Estudo de A Sentinela, Semana de 25 a 31 de julho de 2022, Sábios Conselhos para o Sucesso na Vida, Respostas Sublinhadas

Estudo de A Sentinela, 25-31 de julho de 2022, Conselhos sábios para o sucesso na vida, respostas sublinhadas.

1. Por que todos nós precisamos da sabedoria de Deus? (Provérbios 4:7).

Você teve que tomar alguma decisão importante? Se sim, certamente ele pediu a Jeová que lhe desse sabedoria, porque sabia que precisava dela (Tg 1:5). O rei Salomão escreveu: “A sabedoria é a coisa mais importante” (leia Provérbios 4:7). É claro que ele não estava falando de nenhum tipo de sabedoria, mas daquela que vem de Jeová (Pv 2:6). Mas a sabedoria de Deus pode nos ajudar a lidar com os problemas de hoje? Claro que sim. Este artigo vai nos mostrar.

2. Qual é uma maneira de nos tornarmos verdadeiramente sábios?

Uma maneira de se tornar verdadeiramente sábio é estudar e aplicar os ensinamentos de dois homens conhecidos por sua sabedoria. Primeiro , falaremos sobre Salomão . A Bíblia diz que “Deus deu a Salomão grande sabedoria e discernimento” (1 Reis 4:29). E, segundo , analisaremos o exemplo de Jesus , o homem mais sábio que já andou na Terra (Mt. 12:42). Falando dele, uma profecia dizia: "Repousará sobre ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento" (Isaías 11:2).

3. O que vamos analisar neste artigo?

Com a sabedoria dada por Deus, Salomão e Jesus ofereceram bons conselhos sobre assuntos que são muito importantes para todos nós. Neste artigo, veremos três deles: a necessidade de ter uma visão equilibrada do dinheiro, do trabalho e de nós mesmos.

UMA VISÃO EQUILIBRADA DO DINHEIRO

4. Como a situação financeira de Salomão era diferente da de Jesus?

Salomão era muito rico e vivia no luxo (1 Reis 10:7, 14, 15). Em vez disso, Jesus tinha poucos bens e nem sequer tinha uma casa própria (Mt 8:20). Mesmo assim, tanto Salomão como Jesus encaravam as coisas materiais com equilíbrio, porque a sabedoria de ambos vinha de Jeová.

5. Que conceito equilibrado sobre o dinheiro Salomão tinha?

Salomão reconheceu que o dinheiro “é uma proteção” (Ecl. 7:12). O dinheiro nos ajuda a obter o necessário para viver e talvez nos dê um capricho. Mas apesar de toda a sua riqueza, Salomão entendeu que existem coisas mais importantes do que dinheiro. Por exemplo, ele escreveu: “Uma boa reputação [ou “um bom nome”] é preferível a grandes riquezas” (Pv 22:1; nota de rodapé). Ele também percebeu que as pessoas que amam o dinheiro raramente se contentam com o que têm (Ecl. 5:10, 12). E alertou para o perigo de colocar toda a nossa confiança no dinheiro, porque hoje está aqui e amanhã pode desaparecer (Pv 23:4, 5).

6. Que conceito equilibrado Jesus tinha das coisas materiais? (Mateus 6:31-33).

Jesus tinha um conceito equilibrado sobre as coisas materiais. Ele gostava de comida e bebida (Lucas 19:2, 6, 7). Em uma ocasião, ele transformou água em vinho da mais alta qualidade, e esse foi seu primeiro milagre (João 2:10, 11). Além disso, no dia de sua morte ele estava vestindo um manto caro (João 19:23, 24). Mas as coisas materiais não eram a coisa mais importante em sua vida. Ele disse aos seus discípulos: “Ninguém pode ser escravo de dois senhores […]. Eles não podem ser escravos de Deus e das riquezas ao mesmo tempo” (Mt 6:24). Jesus ensinou que se buscarmos primeiro o Reino, Jeová cuidará para que tenhamos o que precisamos (leia Mateus 6:31-33).

7. Que bênçãos um irmão teve por ter um conceito equilibrado sobre o dinheiro?

Muitos irmãos e irmãs se beneficiaram de seguir os sábios conselhos de Jeová sobre dinheiro. Vejamos o exemplo de um irmão solteiro chamado Daniel. Ele diz: “Quando eu era adolescente, decidi que servir a Jeová seria a coisa mais importante da minha vida.” Como Daniel se esforçou para levar uma vida simples, ele conseguiu usar seu tempo e suas habilidades para ajudar nos esforços de socorro e servir em Betel. Ele acrescenta: “A verdade é que nunca me arrependi da decisão que tomei. Claro, eu poderia ter ganhado muito dinheiro se tivesse focado nisso, mas não teria todos os bons amigos que tenho agora. Também,Colocar o Reino em primeiro lugar me dá uma felicidade que eu nunca teria se me dedicasse a ganhar dinheiro. Não há dinheiro no mundo que se compare a todas as bênçãos que Jeová me deu.” É claro que se nos concentrarmos nas coisas espirituais e não no dinheiro, venceremos.

ILUSTRAÇÃO:

Nossa maneira de ver as coisas materiais nos impede de colocar o Reino em primeiro lugar? (Ver parágrafos 6 e 7). *

UMA VISÃO EQUILIBRADA DO TRABALHO

8. Como sabemos que Salomão tinha um conceito equilibrado sobre o trabalho? (Eclesiastes 5:18, 19).

Salomão disse que a satisfação que sentimos com nosso trabalho árduo “é uma dádiva de Deus” (leia Eclesiastes 5:18, 19). Ele também escreveu: “Todo trabalho duro traz benefícios” (Prov. 14:23). E ele não falava só por falar. Ele sabia muito bem o que era trabalhar, porque construiu casas, plantou vinhas, fez jardins e lagos, e também construiu cidades (1 Reis 9:19; Ecl. 2:4-6). Sem dúvida, ele teve que trabalhar muito duro. E claro que Salomão estava satisfeito até certo ponto, mas ele sabia que isso não era suficiente para ser feliz. Além disso, ele fez muitas coisas para Jeová. Por exemplo, ele supervisionou a construção de um belo templo para adorar a Jeová, um projeto que levou sete anos (1 Reis 6:38; 9:1).Depois de fazer tantas coisas diferentes em sua vida, ele percebeu que as atividades espirituais são as mais importantes. Ele escreveu: “Depois de ouvir tudo, a conclusão é esta: tema o verdadeiro Deus e obedeça aos seus mandamentos” (Ecl. 12:13).

9. O que Jesus fez para manter o trabalho no lugar?

Jesus era um homem trabalhador. Quando jovem, era carpinteiro (Marcos 6:3). Certamente seus pais apreciaram a ajuda que ele lhes deu para atender às necessidades de uma família tão grande. E como ele era um homem perfeito, podia fazer trabalhos perfeitos, então provavelmente tinha muitos clientes. Podemos imaginar Jesus desfrutando de seu trabalho. Mas ele não deixou que isso lhe roubasse o tempo que ele precisava para assuntos espirituais (João 7:15). E como ministro em tempo integral, ele deu este conselho: “Não trabalhem pela comida que perece, mas pela comida que dura e leva à vida eterna” (João 6:27). E no Sermão da Montanha ele disse: “Ajuntai tesouros no céu” (Mt 6:20).

10. Que perigo podemos enfrentar por sermos bons trabalhadores?

A sabedoria que Jeová nos dá nos ajuda a ver o emprego com equilíbrio. Os cristãos são instruídos a trabalhar duro e fazer “bom trabalho” (Efésios 4:28). Nossos empregadores geralmente percebem que somos honestos e trabalhadores, e podem nos dizer que amam a maneira como fazemos as coisas. Pode ser que, com a melhor das intenções, começássemos a fazer hora extra para que nosso chefe tivesse uma opinião ainda melhor sobre as Testemunhas de Jeová. Mas se o fizermos, poderemos em breve começar a negligenciar nossas atividades familiares e espirituais. Nesse caso, teríamos que fazer algo para restaurar o equilíbrio.

11. O que William aprendeu observando o exemplo de um velho?

Um jovem cristão chamado William aprendeu a importância de manter um emprego. Certa vez, ele trabalhou para um irmão que era ancião de congregação. Falando dele, William diz: “Ele é um excelente exemplo de como ser equilibrado. Ele trabalha duro e seus clientes estão muito satisfeitos com a qualidade de seus serviços. Mas quando o dia termina, ele sabe como deixar tudo para trás e se concentrar em sua família e sua religião. E a verdade é que ele é uma das pessoas mais felizes que conheço. *

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Juan em seu escritório tarde da noite. 2. Thomas e um ancião visitam uma irmã e lêem textos bíblicos para encorajá-la.

O que podemos fazer para manter o equilíbrio entre o trabalho e as atividades espirituais? (Ver parágrafos 10 e 11). *

UMA VISÃO EQUILIBRADA DE NÓS MESMOS

12. Como Salomão mostrou que tinha um conceito equilibrado sobre si mesmo, e como ele o perdeu?

Embora Salomão fosse um bom servo de Jeová, ele tinha um conceito equilibrado sobre si mesmo. Em certa ocasião, quando era jovem e estava no trono há pouco tempo, ele reconheceu suas limitações e pediu orientação a Jeová . — 1 Reis 3:7-9. Além disso, ele estava ciente do perigo de se tornar uma pessoa orgulhosa. Ele escreveu: “O orgulho vem antes da queda, e a arrogância antes da queda” (Prov. 16:18). Infelizmente, com o tempo, ele esqueceu suas sábias palavras. Depois de reinar por alguns anos, ele ficou orgulhoso e começou a desconsiderar os padrões de Deus. Por exemplo, a Lei incluiu este comando para os reis hebreus: "Não deve ele ter muitas mulheres, para que seu coração não se desvie"(Deuteronômio 17:17). Salomão desobedeceu a esta lei e teve 700 esposas e 300 concubinas, muitas das quais adoravam outros deuses! (1 Reis 11:1-3). Talvez ele pensasse que tinha tudo sob controle. Quer você pense ou não, a verdade é que, com o tempo, ele sofreu as consequências de se afastar de Jeová. — 1 Reis 11:9-13.

13. Que lições aprendemos ao meditar na humildade de Jesus?

Jesus sempre se viu com humildade e equilíbrio. Antes de vir à Terra, ele fez muitas coisas maravilhosas no seu serviço a Jeová. Colossenses 1:16 diz que "por meio dele tudo o mais foi criado no céu e na terra". Aparentemente, no momento de seu batismo, Jesus lembrou-se de coisas que havia feito quando estava no céu com seu Pai (Mt 3:16; Jo 17:5). Mas ele não ficou orgulhoso ao lembrar de tudo isso. Na verdade, ele nunca se comportou como se fosse superior aos outros. Ele disse a seus discípulos que não viera à Terra "para ser servido, mas para servir aos outros e dar sua vida como resgate em troca de muitas pessoas".(Mt 20:28). Ele admitiu que não podia fazer nada sozinho (João 5:19). Quão humilde foi Jesus! Não queremos seguir seu bom exemplo?

14. Como as palavras de Jesus nos ajudam a ter um conceito equilibrado sobre nós mesmos?

Jesus ensinou a seus discípulos que eles deveriam ter um conceito equilibrado sobre si mesmos. Em uma ocasião, ele lhes assegurou: “Os cabelos de sua cabeça estão todos contados” (Mt 10:30). Como essas palavras nos confortam, especialmente se temos a tendência de nos ver de forma negativa. Eles nos lembram que nosso Pai celestial se importa profundamente conosco, que somos muito valiosos para ele. Se Jeová acredita que merecemos servi-lo e viver para sempre no novo mundo, quem somos nós para questionar seu julgamento?

15. a) Conforme recomendado pela Sentinela alguns anos atrás, que abordagem equilibrada devemos ter? b) Como visto nas fotos da página 24, que bênçãos perdemos se nos concentramos demais em nós mesmos?

Cerca de 15 anos atrás, A Sentinela nos incentivou a ter um conceito equilibrado sobre nós mesmos. Ele disse: “É claro que não queremos nos tornar tão grandes a ponto de nos tornarmos vaidosos; mas também não queremos ir ao outro extremo e concluir que somos inúteis. Em vez disso, nosso objetivo deve ser formar um conceito realista de nós mesmos e, para isso, devemos levar em consideração nossos pontos fortes e nossas limitações. Um cristão colocou desta forma: 'Eu não sou a personificação do mal nem sou a melhor pessoa do mundo. Tenho virtudes e tenho defeitos, como o resto das pessoas'”. * Percebemos que é muito bom nos vermos em equilíbrio?

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Juan tira uma selfie com seu carro esporte. 2. Tomás tira uma selfie com alguns amigos enquanto eles trabalham na reforma de um Salão de Assembléias.

Que oportunidades e bênçãos podemos perder se não tivermos uma visão equilibrada de nós mesmos? (Ver parágrafo 15). *

16. Por que Jeová nos dá conselhos sábios?

Em sua Palavra, Jeová nos dá conselhos sábios. Ele faz isso porque nos ama e quer que sejamos felizes (Is. 48:17, 18). A melhor decisão que podemos tomar é colocar Jeová em primeiro lugar em nossa vida. É isso que nos fará verdadeiramente felizes. Vamos nos poupar muitos dos problemas que as pessoas têm que se concentram demais no dinheiro, no trabalho ou em si mesmas. Portanto, sejamos sempre sábios e alegremos o coração de Jeová! (Pv 23:15).

O QUE APRENDEMOS COM OS CONSELHOS INSPIRADOS DE SALOMON E JESUS ​​SOBRE OS SEGUINTES ASSUNTOS?

Dinheiro

As pessoas que amam o dinheiro raramente estão felizes com o que têm, alertou para o perigo de colocar toda a nossa confiança no dinheiro, porque hoje está aqui e amanhã pode ter ido embora. Jesus ensinou que , se buscarmos primeiro o Reino, Jeová cuidará para que tenhamos o que precisamos.

O trabalho

Depois de fazer tantas coisas diferentes em sua vida, ele percebeu que as atividades espirituais são as mais importantes. Ele escreveu: “Depois de ouvir tudo, a conclusão é esta: tema o verdadeiro Deus e obedeça aos seus mandamentos.” A sabedoria que Jeová nos dá nos ajuda a ver o emprego com equilíbrio. Os cristãos são instruídos a trabalhar duro e fazer "um bom trabalho".

Nós mesmos

Jesus sempre se viu humilde e equilibrado. Antes de vir à Terra, ele fez muitas coisas maravilhosas no seu serviço a Jeová. Jesus ensinou a seus discípulos que eles deveriam ter um conceito equilibrado sobre si mesmos. Em uma ocasião, ele lhes assegurou: "Os cabelos de sua cabeça estão todos contados". Eles nos lembram que nosso Pai celestial se importa profundamente conosco, que somos muito valiosos para ele.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários