Jeová. Embora o reino do norte, governado por Jeroboão, tenha caído na idolatria, muitos de seus habitantes viajaram para Jerusalém para apoiar Roboão e a adoração pura. Assim, a obediência de Roboão fortaleceu seu reinado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para acabar com a revolta, Roboão reuniu seu exército, pois queria lutar contra Israel, mas o Senhor lhe disse para não fazer tal coisa, mesmo que o povo zombasse dele por não punir tal rebelião, eles obedeceram à palavra do Senhor, e voltou para casa, segundo a palavra de Jeová, isso nos ensina que é melhor obedecer a Deus, mesmo que os outros zombem de nós. Se fizermos isso, receberemos a aprovação e a bênção de Jeová e, no caso de Roboão, sua obediência fortaleceu seu reinado.
O que ela nos ensina é que quando obedecemos a Jeová apesar da oposição ou zombaria de outros, recebemos bênçãos de Jeová assim como a obediência de Roboão fortaleceu seu reino.
E o que aprendemos é que nós, servos de Jeová, sempre nos encontraremos nessa mesma situação, pois as pessoas deste mundo consideram tolice obedecer aos princípios bíblicos, mas se obedecermos a Jeová, nos livraremos de muitas calamidades na vida agora e seremos consideram dignos de viver no governo de Jeová.
Isso nos ensina que é melhor obedecer a Deus mesmo que os outros zombem de nós, e se fizermos isso receberemos sua aprovação, e como Deuteronômio 28:12 menciona, essas bênçãos virão sobre você e chegarão até você se você sempre ouvir à voz do Senhor seu Deus, então obedecer é muito importante porque assim receberemos muitas bênçãos.
Muitas vezes não é fácil, pode ser que se torne difícil para nós por causa do ridículo ou pressão de outras pessoas, como foi o caso de Jeroboão, mas mesmo assim ele foi obediente e não lutou contra a nova nação, mas em vez disso, ele se concentrou em outras coisas que Jeová havia feito com ele.
No versículo 24 ele disse para eles não subirem para lutar e eles obedeceram as palavras do Senhor e voltaram para sua casa, para que possamos entender que este homem havia reunido seu exército, tudo estava pronto e agora ele diz que você não precisa lutar, o que eu faço? neste caso vemos que Rehobocam obedeceu fielmente a palavra de Jeová, às vezes também estamos prontos para fazer uma coisa mas depois vemos que a carruagem de Jeová vai em outra direção, queremos estar prontos para obedecer.
Sim, Roboão já havia ameaçado castigar o povo tornando o jugo mais duro que o de Salomão, punindo-o com estacas pontiagudas com um chicote de ponta afiada, e agora parecia que em sua reação ele ia ser como um covarde porque estava confiando em sua palavra, quando Jeová lhe disse para voltar e que ele estava com mau aspecto porque no livro das crônicas segundas 13:7 vê-se que o comparam a homens inúteis e que ele não tinha força apesar de ser jovem para enfrentá-lo, então qual o nome dele de Roboão que acabou mal mas ele preferiu obedecer a Jeová, então às vezes podemos ficar diante do povo, nosso nome pode ficar no chão mas o importante é que no final acabamos obedecendo a Jeová.
E isso não te ensina que quando alguém obedece a Jeová apesar da oposição ou ridicularização que temos de outras pessoas, mas recebemos a bênção de Jeová assim como a obediência de Roboão, isso fortaleceu seu reino.
Ensina que embora já tenhamos todo o entusiasmo para fazer algo por Jeová ou defender nossa família ou nosso povo, o melhor é como Roboham obedecer a Jeová, graças ao fato de que ele voltou daquela batalha bom daquela preparação para a batalha Jeová protegeu a nação do sul porque naquela época a nação do norte começou a ser apóstata, isso era algo que era para a proteção dele e do povo do sul.
A obediência é muito mais importante do que a nossa aparência diante de outros que ridicularizam nossas ações, e Jeová sempre abençoa a obediência.
Porque a melhor coisa é obedecer a ele, mas talvez outros zombem de nós, então o que nós, apesar dessa oposição ou zombaria, devemos seguir o conselho de obedecer a Jeová primeiro.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
1 Reis 11:4. Tenhamos muito cuidado ao escolher nosso parceiro, mesmo que seja apenas um, como no caso de Salomão pode desviar nossos corações, talvez não adorar outros deuses tão drasticamente, mas se puder nos distrair de adorar a Jeová com todas as nossas corações, talvez por promover o materialismo, viagens, objetivos não teocráticos e que nos faria chegar ao mesmo lugar que Salomão, por não estarmos 100% com Jeová.
1 Reis 11:4. Embora se possa pensar que Salomão se tornou infiel em sua velhice devido à senilidade, não parece que esse tenha sido o motivo, Salomão era muito jovem quando começou a governar e, embora tenha sido rei por quarenta anos, não alcançou uma idade muito avançada. Além disso, ele não parou completamente de adorar a Jeová. Ele aparentemente tentou praticar alguma forma de união de fé.
1 Reis 11:4. Salomão casou-se com muitas mulheres que não adoravam a Jeová, e aí quando Salomão envelheceu tolerou a prática da idolatria, aqui Jeová nos aconselha a não casar com pessoas que não têm os mesmos princípios que ele.
1 Reis 11:9-10. Isso me ensina que a pessoa modesta fica dentro dos limites do bom comportamento, então os cristãos devem se esforçar para cultivar essa virtude. Este exemplo nos mostra que Jeová tem o direito absoluto de estabelecer limites sobre o que podemos ou não fazer na adoração verdadeira. Portanto, "mostremos modéstia respeitando-os".
1 Reis 11:9. Jeová ficou furioso com Salomão porque seu coração se desviou e se afastou de Jeová, que nos lembra que nossas boas e más ações influenciam Jeová, ele se sente triste ou feliz, é melhor obedecer a Jeová e assim ele sorri para nós .
1 Reis 11:9-14. Quando Salomão se tornou desobediente em seus últimos anos, Jeová levantou oponentes contra ele, a maneira como o tratou nos lembra o que 1 Pedro 5:5 menciona onde diz que Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes, por isso devemos sempre ter em mente para nunca desobedecer a Jeová, em vez disso, devemos permanecer humildes e leais a ele.
1 Reis 11:28. Irmãos jovens se vocês são capazes e acima de tudo trabalhadores como diz este texto, com certeza Jeová fará irmãos com Salomão te observarem e te designar para supervisionar algumas tarefas, e não sabemos, como no caso desse jovem, ele acabou sendo o rei de Israel, você poderá adquirir designações especiais e únicas no serviço de Jeová.
1 Reis 11:29,32. Isso nos ensina que Jeová usou esse objeto para transmitir informações importantes. É imitação dele, nós no ministério podemos usar diferentes meios visuais para incutir verdades bíblicas. Lembremos que esses auxílios apelam para os sentidos da visão e da audição, o que permite que a pessoa fique mais atenta e lembre-se das informações. Então, vamos usar recursos visuais para ensinar.
1 Reis 11:31-35. Ele nos ensina que Jeová é um Deus ciumento e não compartilha adoração com falsos deuses pelos quais ele puniu Salomão tirando seu reino e o que ele nos ensina é que nós também não podemos misturar nossa adoração com falsas doutrinas, pois isso é algo que Jeová faz não aprova.
1 Reis 11:34. Jeová é um Deus leal quando ele tomou a decisão de retirar seu apoio de Salomão, ele diz, mas eu não vou tirar todo o reino por consideração ao meu servo Davi porque ele obedeceu e porque ele seguiu seus estatutos por toda a sua vida, Jeová é um Deus que você se lembre de seus servos fiéis.
1 Reis 11:13,36. Podemos ver como embora Salomão tenha se tornado infiel a Jeová e Jeová pudesse tomar o trono e dá-lo a outro assim como fez quando Saul se tornou infiel e deu a Davi o reino Jeová não mudou sua decisão ele disse que o filho de Salomão tinha parte do reino e isso foi por causa da promessa que Davi havia feito a ele de que um reino eterno sairia de sua família, isso nos ensina que Jeová não muda suas promessas quando ele cumpre mesmo que ele passe por qualquer evento ele não renunciou a essa promessa mas procura fazer ajustes para poder cumprir suas promessas.
1 Reis 11:38. Vemos que ele intervém para eliminar a opressão sofrida pelo povo, o que nos ensina que Jeová conhece cada um de seus servos individualmente e em breve intervirá para que seus servos possam servi-lo e ser felizes.
1 Reis 11:38. Aqui vemos como Jeová ama seu servo e se esquece do erro que foi cometido no caso de que se o obedecermos como Davi o obedeceu, fazendo tudo o que era bom aos seus olhos, então ele estará conosco e esse texto se refere ao primeiro dos reis 15:5 onde diz que Davi fez o que era certo aos olhos de Jeová e não se desviou, pois quando Jeová perdoa ele não menciona mais o erro e ama a pessoa que o ama de todo o coração como Davi amou e assim também podemos ter essa relação com Jeová.
1 Reis 11:40. Encontrei uma pérola sobre quando Salomão tentou matar Jeroboão por causa do que havia profetizado sobre ele lá, essa foi uma reação muito diferente de quando ele se recusou a se vingar de Adonias 40 anos antes, mas essa mudança de atitude foi o resultado de se afastar de Jeová e que seu coração não estava mais completo com ele, por isso devemos ter muito cuidado para não ter um coração dividido, pois assim nosso amor por Jeová compete com o amor que temos pelas coisas do mundo e pouco a pouco Os mundanos podem ofuscar os espirituais e afogá-los completamente, então seria um fim muito triste se não amarmos a Jeová de todo o coração.
1 Reis 11:30-40. O rei Salomão procurou matar Jeroboão por causa do que Aías havia profetizado sobre ele, sem dúvida quão diferente foi a reação do rei cerca de quarenta anos atrás, quando ele se recusou a se vingar de Adonias e dos outros conspiradores, essa mudança de atitude foi o resultado de ter se afastou de Jeová.
1 Reis 11:41. Como podemos ver, na Bíblia é feita referência a outros livros, como neste caso ao livro da “história de Salomão”. Isso nos ensina que não é ruim usar fontes externas e, claro, os livros da organização para ajudar os outros a entender partes da Bíblia, por isso este texto convida o leitor a ver este livro e muitos outros que o apoiam ou explicam com mais detalhes. temas.
1 Reis 11:43. Quando Salomão morreu longe de Jeová, podemos nos perguntar se ele será ressuscitado no Novo Mundo ou não, bem, quando ele diz que descansou junto com seus ancestrais, parece lógico concluir que Salomão está no Sheol, ou Hades, desde onde ele será ressuscitado e Lembrando que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos, é melhor esperar com confiança a decisão perfeita de Jeová.
1 Reis 11:43. Salomão descansou com seus ancestrais e foi sepultado na cidade de Davi seu pai e a 65 Sentinela diz que Salomão jazia ou dormia na morte com seus ancestrais incluindo Davi, que o coloca no Sheol ou Hades com a perspectiva de ser removido de lá sob a reino do maior Salomão Jesus Cristo, então podemos dizer porque, se Salomão pecou contra Jeová, só ele sabe e como se diz que ele tem a última palavra nosso Deus Jeová.
1 Reis 12:3,4. Isso me ensina que hoje, também, a maioria dos governantes são corruptos e oprimem seus cidadãos, mas Jeová deixa claro por meio de sua palavra na Bíblia que ele não tolera corrupção ou operação, mas punirá aqueles que persistirem nesse mau caminho. Seu Reino Celestial substituirá os políticos corruptos deste mundo e acabará completamente com a opressão e a injustiça. Dessa forma, ele trará alívio a todos os seus súditos.
1 Reis 12:6. É mencionado que o rei Roboham consulta os anciãos, mas o versículo 13 diz que ele ignora o conselho dos anciãos, então podemos aprender que, se eles nos derem conselhos, devemos ser humildes e ouvir os conselhos que ele nos dá, porque eles vem de parte de Jeová e ele ouvir isso encherá nossa vida de bênçãos agora e também no futuro.
1 Reis 12:5,10. Vemos que Roboão rejeitou o conselho dos anciãos e buscou conselhos de pessoas que lhe disseram o que ele queria ouvir e os resultados não foram bons, isso nos ensina o quão importante é não confiar em nossa própria sabedoria e sim consultar a Jeová e amadurecer irmãos que nos dão conselhos baseados na Bíblia, para que possamos tomar boas decisões.
1 Reyes 12:5, 12. En algunas ocasiones los hebreos usaban la expresión ‘día y noche’ para referirse solo a una parte de un día solar de veinticuatro horas, por ejemplo, aquí se dice que Rehoboam pidió a Jeroboán y a los israelitas que se “[fueran] por tres días” y después volviesen a él. Prueba de que no se refería a tres días completos de veinticuatro horas, sino a tres días incompletos, está en el hecho de que la gente volvió a él “al tercer día”.
1 Reyes 12:12,13. Nos muestra un error cometió Rehoboam y es que decidió seguir el consejo de sus amigos la gente de su juventud en vez de escuchar el consejo de los ancianos que estaban junto a él y eso fue porque solamente quería que le regalaron los oídos, quería escuchar lo que él quería escuchar y escucho a sus amigos y fue una mala decisión, eso nos recuerda que tenemos que evitar eso de que nos regalen los oídos, pidamos consejo a gente madura espiritual para tomar buenas decisiones.
1 Reis 12:13,14. Vemos que Roboão, em vez de levar em conta os conselhos dos mais velhos, procurou jovens como ele e vemos que eles lhe deram maus conselhos, o que ele nos ensina quando temos que tomar decisões importantes, procuramos o conselho de pessoas maduras pessoas que conhecem bem as escrituras e que obedecem aos princípios divinos.
1 Reis 12:15. Diz que Jeová moveu as coisas para que se cumprissem as palavras que ele havia dito a Jeroboão e o que ele nos ensina é que da mesma forma Jeová vai lidar com os acontecimentos para que as profecias que estão registradas na Bíblia relacionadas ao tempo do dia são cumpridos.
1 Reis 12:15. Mostra que o rei não deu ouvidos ao povo de Jeová, pelo contrário, ele diz que foi Jeová que fez as coisas acontecerem dessa forma, hoje também todos esses eventos que estamos vivenciando são coisas que vemos são coisas que estão acontecendo porque Jeová quer que eles sejam assim para que seu propósito seja cumprido, então devemos apoiá-lo obedecendo às instruções dadas a nós pelo corpo governante.
1 Reis 12:18. Como podemos ver, mesmo que sejam adoradores de Jeová, se alguém trata mal os outros, eles podem reagir muito mal. Vamos tratar nossos irmãos com bondade, amor e considerar suas circunstâncias e possibilidades e eles nos seguirão e nos amarão para sempre.
1 Reis 12:21,24. Ensina-me que assim como o Rei de Roboham e seus exércitos obedeceram à palavra de Jeová e voltaram para casa de acordo com sua palavra, ela me ensina que é melhor obedecer a Deus mesmo que outros zombem de nós, se o fizermos, receberemos a palavra de Jeová. aprovação como eu aprendi em Deuteronômio 28:2.
1 Reis 12:26. Vemos como os atos de uma pessoa importante levaram o povo a desobedecer a Jeová, o que nos ensina é que se somos anciãos ou pais, nossas ações podem influenciar muito a adoração a Jeová que outros irmãos ou nossos filhos lhe prestam.
1 Reis 12:26-28. O primeiro rei do reino de dez tribos, Jeroboão, temia que seus súditos se revoltassem e voltassem para a casa de Davi se continuassem a subir a Jerusalém para adorar, então ele mandou fazer dois bezerros de ouro, o registro bíblico não diz até que ponto fatores como os seguintes influenciaram sua decisão de representar Jeová por um bezerro: o culto a esses animais praticado anteriormente em Israel, o que ele mesmo havia observado no Egito, ou a religião dos cananeus e outros povos, que eles costumavam representam seus deuses de pé sobre um touro ou outros animais.
1 Reis 12:28. Como este rei das 10 tribos, o rei Jeroboham começa com uma apostasia porque ele fez dois bezerros de ouro e os colocou em dois lugares no final do reinado das 10 tribos e deu-lhes mensagens com engano como dizer aqui é o seu Deus que tirado da terra do Egito, mas sabemos que ele adorou a Jeová mas desta vez ele começou a apostatar e isso fez com que no versículo 30 diz que isso os fez pecar, devemos ter muito cuidado com essas palavras de talvez na internet em lugares onde as pessoas que antes eram talvez Testemunhas de Jeová agora querem atrair as pessoas para a apostasia com mentiras, devemos ter muito cuidado com essas coisas.
1 Reis 12:31-33. Um fato interessante sobre a Festa das Barracas é que quando Jeroboão se separou de Roboão, filho de Salomão, e se tornou rei das dez tribos do norte, ele instituiu uma festa (no oitavo mês, não no sétimo) em imitação da Festa das Barracas em ordem, aparentemente, para expulsar as dez tribos de Jerusalém. Mas, como esperado, os sacrifícios foram oferecidos aos bezerros de ouro que, contrariando a ordem de Jeová, ele havia erigido.
1 Reis 12:18-32. Vemos que Jeroboão fundou sua própria religião, não só os bezerros como também dispensou o sacerdócio que não eram levitas, ele também fez aquela festa que substituiu a festa das barracas e aqui ele se tornou um apóstata, e claro isso se espalhou para outros, então vemos como é perigoso se misturar com apóstatas mesmo por curiosidade, é um perigo muito grande.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário