O Estudo de A Sentinela, “Artigo 26”, Semana de 22 a 28 de agosto de 2022, O amor de Jeová nos ajuda a superar nossos medos, respostas.
O Estudo de A Sentinela, “Artigo 26”, de 22 a 28 de agosto de 2022, O amor de Jeová nos ajuda a vencer nossos medos, respostas.
1. Que medos podemos enfrentar?
Podemos enfrentar três medos: 1) o medo de não poder sustentar a família, 2) o medo de outras pessoas e 3) o medo de morrer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Alguns têm medo de aprender a viver com menos em lugares onde é necessária ajuda para pregar. Outros temem que sejam perseguidos por causa da verdade ou que sua família se oponha a eles por se tornarem Testemunhas de Jeová. E outros irmãos têm medo da morte e da precisão que podem sentir devido à obediência ao uso do sangue.
Podemos enfrentar vários medos, por exemplo, podem ser, como mostram os casos expostos no parágrafo, aprender a viver com menos, medo de perseguição ou oposição por sermos servos de Jeová, ou também quando ficamos gravemente doentes e tememos morrer.
Podemos enfrentar diferentes medos, no parágrafo três deles são mencionados: o medo das mudanças e de levar uma vida mais simples, o medo do que vão dizer e o medo de morrer por ser obediente aos princípios bíblicos. Mas, como diz o título deste estudo, "o amor de Jeová nos ajudará a superar nossos medos".
2. Por que devemos nos esforçar para controlar nossos medos?
Porque se não controlarmos nossos medos, eles podem nos levar a tomar decisões que prejudicam nosso relacionamento com Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque eles podem nos levar a tomar decisões que prejudicam nosso relacionamento com Jeová. Satanás é iníquo, cruel e poderoso, e quer aproveitar nossos medos para nos fazer desobedecer a Jeová.
Porque se não os controlarmos, eles podem nos levar a tomar decisões erradas e, portanto, podemos acabar prejudicando nosso relacionamento com Jeová.
Devemos nos esforçar para controlar nossos medos, porque se não agradamos a satanás, ele quer que sejamos o medo para que tomemos decisões erradas e deixemos de servir a Jeová.
3. O que nos ajudará a superar nossos medos?
Saiba que sempre contamos com Jeová e que ele nos ama.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Convença-nos de que Jeová nos ama. O escritor do Salmo 118 experimentou ter muitos inimigos, até mesmo muito influentes. Ele suportou pressões muito fortes e até recebeu severa disciplina de Jeová. Mas ele disse que não teria medo porque reconhecia que Jeová sempre estaria pronto para ajudá-lo.
Devemos estar convencidos de que Jeová nos ama, que temos todo o seu amor, que não importa o que aconteça, ele sempre estará pronto para nos ajudar.
O que nos ajudará é: estarmos convencidos de que Jeová nos ama e que está pronto para nos dar seu apoio e proteção. Devemos convidar o salmista em quem confio totalmente em jeová e disse um Salmo 118:60 «Jeová está do meu lado; não vou temer". Então, se confiarmos em nosso Deus amoroso, teremos a certeza de que ele pode nos fazer vencer qualquer medo e também pode resolver qualquer problema que enfrentamos.
4. Que tipos de medos podemos vencer se tivermos certeza de que Jeová nos ama?
Ter essa segurança nos ajudará a superar três medos muito comuns: 1) o medo de não poder sustentar a família, 2) o medo de outras pessoas e 3) o medo de morrer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1) o medo de não poder sustentar a família, 2) o medo de outras pessoas e 3) o medo de morrer.
Três medos que são: o medo de não conseguir sustentar a família, o medo de outras pessoas e o medo de morrer.
Se tivermos certeza de que Jeová nos ama, conseguiremos superar três medos muito comuns: 1) o medo de não poder sustentar a família, 2) o medo de outras pessoas e 3) o medo de morrer.
O MEDO DE NÃO PODER APOIAR A FAMÍLIA
5. Com que situações os chefes de família podem se preocupar? (Veja a foto da capa.)
Eles podem se preocupar em perder o emprego, não conseguir alimentar a família, não conseguir pagar o aluguel.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Na época da pandemia do Covid-19, alguns se preocupavam em perder o emprego. Não ser capaz de pagar aluguel ou hipoteca. Ou se o emprego foi perdido não encontrar outro. Ou talvez você pense que não pode viver com menos.
Eles podem estar preocupados em perder o emprego, porque se isso acontecer, eles não podem alimentar sua família, ou podem estar preocupados em viver com menos.
Os chefes de família podem se preocupar com o fato de não conseguirem sustentar a família e cobrir todas as despesas domésticas. Eles estão cientes de que as circunstâncias mudam e podem perder o emprego ou não encontrar um que os ajude a viver com o que é necessário.
Na foto da capa podemos ver como um irmão trabalha na pesca, o que significa que ele é "um homem responsável" e se esforça para cumprir o mandato bíblico de ser "um bom provedor", mas não significa que ele está livre de medo, ele sabe que as situações da vida nem sempre são favoráveis e certamente começa a pensar no que fará se não tiver mais o emprego. A verdade é que o salto usa esses medos para impedir que muitos sirvam a Jeová.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão, acompanhado de seu filho, lança uma rede de pesca de uma doca.
Um irmão, acompanhado do filho, trabalha na pesca para sustentar a família. (Ver parágrafo 5).
6. O que Satanás quer que acreditemos?
Ele quer que acreditemos que Jeová não se importa com cada um de nós e que não nos ajudará quando mais precisarmos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Que Jeová não se importa conosco que não nos ajudará quando precisarmos sustentar nossa família. Pensando assim podemos nos apegar ao nosso trabalho a todo custo a ponto de ignorarmos os princípios bíblicos.
Que Jeová não se importa conosco e que, quando precisarmos de sua ajuda, ele agirá de forma altruísta, e Satanás quer conseguir isso porque então ficaríamos tão apegados ao nosso trabalho que poderíamos passar por princípios elevados.
Satanás quer que acreditemos que Jeová não se importa conosco ou nossa família, ele quer que pensemos que não temos escolha a não ser nos apegarmos ao nosso trabalho a todo custo, mesmo que isso signifique ignorar os princípios bíblicos.
7. O que Jesus nos garante?
Que Jeová sabe o que precisamos antes mesmo de contarmos a ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus conhece a Jeová como nenhum outro. É por isso que ele sabe que seu pai está pronto para atender às nossas necessidades e é o primeiro a cumprir o que diz 1 Timóteo 5:8.
Que Jeová sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos a ele, e é por isso que ele está pronto para atender às nossas necessidades.
Jesus nos assegura que nosso "Pai Celestial já sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos". Portanto, visto que Jeová é “o chefe supremo da família” podemos ter certeza de que ele cumpre o que ele mesmo pede de todos os chefes em 1 Timóteo 5:8, ou seja, suprir nossas necessidades básicas.
8. (a) O que nos ajudará a vencer o medo de não poder sustentar a família? (Mateus 6:31-33).
Convença-se de que Jeová nos ajudará e suprirá nossas necessidades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Convença-se de que Jeová nos ajudará e suprirá nossas necessidades. Ele faz isso com amor e mãos cheias. Prova disso é que ele criou a terra com tudo o que é necessário para nós sobrevivermos.
Sabendo que Jeová ama a nós e a nossa família, é por isso que ele nos dá o que precisamos aos poucos.
O que nos ajudará é desconfiar completamente de nosso Pai Celestial Jeová. Como diz Mateus 6:31,33 "Jeová sabe do que precisamos", de modo que, se um dia conseguirmos tirar nosso emprego, devemos estar convencidos de que ele nos ama e, portanto, cobre nossas necessidades básicas.
b) Como podemos seguir o exemplo do casamento que aparece na fotografia?
Devemos ter em mente que tudo o que nos privamos hoje não é nada comparado ao que Jeová nos dará agora e no futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, vemos que este casal generosamente traz um pouco de comida para esta mãe com sua filha, e podemos fazer o mesmo se compartilharmos o que temos com os outros.
Na fotografia podemos ver como um casal gentilmente traz comida para uma irmã e sua família necessitada, para que possamos seguir seu exemplo estando dispostos e prontos para ajudar e compartilhar o que temos com os outros. O amor fraterno que existe entre nós deve motivar-nos a responder às nossas necessidades.
ILUSTRAÇÃO:
Uma irmã e sua filha lavam roupas à mão. Um casal da congregação lhes traz comida.
Jeová cuidará para que tenhamos o que precisamos. Talvez ele o faça através de nossos irmãos. (Ver parágrafo 8). *
9. O que o exemplo de Nestor e Maria ensina a você?
Ensina-nos que Jeová sempre cuidaria de nós e que nada nos faltaria se lhe pedíssemos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles tinham um estilo de vida confortável e queriam simplificar suas vidas para servir onde havia necessidade. Lembre-se de algumas vezes que Jeová mostrou seu amor por eles e eles confiaram nele por desistir de seus empregos bem pagos. Agora eles dizem: “Vimos que as palavras de Mateus 6:33 realmente se cumpriram. Nunca nos faltou nada. Na verdade, estamos mais felizes agora."
Ensina-nos que sempre que temos medo de nos faltar o que precisamos, pensamos em todas as vezes que Jeová nos mostrou seu amor, isso nos ajudará a ter certeza de que Jeová sempre cuidará de nós.
Ela nos ensina o bom resultado e a felicidade de buscar o reino em primeiro lugar e confiar que Jeová cuidará de nós e proverá o que for necessário. Esse casal tinha medo de levar uma vida simples para servir mais na obra de pregação, mas estavam convencidos de que Jeová sempre cuidaria deles, então deixaram seus empregos bem remunerados e se mudaram para uma região onde a ajuda era mais necessária. Néstor comenta: «viu neles o que diz Mateus 6,33, diz que nunca lhes faltou nada e agora são mais felizes». Este exemplo em a deixa claro que Jeová cuida e abençoa aqueles que colocam seu reino em primeiro lugar.
O MEDO DE OUTRAS PESSOAS
10. Por que não é de admirar que os seres humanos tenham medo de outros seres humanos?
Não é à toa que os seres humanos têm medo de outros seres humanos porque existem pessoas que abusam do poder, cometem crimes violentos, insultam e ameaçam seus colegas de classe ou tratam sua própria família com crueldade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque ao longo da história os seres humanos causaram muitos danos uns aos outros. Alguns abusam do poder, cometem crimes violentos, insultam e ameaçam colegas ou mesmo dentro da própria família.
Porque ao longo da história sempre houve pessoas que abusam do poder, cometem crimes violentos, insultam e ameaçam, ou tratam cruelmente a própria família.
Porque como diz Eclesiastes 8:9 "o nome domina o homem para o seu próprio mal". Portanto, não é de surpreender que entre nós haja medo pelo abuso de poder, crimes com violência, ameaças e crueldade.
11, 12. Como Satanás se aproveita de nosso medo de outras pessoas?
Satanás se aproveita do medo de outras pessoas para nos fazer parar de pregar ou obedecer a outros mandamentos de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Alguns governos foram incumbidos de proibir nosso trabalho e nos perseguir. Também faz com que as pessoas espalhem informações distorcidas ou digam mentiras sobre testemunhas. Também usa o medo de como nossa família reagirá se nos tornarmos testemunhas. Outros temem o abuso físico por causa da verdade.
Bem, Satanás usa esse medo para nos fazer parar de pregar ou seguir os padrões de Jeová e, além disso, ele tem feito alguns governos proibirem a obra do reino e nos perseguirem.
Por exemplo, em países onde nosso trabalho é proibido e somos perseguidos, Satanás faz com que muitas pessoas espalhem informações distorcidas ou mentiras maliciosas sobre nós, resultando em zombarias ou até abusos físicos. Isso pode nos deixar com muito medo e decidir parar de pregar ou cumprir o que o Senhor nos pede.
Outra arma de Satanás é o medo da reação de nossa família se nos tornarmos Testemunhas de Jeová. Isso não deve nos surpreender, pois Jesus disse em Mateus 10:36, que "os inimigos serão os de sua própria casa", mesmo assim, não faz mal e nos causa muito medo que nossos parentes próximos se afastem de nós ou mesmo se opor violentamente a nós, nossas novas crenças.
13. Por que é tão importante estar convencido do amor de Jeová quando nossos parentes nos rejeitam? (Salmo 27:10).
Se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós e teremos certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque nos sentiremos seguros, pois ele cuida de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais e, claro, o fará melhor do que ninguém.
Porque se levarmos em conta o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós, mesmo que seja nossa própria família, e teremos a certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança.
Por ser nesses tempos difíceis que precisaremos de consolo, Jeová quer que entendamos que é o amor dele que nos ajudará a nos sentir seguros e consolados quando nossos parentes nos rejeitarem. Em Salmos 27:10 “Ele diz que cuidará bem de nós se formos rejeitados por nossos próprios pais”, portanto, devemos ter certeza de que ele cuidará de nós da melhor maneira, até nos recompensando por nossos resistência.
14. O que o exemplo de Biniam te ensina?
Ela nos ensina que Jeová nos ama e que sempre cuidará de nós porque nos ama.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele tinha medo das autoridades por se tornarem Testemunhas de Jeová por causa da perseguição. Mas ele tinha mais medo da oposição de sua família, queria decepcioná-los. Mas eu achava que Jeová sempre cuida de quem o ama. “Pensei no que Jeová fez para ajudar aqueles que perseveraram apesar das dificuldades financeiras, danos e ataques de gangues. Vi com meus próprios olhos que, se formos leais a Jeová, ele nos ajuda tremendamente.
Que não devemos nos deixar vencer pelo medo, mas sim sempre lembrar que Jeová nos ama e se importa com aqueles que o amam e são leais a ele apesar de tudo.
Ensina-nos que Jeová é um verdadeiro pai que cuida de nós quando as autoridades nos perseguem com nossa família se opondo a nós. Esse jovem diz que viu com seus próprios olhos o quanto Jeová ajuda todos os que são leais a ele.” Biniam admite "que Jeová se tornou um verdadeiro pai e os irmãos uma verdadeira família". Portanto, devemos ter certeza de que o amor de Jeová nos ajudará a vencer e vencer esse medo.
ILUSTRAÇÃO:
Um jovem irmão caminha pela rua pronto para assistir a uma reunião congregacional. Ele parece sereno, embora seus pais estejam gritando com ele da porta da casa.
Mesmo que nossos parentes se voltassem contra nós, Jeová não deixaria de nos amar. (Ver parágrafos 12 a 14). *
O MEDO DE MORRER
15. Por que é normal sentir medo de morrer?
Jeová nos criou com o desejo de viver para sempre.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Visto que Jeová nos criou com o desejo de vivermos juntos para sempre, a morte é um inimigo. E angustia-nos pensar que nós ou um ente querido podemos morrer devido a uma doença.
Porque, como diz Eclesiastes 3:11, Jeová nos criou com o desejo de viver para sempre.
A razão é: porque Jeová nos criou com o desejo natural de viver para sempre, portanto, a morte é nossa inimiga, e para alguns de nós é muito angustiante pensar que um dia ela pode chegar a um ente querido.
16. Como Satanás se aproveita de nosso medo natural de morrer?
Aproveita-se do nosso medo natural de morrer para nos fazer virar as costas a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele acusa os humanos de sacrificar qualquer coisa, inclusive nossa amizade com Jeová, para continuar vivos. Ele tem os meios para causar a morte, então ele usa alguns para nos ameaçar ou então nos matar. Ou use alguma emergência médica para nos fazer falhar com Jeová.
Como Satanás tem os meios para causar a morte se aproveita do nosso medo natural de morrer com a intenção de que acabemos virando as costas para Jeová, por isso ele usa as autoridades para nos ameaçar e nos dizer que se continuarmos servindo a Deus iremos eles vão matar
Satanás sabe que valorizamos a vida e pensa que estaremos dispostos a sacrificar qualquer coisa, até mesmo nossa amizade com Jeová, para nos manter vivos, então ele usa algumas pessoas para nos ameaçar e nos dizer que se não renunciarmos à nossa fé, ser morto. eles vão matar Ou ele usa alguma emergência médica para nos fazer concordar com um tratamento que viola os princípios bíblicos e falhamos com Jeová.
17. De acordo com Romanos 8:37-39, por que não devemos ter medo de morrer?
Os amigos de Jeová que morrem vivem em sua memória, como se ainda existissem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os amigos de Jeová que morrem vivem em sua memória. Jeová pagou um preço muito alto para termos a vida eterna, e ele fará uso desse preço precioso.
Porque mesmo que percamos a vida, continuaremos a contar com o amor de Jeová e na memória, e por isso sabemos que quando chegar a hora ele vai restaurar a nossa vida.
Porque como dizem esses textos “somos vitoriosos, sabendo que Jeová continuará a nos amar, mesmo que morramos”. Nosso amoroso Deus já pagou um preço muito alto para que tenhamos a vida eterna, então, se morrermos, viveremos em sua memória. Portanto, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não devemos virar as costas para ele, mas devemos recorrer a ele em busca de conforto, sabedoria e força.
18. O que o exemplo de Valéria te ensina?
Nos ensina que temos que continuar sendo obedientes à palavra de Deus, ele sempre cuidará de nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, diagnosticado com um tipo raro e muito agressivo de câncer aos 35 anos de idade. Ela precisava de uma grande cirurgia, mas nenhum cirurgião queria operá-la sem sangue. Ele sempre viu o amor de Jeová, por isso quis demonstrar amor por ele. Algum tempo depois a operaram sem sangue e tudo correu muito bem. Embora ele continue lutando contra seus problemas de saúde, Jeová nunca os deixou sozinhos.
Ensina-nos que, aconteça o que acontecer, devemos sempre obedecer a Jeová e nos apegar a ele para vencer qualquer tipo de prova, por mais difícil que nos pareça, também nos ensina que situações difíceis são uma oportunidade de mostrar nosso amor por Jeová.
Ela nos ensina que o amor de Jeová pode nos ajudar a manter o bom senso em tempos difíceis, como uma doença inesperada que pode levar à morte. Valeria, que teve câncer, diz que, embora estivesse com muito medo porque nenhum médico queria operá-la sem sangue, ela estava determinada a obedecer a Jeová. Assim, junto com o marido, mantinham uma boa rotina espiritual e liam artigos que as encorajavam muito. Algum tempo depois a operaram sem sangue e tudo correu muito bem. Portanto, o amor de Jeová a ajudou a vencer o medo da morte.
VENCEMOS NOSSOS MEDOS
19. O que acontecerá muito em breve?
Jeová indicará a Jesus e aos que governam com ele que é tempo de ‘desfazer as obras do Diabo’.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muito em breve, Jeová indicará a Jesus e aos que governam com ele que é hora de “desfazer as obras do Diabo”.
Pois bem, Jeová indicará a Jesus e aos que governam com ele que é tempo de "desfazer as obras do Diabo", depois disso veremos como se cumpre a profecia de Isaías 54:14.
Muito em breve, Jeová indicará a Jesus e aos ungidos que é hora de “desfazer as obras do Diabo”. Depois disso, veremos como se cumpre a promessa que está em Isaías 54:14 ali que diz: que nada nos fará temer teremos motivos para sentir terror.
20. O que nos ajudará a superar nossos medos?
Reflita sobre como Jeová já cuidou de seus servos e converse sobre isso com outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tenha muita confiança de que Jeová ama e protege seus servos. Lembre-se de como ele nos ajudou e fez a todos os seus servos. Com a ajuda de Jeová, podemos vencer nossos medos.
Bem, meditando em como Jeová já cuidou de seus servos fiéis e falando sobre isso com outros, também devemos ter em mente como ele nos ajudou quando passamos por situações difíceis.
O que nos ajudará é estarmos convencidos de que Jeová nos ama e que pode e quer proteger seus servos leais. Devemos ter a mesma confiança que o salmista teve quando disse: "O Senhor me livra de todos os meus temores".
COMO O AMOR DE JEOVÁ PODE NOS AJUDAR A SUPERAR OS SEGUINTES MEDOS?
O medo de não conseguir sustentar a família.
Se estivermos convencidos de que Jeová ama a nós e a nossa família, não duvidaremos de que ele suprirá nossas necessidades. Jeová quer nos dar o que precisamos, e ele faz isso com amor e mão cheia. Quando criou a Terra, não se limitou a colocar nela apenas o necessário para sobrevivermos. Pelo contrário, com muito amor ele o encheu de coisas maravilhosas para nós desfrutarmos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová é o primeiro a colocar em prática 1 Timóteo 5:8, para sustentar sua família espiritual. Jeová sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos a ele.
Aprendemos que, se estivermos convencidos de que Jeová ama a nós e a nossa família, não duvidaremos de que ele suprirá nossas necessidades básicas, de modo que, se um dia não tivermos emprego, devemos ter certeza de que nosso pai celestial cobrir com mel tudo o que precisamos poderia até usar nossos irmãos para nos ajudar.
O medo de outras pessoas.
Se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós e teremos certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança. Jeová cuidará de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, e fará isso melhor do que qualquer outra pessoa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová cuida de nós física, emocional e espiritualmente, e ele faz isso melhor do que qualquer outra pessoa. Ele nos ama e recompensará nossa perseverança.
Se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós e teremos certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança. Jeová cuidará de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais e fará isso melhor do que qualquer outra pessoa.
Aprendemos que, se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que as autoridades e nossa família se voltem contra nós. Devemos ter certeza de que Jeová cuidará de nós da melhor maneira, até mesmo nos recompensando por nossa perseverança.
O medo de morrer.
Os amigos de Jeová que morrem vivem em sua memória, como se ainda existissem. E ele está disposto a trazê-los de volta à vida. Jeová pagou um preço muito alto para termos a vida eterna. Sabemos muito bem o quanto ele nos ama e cuida de nós. É por isso que, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não viramos as costas. Em vez disso, recorremos a ele em busca de consolo, sabedoria e força.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mesmo que percamos a vida por sermos leais a Jeová, ele ainda nos amará porque ainda estamos vivos em sua memória. E a todos os seus amigos ele deseja trazê-los de volta à vida. Também nos dá conforto, sabedoria e força para suportar situações que surgem em relação à nossa saúde.
Os amigos de Jeová que morrem vivem em sua memória, como se ele ainda existisse. E ele está disposto a trazê-los de volta à vida. Jeová pagou um preço muito alto para termos a vida eterna, sabendo muito bem o quanto ele nos ama e cuida de nós. É por isso que, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não viramos as costas. Em vez disso, recorremos a ele em busca de consolo, sabedoria e força.
Aprendemos que o amor de Jeová é maior que a morte, por isso, se perdermos a vida, continuaremos a viver em sua memória, como se ainda existíssemos. Devemos lembrar que nosso Deus amoroso já pagou um preço muito alto para que tenhamos a vida eterna, por isso, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não devemos virar as costas para ele, mas sim recorrer a ele em busca de consolo. , sabedoria e força.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário