Estudo de A Sentinela, Semana de 22 a 28 de agosto de 2022, O amor de Jeová nos ajuda a superar nossos medos, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 22-28 de agosto de 2022, O amor de Jeová nos ajuda a superar nossos medos, respostas sublinhadas.
1. Que medos podemos enfrentar?
Considere os seguintes casos da vida real. Nestor e sua esposa, Maria, queriam servir em um lugar onde era preciso ajuda para pregar. * Mas para isso, eles tiveram que aprender a viver com menos. E isso os assustou. Eles acreditavam que não seriam realmente felizes levando uma vida mais simples. Biniam é um irmão que vive em um país onde as pessoas se opõem ao nosso trabalho. Quando se tornou Testemunha de Jeová, percebeu que também seria perseguido. Embora isso o assustasse, havia algo que o assustava ainda mais: como sua família reagiria quando descobrisse qual era sua nova religião. E por fim temos o caso de Valéria, que foi diagnosticada com um tipo de câncer muito agressivo.Ela queria obedecer ao que a Bíblia diz sobre o uso do sangue e lutou para encontrar um cirurgião que respeitasse sua decisão. Naturalmente, a ideia de morrer o assustava.
2. Por que devemos nos esforçar para controlar nossos medos?
Você já sentiu algum dos medos que os irmãos do parágrafo anterior experimentaram? Muitos de nós fazemos. O perigo está em não saber como controlar esses medos, porque eles podem nos levar a tomar decisões que prejudicam nosso relacionamento com Jeová. E é isso que Satanás quer. Ele tenta tirar vantagem de nossos medos para que desobedeçamos aos mandamentos de Jeová, como pregar as boas novas (Ap 12:17). É verdade que ele é mau, cruel e poderoso. Mas há algo que pode nos ajudar a lidar com isso. Do que se trata?
3. O que nos ajudará a superar nossos medos?
Satanás não poderá nos assustar se estivermos convencidos de que Jeová nos ama, que está do nosso lado (Sl. 118:6). Por exemplo, o escritor do Salmo 118 passou por algumas situações muito angustiantes. Ele tinha muitos inimigos, entre os quais estavam pessoas muito influentes (versículos 9 e 10). Às vezes ele teve que suportar pressões muito fortes (versículo 13). E ele também recebeu severa disciplina de Jeová (versículo 18). Apesar de tudo isso, ele disse em sua música: “Não terei medo”. Por que ele se sentia tão seguro? Porque ele sabia que, embora seu Pai celestial o tivesse disciplinado, ele tinha todo o seu amor. O salmista tinha certeza de que não importa o que acontecesse, seu Deus amoroso sempre estaria pronto para ajudá-lo (Sl 118:29).
4. Que tipos de medos podemos vencer se tivermos certeza de que Jeová nos ama?
Todo cristão precisa estar convencido de que Jeová o ama pessoalmente. Ter essa segurança nos ajudará a superar três medos muito comuns: 1) o medo de não poder sustentar a família, 2) o medo de outras pessoas e 3) o medo de morrer. Os irmãos mencionados no primeiro parágrafo conseguiram vencer seus medos porque estavam convencidos de que Jeová os ama.
O MEDO DE NÃO PODER APOIAR A FAMÍLIA
5. Com que situações os chefes de família podem se preocupar? (Veja a foto da capa.)
Os chefes de família cristãos levam muito a sério a responsabilidade de prover o próprio sustento (1 Tm 5:8). Se for esse o seu caso, você pode estar preocupado em perder o emprego durante a pandemia do COVID-19. Talvez o pensamento de não poder alimentar sua família ou não poder pagar seu aluguel ou hipoteca o deixasse inquieto. E é possível que ele pensasse que, se perdesse o emprego, não encontraria outro. Ou, como Nestor e Maria, mencionados anteriormente, você pode ter pensado que não poderia viver com menos. Usando esses temores, Satanás fez com que muitos deixassem de servir a Jeová.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão, acompanhado de seu filho, lança uma rede de pesca de uma doca.
Um irmão, acompanhado do filho, trabalha na pesca para sustentar a família. (Ver parágrafo 5).
6. O que Satanás quer que acreditemos?
Satanás quer que acreditemos que Jeová não se importa com cada um de nós e que, quando precisarmos de sua ajuda para sustentar nossa família, ele não se importará. Se cairmos nessa armadilha, podemos pensar que não temos escolha a não ser nos apegar ao nosso trabalho a todo custo, mesmo que isso signifique desconsiderar os princípios bíblicos.
7. O que Jesus nos garante?
Ninguém conhece o Pai melhor do que Jesus. É por isso que ele nos diz com certeza: “Seu Pai já sabe o que você precisa antes mesmo de você pedir a ele” (Mt 6:8). E Jesus também sabe que Jeová está pronto para atender às nossas necessidades. Os cristãos fazem parte da família de Deus. E, visto que ele é o cabeça, podemos ter certeza de que ele fará exatamente o que pede a todos os cabeças em 1 Timóteo 5:8.
8. (a) O que nos ajudará a vencer o medo de não poder sustentar a família? (Mateus 6:31-33). b) Como podemos seguir o exemplo do casamento que aparece na fotografia?
Se estivermos convencidos de que Jeová ama a nós e a nossa família, não duvidaremos de que ele suprirá nossas necessidades (leia Mateus 6:31-33). Jeová quer nos dar o que precisamos, e ele faz isso com amor e mão cheia. Quando criou a Terra, não se limitou a colocar nela apenas o necessário para sobrevivermos. Pelo contrário, ele amorosamente a encheu com coisas maravilhosas para nós desfrutarmos (Gn 2:9). Mesmo que às vezes tenhamos apenas o básico para viver no dia a dia, sejamos gratos por termos o básico. Jeová esteve lá e continuou a nos dar “pão para este dia” (Mt 6:11).Devemos ter em mente que tudo o que nos privamos hoje não é nada comparado ao que Jeová nos dará agora e no futuro. Isto é o que Nestor e Maria verificaram por si mesmos (Is. 65:21, 22).
ILUSTRAÇÃO:
Uma irmã e sua filha lavam roupas à mão. Um casal da congregação lhes traz comida.
Jeová cuidará para que tenhamos o que precisamos. Talvez ele o faça através de nossos irmãos. (Ver parágrafo 8). *
9. O que o exemplo de Nestor e Maria ensina a você?
Nestor e Maria, da Colômbia, desfrutavam de um estilo de vida muito confortável. Eles dizem: “Queríamos simplificar nossa vida para que pudéssemos fazer mais na pregação, mas tínhamos medo de viver com menos. Pensávamos que não seríamos felizes assim." Como eles superaram esse medo? Eles pensaram em todas as vezes que Jeová mostrou seu amor por eles. Confiantes de que Jeová sempre cuidaria deles, eles largaram seus empregos bem remunerados. Além disso, eles venderam sua casa e se mudaram para uma região do país onde mais ajuda na pregação era necessária. Como você se sente sobre sua decisão? Nestor diz: “Vimos que as palavras de Mateus 6:33 realmente se cumpriram. Nunca nos faltou nada. Na verdade, estamos mais felizes agora.”
O MEDO DE OUTRAS PESSOAS
10. Por que não é de admirar que os seres humanos tenham medo de outros seres humanos?
Ao longo da história, os seres humanos causaram muito dano uns aos outros (Ecl. 8:9). Por exemplo, há aqueles que abusam do poder, cometem crimes violentos, insultam e ameaçam seus colegas, ou tratam sua própria família com crueldade. Não é à toa que o ser humano tem medo do ser humano! Como Satanás tira vantagem desse medo?
11, 12. Como Satanás se aproveita de nosso medo de outras pessoas?
Satanás se aproveita do medo de outras pessoas para nos fazer parar de pregar ou obedecer a outros mandamentos de Jeová. Ele cuidou para que alguns governos proíbam nosso trabalho e nos persigam (Lucas 21:12; Apoc. 2:10). Neste mundo controlado pelo Diabo, muitas pessoas espalham informações distorcidas ou mentiras maliciosas sobre as Testemunhas de Jeová. Aqueles que acreditam nessas mentiras podem zombar de nós ou até mesmo nos agredir fisicamente (Mt 10:36). E não ficamos surpresos com essas estratégias de Satanás; ele já os usava no primeiro século (Atos 5:27, 28, 40).
O medo da oposição do governo não é a única arma de Satanás. Ele também brinca com o medo que alguns têm de como sua família reagirá se se tornarem Testemunhas. Há aqueles que temem isso mais do que sofrer abusos físicos . Eles amam muito seus parentes e querem que eles conheçam e amem a Jeová. Dói-lhes ouvi-los falar mal do verdadeiro Deus e de seus servos. Mas às vezes os membros da família que antes se opunham acabam aceitando a verdade. Agora, se alguém da nossa família não quiser mais saber nada sobre nós, o que faremos?
13. Por que é tão importante estar convencido do amor de Jeová quando nossos parentes nos rejeitam? (Salmo 27:10).
Quão belas e consoladoras são as palavras do Salmo 27:10! (Leia-o). Se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós e teremos certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança. Jeová cuidará de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, e fará isso melhor do que qualquer outra pessoa. Isso é exatamente o que Biniam descobriu, mencionado no parágrafo 1.
14. O que o exemplo de Biniam te ensina?
Biniam decidiu se tornar Testemunha de Jeová mesmo sabendo que a perseguição cruel das autoridades a aguardava. Ele conta: “A perseguição do governo foi pior do que eu imaginava. Mas eu tinha mais medo da oposição da minha família. Eu estava com medo de desapontar meu pai e perder o respeito de minha família por me tornar uma Testemunha.” O que o ajudou a superar esse medo? Lembre-se de que Jeová ama você e que sempre se importa com aqueles que o amam. Biniam explica da seguinte forma: “Pensei no que Jeová fez para ajudar aqueles que perseveraram apesar das dificuldades financeiras, do preconceito e dos ataques da turba.Eu sabia que, se me agarrasse à força de Jeová, ele me abençoaria. Eles me prenderam muitas vezes e até me torturaram. Naqueles momentos muito aflitivos, vi com meus próprios olhos que, se formos leais a Jeová, ele nos ajuda muito.” Para Biniam, Jeová se tornou um verdadeiro pai, e os irmãos, uma verdadeira família.
ILUSTRAÇÃO:
Um jovem irmão caminha pela rua pronto para assistir a uma reunião congregacional. Ele parece sereno, embora seus pais estejam gritando com ele da porta da casa.
Mesmo que nossos parentes se voltassem contra nós, Jeová não deixaria de nos amar. (Ver parágrafos 12 a 14). *
O MEDO DE MORRER
15. Por que é normal sentir medo de morrer?
A Bíblia afirma que a morte é um inimigo (1 Coríntios 15:25, 26). Pensar na morte pode nos causar muita angústia, especialmente se nós ou nossos entes queridos estivermos muito doentes. Por que temos medo de pensar na morte? Porque Jeová nos criou com o desejo de viver para sempre (Ecl. 3:11). Mas um grau razoável de medo da morte pode nos proteger . Por exemplo, pode nos levar a observar nossa dieta, fazer exercícios, evitar riscos desnecessários e ir ao médico e tomar medicamentos quando necessário.
16. Como Satanás se aproveita de nosso medo natural de morrer?
Satanás sabe que valorizamos muito a vida. É por isso que ele nos garante que estamos dispostos a sacrificar qualquer coisa — até mesmo nossa amizade com Jeová — para continuarmos vivos . — Jó 2:4, 5. Mas como ele está errado! Visto que ele “tem os meios de causar a morte”, ele se aproveita de nosso medo natural da morte para dar as costas a Jeová . — Heb. 2:14, 15. Às vezes Satanás usa algumas pessoas para nos ameaçar e nos dizer que se não desistirmos de nossa fé, eles vão nos matar. Ou ele pode usar uma emergência médica para nos fazer cair e falhar com Jeová. Podemos ser pressionados por médicos ou familiares que não são Testemunhas de Jeová a aceitar uma transfusão de sangue, o que é contra a lei de Deus.Ou alguém pode tentar nos convencer a aceitar um tratamento que viole os princípios bíblicos.
17. De acordo com Romanos 8:37-39, por que não devemos ter medo de morrer?
Nenhum de nós quer morrer, mas sabemos que se perdêssemos nossas vidas, Jeová ainda nos amaria (leia Romanos 8:37-39). Os amigos de Jeová que morrem vivem na memória dele, como se ainda existissem. — Lucas 20:37, 38. E ele está disposto a trazê-los de volta à vida (Jó 14:15). Jeová pagou um preço muito alto para que tivéssemos a vida eterna (João 3:16). Sabemos muito bem o quanto ele nos ama e cuida de nós. É por isso que, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não viramos as costas. Em vez disso, recorremos a ele em busca de consolo, sabedoria e força. Foi exatamente isso que Valéria e seu marido fizeram (Sl 41:3).
18. O que o exemplo de Valéria te ensina?
Valéria foi diagnosticada com um tipo raro e muito agressivo de câncer aos 35 anos. Vamos ver como o amor de Jeová a ajudou a vencer o medo da morte. Ela conta: “O diagnóstico que me deram mudou nossas vidas da noite para o dia. A única alternativa era fazer uma grande cirurgia. Fui a muitos cirurgiões, mas nenhum queria operar sem sangue. Ela estava com medo, mas como ela queria obedecer a Deus, de jeito nenhum ela aceitaria uma transfusão! Toda a minha vida Jeová tinha me mostrado tanto carinho..., agora era minha chance de mostrar meu amor por ele. Toda vez que recebia más notícias, eu me sentia mais forte para não deixar Satanás seguir seu caminho.Eu queria que Jeová se orgulhasse de mim. Algum tempo depois me operaram sem sangue, e tudo correu muito bem. Continuo lutando contra meus problemas de saúde, mas Jeová nunca parou de nos dar o que precisamos. Por exemplo, no fim de semana antes de me dizerem que eu tinha câncer, estudamos o artigo 'Lute corajosamente contra os golpes da vida' na reunião. * Chegou até nós como uma luva. Nós o lemos uma e outra vez. Graças a artigos como este e nossa boa rotina espiritual, meu marido e eu ficamos calmos e equilibrados e conseguimos tomar boas decisões.”
VENCEMOS NOSSOS MEDOS
19. O que acontecerá muito em breve?
Em todo o mundo existem irmãos que, com a ajuda de Jeová, superaram situações muito difíceis e conseguiram resistir ao Diabo (1 Pe 5:8, 9). Você também pode. Muito em breve, Jeová indicará a Jesus e aos que governam com ele que é hora de “desfazer as obras do Diabo” (1 João 3:8). Depois disso, os servos de Deus na terra verão esta promessa cumprida: “Vocês não terão medo de nada, nem terão motivos para ficarem apavorados” (Is 54:14; Mq. 4:4). Até esse dia chegar, vamos nos esforçar para superar nossos medos.
20. O que nos ajudará a superar nossos medos?
Precisamos confiar cada vez mais que Jeová ama e protege seus servos. O que nos ajudará a alcançá-lo? Reflita sobre como Jeová já cuidou de seus servos e converse sobre isso com outros. Vamos também ter em mente como isso nos ajudou quando passamos por situações angustiantes. Com a ajuda de Jeová, podemos vencer nossos medos (Sl. 34:4).
COMO O AMOR DE JEOVÁ PODE NOS AJUDAR A SUPERAR OS SEGUINTES MEDOS?
O medo de não conseguir sustentar a família.
Se estivermos convencidos de que Jeová ama a nós e a nossa família, não duvidaremos de que ele suprirá nossas necessidades. Jeová quer nos dar o que precisamos, e ele faz isso com amor e mão cheia. Quando criou a Terra, não se limitou a colocar nela apenas o necessário para sobrevivermos. Pelo contrário, com muito amor ele o encheu de coisas maravilhosas para nós desfrutarmos.
O medo de outras pessoas.
Se tivermos em mente o quanto Jeová nos ama, nos sentiremos seguros mesmo que outros se voltem contra nós e teremos certeza de que ele nos recompensará por nossa perseverança. Jeová cuidará de nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais, e fará isso melhor do que qualquer outra pessoa.
O medo de morrer.
Os amigos de Jeová que morrem vivem em sua memória, como se ainda existissem. E ele está disposto a trazê-los de volta à vida. Jeová pagou um preço muito alto para termos a vida eterna. Sabemos muito bem o quanto ele nos ama e cuida de nós. É por isso que, quando estamos doentes ou ameaçados de morte, não viramos as costas. Em vez disso, recorremos a ele em busca de consolo, sabedoria e força.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário