Estudo de A Sentinela, Jeová abençoa aqueles que perdoam, Semana de 15 a 21 de agosto de 2022, comentários e respostas práticas.
Estudo de A Sentinela, Jeová abençoa aqueles que perdoam, 15-21 de agosto de 2022, comentários e respostas.
1. Que promessa Jeová faz aos pecadores que se arrependem?
Jeová é nosso Criador, Legislador e Juiz, por meio do profeta Isaías, Jeová fez uma promessa que nos conforta. Ele disse: “Ainda que seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles serão brancos como a neve”.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A promessa que está registrada em Isaías 1:18 de que embora nossos pecados sejam vermelhos escarlates, mas permanecerão brancos como a neve, aqui vemos como Jeová quer que nos arrependamos e ele pode nos perdoar, mas acima de tudo, ele tem o desejo de nos perdoar.
Sim, é fazer um contraste entre o que poderia ser uma cor bem diferente da outra, uma coisa bem oposta da outra ou, neste caso, pecados graves que, por maiores que sejam, mas se se arrependerem, pode ser limpo como a neve, branco como é geralmente associado à cor da limpeza.
2. O que devemos fazer se quisermos estar em paz com os outros?
Visto que somos imperfeitos, todos fazemos e dizemos coisas que ofendem os outros, a chave é aprender a perdoar e Jeová espera que perdoemos esses pequenos atritos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O parágrafo indica que a chave é aprender a perdoar, Jeová espera que façamos isso quando surgem dificuldades ou pequenos atritos como diz Colossenses 3:13 e temos bons motivos porque no final Jeová nos perdoa constantemente.
E não há outra maneira de fazê-lo porque como somos imperfeitos, mesmo que não queiramos, vamos fazer com que os outros ofendam de uma maneira ou de outra, é por isso que quando lemos em Provérbios 17:9 que nós tem que perdoar as ofensas, promover o amor porque quem não faz isso separa dos nossos amigos, vemos que temos que perdoar para manter a paz e a amizade.
3. O que vamos analisar neste artigo?
Neste artigo, veremos como nós, embora imperfeitos, podemos seguir o exemplo de Jeová por perdoar outros. Que pecados devemos relatar aos anciãos? Por que Jeová quer que perdoemos uns aos outros? E o que podemos aprender com alguns irmãos que sofreram muito por causa dos pecados de outras pessoas?
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste artigo vamos ver e que embora sejamos imperfeitos podemos copiar o exemplo de Jeová de perdoar também vamos ver que existem pecados que devemos informar aos anciãos e a razão pela qual Jeová quer que perdoemos uns aos outros e finalmente também vamos ver a experiência de alguns irmãos que se beneficiaram de perdoar os outros.
QUANDO UM CRISTÃO COMETE UM PECADO GRAVE
4. (a) O que deve fazer o cristão que cometeu um pecado grave?
Quando alguém comete um pecado grave, é necessário informar os anciãos, orar a Jeová pedindo perdão e falar com os anciãos da congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste artigo vamos ver e que embora sejamos imperfeitos podemos copiar o exemplo de Jeová de perdoar também vamos ver que existem pecados que devemos informar aos anciãos e a razão pela qual Jeová quer que perdoemos uns aos outros e finalmente também vamos ver a experiência de alguns irmãos que se beneficiaram de perdoar os outros.
No texto de 1 Coríntios 6:9,10 há uma lista de pecados que ele considera graves e se alguém cometeu algum desses pecados, o que deve fazer é ir e denunciar aos presbíteros.
b) Que responsabilidade têm os anciãos?
Somente Jeová tem autoridade para perdoar completamente os pecados, e ele o faz com base no sacrifício de Jesus, porém, Deus deu aos anciãos a responsabilidade de decidir com a ajuda das Escrituras se o pecador pode continuar na congregação ou não .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os anciãos têm a responsabilidade de sempre decidir guiados pelas escrituras se o pecador pode continuar na congregação.
Foi interessante porque mencionou que Jeová é quem pode conceder o perdão completo, mas se mostrou que o que os anciãos estavam fazendo era tentar corrigir ou redirecionar a pessoa porque havia cometido o erro e sob oração decidir se essa pessoa continuaria ou não na congregação, agora o que eles podiam fazer era que, uma vez que ele fosse restaurado, eles mostrassem perdão de uma certa maneira, tratando-o com bondade e continuando a ajudá-lo.
5. Como o trabalho dos anciãos beneficia a congregação?
Quando os anciãos se reúnem com a pessoa que pecou, seu objetivo é tomar na terra a mesma decisão que já foi tomada no céu, se o pecador não se arrepender, não tiver permissão para continuar na congregação ou puder ajudar a pessoa que pecou para se arrepender e buscar o perdão de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No sentido de que se o pecador não se arrepender, ele não pode continuar na congregação e, portanto, pode ter uma má influência sobre o restante da congregação e, assim, a congregação é protegida.
6. Explique se um desassociado pode receber o perdão de Jeová.
Pensemos em um pecador que não se arrepende quando se reúne com os anciãos. Nesse caso, ele será expulso da congregação. E, se ele violou as leis da terra, os anciãos não o protegerão das consequências, se a pessoa mais tarde cair em si, se arrepender de coração e mudar sua maneira de pensar e agir, Jeová está disposto a perdoá-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um pecador que não se arrepender quando se reunir com os anciãos será expulso da congregação. E, se você violou as leis do país, os anciãos não o protegerão das consequências. Jeová deu às autoridades permissão para julgar e punir qualquer um que infrinja a lei, quer esteja arrependido ou não.
7. O que significa perdoar alguém que pecou contra nós?
Se alguém que pecou contra nós, mesmo gravemente, pede desculpas e pede nosso perdão, podemos tomar a decisão de perdoá-lo, ou seja, livrar-nos do ressentimento e da raiva que podemos sentir por essa pessoa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Perdoar alguém que pecou contra nós pode significar muito porque não somos como Jeová, somos seres imperfeitos que às vezes têm dificuldade em perdoar os outros, por isso alguém que pecou contra nós mesmo gravemente pode pedir perdão para que haja força e vai.
E também leve em conta o que o seguinte comentário da Sentinela de 1994 diz que quando perdoamos um pecador não é que estamos desculpando seu pecado ou tornando-o menor, o que estamos realmente fazendo é deixar nas mãos de Jeová que é o juiz de todo o universo que importa.
POR QUE JEOVÁ QUER QUE PERDOEMOS
8. Como mostramos que apreciamos a misericórdia de Jeová?
Jesus comparou Jeová a um amo que perdoou uma dívida enorme com um escravo que não podia pagá-lo. Mas esse escravo não mostrou misericórdia a um companheiro, Jesus queria ensinar que, se realmente apreciarmos a imensa misericórdia que Jeová nos mostra, nos sentiremos compelidos a perdoar os outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Demonstramos isso perdoando os outros e aqui temos o exemplo da parábola de Jesus do mestre que perdoou uma dívida enorme com um escravo, mas depois não conseguiu perdoar uma dívida muito menor com um companheiro, o que mostra sua falta de gratidão para com o show de misericórdia de seu amo, de modo que, no nosso caso, se apreciarmos sinceramente a misericórdia de Jeová, seremos induzidos a perdoar os outros.
E algo interessante que foi mencionado em uma revista A Sentinela é que devemos estar sempre dispostos a perdoar porque nosso perdão nunca é igual ao perdão e à misericórdia de Jeová.
9. A quem Jeová mostra misericórdia? (Mateus 6:14, 15).
Se perdoarmos, Jeová nos perdoará. Ele mostra misericórdia para com os misericordiosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, vemos como Jeová é misericordioso com quem também é misericordioso, pois lemos no texto que Jeová perdoa quem perdoa.
Jó teve que tolerar comentários ofensivos de seus amigos, por assim dizer, então o que Jeová fez foi que ele ordenou que Jó orasse por eles e quando Jó fez isso, Jeová certamente o recompensou.
10. Por que guardar rancor nos machuca? (Efésios 4:31, 32).
Guardar rancor nos machuca. O ressentimento é como um fardo, e Jeová quer que tiremos esse peso de nossos ombros, quando perdoamos os outros, nos damos um presente, nos sentimos em paz e podemos continuar servindo a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque guardar rancor é como tomar veneno, só vamos prejudicar a nós mesmos, então quando perdoamos os outros nos fazemos um presente, provérbios 12:17 diz que os bons serão abençoados e os maus serão prejudicados, então nos sentiremos em paz e poderemos continuar servindo a Jeová.
11. O que a Bíblia diz sobre vingança? (Romanos 12:19-21).
Deixamos a vingança nas mãos de Jeová. Jeová não nos deu permissão para nos vingarmos, às vezes deixamos que os sentimentos obscureçam nossa razão, para ter certeza de que Jeová fará a coisa certa e fará com que a justiça seja feita.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, aqui vemos que ele deixa bem claro para nós que a vingança pertence a Jeová, no início ele nos diz para não nos vingarmos porque a ira do homem não produz a justiça de Jeová porque Jeová é o único que tem a capacidade de julgar assuntos, humanos a visão que temos tão limitada que não podemos fazer as coisas como queremos, por isso é melhor deixar as coisas nas mãos de Jeová e no devido tempo temos certeza de que Jeová fará a coisa certa ele cuidará para que a justiça seja feita, mas desde que deixemos nas mãos de Jeová.
12. Como mostramos que confiamos na justiça de Jeová?
Quando perdoamos, mostramos que confiamos na justiça de Jeová. Se deixarmos o assunto nas mãos dele, mostramos que estamos convencidos de que ele reparará todos os danos que o pecado causou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando perdoamos e deixamos o assunto nas mãos de Jeová confiando que ele cumprirá as palavras de Isaías 65:17 que ele reparará todos os danos, inclusive os danos emocionais, e que eles nunca mais chegarão ao coração.
ILUSTRAÇÃO:
As palavras “As coisas do passado não serão lembradas” de Isaías 65:17 aparecem ao lado de duas irmãs que se abraçam e têm um olhar de alívio em seus rostos.
Devemos nos livrar da raiva e do rancor, e deixar os assuntos nas mãos de Deus. Ele reparará todos os danos que o pecado causou. (Ver parágrafo 12).
COMO O PERDÃO NOS BENEFICIA
13, 14. O que a experiência de Tony e José lhe ensina?
Muitos de nossos irmãos decidiram perdoar até mesmo as pessoas que os machucaram muito, Tony, que mora nas Filipinas, perdeu um de seus irmãos mais velhos (Resuma a experiência do irmão de como ele perdoou o assassino de seu irmão)
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ensina-nos que, quando perdoamos os outros, Jeová nos abençoa.
E em suma, porque conseguimos ter paz conosco e também com os outros, e na experiência vemos que ambos decidiram perdoar e continuar sendo irmãos.
15, 16. O que a experiência de Peter e Sue ensina a você?
Em 1985, Peter e Sue estavam em sua reunião no Salão do Reino quando de repente ocorreu uma violenta explosão, um homem plantou uma bomba no Salão e Sue perdeu o olfato e sofreu danos permanentes à visão e à audição, o culpado foi preso e condenado à prisão perpétua. Peter e Sue foram questionados se o haviam perdoado, e eles responderam: "pedimos a Jeová para nos ajudar a nos livrar da raiva e do ressentimento para seguir em frente".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depois que a irmã sofreu lesões físicas, eles decidiram não guardar rancor ou raiva porque realmente o que iria lhes causar mais danos emocionais e mentais, seguindo assim os princípios bíblicos e o que ela nos ensina é que nos dará paz de espírito diferente da dor que nos faz lembrar de novo e de novo.
E quando o dano é tão grave, pode ser que sentimentos de raiva, como ele diz no caso dessa experiência, ou certos sentimentos de dor apareçam novamente, então o que esses irmãos fizeram é o que se aconselha é não se debruçar sobre o assunto , então esses sentimentos desaparecem imediatamente.
Dizem que desde o início pediram ajuda a Jeová, ou seja, não deixaram passar mais tempo até que seus sentimentos os anuviassem.
ILUSTRAÇÃO:
Peter segura a foto do Salão do Reino que foi destruído por uma bomba. Em outra foto, Peter e Sue são vistos felizes.
O exemplo de Peter e Sue mostra que podemos deixar para trás a raiva e o ressentimento. (Ver parágrafos 15 e 16).
17. O que a experiência de Myra lhe ensina?
Isso nos ensina que guardar rancor pode prejudicar até mesmo nosso relacionamento com Jeová e aqueles ao nosso redor, então, em vez de nos concentrarmos no que nos foi feito no passado, vamos nos concentrar no futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso me ensina que realmente deixar para trás a raiva, a fúria e todos aqueles estados em que podem envolvê-lo, como neste caso é a infidelidade, porque ajuda você a avançar não apenas espiritualmente em seu relacionamento com Jeová, mas também me ajuda a avançar pessoalmente porque como Myra diz, ela realmente deixou isso de lado e se concentrou no futuro e agora ela gosta de servir a Jeová, portanto ele não se lembra das coisas repetidamente e fica em um loop constante, mas seguir em frente é o que nos ajuda espiritualmente .
JEOVÁ É O JUIZ PERFEITO
18. Visto que Jeová é o Juiz Supremo, de que podemos ter certeza?
Não precisamos nos preocupar em decidir como os outros serão julgados e que ele sempre julgará por seus padrões perfeitos de certo e errado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vamos ter certeza de que chegará um tempo em que Jeová julgará todas as pessoas e podemos ter certeza de que seu julgamento não será injusto, ou melhor, ele julgará de acordo com seus padrões perfeitos o que é certo e o que é errado.
19. O que a justiça perfeita de Jeová realizará?
Jeová reparará completamente todos os danos que o pecado e a imperfeição causaram, até que esse dia chegue, valorizemos a capacidade que Jeová nos deu de seguir seu exemplo perdoando os outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A justiça de Jeová fará com que o dano que recebemos no passado devido à imperfeição permaneça no passado.
O QUE ESSES TEXTOS NOS ENSINAM SOBRE O PERDÃO?
Mateus 6:14, 15
Este texto nos ensina que, se quisermos ser perdoados por Jeová, devemos aprender a perdoar os outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se quisermos que Jeová nos perdoe algo que fizemos e nos mostre misericórdia, temos que perdoar nossos irmãos.
Efésios 4:31, 32
O texto nos ensina que guardar rancor pode prejudicar nossa saúde física e mental e nosso serviço a Jeová, por isso devemos estar dispostos a esquecer e perdoar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ensina-nos sobre a importância de perdoar generosamente e livrar-nos de todo tipo de ressentimento, porque só nos faz mal.
Romanos 12:19-21
Texto de Romanos nos ensina que não devemos nos vingar ou fazer justiça em nossas mãos, mas devemos confiar em Jeová e deixar o assunto em suas mãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este texto nos ensina que não devemos nos vingar, mas deixar tudo nas mãos de Jeová, pois podemos ter certeza de que ele fará o que é certo e fará com que a justiça seja feita.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário