Encontré Joyas Espirituais, Semana de 15 a 21 de agosto de 2022, 1 Reis 5 a 6, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 15 a 21 de agosto de 2022, 1 Reis 5 a 6.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

1Rs 6:1. O que esse texto nos ensina sobre a Bíblia? (g 5/12 17, inserir).

A Bíblia é precisa e confiável, não é um livro de contos e fadas, citando lugares e datas reais, corroborados pela arqueologia e história, encontramos um exemplo do valor dos registros cronológicos precisos da Bíblia. A cronologia bíblica afirma que o quarto ano do reinado de Salomão foi 1034 AEC. Se voltarmos 479 anos completos, chegamos a 1513 AEC, o ano do êxodo de Israel.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este texto indica o ano em que o rei Salomão começou a trabalhar no templo em Jerusalém, no ano 480 depois que os israelitas deixaram a terra do Egito, ou seja, 479 anos completos, e a cronologia bíblica estabelece que o quarto ano do reinado de Salomão foi 1034 AEC Se voltarmos 479 anos completos, chegamos a 1513 AEC, o ano do êxodo de Israel.

Isso nos mostra que os registros cronológicos precisos da Bíblia têm um valor muito importante, pois determinam a veracidade e fidelidade dos acontecimentos bíblicos e nos motivam a confiar na palavra de Deus.

A cronologia bíblica ensina a exatidão do cumprimento das profecias bíblicas neste caso, já que são antes os registros precisos das datas do mês e dos dias, e isso nos ensina que a Bíblia é um livro confiável para nos basearmos. seu conteúdo.

Sim, o fato de dedicarmos tempo para analisar essa cronologia nos ajudará a fortalecer nossa fé, mas também a mensagem que estamos levando a outras pessoas pode ter ainda mais peso para elas.

 Bem, este texto nos mostra o quão precisa a Bíblia é em termos de registros cronológicos e vemos que a Bíblia tem de tal forma que se pode ver em que ano de reinado até o próprio Salomão estava, então vemos o quão precisa a Bíblia é.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

1 Reis 5:2. Salomão começou a falar com Hiram e eles começaram a fazer um acordo que ele lhe daria coisas de madeira para construir em troca Salomão tinha que lhe dar toras de comida e várias coisas, então vemos que em 10 Hiram forneceu a Salomão toda a madeira de cedro e feno que ele precisava. o que ele queria e o resultado que vemos no versículo 12 Hiram e Salomão chegaram a um acordo e houve paz entre eles, então colocar o acordo por escrito fez a paz entre eles, então isso nos lembra que toda vez que temos que fazer um contrato temos que fazer qualquer coisa legalmente queremos sempre anotar e nós e a outra pessoa sempre fazemos a nossa parte para que haja paz entre os dois.

1 Reis 5:3. O rei Davi queria de todo o coração construir uma casa para Jeová na qual colocar a arca da aliança, que então habitava "no meio dos panos da tenda". Jeová ficou satisfeito com a proposta de Davi, mas disse-lhe que, como ele havia derramado muito sangue nas guerras, o privilégio de construir aquela construção seria de seu filho. Isso não significava que Deus não aprovasse as guerras que Davi havia travado em nome de seu nome e de seu povo, mas o templo tinha que ser construído em paz e por um homem de paz.

1 Reis 5:3. Davi queria de todo coração construir uma casa para Jeová onde colocar a arca da aliança e Jeová ficou satisfeito com a proposta de Davi, mas lhe disse que por ter derramado muito sangue nas guerras, o privilégio de construir aquela construção iria para seu filho Salomão isso porque o templo tinha que ser construído em paz e por um homem de paz, condições que Salomão cumpriu e se encarregaria de construí-lo.

1 Reis 5:3. Ensina-me que não devo me comparar com os outros, neste exemplo tanto Davi quanto Salomão desempenharam papéis diferentes na adoração a Deus, então o que agrada a Jeová é a disposição de nossos corações.

1 Reis 5:4,6. Onde ele incentiva os pais a continuarem ajudando seus filhos a estabelecer uma amizade achegada com Jeová visto que não depende da fé de seus pais, mas sim que eles tomem o tempo necessário para cultivar sua própria fé e isso ficará evidente por suas boas decisões e como Salomão, eles poderão sentir a paz que Jeová dá aos seus servos leais. 

1 Reis 5:6. Manter tudo em seu devido lugar é importante, amizade não é sinônimo de tirar proveito do trabalho dos outros, Salomón se ofereceu para pagar o salário dos homens de Hiram, em vez de pedir a ele que, como eram amigos, ficassem assim, a organização educou que devemos ser fiéis, responsáveis, confiáveis ​​e não abusar da bondade de nossos irmãos, sejam patrões ou empregados.

1 Reis 5:6. Ele nos conta como Salomão, apesar de ser o homem mais sábio da terra e de virem de longe para ver sua sabedoria e trazer-lhe muitos presentes, em nenhum momento isso o fez pensar que tudo o que recebeu deve ser gratuito como um presente, para que quando eu precisar do trabalho de pessoas habilidosas como o povo de Hiram em nenhum momento eu espere que o trabalho deles fosse gratuito, mas que ele estivesse disposto a dar-lhes o salário justo que eles mereciam, isso me ensina que o Porque eu tenho irmãos na congregação que têm algumas habilidades ou amigos dentro do povo de Jeová, não posso esperar que seus trabalhos sejam gratuitos quando eu precisar deles.

1 Reis 5:7. A conduta de Salomão resultou em um estrangeiro dando glória a Deus, assim como a boa conduta de muitos irmãos e irmãs nos centros de estudo, no local de trabalho, na rua, na vizinhança, etc. Isso resultou em pessoas que não são crentes dando glória a Deus, isso nos motiva a continuar nos esforçando para sermos exemplares em nosso comportamento, não para glória dos homens, mas porque nosso comportamento influencia a imagem que os outros têm do Deus que servimos

1 Reis 5:11. Devido à abundância de azeite na Palestina, tornou-se um importante item de comércio. Salomão deu ao rei Hirão de Tiro “vinte medidas de coro de óleo batido” a cada ano como parte do pagamento dos materiais de construção do templo, e por um tempo, Judá e Israel foram “comerciantes” de óleo para Tiro.

1 Reis 5:12. Deus cumpriu a promessa que fez a Salomão de abençoá-lo e dar-lhe sabedoria, isso nos ensina uma lição prática, devemos cumprir nossos votos, nossas promessas, nossas atribuições, claro, é compreensível que haja situações muito excepcionais que estão além do nosso controle, mas sem dúvida, imitamos a Deus quando cumprimos nossa palavra, então chove, troveja, relâmpago, os outros saberão que contam conosco, isso nos lembra as palavras de Jesus, sim sim, não não , em vez de falar muito, vamos agir mais.

1 Reis 5:13, 14. A respeito dos israelitas empregados em outras obras de construção, 1 Reis 5:13, 14 diz que Salomão continuou a trazer os de todo Israel recrutados para trabalhos forçados; e os recrutados para trabalhos forçados somavam trinta mil homens, os reis de Israel e Judá usavam mecanismos para obter mão de obra não remunerada para construção e outros trabalhos nos territórios do reino.

1 Reis 5:14. Agora a frase de Word Life havent é muito comum que se refere a um equilíbrio na vida profissional e pessoal para reduzir o estresse e a tensão no trabalho dos funcionários, mas ao invés disso sob o reinado de Salomão vê-se que os israelitas iriam trabalhar no Líbano por um mês e ficaram em suas casas com a família por dois meses, sem dúvida Jeová queria que a família fosse unida e assim sob o reinado milenar de Jesus saberemos qual é realmente esse equilíbrio que todos buscamos.

1 Reis 5:16. Os mordomos-chefes serviam como gerentes e supervisores daqueles que trabalhavam na construção durante o reinado de Salomão. Parece que as duas histórias sobre esses comissários, sem dúvida, devem ter sido uma responsabilidade muito importante e vital para o cumprimento da construção do templo, da mesma forma, atualmente há irmãos que estão encarregados de supervisionar as atividades que o servos de Jeová fazem a favor do avanço dos interesses do Reino.

1 Reis 5:17. Ele menciona que eles usaram pedras grandes e caras para a fundação da casa, isso nos lembra as palavras de Jesus sobre o fundamento da nossa fé, ele disse que podemos basear nossa fé nele, que é a rocha, ou não temos fundamento, que eventualmente se tornaria fatal, é importante nos examinarmos em que baseamos nossa fé, não somos seguidores ou adoradores da época para lembrá-lo e continuar aprendendo com ele, fazemos isso quando lemos a Bíblia diariamente e vamos às reuniões, bem como quando praticamos o que aprendemos, sem dúvida, o melhor fundamento de nossa fé, que não desmoronará diante das tempestades e choques desta vida.

1 Reis 6:1. A construção da casa de Jeová era uma obra legítima, não era uma ideia de alguém, que mais tarde seria usada para outros fins, era uma obra santíssima, tanto que Deus manifestou publicamente sua aprovação, foi um processo, não foi algo instantâneo, de certa forma estamos construindo nossa fé, dia a dia, não é algo instantâneo, também é um processo longo e difícil, mas Jeová nos dá sua benção e isso nos incentiva a avançar para a frente, ao invés de paralisar ou deixar metade da nossa construção, a organização nos dá ferramentas espirituais para continuarmos na construção da nossa fé.

1 Reis 6:3. Eles mostram que a Bíblia é um livro exato e que tudo que foi feito no passado foi feito bem como Jeová queria com medidas exatas e isso pode nos ajudar em nossos estudos a explicar que a Bíblia é um livro exato.

1 Reis 6:7. A construção do templo de Salomão prenunciou a construção do templo celestial com todas as suas pedras preparadas de antemão e então todas silenciosamente colocadas no lugar, o templo literal fez uma visão maravilhosa quando construído, mas ainda mais magnífico é o edifício da Sião Celestial.

1 Reis 6:12. Ter conhecimento da Bíblia é importante, mas de nada nos servirá se não a cumprirmos ou obedecermos, tanto que não veremos as promessas de Jeová cumpridas, vendo assim, convém todos os dias a nos esforçarmos para fazer as coisas como Jeová quer.

1 Reis 6:11,13. Ele encontrou uma pérola sobre como Jeová fez uma condição para que Salomão continuasse a abençoá-lo que ser obediente e guardar seus mandamentos era algo que ele tinha que fazer continuamente e não pensar que como ele já havia feito por um tempo ou como seu pai Davi havia sido fiel ele continuaria a receber as bênçãos de Jeová, devemos também continuar a ser fiéis e obedientes continuamente e não pensar que já que temos sido por muitos anos estamos dispensados ​​para não nos esforçarmos muito para fazê-lo.

1 Reis 6:12,13. Salomão menciona que Jeová lhe disse que se ele obedecesse a sua vontade, Jeová cumpriria a promessa que fizera a Davi de que Salomão construiria o templo e que estabeleceria confirmações para o reino de Salomão. , a promessa de Jeová foi feita agora dependia de Salomão cumprir os padrões de Jeová, obedecer seus mandamentos e viver de acordo com ele, o mesmo pode acontecer ou pensar de nós, as promessas que Jeová nos deu estão em sua palavra a Bíblia e são muitas, se quisermos para nos beneficiarmos dessas promessas que Jeová nos deu, devemos fazer como Salomão disse, viver de acordo com suas regras, cumprir seus mandamentos, porque é assim que seremos capazes de nos beneficiar das promessas de Jeová.

1 Reis 6:14. Salomão continuou construindo a casa de Jeová até terminar, isso nos lembra as palavras de Jesus do homem que planeja, calcula e empreende uma construção bem sucedida, de certa forma, estamos construindo nossa espiritualidade, nossa fé, como estamos , estamos estagnados, ou continuamos a terminar o que eles começam, qualquer um pode começar uma obra, mas nem todos terminam.

1 Reis 6:17,18. Aprendemos muito sobre a discrição dos pedreiros, eles faziam um trabalho fora da vista da maioria das pessoas, como mencionado no versículo 7 não havia barulho de martelos ou machados na área de construção do templo, mas mesmo quando terminaram seu trabalho para algumas pedras de pedreira muito bonitas e muito valiosas no versículo 18 vemos que tudo foi coberto com cedro, seu trabalho novamente estava fora da vista da maioria das pessoas, mas isso nos ensina que embora nosso trabalho na congregação seja discreto, é ainda valioso aos olhos de Jeová, por isso o exemplo desses homens espirituais que contribuíram para a glória e honra de Jeová, nos ajuda a trabalhar com discrição e sempre honrá-lo a Jeová.

1 Reis 6:27. Os detalhados planos arquitetônicos do magnífico templo de Salomão indicavam que dois enormes querubins feitos de madeira oleaginosa e revestidos de ouro fossem colocados no Santo dos Santos, com as asas abertas de modo que, enquanto um tocava a ponta da asa do outro, a arca de a aliança e seus varais estavam no centro, debaixo de suas asas.

1 Reis 6:23,28. Fala-se da construção de alguns querubins que foram feitos dentro da casa de Jeová, isso nos faz pensar na intervenção que Jeová teve por meio deles ou os usou de tal maneira que lhes deu muito poder e colocou-os em lugares santos especialmente e pensando em tudo isso desde os tempos antigos Jeová tem usado suas criaturas, hoje com certeza ele lhes deu muitas atribuições e obviamente a Bíblia registra como os anjos também foram designados para nos proteger principalmente quando estamos pregando o bem notícia. 

1 Reis 6:29. Algumas pessoas argumentam que as imagens citadas são válidas para a fabricação de imagens em suas capelas, mas ao ler a Bíblia com atenção percebemos que essas imagens não eram para adoração ou veneração, era para outra finalidade, ninguém ia lá para rezar o dendê. árvores ou flores, nem ajoelhar-se diante delas, estabelecer esses fatos pode nos ajudar a raciocinar com alguém sincero na pregação.

1 Reis 6:29,32,35. Por sua forma ereta, sua beleza e produtividade, as palmeiras serviam de decoração no templo de Salomão, era um símbolo adequado do justo plantado nos pátios de Jeová, hoje pode servir como lembrete de que para nossa adoração ser aceitável a Deus deve-se ter as características desejáveis ​​da palmeira, como ser moralmente correto e continuar a produzir boas ações.

1 Reis 6:38. Após o êxodo do Egito, Bul tornou-se o oitavo mês do calendário sagrado, e foi durante este mês que Salomão completou a construção do templo em Jerusalém, mas Jeroboão, o fundador do reino separatista do norte de Israel, arbitrariamente fez de Bul um mês sagrado, festivo para fazer o povo esquecer Jerusalém e suas festas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários