O Estudo de A Sentinela, “Artigo 25”, Semana de 15 a 21 de agosto de 2022, Jeová abençoa aqueles que perdoam, respostas.

O Estudo de A Sentinela, “Artigo 25”, de 15 a 21 de agosto de 2022, Jeová abençoa os que perdoam, respostas.

1. Que promessa Jeová faz aos pecadores que se arrependem?

Jeová disse: “Ainda que seus pecados sejam vermelhos como escarlate, permanecerão brancos como a neve.”

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia diz que mesmo que seus pecados sejam vermelhos escarlates ou tão sérios quanto pensamos, Jeová promete que todos esses pecados se nos arrependermos de coração ele nos perdoará.

Jeová lhes promete o que está registrado em Isaías 1:18, que embora os pecados sejam muito graves, além de serem como vermelho escarlate, ele os perdoaria, a ponto de permanecerem brancos como a neve.

A promessa de nos perdoar. Podemos ter certeza de que podemos endireitar as coisas com Jeová porque em Isaías 1:18 ele nos assegura que “ainda que nossos pecados sejam vermelhos como escarlate, eles serão brancos como a neve”.

2. O que devemos fazer se quisermos estar em paz com os outros?

Temos que aprender a perdoar, pois todos somos perfeitos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeiro temos que reconhecer que somos imperfeitos e que sempre vamos fazer ou dizer algo que ofenda os outros e depois temos que estar dispostos a perdoar se quisermos ter paz.

Além disso, como diz Colossenses 3:13, devemos suportar uns aos outros e perdoar generosamente, porque é isso que Jeová espera de nós.

A chave é: aprenda a perdoar. Como diz Provérbios 17:9: "Aquele que perdoa uma ofensa promove o amor". Portanto, se quisermos ter paz com os outros, devemos perdoar generosamente, assim como Jeová faz.

3. O que vamos analisar neste artigo?

Neste artigo, responderemos às seguintes perguntas: Que pecados devemos relatar aos anciãos? Por que Jeová quer que perdoemos uns aos outros? E o que podemos aprender com alguns irmãos que sofreram muito por causa dos pecados de outras pessoas?

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Artigo que vamos ver e que embora sejamos imperfeitos podemos copiar o exemplo de perdão de Jeová também vamos ver que existem pecados que devemos informar aos anciãos e a razão pela qual Jeová quer que perdoemos uns aos outros e finalmente também vão ver a experiência de alguns irmãos que se beneficiaram de perdoar os outros.

Neste artigo vamos analisar como é que embora sejamos imperfeitos, podemos seguir o exemplo de Jeová perdoando os outros, também sobre quais pecados devemos informar aos anciãos, porque Jeová quer que nos perdoemos, e ele também quer que nos perdoemos. , e Além disso, podemos aprender com alguns irmãos que sofreram muito por causa dos pecados dos outros.

Veremos como nós, embora imperfeitos, podemos seguir o exemplo de Jeová por perdoar outros. Veremos também: Que pecados devemos relatar aos anciãos? Por que Jeová quer que perdoemos uns aos outros? E o que podemos aprender com alguns irmãos que sofreram muito por causa dos pecados de outras pessoas?

QUANDO UM CRISTÃO COMETE UM PECADO GRAVE

4. (a) O que deve fazer o cristão que cometeu um pecado grave? 

Quando alguém comete um pecado grave, é necessário informar os anciãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No texto de 1 Coríntios 6:9,10 há uma lista de pecados que ele considera graves e se alguém cometeu algum desses pecados, o que deve fazer é ir e denunciar aos presbíteros.

Bem, o que você deve fazer é pedir perdão a Jeová por meio da oração e conversar com os anciãos da congregação sobre o que você fez.

A primeira coisa que você deve fazer é orar a Jeová, como diz o Salmo 32:5, "você deve confessar suas ofensas a ele, para que ele o perdoe", e então siga a orientação bíblica encontrada em Tiago 5:14, "chame os anciãos » e informá-los do pecado que cometemos para que rezem por nós e nos ajudem a recuperar nossa espiritualidade.

b) Que responsabilidade têm os anciãos?

Os anciãos têm a responsabilidade de decidir com a ajuda das Escrituras se o pecador pode continuar na congregação ou não

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com o que diz 1 Coríntios 5:12, os presbíteros têm a responsabilidade de julgar, mas não de julgar se Deus o perdoou ou não, senão se ele pode continuar na congregação ou eles devem ser expulsos.

Eles têm a responsabilidade de decidir com a ajuda do que a Bíblia diz, se a pessoa que pecou pode continuar na congregação ou não, e para isso fazem perguntas como: A pessoa planejou cometer o pecado? Você está cometendo o pecado há algum tempo? E mais importante, você mostrou que está realmente arrependido? Há evidências de que Jeová o perdoou?

5. Como o trabalho dos anciãos beneficia a congregação?

Os anciãos oram pela pessoa que se arrepende, pedindo a Jeová que a ajude a recuperar a saúde espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeira Coríntios 5:6,7 diz que um pouco de fermento pode fermentar toda a massa que pode acontecer dentro da congregação se o pecador for deixado sua má influência pode incitar as outras ovelhas a pecar e é por isso que às vezes ele tem que ser expulso da congregação .

Isso nos beneficia muito porque se a pessoa que pecou não se arrepende, então ela não pode continuar na congregação e assim todos são protegidos de sua má influência, e de fato esta disciplina também ajuda o pecador a se arrepender e obter o perdão de outros.Jeová.

O benefício do trabalho dos anciãos é que a congregação mantém uma boa saúde espiritual. Portanto, no caso do pecador que não se arrepende, ele não tem permissão para continuar nele, e assim as outras ovelhas são protegidas de sua má influência. Além disso, isso pode ajudar a pessoa que pecou a se arrepender e obter o perdão de Jeová.

6. Explique se um desassociado pode receber o perdão de Jeová.

Você pode receber o perdão de Jeová se estiver realmente arrependido, cair em si e se arrepender de coração, mudar sua maneira de pensar e agir.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se você pode receber o perdão de Jeová depois de ter pecado, pois na Bíblia encontramos alguns exemplos, por exemplo, em Segunda Crônicas capítulo 33:9, fala de Manassés que fez o mal e Jeová o perdoou.

Claro, sim, se a pessoa mostra arrependimento de coração e muda sinceramente, então Jeová a perdoa, assim como o pai perdoa o filho pródigo, e é assim que cometemos pecados muito graves e temos exemplos disso no passado, por exemplo, o caso de Manassés e Paulo.

É claro que, de fato, quando um pecador impenitente vai ser expulso, os anciãos que representam a congregação explicam que é possível arrepender-se e receber o perdão de Deus. Se a pessoa mais tarde cair em si, se arrepender de coração e mudar sua maneira de pensar e agir, Jeová está disposto a perdoá-la mesmo que tenha cometido pecados muito graves.

7. O que significa perdoar alguém que pecou contra nós?

Se ele nos pede perdão, podemos tomar a decisão de perdoá-lo, livrar-nos do rancor e da raiva. Perdoar um pecador não significa desculpar seu pecado. Para o cristão, o perdão significa deixar o assunto nas mãos de Jeová com confiança. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso implica nos livrarmos do rancor ou raiva que sentimos em relação a essa pessoa e deixar que Jeová ou eu tomemos o assunto em suas mãos.

Perdoar implica livrar-se do ressentimento e da raiva que podemos sentir em relação a essa pessoa que pecou contra nós, bem como a sentinela mencionada no parágrafo, perdoar significa deixar o assunto com confiança nas mãos de Jeová, pois ele é o juiz de todos o mundo. universo.

Isso implica que vamos trabalhar para nos livrar do rancor e da raiva que podemos sentir em relação à pessoa que nos feriu. A verdade é que isso não é fácil, mas Jeová nos pede que perdoemos e deixemos o assunto em suas mãos, ou seja, que confiemos que ele nos fará justiça no devido tempo.

POR QUE JEOVÁ QUER QUE PERDOEMOS

8. Como mostramos que apreciamos a misericórdia de Jeová?

Quando perdoamos, mostramos que apreciamos a misericórdia de Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É uma ilustração que Jesus disse do escravo que não foi misericordioso com seu companheiro quando foi perdoado, nos ensina que se queremos ser gratos, então devemos fazer o mesmo que Jeová que nos perdoou, devemos também perdoar os outros.

E algo interessante que foi mencionado em uma revista A Sentinela é que devemos estar sempre dispostos a perdoar porque nosso perdão nunca é igual ao perdão e à misericórdia de Jeová.

Mostramos isso quando perdoamos nossos irmãos cristãos de coração quantas vezes forem necessárias. A verdade é, como disse uma Torre de Vigia há muitos anos: "nosso perdão nunca será igual ao perdão e misericórdia que Jeová nos estende por meio de Cristo."

9. A quem Jeová mostra misericórdia? (Mateus 6:14, 15).

Ele mostra misericórdia para com os misericordiosos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová mostra misericórdia com aqueles que também mostram misericórdia como por exemplo temos o caso de Jó quando Jeová lhe pediu que perdoasse seus inimigos depois disso Jeová o recompensou porque ele mostrou misericórdia e os perdoou.

Aos misericordiosos, porque como Jesus disse no Pai Nosso, se perdoarmos os outros, Jeová também nos perdoará assim, e temos também o caso de Jó a quem Jeová lhe disse para orar por aqueles que ofenderam e desde então ele fez isso, ele foi grandemente recompensado.

Jeová mostra misericórdia para com as pessoas misericordiosas. É muito importante que "perdoemos as ofensas dos outros", Jesus disse em Mateus 6:14,15 que se fizermos isso resultará no "cancelamento de nossas próprias ofensas".

10. Por que guardar rancor nos machuca? (Efésios 4:31, 32).

O ressentimento é como um fardo, e Jeová quer que tiremos esse peso de nossos ombros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso nos prejudica porque afeta nossa saúde física e mental, além disso, não poderemos estar em paz conosco mesmos e afetará nosso serviço a Jeová.

Porque é como um fardo e Jeová quer que nos livremos dele, também guardar rancor prejudica nossa saúde mental e física, pois é como tomar venenos, então quando perdoamos estamos nos beneficiando, pois assim estaremos em paz .

Porque o ressentimento é como um fardo, um peso que carregamos que prejudica nossa saúde física e mental. Certamente guardar rancor contra alguém é como tomar veneno: só nos machucamos. Então, é melhor perdoar porque nos damos um presente, nos sentimos em paz e podemos continuar a nos concentrar em servir a Jeová.

11. O que a Bíblia diz sobre vingança? (Romanos 12:19-21).

A Bíblia diz para deixar a vingança nas mãos de Jeová. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No texto de Romanos 2:19,21 a Bíblia diz que não devemos nos vingar por mais que nos tratem e isso é porque não temos a capacidade de julgar bem as coisas e quando elas não ferem nossos sentimentos eles obscurecem razão.

A Bíblia diz claramente que devemos nos vingar, mas sim deixar que Jeová cuide do assunto, pois ele tem um perfeito senso de justiça e nós não, pois podemos até deixar que os sentimentos obscureçam nossa razão.

Em Romanos 12:19,21, Jeová diz claramente "Minha é a vingança", então ele não nos deu permissão para nos vingarmos daqueles que pecam contra nós. Sabemos que a vingança pessoal muitas vezes vem acompanhada de uma raiva descontrolada, nossa razão é obscurecida e não alcança nenhum bom propósito, portanto, devemos deixar o assunto nas mãos de Jeová porque ele se encarregará de fazer o que é certo e que a justiça é feito.

12. Como mostramos que confiamos na justiça de Jeová?

Mostramos que confiamos na justiça de Jeová quando perdoamos, também quando deixamos o assunto nas mãos de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando não nos vingamos e decidimos perdoar dessa forma, confiamos em Jeová e estamos convencidos de que ele vai reparar os danos causados ​​pelas pessoas.

Demonstramos isso deixando o assunto em suas mãos, pois temos certeza de que ele reparará todos os danos que o pecado causou.

Mostramos quando perdoamos. Confiamos, perdoamos. Confiamos na justiça de Jeová, estamos convencidos de que Ele pode reparar todos os danos que o pecado causou. Além disso, em Isaías 65:17, Jeová nos promete que, no novo mundo, as feridas emocionais nunca mais “serão lembradas nem chegarão ao coração”.

ILUSTRAÇÃO:

As palavras “As coisas do passado não serão lembradas” de Isaías 65:17 aparecem ao lado de duas irmãs que se abraçam e têm um olhar de alívio em seus rostos.

Devemos nos livrar da raiva e do rancor, e deixar os assuntos nas mãos de Deus. Ele reparará todos os danos que o pecado causou. (Ver parágrafo 12).

COMO O PERDÃO NOS BENEFICIA

13, 14. O que a experiência de Tony e José lhe ensina?

Ensina-nos que, quando perdoamos, Jeová nos abençoa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Me ensina que se não perdoarmos as pessoas que nos tratam injustamente, nunca viveremos em paz, nossos corações viverão com raiva, mas quando perdoarmos, sentiremos que um peso foi tirado de nós, seremos felizes e Jeová recompensará nosso modo de vida.

Esta experiência me ensina que devemos perdoar independentemente da quantidade de dano que nos foi feito, por exemplo, antes de ser testemunha, José assassinou o irmão de Tony, sem dúvida é uma grande dor perder um irmão, mas ao longo do anos vendo que ambos haviam feito mudanças em suas vidas e agora serviam ao mesmo Deus, Tony o perdoou, e ele diz que sentiu grande alegria quando o fez, o que também me ensina que perdoando nos beneficiamos.

Ensina-nos que não importa quão grave seja o pecado ou dano que tenha sido cometido contra nós, a melhor decisão é perdoar. Essa experiência nos mostra que o que ajudou Tony a perdoar José, que havia assassinado seu irmão, foi o estudo da Bíblia e o desejo de mudar seus modos violentos, agressivos e vingativos. Quando os dois se tornaram Testemunhas de Jeová, quando se conheceram, deram um grande abraço um no outro e Tony lhe disse que o havia perdoado. Assim, nós também podemos seguir o exemplo deles.

15, 16. O que a experiência de Peter e Sue ensina a você?

A experiência de Pedro: “Jeová nos ensina que sentir raiva e ressentimento pode nos prejudicar física, emocional e mentalmente. Então, desde o início, pedimos a ele que nos ajudasse a nos livrar da raiva e do ressentimento para seguir em frente.” A experiência de Sue nos ensinou que os princípios bíblicos realmente tiram muito peso de nossos ombros. Eles nos libertam muito mais do que imaginamos. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ensina-me que, assim como eles em certas ocasiões, podemos nos lembrar do que nos fizeram e nos sentir magoados, mas também se pararmos de pensar nesse assunto nos sentiremos melhor e se aplicarmos os princípios bíblicos do perdão, levará um tempo grande peso fora de nós.

Eles sofreram muito por causa das ações de alguém, e até consequências permanentes, mas perdoaram essa permanente, mas perdoaram essa pessoa porque entenderam que se guardamos ressentimentos, os únicos que nos machucam somos nós, além deles aprendemos que quando temos sentimentos de raiva ou ressentimento, devemos pedir ajuda a Jeová e esse perdão tira um grande peso de nossos ombros.

Ensina-nos que por mais justificada que seja a raiva ou o ressentimento que temos contra a pessoa que nos faz mal, o mais conveniente e saudável é pôr em prática os princípios bíblicos e perdoar. Como Peter e Sue dizem: “Seguir os princípios bíblicos realmente tira muito peso de nossos ombros. Eles nos libertam muito mais do que imaginamos. Ao mesmo tempo, consola-nos saber que Jeová em breve fará as pazes.” Portanto, devemos perdoar e deixar para trás a raiva e o ressentimento.

ILUSTRAÇÃO:

Peter segura a foto do Salão do Reino que foi destruído por uma bomba. Em outra foto, Peter e Sue são vistos felizes.

O exemplo de Peter e Sue mostra que podemos deixar para trás a raiva e o ressentimento. (Ver parágrafos 15 e 16).

17. O que a experiência de Myra lhe ensina?

Ensina-nos que não temos que guardar rancor e perdoar. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Essa experiência da irmã me ensina que quando alguém guarda rancor pode prejudicar nossa saúde e até nosso relacionamento com Jeová e que nosso melhor consolo é Jeová Deus e que sempre nos concentramos no futuro e não no passado.

Isso nos ensina que guardar rancor pode prejudicar até mesmo nosso relacionamento com Jeová e aqueles ao nosso redor, então, em vez de nos concentrarmos no que nos foi feito no passado, vamos nos concentrar no futuro.

O exemplo de Myra nos ensina que devemos perdoar até as pessoas em quem mais confiamos que o traíram. No caso dela, seu marido foi infiel e a abandonou com seus dois filhos. Ela comenta que, embora seja muito difícil se recuperar devido aos sentimentos que se sente como desconfiança, dor, mágoa, culpa e raiva, ela percebeu que isso ele estava prejudicando sua relação com Jeová e com outros. Então, perdoo o pai de seus filhos e me concentro no futuro, e hoje ela gosta de servir a Jeová com seus filhos e suas famílias.

JEOVÁ É O JUIZ PERFEITO

18. Visto que Jeová é o Juiz Supremo, de que podemos ter certeza?

Podemos ter certeza de que não precisamos nos preocupar em decidir como os outros serão julgados. Jeová cuidará disso. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos ter certeza de que chegará um tempo em que Jeová julgará todas as pessoas e podemos ter certeza de que seu julgamento não será injusto, ou melhor, ele julgará de acordo com seus padrões perfeitos o que é certo e o que é errado.

Que ele sempre fará o que é justo e que julgará de acordo com seus padrões sobre o bem e o mal, pois jamais poderia fazer algo injusto.

Podemos ter certeza de que Jeová nunca será injusto, Ele sempre julgará de acordo com seus padrões perfeitos do que é certo e do que é errado. Como Romanos 14:12 diz, “cada um de nós prestará contas ao Senhor”.

19. O que a justiça perfeita de Jeová realizará?

A justiça perfeita de Jeová reparará completamente todos os danos causados ​​pelo pecado e pela imperfeição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A justiça de Jeová fará com que o dano que recebemos no passado devido à imperfeição permaneça no passado.

O que ela fará é reparar todos os danos causados ​​pelo pecado e pela imperfeição.

Será capaz de reparar todos os danos que o pecado e a imperfeição causaram. Jeová curará para sempre todas as nossas feridas físicas e emocionais e elas serão esquecidas.

O QUE ESTES TEXTOS NOS ENSINAM SOBRE O PERDÃO?

Mateus 6:14, 15

Se perdoarmos, Jeová nos perdoará. Ele mostra misericórdia aos misericordiosos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este texto nos ensina que assim como Jeová nos mostrou misericórdia e nos perdoou os nossos pecados, também devemos perdoar os pecados e ofensas dos outros.

Este texto nos ensina que, se quisermos ser perdoados por Jeová, devemos aprender a perdoar os outros.

Nesses textos, Jesus deixou clara a ideia de que se não perdoarmos as ofensas dos outros, Jeová também não perdoará as nossas. Portanto, nos ensina que se formos misericordiosos e perdoarmos, o resultado será “o cancelamento de nossas próprias ofensas”.

Efésios 4:31, 32

Guardar rancor nos machuca. O ressentimento é como um fardo, e Jeová quer que tiremos esse peso de nossos ombros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O texto nos ensina que guardar rancor pode prejudicar nossa saúde física e mental e nosso serviço a Jeová, por isso devemos estar dispostos a esquecer e perdoar.

Ensina-nos sobre a importância de perdoar generosamente e livrar-nos de todo tipo de ressentimento, porque a única coisa que faz é nos ferir.

Esses textos nos convidam a "nos libertar do rancor amargo", porque são um fardo, um peso que prejudica nossa saúde física e mental. Assim, ela nos ensina que é melhor perdoar porque nos damos um presente, nos sentimos em paz e podemos continuar a nos concentrar em servir a Jeová.

Romanos 12:19-21

Deixamos a vingança nas mãos de Jeová. Jeová não nos deu permissão para nos vingarmos daqueles que pecam contra nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Texto de Romanos nos ensina que não devemos nos vingar ou fazer justiça em nossas mãos, mas devemos confiar em Jeová e deixar o assunto em suas mãos.

Este texto nos ensina que não devemos nos vingar, mas deixar tudo nas mãos de Jeová, pois podemos ter certeza de que ele fará o que é certo e fará com que a justiça seja feita.

Nesses textos, Jeová diz: "A vingança é minha", então ele não nos deu permissão para nos vingarmos daqueles que pecam contra nós. Portanto, isso nos ensina que devemos deixar o assunto nas mãos de Jeová, porque ele cuidará para que o que é certo e que a justiça seja feita.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários